sábado, 11 de abril de 2009

reportagem da Terrugem




Terrugem: A tarde foi dos jovens com o triunfo para Pinto
A praça de toiros da Terrugem abriu hoje a sua temporada com um festival de homenagem ao Dr. Francisco Palha Botelho Neves; a tarde estava ventosa e desagradável mas mesmo assim o público compareceu com mais de meia casa, era a apresentação do cavaleiro Rui Miguel Guerra na sua Terra, e as Suas Gentes não queriam por nada perder este acontecimento além do mais os lucros deste festival revertiam a favor da ABAT, Instituição de Solidariedade Social desta Freguesia que é exemplo a nível Nacional.

Abriu praça o Cavaleiro Joaquim Bastinhas perante um novilho de Lopes da Costa em que o cavaleiro de Elvas pouco pode fazer perante as fracas condições do mesmo, pegou sem complicações o Forcado Saramago do Grupo de Monforte;

Seguiu-se Ana Batista com um feio e pequeno novilho também de Lopes da Costa que colaborou e permitiu a Ana uma lide regular mas obviamente longe do triunfo que sempre se sonha, pegou este novilho Bruno Bandeira dos Académicos de Elvas.

Com Manuel Telles Bastos e o seu classicismo viram-se momentos de grande toureio na lide de um novilho da ganadaria de seu Avô pegou à segunda Ricardo Cardoso dos Amadores de Monsaraz.

Marcos Tenório lidou um novilho do Eng. Luís Rocha ao qual imprimiu uma grande lide: três ferros compridos de grande nota, brega e ligação das sortes como manda a cartilha, ferros curtos frontais com elevado sentido artístico, um toureiro maduro e pronto para os grandes triunfos, tudo isto sempre com a Sua assinatura; que além de Bastinhas leva a palavra: Arte. Uma grande pega de Pedro Peixoto pelos de Monforte.

O vento; foi também um espectador importante nesta tarde, e não deixou que João Diogo Fera desenvolvesse a sua lide como queria, no capote o novilho de Felicidade Dias não se fixava, na muleta o vento deixava o toureiro a descoberto e nada pode fazer, a aficcion Terrugense ficou com vontade de ver uma boa lide apeada e o toureiro certamente que também de desenvolver a sua arte, pela nossa parte cá ficamos à espera, és sempre bem vindo.

O toiro mais bonito da corrida era da ganadaria de Sommer d’Andrade assim como o mais bravo, Duarte Pinto em ano de alternativa demonstrou que está aí para ser uma primeira figura e imprimiu a este toiro uma lide com garra, arte e saber, três compridos de grande nota e o melhor curto da corrida, o triunfo estava ganho. Jorge Nazaré dos Académicos pegou (por Sua culpa) à quarta tentativa um touro que queria ser “toureado”…e não foi.

O público estava ansioso para ver o seu toureiro, e Rui Miguel Guerra de certeza nervoso; mas para um toureiro amador que vai na sua terceira corrida não demonstrou nada disso e perante um novilho de Francisco Luís Caldeira desenvolveu uma lide sem erros, com ferros compridos de boa nota levando o toiro toureado como mandam os cânones e demonstrando toda a sua garra e saber para na ferragem curta deixar ferros de grande nível e de colocação exemplar, na brega esteve firme e decidido, resultado foi que no final todos os Terrugenses diziam, e com razão: Temos toureiro!

De destacar a brega do bandarilheiro Hugo Silva que de forma subtil demonstrou com se fazem as coisas bem feitas sem grandes alaridos.
Para a pega deste novilho os amadores de Monsaraz escolheram um jovem forcado, o “Benjamim” chama-se Mauro Carrilho (14 anos) e executou uma rija pega à segunda tentativa e a praça retribuiu com um estrondoso aplauso a este pequeno grande forcado, terminou assim com chave de ouro este festival, que pede continuidade.

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. Julio Gomes assessorado pelo Dr. Mota Ferreira.

No final fomos informados aos microfones da praça que para a corrida das festas de Santo António em Agosto já está contratado um imponente curro do Eng. Sommer d’Andrade, assim como o cavaleiro António Telles; impõe-se por mérito próprio também a contratação de Rui Miguel Guerra, com a sua lide de hoje o contrato ficou de certeza assinado, o público da Terrugem exige e agradece. Agosto está já aí!

(Um grande Olé para os jovens empresários (Carlos Calado e Francisco Leitão), que com aficcion e humildade estão a afirmar cada vez mais no panorama taurino Nacional esta castiça praça.)

Sem comentários:

Enviar um comentário