terça-feira, 14 de abril de 2009

Pedro Salvador: carta à Câmara de Cascais


Publicamos a seguir na íntegra a carta enviada pelo cavaleiro Pedro Salvador à Câmara Municipal de Cascais, a propósito da proibição de uma corrida de toiros que ali se realizaria em Junho:
Sou um pequeno aficionado que por ironia do destino me tornei cavaleiro tauromáquico. Tenho muito orgulho no que faço, mas acima de tudo, orgulho na nosa História, nas nossas raízes culturais e no nosso país.
Entenderia perfeitamente a posição de todos aqueles que são contra as corridas de toiros e tudo o que as envolve, isto, se esses senhores soubessem o porque são contra!
Será que são contra aqueles que tratam dos toiros durante o seu tempo de vida, como autênticos reis e senhores da Lezíria, onde nascem, comem, dormem e são acarinhados e mimados até àquele dia onde, no campo de batalha, são respeitados e, mais uma vez, o esplendor máximo do dia?
Serão então contra os toureiros e cavaleiros que durante séculos dominaram a arte de bem tourear e de bem cavalgar, enfrentando assim, sem nunca o desrespeitar, este nobre e sério animal que é o toiro?
Podia questionar mil e uma coisas, mas não...
Em vez disso, convido, sim, todos aqueles que se dizem anti-taurinos a sentir o nascer, a vida e a morte do elemento mais sério, mais nobre e mais bonito da Festa Brava... o toiro! E concerteza que depois serão benvindos à Festa Brava e à afición!
Nunca devemos falar ou escrever sem conhecer os factos reais dos assuntos a que nos referimos...
Com todo o respeito,
Pedro Salvador
Cavaleiro Tauromáquico

Sem comentários:

Enviar um comentário