terça-feira, 14 de abril de 2009

Exclusivo/"Farpas" - Cascais: António Capucho explica-se


O "Farpas" teve acesso a uma carta subscrita pelo presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, endereçada a uma senhora aficionada que protestou junto da autarquia pela probição da corrida de Junho em Cascais. Nesta missiva, que aqui publicamos na íntegra, Capucho explica-se e confirma ser descedente, "com o maior orgulho", dos famosos cavaleiros Manuel e José Casimiro de Almeida. Vamos ler:
Exma. Senhora,
Agradeço o seu e-mail de 13 do corrente e lamento dizer-lhe que nunca preconizei a proibição de touradas no Concelho e que sempre recusei subscrever um documento declarando Cascais como Vila anti-espectáculos tauromáquicos.
O que disse, mantenho e não preciso de ser mandatado, é que não autorizaremos espectáculos tauromáquicos em estruturas desmontáveis ou a utilização de animais exóticos e de grande porte em espectáculos circenses.
Creio que não preciso de justificar esta opção, mas terei o maior gosto em esclarecer eventuais dúvidas que me queira colocar.
A destruição da antiga praça de touros não foi da responsabilidade da actual maioria a que presido e, se é verdade que a Câmara não tenciona construir uma nova praça de touros, dada a prioridade atribuída a outros equipamentos bem mais urgentes, nada impede que os promotores e empresários tauromáquicos apresentem à Câmara projectos nesse sentido que serão apreciados sem qualquer preconceito.
Manifestamente as minhas declarações foram abusivamente utilizadas por outrem, facto do qual não sou responsável.
Aproveito para lhe referir, embora não seja relevante para o caso, que tenho o maior orgulho em ser sobrinho-bisneto e sobrinho-neto, respectivamente, dos cavaleiros tauromáquicos Manuel Casimiro (actuou na Maestranza de Madrid nas festas de coroação de Afonso XIII) e José Casimiro, nomes de primeira grandeza, como certamente sabe, da tauromaquia equestre do seu tempo.
Com os melhores cumprimentos,
António d' Orey Capucho
(Presidente da Câmara Municipal de Cascais)

Sem comentários:

Enviar um comentário