segunda-feira, 13 de abril de 2009

Em Évora o Forcado foi Rei.


- Praça de Toiros: Arena d´Évora
- Data: 11 Abril de 2009, pelas 14:00 horas.
- Empresa: Terra Brava e Tauromania.
- Ganadarias: Mertolengas da Herdade de Vale Moura e bravas da Herdade dos Hospitais e da Herdade de Pégoras .
- Grupos de Forcados: 43 Grupo de Forcados Amadores
- Assistência: Esgotada

Na passada tarde de 11 de Abril realizou-se em Évora a II Festa do Forcado.

Uma organização conjunta das empresas Terra Brava e Tauromania que idealizou este dia baseando-se num único principio: enaltecer a imagem e espírito do Forcado Amador, proporcionando, aos forcados e ao público em geral, um dia de confraternização dentro e fora da arena.

Foram muitos os momentos de emoção vividos com a humildade que caracteriza os Forcados. Num dia que contou com a presença de milhares de pessoas que quiserem manifestar publicamente a sua aficcion e em especial o carinho que sentem pela figura do Forcado Amador.

A tarde começou com uma sentida homenagem a Francisco Matias, um minuto de silêncio vivido com emoção, deu início a um espectáculo para recordar.

Seguiu-se o Torneio de Cernelhas que este ano tinha a particularidade de contar com 43 Grupos de Forcados. Perante uma manada de mertolengas os forcados mostraram toda a sua garra para defenderem a jaqueta que tanto respeitam.

86 Forcados estiveram em praça para demonstrarem uma sorte repleta de emoção. Viram-se grandes pegas, momentos duros mas, sobretudo, muita vontade e alegria por participar neste dia especial. Foi vencedor o Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense tendo ultrapassado na final a parelha de Alter do Chão vencedora da edição do ano anterior.

A pega de cernelha não é executada nos Açores por não existirem cabrestos, no entanto a entrega e vontade demonstrada pelos forcados Álvaro Dentinho e Leonardo Silva fizeram com que esta parelha conseguisse ultrapassar todas as dificuldades tendo-se sagrado uma justa campeã.

O dia foi também composto pela demonstração de sortes antigas executadas pelos Grupos de Santarém, Montemor e Vila Franca. Casa da guarda, sorte gaiola, pega de costas e pega na cadeira foram as sortes apresentadas que há muito caíram em desuso mas que os forcados fazem questão de não esquecer.

Momentos altos foram também as exibições do Grupo de Veteranos e dos Infantis de Montemor. Os primeiros demonstraram porque são reconhecidos com grandes forcados, pegaram com arte e maestria com o público a corresponder com toda a admiração que sente por estes antigos elementos.

O Grupo Infantil de Montemor encheu a praça de alegria, foram várias as pegas executadas por estes pequenos forcados repletas de técnica e vontade, mostrando que o futuro dos Forcados é uma certeza.

Incansáveis foram também os campinos e o bandarilheiro Joaquim Oliveira imprescindíveis no espectáculo.

Foi uma tarde de emoção, grandes pegas, grandes momentos. Um dia em que o Forcado foi Rei e que ninguém esquecerá.

Sem comentários:

Enviar um comentário