segunda-feira, 13 de abril de 2009

Festa de luto: morreu Joaquim Gonçalves


Joaquim Gonçalves, antigo bandarilheiro e hoje director de corridas, faleceu há momentos, vítima de ataque cardíaco, depois de ter assistido esta tarde à tradicional corrida de Páscoa na praça alentejana de Sousel. Deslocara-se de Santarém, de onde era natural e onde morava, na companhia de um grupo de amigos. Nunca faltava a Sousel e este ano ali voltou a estar.
Foi depois da corrida que Joaquim Gonçalves se sentiu indisposto. Foi transportado ao Hospital de Portalegre, onde já chegou sem vida.
A triste e inesperada notícia foi-nos dada há momentos por seu sobrinho, o popular bandarilheiro Pedro Gonçalves, que está inconsolável, lavado em lágrimas e sem conseguir articular palavras.
Joaquim Manuel Gonçalves Costa, de seu nome completo, tinha 77 anos. Era natural de Marvila, Santarém, onde nasceu a 3 de Março de 1932. Apresentou-se pela primeira vez em praça em 1 de Novembro de 1957 no Cartaxo e tomou a alternativa em Tomar a 16 de Julho de 1966. Foi um bandarilheiro valoroso e ultimamente exercia as funções de director de corrida, tendo há dois anos protagonizado um caso polémico: por ter dado uns capotazos a uma vaca num festejo na Monumental de Santarém, foi suspenso de funções pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC).
Joaquim Gonçalves era um "bon vivant", amigo do seu amigo, amante das tradições, exímio cantador de fado, homem divertido e de fino trato. Deixa saudades em todos os que com ele conviveram e o conheceram de perto.
O corpo encontra-se neste momento no Hospital de Portalegre, não estando ainda definida a data do funeral, que se deverá realizar em Santarém.
"Quim Gonçalves", como era carinhosamente tratado pela gente da Festa, era pai do também bandarilheiro Luis Miguel Gonçalves e tio de Pedro e Nuno Gonçalves, também eles profissionais do toureio.
Aos três, bem como a toda a Família enlutada, a equipa do "Farpas" endereça, em hora tão difícil, os mais sentidos pêsames.
Nós também perdemos um bom Amigo.
Que Deus lhe dê o merecido descanso.

Sem comentários:

Enviar um comentário