sábado, 31 de outubro de 2009

Associação de Forcados: Dotti reúne consenso geral para suceder a Potier


Vasco Dotti, ex-cabo dos Amadores de Vila Franca, que se despediu das arenas no passado dia 6 de Outubro na "Palha Blanco" e acaba de ser nomeado pelo Clube Taurino Vilafranquense como forcado triunfador da temporada naquela praça, pode ser o sucessor de José Potier na presidência da Associação Nacional de Grupos de Forcados - anuncia o semanário "Farpas" na sua edição da próxima quinta-feira.
Dotti é o nome apontado no seio da forcadagem para assumir a presidência da ANGF e segundo revela o "Farpas", reúne o consenso geral não apenas dos grupos associados, mas também de antigos forcados e sobretudo do "núcleo duro" que tem apoiado Potier e é composto, sobretudo, por antigos elementos dos Amadores de Montemor.
Resta agora saber se Vasco Dotti está disponível e vocacionado para abraçar essa tarefa. Potier está de saída desde o início deste ano, tendo mesmo chegado a ser anunciado que seria subsituído na presidência da ANGF numa assembleia-geral em Abril, que não se chegou a realizar. O adiamento deve-se, revela o "Farpas", à falta de um sucessor à altura para o cargo - pelos vistos, está agora encontrado.
O facto de Vasco Dotti ser um homem de consensos, pouco polémico, com bom senso e aglutinador de simpatias, poderia simbolizar o nascimento de um novo ciclo no seio da Associação de Forcados, depois do polémico reinado de Potier - e travar até o nascimento de uma nova associação, projectada essencialmente para reunir os grupos (e são muitos) que têm estado de candeias às avessas com a ANGF, apesar de muitos deles a integrarem.


Foto João Dinis

Manuel dos Santos "Becas" radicado no México


O bandarilheiro Manuel dos Santos "Becas" está radicado no México, onde passa a integrar a quadrilha da rejoneadora Mónica Serrano.
"Becas" compunha até há um mês a equipa de bandarilheiros do cavaleiro Rui Fernandes, juntamente com Nuno Silva. Fernandes deu por finalizada a sua relação profissional com os dois subalternos e Manuel dos Santos recebeu entretanto um convite irrecusável de Mónia Serrano, rumando a terras mexicanas, onde já se encontra.


Foto D.R.

Ricardo Raimundo a caminho dos Bastinhas?


O bandarilheiro de Monforte Ricardo Raimundo deixou a quadrilha de Sónia Matias, a que pertencia desde que abandonou também a equipa de João Moura Caetano.
Raimundo, que totalizou 73 actuações na temporada de 2009, pode vir a integrar em 201o a quadrilha dos Bastinhas - alvitrou ontem o site "toureio.com".
Não foi ainda anunciado o sucessor de Ricardo Raimundo na equipa de Sónia Matias.


Foto João Dinis

Terceira: João Duarte em negociações com apoderado de Cartagena



O empresário João Duarte está em negociações com o apoderado do rejoneador Andy Cartagena, o português José Alexandre, com o objectivo de contratar o cavaleiro espanhol para a Corrida do Emigrante que realizará em 24 de Julho do próximo ano na Monumental da Ilha Terceira e para cujo cartel tem já certa a presença de João Moura Júnior e de um curro de "toiros amarelos" da ganadaria local dos Irmãos Toste.
Certa também nesta corrida é a presença da Selecção de Forcados de Antigas Glórias, sob o comando de Francisco Costa Montezo, grupo que em Agosto passado brilhou a toda a prova na praça de toiros das Figueira da Foz na 10ª Corrida "Farpas" e que em Julho repartirá cartel em Angra do Heroísmo com o grupo de forcados da Praia da Vitória, os Amadores do Ramo Grande.


Fotos D.R.

Toiro de Ascenção Vaz premiado com volta ao ruedo


Lidou-se esta tarde em Navalmoral de la Mata um curro de toiros da ganadaria Portuguesa de Ascenção Vaz.
O sexto da tarde foi premiado com volta ao ruedo, tendo o resto do curro dado jogo desigual, tendo falta de força no geral.
Com três quartos de casa toureou Ortega Cano (Silêncio) no único que matou,tendo ingressado na enfermaria devido a uma taquicardia que sofreu tendo sido conduzido ao hospital, António Ferrera (duas orelhas e rabo, orelha e duas orelhas) e Julio Parejo (duas orelhas, orelha e ovação no sobrero que regalou) na tarde que tirava alternativa.

Próxima temporada já mexe em Espanha


Segundo o site espanhol "mundotoro" o matador de toiros Vitor Mendes irá actuar na Mini-Feira de Bilbão, que decorre entre 21 e 23 de Maio de 2010.
Vitor Mendes e Manuel Lupi darão lide a toiros da também ganadaria Portuguesa Palha de João Folque, faltando rematar o cartel dessa corrida.
Segundo a mesma fonte haverá no dia 21 uma tenta de machos da ganadaria Palha e no dia 23 voltará José Tomás a esta praça, passados dez anos tendo actuado a última vez em Bilbão no dia 16 de Junho de 2000.

Corridas de Toiros em Manizales - Colombia


A Empresa da Praça de Toiros de Manizales na Colombia, deu a conhecer os cartéis da 55ª. edição da Feira do Café.

A próxima Feira Taurina, irá decorrer entre os Dias 4 e 10 de Janeiro de 2010, e será composta por 4 Corridas de Toiros, um Espectáculo misto, uma Novilhada picada e um Festival.

Aqui ficam os respectivos cartéis:

Segunda-Feira, 4 de Janeiro:

Novilhos da Ganadaria de Achury Viejo, para os Novilheiros Leandro de Andalucia, Sergio Blanco e o Novilheiro triunfador da temporada de novilhadas do Mês de Novembro de 2009.


Terça-Feira, 5 de Janeiro:

Toiros da Ganadaria de Fuentelapeña, para os Matadores Luis Bolivar (Colombia) e Miguel Ángel Perera (Espanha) num mano a mano.

Quarta-Feira, 6 de Janeiro - Corrida Mista:

Toiros da Ganadaria de Dosgutiérrez, para o Rejoneador Álvaro Montes e para os Matadores Sebastián Vargas e Cristóbal Pardo.

Quinta-Feira, 7 de Janeiro - Festival Taurino:

Toiros da Ganadaria de Ernesto Gutiérrez, para os Matadores Enrique Ponce, Guillermo Perla Ruiz, José António "Morante de la Puebla", Julián López "El Juli", Sebastián Castella e Andrés de los Ríos.

Sexta-Feira, 8 de Janeiro:

Toiros da Ganadaria de Las Ventas del espiritu Santo, para os Matadores Julián López "El Juli", Sebastián Castella e Juan Solanilla, que tomará alternativa.

Sábado, 9 de Janeiro:

Toiros da Ganadaria de Juan Bernardo Caicedo, para os Matadores José Ignacio Uceda Leal, Daniel Luque e José Arcila.

Domingo, 10 de Janeiro:

Toiros da Ganadaria de Ernesto Gutiérrez, para os Matadores Enrique Ponce, José António "Morante de la Puebla" e Luis Bolívar.


As Corridas terão início às 15 horas e 30 minutos, e o Festival nocturno às 19 horas e 30 minutos (hora local).

Praça de Toiros de Valencia, passa a Praça Multiusos


".Segundo alguns Meios de Comunicação Social, a Monumental Praça de Toiros de Valencia, sita na Rua de Xátiva, passará a Praça Multiusos.

A obra da responsabilidade da Diputación de Valencia, está orçamentada mais ou menos em 3,5 milhões de euros.

Este projecto pretende consolidar a Praça num Centro de Eventos Sociais e Culturais, no qual poderão no futuro ter lugar a realização de "Espectáculos, Concertos, Certames e Festejos Taurinos".

A cobertura proposta pela Equipa de Salvador Monleón, é uma "Estrutura textil neumática com dupla cobertura em forma de uma lente".

Matador Cayetano Ordoñez, conquista Troféu em Ronda


O Centro Andaluz de Ronda, atribui anualmente o seu troféu com a designação de "Niño de la Palma".

Na sua XVIII edição, o Troféu desta temporada será atribuído ao Matador de Toiros Cayetano Rivera Ordoñez, considerado o Triunfador da Corrida Goyesca, que teve lugar no passado Mês de Setembro, na Real Maestranza de Caballería de Ronda.

Este troféu será entregue hoje, dia 31 de Outubro, durante um jantar, que terá lugar no Restaurante del Escudero, sito nas proximidades da Praça de Toiros de Ronda.

José Maria Manzanares e Antonio Bañuelos, Triunfadores da Feira del Pilar em Zaragoza


As Peñas e Associações Taurinas da Cidade de Zaragoza, já elegeram e divulgaram os Triunfadores da recente "Feira del Pilar", que teve lugar na referida Cidade, entre os dias 8 e 18 de Outubro.

Sobre o Matador de Toiros José Maria Manzanares, recairam dois troféus: o Troféu para o Triunfador da Feira, e pela Melhor Faena executada.

Dupla distinção, recaiu também sobre o Ganadeiro António Bañuelos de Burgos, que conquistou os Troféus para a Corrida de Melhor Apresentação e para o Toiro mais Bravo.

Aqui ficam todos os Triunfadores:

- XVII Premio del Ayuntamiento de Zaragoza al Triunfador de la Feria - José Maria Manzanares.

- III Premio del Rincon Taurino "El Mentidero" de la Casa de Andalucia a la Mejor Faena - José Maria Manzanares.

- IX Trofeo de la Peña "Mari Paz Vega" a la Corrida Mejor Apresentada - Ganadaria de António Bañuelos.

- XLI Trofeo de la Peña Madroñera" al Toro Más Bravo de nome "Acelerado", da Ganadaria de António Bañuelos.

- XVII Trofeo al valor de la Peña "Gitanillo de Ricla", para o Matador Rafael Rubio "Rafaelillo".

- XXIX Premio de la Diputación Provincial de Zaragoza a la Mejor Estocada - Matador Juan Baustista.

- XXXIV Premio de la Peña Taurina "El Carmen" al Mejor Par de Banderillas - "El Chano".

- XXIX Premio de la Diputación Provincial de Zaragoza al Mejor Puyazo - Deserto.

Ruben Pinar Melhor Matador Castellano-Manchego


O Matador de Toiros Ruben Pinar, natural de Albacete, que recentemente actuou na anual Feira de Setembro, na Praça de Toiros "Daniel do Nascimento" na Moita, recebeu no passado Sábado, 24 de Outubro, o "Trofeo Taurino al Mejor Torero Castellano-Manchego", Troféu instituído pela Casa Regional de Castilla-La Mancha.

Foi-lhe atribuído este troféu, pelo triunfo alcançado na tarde do passado Dia 7 de Junho, durante a Feira de Santo Isidro, onde conseguiu cortar uma orelha a cada um dos seus oponentes, oriundos da Ganadaria de Alcurrucén.

Grande Festival de Beneficiência hoje em Évora


Hoje pelas 17 horas em èvora poderá assistir ao Festival de Beneficiência a favor da Caritas.
Estarão em praça o cavaleiro Francisco Núncio, cavaleiros praticantes Tomás Pinto, João Soller Garcia, os cavaleiros amadores Francisco Zenkl, Manuel Vacas de Carvalho e Mateus Prieto.
As pegas estarão a carga do Grupo de Forcados "EBORENSES", composto só por forcados de Évora.
Serão lidados seis Novilhos-Toiros de Manuel Coimbra, Murteira Grave, Passanha, Pégoras, Canas Vigouraux e Sociedade Agríc. Rio Frio.
Os Preços Gerais dos bilhetes serão de 10 e 15 euros.
Vá aos Toiros e seja Solidário...

Duarte Pinto finaliza temporada no Cartaxo


O cavaleiro Duarte Pinto, que tomou a sua alternativa no passado mês de Julho na Praça de Touros do Campo Pequeno, irá encerrar a sua temporada 2009 no próximo dia 1 de Novembro na Praça de Touros do Cartaxo.

Num comunicado enviado à imprensa Duarte Pinto diz que esta "É uma corrida que encaro como todas as outras, de extrema importância, e espero poder demonstrar a minha arte e brio profissional".

Recordamos que Duarte Pinto alternará com José Manuel Duarte, Ana Batista, Brito Paes, Manuel Telles Bastos e Francisco Palha. Lidar-se-ão touros de Dias Coutinho, que serão pegados pelos Amadores de Coruche e Azambuja.

Os Triunfadores do Clube Taurino Vilafranquense


O Clube Taurino Vilafranquense, deu-nos a conhecer os triunfadores da temporada 2009, na praça de Toiros Palha Blanco.

Prémios Clube Taurino Vilafranquense - Praça de Toiros Palha Blanco - Temporada 2009

•Ganadaria - Oliveira Irmãos – Segunda-Feira, 5 de Outubro / Feira Anual

•Cavaleiro - António Ribeiro Telles – Domingo, 4 de Outubro / Feira Anual

•Matador - Sanchez Vara – Domingo, 5 de Julho / Colete Encarnado

•Bandarilheiro - Cláudio Miguel – Domingo, 5 de Julho / Colete Encarnado

•Forcado - Vasco Dotti – Terça-Feira, 6 de Outubro / Feira Anual

O Clube Taurino Vilafranquense deliberou distinguir com Prémio de Mérito, as seguintes personalidades,pelo apoio prestado na defesa e promoção da tauromaquia.

•Dª Maria da Luz Rosinha - Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

•Sr. Fernando Palha – Ganadero.

•Sr. Saavedra Valente – Aficionado e Tertúliano.

•Dr. Luís Ramos – Médico e Cirurgião.

•Manuel Dias Gomes – Novilheiro da escola de toureio José Falcão, pelo seu Debute com picadores a 14 de Agosto na Praça de Toiros de Málaga.

Os prémios serão entregues em cerimónia a realizar em Dezembro.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Évora, Cartaxo e Redondo: temporada fecha oficialmente este fim-de-semana



Embora se realize ainda uma corrida de seis cavaleiros no próximo dia 14 de Novembro por ocasião da Feira da Golegã, a temporada tauromáquica encerra oficialmente este fim-de-semana com a tradicional corrida de 1 de Novembro no Cartaxo e este ano há no mesmo dia outra corrida no Redondo.
O cartel da corrida do Cartaxo é composto pelos cavaleiros José Manuel Duarte, Ana Batista, Brito Paes, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto e Francisco Palha e pelos grupos de forcados de Coruche e Azambuja, lidando-se seis toiros de Dias Coutinho. A empresa anuncia preços desde 10 euros.
No mesmo dia, no renovado Coliseu do Redondo, anunciam-se os "reis das bandarilhas": Bastinhas e Rouxinol e o matador Luis "Procuna", bem como os Forcados do Redondo e seis toiros de Francisco Luis Caldeira.
Entretanto, já amanhã, sábado, 31 de Outubro, a partir das 17 horas, tem lugar na Arena D'Évora um festival a favor da Cáritas com cartel formado pelos jovens cavaleiros Francisco Núncio, Tomás Pinto, Francisco Zenkl, João Soller Garcia, Manuel Vacas de Carvalho e Mateus Prieto. Lidam-se novilhos cedidos por várias ganadarias e pega uma selecção de forcados pertencentes a diversos grupos, mas todos naturais da cidade de Évora.

Domingo há touros no Redondo


O recém inaugurado Coliseu do Redondo que esta temporada já recebeu três corridas de touros, abrirá as suas portas pela ultima vez esta temporada no próximo Domingo, para uma corrida mista.

Assim, no dia 1 de Novembro, será um espectáculo misto e que se intitula a "Corrida dos reis das bandarilhas".

Estarão em praça os cavaleiros Joaquim Bastinhas e Luis Rouxinol, bem como, o matador de touros Luis Vital "Procuna", que irão lidar seis touros de Francisco Luis Caldeira.

As pegas estarão a cargo dos Amadores do Redondo

GOLEGÃ @ LAGAR - GUESTLIST GRÁTIS AQUI! ::

GOLEGÃ @ LAGAR
- GUESTLIST GRÁTIS AQUI! -

O local nocturno mais "IN" da Feira da Golegã :: O local da ELITE

Este ano as festas da noite da Golegã durante a popular Feira do Cavalo vão conhecer uma renovação.

Respeitando a tradição equestre, os hábitos locais e a beleza da festa do Cavalo, três empresas juntaram ideias e ideais e criaram as Noites da Golegã@Lagar.

As noites de 6, 7, 11, 12, 13 e 14 de Novembro foram preparadas com toda a “afficion”. A Kitsch de Zé Paulo Carmo, João Figueiredo e Duarte Ribeiro, juntou-se à Desafio Gigante de Ricardo Tavares e à MayaEventos e criaram, com o apoio da Pernod Ricard seis grandes noites, que foram apresentadas no passado dia 17 Outubro, no BBC em Lisboa.

As noites da Golegã@Lagar, terão como embaixadora a cavaleira tauromáquica Isabel Ramos.

Enviaremos o Flyer nos próximos dias.

Para ter ENTRADA GRÁTIS, basta enviar o seu nome e o dos seus amigos/as para a GUESTLIST para iramosjr@gmail.com ou por sms para 963449689.

Ficamos à espera!

Importante: À porta mencionar que os nomes estão na Guest dos manos Inácio e Isabel Ramos.

Beijinhos & Abraços,

Inácio e Isabel Ramos

resumo PLANICIE TAURINA


O próximo fim de semana é marcado pelo encerramento oficial da temporada taurina portuguesa, assim não deixe de ouvir este fim-de-semana, 31 de Outubro / 1 de Novembro (ver quadro em baixo) a 43.ª edição do programa Planície Taurina, um programa da responsabilidade de Vítor Besugo e Nelson Lampreia, com colaboração do Prof. Sebastião Valente e gravado nos estúdios da Rádio Voz da Planície em Beja.

No programa desta semana vamos actualizar todas as NOTICIAS NACIONAIS onde destacamos o balaço oficial da temporada do Campo Pequeno

Vamos também actualizar as NOTICIAS INTERNACIONAIS

Mas o grande destaque vai para a ENTREVISTA com CARLOS PEGADO, que apresentou o balaço da temporada da empresa TerraBrava.

Ainda neste programa o Prof. Sebastião Valente dedicará a Rubrica “TEMA DA SEMANA” ao cavaleiro D. Francisco Mascarenhas

Fique também a conhecer as nossas sugestões para a próxima semana na Agenda Taurina



Agora já pode ouvir PLANICIE TAURINA a qualquer hora no PODCAST de www.vozdaplanície.pt

Contactos:
planicietaurina@gmail.com.


Horários de Emissão
RADIO CIDADE FM HORÁRIO INTERNET
Rádio Voz da Planície: Beja 104,5 Sábados - 12h30
*Segundas - 22h00 www.vozdaplanície.pt
(PODCAST)
Rádio Antena Sul Évora 95,5 Sábados - 12h15
Domingos - 12h15
*Quintas - 20h00 www.antenasul.net

Rádio Castrense: Castro Verde 93,0 Domingos - 12h30
*Quartas - 22h00 www.radiocastrense.net

Rádio Planície: Moura 92,8 Sábados - 14h00
*Segundas - 19h00 www.radioplanície.com
(PODCAST)
* repetição


--
PLANICIE TAURINA
Vitor Besugo
Nelson Lampreia
Radio Voz da Planicie (104,5 Fm)
Radio Antena Sul (95,5 Fm)
Rádio Castrense (93,0 Fm)
Rádio Planicíe (92,8 F)



--
PLANICIE TAURINA
Vitor Besugo
Nelson Lampreia
Radio Voz da Planicie (104,5 Fm)
Radio Antena Sul (95,5 Fm)
Rádio Castrense (93,0 Fm)
Rádio Planicíe (92,8 F)

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Teste das bandarilhas dia 3 em Évora: Sindicato convida todos os associados


Através de um comunicado emitido hoje ao final do dia e porque os convites podem não chegar aos destinatários em tempo útil, o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses convida todos os seus associados a presenciarem na próxima terça-feira, 3 de Novembro, a partir das 19h30, na Arena D'Évora, o teste às novas bandarilhas compridas e curtas de segurança.
Para tal e por se tratar de um evento à porta fechada, só terão acesso às bancadas da praça de Évora as pessoas devidamente identificadas. Assim, os toureiros interessados deverão solicitar as suas credenciais através do telem. 917 299 803 ou pelo mail geral@angfportugal.org.
Este teste às novas bandarilhas de segurança, como já aqui noticiámos, é uma iniciativa da Associação Nacional de Grupos de Forcados e conta com o apoio do Sindicato dos Toureiros, da Inspecção-Geral das Actividades Culturais e de outras entidades ligadas ao meio tauromáquico, nomeadamente as associações de ganadeiros e de veterinários.


Foto M. Alvarenga

Associações taurinas juntas no teste às bandarilhas seguras


A Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), o Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses (SNTP), a Associação de Médicos Veterinários de Actividades Taurinas (AMVAT), Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide (APCTL) e a Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) também se juntam à Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) apoiando o teste às novas bandarilhas compridas e curtas de segurança, que será feito na próxima terça-feira, dia 3 de Novembro, na praça de toiros de Évora.
Os empresários Paulo Pessoa de Carvalho, António Manuel Cardoso (Nené) e Carlos Pegado (empresário da praça que será palco deste teste) assistirão ao evento em representação da APET.
Paulo Pessoa de Carvalho expressou hoje mesmo ao "Farpas" o desejo da APET de que "a partir da próxima época seja já obrigatória a utilização destas bandarilhas de segurança".
Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles são os cavaleiros que irão fazer o teste das novas bandarilhas na próxima terça-feira na Arena D'Évora.
Entre outras, serão experimentadas as bandarilhas compridas seguras inventadas pelo embolador Estorninho (na foto).

R. Raimundo deixa Sónia Matias


O jovem bandarilheiro Ricardo Raimundo, que no final da temporada 2008 deixou a quadrilha do cavaleiro João Moura Caetano para no inicio desta temporada se ter juntado à quadrilha da cavaleira Sónia Matias, dá agora por terminada a sua ligação com a cavaleira.

Raimundo nesta temporada 2009, realizou cerca de 73 espectáculos, sendo que nalgumas ocasiões fez parte da quadrilha de outros cavaleiros. A sua ultima corrida integrado na quadrilha de Sónia Matias foi no dia 19 de Setembro na Praça de Touros da Granja.

Ao que conseguimos apurar, Ricardo Raimundo rumará até à Casa Bastinhas, onde já actuou nesta temporada 2009, reforçando assim a sua presença em 2010.



Até ao momento desconhecemos quem ocupará o seu lugar na quadrilha de Sónia Matias.

Isabel Ramos empolga crítica e empresários da Califórnia


A jovem cavaleira Isabel Ramos empolgou os críticos e empresários californianos que assistiram à sua exibição à porta fechada, no tentadero de Jorge Martins.
Isabel acompanhava Rui Fernandes, que ali toureou há duas semanas, na praça de Thornton, quando a desafiaram para tourear uma vaca em ambiente privado. Aceitou e encantou quantos assistiram.
Surgiram de imediato os convites para que ali toureie no próximo ano - o que deverá acontecer.
Na sua edição de ontem, o semanário "Farpas" publica em exclusivo as fotos da actuação privada de Isabel Ramos na Califórnia.


Foto José Cabaço

Associação Animal também contra a Festivais de Beneficiência


Hoje deparei-me com mais um "devaneio" da Associação Animal...a dita associação defensora de direitos dos animais ou melhor, a associação que pretende acabar com as touradas em Portugal, veio agora denegrir a seriedade e credibilidade de uma Instituição de cariz social e de grande prestigio, a Cáritas Diocesana, por esta se associar a um Festival Taurino de Beneficência e com isso conseguir alguns fundos para suprir as carências financeiras que a atravessa.

Por acaso, ou não, tive o privilégio de entrevistar o Sr. Dr. João Botas da Cáritas de Évora e colocar-lhe a seguinte questão:

"Não teme "represálias" de pessoas ou associações anti-taurinas, pelo facto da Cáritas estar associada a um Festival Taurino?"

O qual me respondeu e bem:

"Julgo que não haverá represálias. A Caritas Diocesana de Évora é uma Instituição que centra a sua actividade na pessoa humana e que está sempre atenta às necessidades dos mais desfavorecidos. Não olha a diferenças de raças, credos ou culturas e é solidária para com todos e para todos os que dela necessitem.

Vivemos felizmente numa sociedade democrática onde as opções de cada um devem ser respeitadas. Além disso, todas as respostas socias, actividades e iniciativas da Caritas Diocesana de Évora têm como objectivo principal ajudar a minorar as necessidades da comunidade diocesana, cumprindo os objectivos de solidariedade e atribuindo prioridade às situações mais graves de pobreza e exclusão social.

Tendo presente estes objectivos, não creio que surjam represálias pela realização de um espectáculo com estas finalidades."

Face a esta resposta não creio que haja muitas dúvidas quanto à integridade da Cáritas, ou mesmo dos seus representantes.

Quanto ao ataque da Animal, posso concluir que esta associação não tem a mínima noção do estado das Instituições de Solidariedade em Portugal e das permanentes dificuldades que estas todos os dias enfrentam. Eu como assistente social de profissão deparo-me com o dia a dia de instituições que são um autentico tormento, sempre com a "corda na garganta", a Festa Brava através destes Festivais de Beneficência, vem remediar algumas carências financeiras das Instituições.ao contrario da Animal que acaba a sua mensagem de protesto dizendo " Acredita que o trabalho da ANIMAL é importante? Então, por favor, APOIE-O :: Faça o seu Donativo HOJE mesmo."

Quanto à posição do prestigiado Refúgio Aboim Ascensão.cada uma como cada qual.

O que a Animal acha ou deixa de achar não nos interessa para mais como o Dr. João Botas diz "Vivemos felizmente numa sociedade democrática onde as opções de cada um devem ser respeitadas.".

Para terminar lanço um desafio a toda a população em geral, se efectivamente acharem que não faz sentido os Festivais de Beneficência, por e simplesmente não vão.é que a entrada é paga e só vai quem quer e ninguém será julgado por isso.

Quem decidir ir pode dizer em voz alta que. SOU AFICIONADO, SOU SOLIDÁRIO.

Festival de Évora - entrevistas de Dr. João Botas (Cáritas) e do Empresário Carlos Pegado (Terra Brava)


Acompanhe as entrevistas de Dr. João Botas da Cáritas e do Empresário Carlos Pegado da Terra Brava, com a antevisão do Festival de Beneficiência sábado na Arena d´Évora.

Recordamos que estarão em praça o cavaleiro Francisco Núncio, cavaleiros praticantes Tomás Pinto, João Soller Garcia, cavaleiros amadores Francisco Zenkl, Manuel Vacas de Carvalho e Mateus Prieto.

As pegas estarão a carga do Grupo de Forcados "EBORENSES", composto só por forcados de Évora.

Serão lidados seis Novilhos-Toiros de Manuel Coimbra, Murteira Grave, Passanha, Pégoras, Canas Vigouraux e Sociedade Agríc. Rio Frio.

Os Preços Gerais dos bilhetes serão de 10 e 15 euros.


Vá aos Toiros e seja Solidário...

Dr. João Botas da Cáritas em entrevista com a antevisão do Festival de Évora


O Taurodromo.com teve o previlégio de entrevistar o Dr. Carlos Bota da Cáritas e saber quais as expectativas para o Festival de Beneficiência a favor da Cáritas, sábado na Arena d´Évora.

1 - Dr. João é aficionado?

Sim. Sou aficionado desde pequeno.

2 - Como surgiu a ideia de um Festival Taurino a favor da Cáritas na Arena d´Évora?

A ideia surgiu de uma das respostas sociais da Caritas - A comunidade Terapêutica. Esta resposta social, tal como outras da Instituição, debate-se com algumas dificuldades financeiras e, assim, foi proposto à Direcção da Caritas a realização de um Festival Taurino para angariação de fundos. Ideia que a Direcção aprovou e que, por isso, está a concretizar.


3 - Não teme "represálias" de pessoas ou associações anti-taurinas, pelo facto da Cáritas estar associada a um Festival Taurino?

Julgo que não haverá represálias. A Caritas Diocesana de Évora é uma Instituição que centra a sua actividade na pessoa humana e que está sempre atenta às necessidades dos mais desfavorecidos. Não olha a diferenças de raças, credos ou culturas e é solidária para com todos e para todos os que dela necessitem.

Vivemos felizmente numa sociedade democrática onde as opções de cada um devem ser respeitadas. Além disso, todas as respostas socias, actividades e iniciativas da Caritas Diocesana de Évora têm como objectivo principal ajudar a minorar as necessidades da comunidade diocesana, cumprindo os objectivos de solidariedade e atribuindo prioridade às situações mais graves de pobreza e exclusão social.

Tendo presente estes objectivos, não creio que surjam represálias pela realização de um espectáculo com estas finalidades.

4 - Em sua opinião, o que é que a Festa Brava em Portugal tem a ganhar com a realização de Festivais de Beneficiência?

A Festa Brava também tem a ganhar com a realização de Festivais debeneficência uma vez que muitas pessoas vão assistir a estes eventos, não pelo facto de serem aficionados, mas pelas causas de solidariedade que originam a realização destas iniciativas e, a partir daí podem passar a ser espectadores habituais.

5- Como vê a preocupação da Empresa Terra Brava, na realização deste tipo de espectáculos?

A responsabilidade social das empresas é a integração voluntária de preocupações sociais nas suas operações e na sua interacção com todos os intervenientes. A Empresa Terra Brava contribui, assim, para a participação na satisfação de necessidades da comunidade local, pois trata-se da colaboração com a sociedade, de forma positiva, através do exercício de uma cidadania responsável.

6 - Quais as expectativas para sábado à tarde?

As nossas expectativas são muito positivas pois acreditamos que os aficionados vão estar presentes e contamos igualmente com muitas pessoas que vão marcar presença com o objectivo principal de apoio à Caritas Diocesana de Évora nas suas diversas actividades junto dos mais desfavorecidos.

7 - Uma mensagem a todos aqueles que possam ir sábado à Arena d´Évora?

Acreditamos que vai ser uma tarde agradável. O cartel é de gente jovem mas que se está a afirmar na tauromaquia, os toiros são de ganadarias de muita qualidade e os forcados de vários grupos, todos naturais de Évora.

Julgo que temos todas as condições para proporcionar a todos os que quiserem estar presentes uma tarde divertida e também solidária.

Aproveitamos para manifestar o nosso agradecimento público ao Empresário Sr. Carlos Pegado, aos Cavaleiros, aos Forcados, aos Ganaderos, e a todas as pessoas e entidades que de alguma forma estão a contribuir para a realização deste evento, bem como ao Tauródromo.com pela divulgação desta iniciativa.

Com os nossos agradecimentos enviamos os nossos melhores cumprimentos.

Carlos Pegado em entrevista com a antevisão do Festival de Évora


O Taurodromo.com teve o previlégio de entrevistar o conhecido empresário taurino, Carlos Pegado, da Empresa Terra Brava e saber quais as expectativas para o Festival de Beneficiência a favor da Cáritas, sábado na Arena d´Évora.

1 - Como surgiu a ideia do Festival de encerro da temporada na Arena d´Évora fosse a favor da Cáritas?

Surgiu na sequência do êxito de outros espectáculos de beneficência que temos organizado. Temos sidos contactados por várias instituições de caridade e este ano decidimos fazê-lo em benefício da Caritas, pela grandeza da obra desta importante institiução e também pelas suas permanentes carências financeiras.

2 - Concorda que a Festa Brava em Portugal possa ser vista de outra forma pelos mais cépticos com a realização de Festivais de Beneficiência?

É tradicional a "família taurina" mover-se em torno de importantes causas humanitárias, pois somos pessoas que, para além de nutrirmos um forte amor pelos animais, nos preocupamos com o bem estar do ser humano.
Somos civilizados, defendemos as nossas raízes culturais e temos orgulho em ser portugueses.

3 - A Arena d´Évora contou com casa cheia no inicio da temporada, mas já para o final verificou-se um decréscimo de publico. Conta encher a praça com a expectativa das actuações do "veterano" Francisco Núncio e de jovens que podem assegurar o futuro da Festa em Portugal?

A Praça de Toiros de Évora muito recentemente promovia duas corridas de toiros anuais, nos últimos três anos passou a ter no seu calendário oito espectáculos. É um meio relativamente pequeno, logo é normal que nem todos os espectáculos estejam cheios, no entanto estamos satisfeitos com a resposta do público. E é de salientar que por duas vezes esgotou a sua lotação. É um trabalho de continuidade.
Quanto à aposta neste cartel, pensamos aliciar o público com toureiros "menos vistos", pois apresentar num festival os mesmos toureiros que já foram vistos em demasia durante toda a temporada seria "dar mais do mesmo". Ao mesmo tempo que damos uma oportunidade a alguns daqueles que irão garantir o futuro da festa. Pensamos que o público terá bastantes motivos de interesse para que no sábado tenhamos uma boa casa ou mesmo casa cheia. Esse é o nosso objectivo, para que também possamos angariar uma boa receita a favor da Caritas de Évora.

4- Para a Terra Brava, qual a importância que tem a aposta em cavaleiros menos rodados em espectáculos desta natureza?

Como disse na resposta anterior, esta é a grande oportunidade para estes jovens se poderem apresentar numa praça de referência, como é o caso de Évora, já que não é possível fazê-lo em datas fortes, pois os seus nomes, por enquanto, ainda não são atractivos para o grande público. É preciso lançar a semente, para que mais tarde possamos ter as grandes figuras do toureio, que serão o suporte do futuro da festa em Portugal.

5 - Uma mensagem a todos aqueles que possam ir sábado à tarde à Arena d´Évora?

Que sejam tão solidários, através da sua presença, como todos aqueles que se envolvem, duma forma ou de outra, na apresentação deste espectáculo. E que apoiem todos os que alimentam o bonito sonho de ser toureiro.

6 - Para terminar subscreve um possivel slogan "Sou Aficionado, Sou Solidário!"?

Subscrevo completamente. Um aficionado é muita coisa, começando por ter uma sensibilidade diferente, e é com toda a certeza um ser solidário.

Real Clube Tauromáquico já decidiu Triunfadores de 2009 no Campo Pequeno


Os membros do Real Clube Tauromáquico Português, que este ano se associou ao Campo Pequeno ficando incubido de decidir quais os Triunfadores da Temporada após nomeação dos Abonados, já decidiram quem são os artistas vencedores e considerados Triunfadores da Temporada 2009 na Praça de Toiros do Campo Pequeno.

A divulgação dos Triunfadores está agora dependente da decisão da atribuição do Galardão de Mérito, decisão esta que a Administração do Campo Pequeno ainda não tomou.

Assim que a decisão da Atribuição do Galardão de Mérito estiver decidida a empresa do Campo Pequeno anunciará o nome dos Triunfadores.

A temporada 2009 do Grupo de Forcados de Cuba


O Grupo de Forcados de Cuba actuaram na temporada de 2009 por 23 vezes.
Foram elas:
28 Fevereiro: Moita
4 Abril: Cuba
10 Maio: Garvão
24 Maio: Cuba
31 Maio: Santiago do Cacém
10 Junho: Reguengos de Monsaraz
3 Julho: Loulé
5 Julho: Vizela
11 Julho: Vidigueira
17 Julho: Albufeira
18 Julho: São Cristóvão
7 Agosto: Figueira de Cavaleiros
8 Agosto: Monte Gordo
9 Agosto: Beja
14 Agosto: Aldeia dos Fernandes
20 Agosto: Lisboa (Campo Pequeno)
21 Agosto: Melides
24 Agosto: Crato
28 Agosto: Corroios
5 Setembro: Cuba
19 Setembro: Ferreira do Alentejo
26 Setembro: Santiago Maior (Alandroal)
27 Setembro: Viana do Alentejo

Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses emite comunicado


O Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses, emitiu esta quinta-feira um comunicado sobre o teste de ferros compridos e curtos que se irá realizar na praça de toiros de Évora.
"Exmos. Senhores.

Em virtude da nossa comunicação não chegar em tempo útil, motivo ao qual somos alheios vem a Direcção do Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses convidar todos os seus associados para no próximo dia 3 de Novembro estarem presentes pelas 19h30 na Arena D'Évora, afim de se proceder a testes de nova Ferragem.

Como o teste vai ser realizado a porta fechada só terão acesso às bancadas da Praça de Toiros as pessoas devidamente identificadas, pelo que é obrigatória a confirmação através de: TLM.: 91 729 9803 ou geral@angfportugal.org

Com os melhores cumprimentos
A Direcção do S.N.T.P."

Fotografia: D.R.

Cáritas Diocesana de Évora


A Caritas Diocesana de Évora é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que possui Serviços Organizados de:

ATENDIMENTO/ACOMPANHAMENTO SOCIAL - Apoio a Famílias em situações de desfavorecimento social ou situações de crise

APOIO DOMICILIÁRIO - Serviços diversos a pessoas idosas ou doentes no próprio domicílio

CENTRO DE ACTIVIDADES DE TEMPOS LIVRES - Actividades de complemento curricular para adolescentes a partir dos 10 anos

COMUNIDADE TERAPÊUTICA/APARTAMENTOS DE REINSERÇÃO - Recuperação de homens e mulheres com problemas de toxicodependência

REFEITÓRIO SOCIAL - Fornecimento de refeições a pessoas em particular situação de carência económica

APOIO SOCIAL A IMIGRANTES - Através do CLAI (Centro Local de Apoio a Imigrantes)

PARTICIPAÇÃO EM PROJECTOS DE PARCERIA - Com outros Serviços, Fundações e Entidades Locais

ACÇÃO SOCIAL PAROQUIAL - Projecto de acção social que conta com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida no qual estão envolvidas 9 paróquias da cidade e 90 espalhadas por toda a Diocese.

PROJECTO FUTURO - Creche

FONTES DE FINANCIAMENTO

- Comparticipação dos seus utentes

- Acordos de cooperação com o Estado, Fundações e outros

- Ajuda da Comunidade e de todas as pessoas de boa vontade



Estas fontes de financiamento são manifestamente insuficientes para o bom funcionamento de todas as Respostas Sociais mencionadas e assim surgiu a ideia da promoção deste espectáculo de angariação de fundos a favor da Caritas Diocesana de Évora.

Manifestamos assim o nosso reconhecido agradecimento a todos os artistas, ganaderos, entidades, público e demais pessoas que de qualquer forma ajudaram à realização deste espectáculo.

A SUA CONTRIBUIÇÃO SERÁ A SUA PRESENÇA !

Vá aos Toiros e Divirta-se


Este fim de semana realizam-se os últimos espectáculos tauromáquicos da temporada, que encerra por tradição, no 1 de Novembro no Cartaxo. A saber temos os seguintes espectáculos para este fim de semana:



-> SÁBADO, DIA 31 DE Outubro

- Évora, pelas 17H00
Tipo de espectáculo: Festival de Beneficência a favor da Caritas
Ganadaria: Murteira Grave, Passanha, Manuel Coimbra, Pégoras, Canas Vigouroux e Soc. Agr. Rio Frio
Cavaleiros: Francisco Núncio, Tomás Pinto, Francisco Zenkl, João Soller Garcia, M. Vacas de Carvalho e Mateus Prieto
Grupo de Forcados: "Eborenses"


-> DOMINGO, DIA 1 DE NOVEMBRO

- Cartaxo, pelas 16H00
Tipo de espectáculo: XII Corrida de Toiros da Casa do Pessoal da EPAL
Ganadaria: Dias Coutinho
Cavaleiros: José Manuel Duarte, Ana Batista, António Maria Brito Paes, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto e Francisco Palha
Grupo de Forcados: Amadores de Coruche (Cabo Amorim Lopes) e Amadores da Azambuja (Cabo Fernando Coração)

- Redondo, pelas 17H00
Tipo de espectáculo: Corrida de Toiros Mista "Reis das Bandarilhas"
Ganadaria: Francisco Luis Cadeira
Cavaleiros: Joaquim Bastinhas e Luis Rouxinol

Matador: Luis "Procuna"
Grupo de Forcados: Amadores do Redondo (Cabo João Filipe Santana)

Além destes espectáculos em terras Lusas, pode ainda acompanhar, via TV pelo canal Extremadura e via internet pelo site www.canalextremadura.es, a corrida em Naval de la Moral (Espanha) com um curro português de Ascensão Vaz, pelas 16h30, hora portuguesa.

Que Deus reparta sorte!
Vá aos Toiros e divirta-se.

Fotografia: Francisco Romeiras

Adrian Gomez homenageado


Adrian Gómez não caiu no esquecimento e por isso os sócios e amigos da Junta Directiva do Circulo Bienvenida decidiu outorgar o VI Troféu “António Bienvenida a los Valores Humanos” ao bandarilheiro Adrian Gómez, em homenagem e reconhecimento ao permanente exercício de altíssimas virtudes e qualidades demonstradas, tanto pessoais como profissionais.

A entrega do troféu terá lugar ás 20 horas do dia 23 de Novembro, durante a celebração de um acto cultural da Escola de Tauromaquia Angel Luis Bienvenida, com sede no Teatro Muñoz Seca, situado na Praça de Carmen.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aficionados há Festa Brava em Estremoz


Realiza se no próximo sábado dia 31 um encontro de aficionados Estremocenses. Este encontro tem como tema principal formar a assembleia de uma associação taurina que muito em breve vai nascer em Estremoz. Como as tradições taurinas do nosso concelho estão cada vez mais a ficar esquecidas decidimos um grupo de bons aficionados juntar e fazer alguma coisa pela festa brava na nossa terra. O nosso concelho tem fortes ligações taurinas, terra de toureiros, forcados e ganadeiros e onde existem duas praças de toiros fixas, em Veiros e em Estremoz, mas nenhuma em condições de nelas se realizarem espectáculos. A associação tem como objectivos divulgar e defender a festa brava no concelho, realizar eventos ligados á festa brava e ao cavalo como festas de campo, passeios equestres, excursões a corridas, colóquios, eleger triunfadores e juntar um bom grupo de aficionados para todos juntos pressionarmos os responsáveis pelas nossas praças para a sua necessária recuperação.

Todos os interessados deverão comparecer no próximo Sábado no Café - Restaurante Atlantis, sito na Rua de São Domingos em Estremoz pelas 17 horas.

Agradecemos a divulgação pois assim nos ajudam a lutar pelas tradições taurinas da nossa cidade.

O meu muito obrigado. Marco Pernas. 963722552.

Farpas 510, amanhã nas bancas


As fotos do baptizado de Tomás Moura, sábado passado em Alter do Chão e da festa em Fronteira, que reuniu a fina-flor da tauromaquia lusa - uma reportagem exclusiva no "Farpas" de amanhã.

Também no "Farpas", não perca as fotos da actuação à porta fechada de Isabel Ramos na Califórnia, que empolgou a crítico e os empresários locais.

Inédito: o "Farpas" conta-lhe e mostra-lhe as fotos do sucedido em Tomar, onde o cavaleiro Rui Salvador saltou ao ruedo e rabejou um toiro, safando os forcados num momento difícil.

Estes e muitos mais temas preenchem a edição de amanhã do semanário "Farpas" - a não perder!

CARTAXO - 1 de Novembro de 2009


Transcrevemos a Newsletter de 28 de Outubro da Toiros e Cultura:

"Caros amigos,

É já no próximo domingo dia 1 de Novembro, que a praça de toiros do Cartaxo recebe o espectáculo de encerramento oficial da Temporada 2009. Será a XII Corrida de Toiros da Casa do Pessoal da EPAL, e contará com um cartel de luxo onde irão estar presentes os cavaleiros José Manuel Duarte, Ana Batista, Brito Paes, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto e Francisco Palha. A pegar 6 imponentes toiros de Dias Coutinho os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Azambuja. Em disputa estarão os troféus EPAL para melhor lide e melhor pega.

Aproveitamos para informar que para este dia está previsto um dia de sol com temperaturas máximas de 27ºC, o que é o bom prenúncio para uma óptima tarde de "Sol e Toiros!".

Contamos com a Vossa presença.

Vamos aos toiros, vamos aos toiros!"

Moura jr na Corrida do Emigrante



Tal como já vem sendo a Praça de Touros da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, recebe em Julho a corrida do Emigrante, levada a efeito pelo empresário João Duarte.

Ao que conseguimos apurar, João Duarte já assegurou a presença do cavaleiro João Moura Jr, bem como um curro de touros da ganadaria açoreana de Irmãos Toste, para esta corrida que se realiza no dia 24 de Julho.

Segundo nos disse ainda o conhecido empresário, está em negociações com outra grande figura do toureio.

De seguida mostramos-lhe as fotos dos touros para esta corrida:

Matador "El Fandi" Triunfador em Hellín


O Hotel Rainha Vitória da localidade de Hellín, elegeu os Triunfadores da Temporada de 2009.

Assim segundo o conceito do Júri os Triunfadores são os seguintes:

Melhor Faena - David Fandila "El Fandi", na tarde de 4 de Outubro.

Melhor Estocada - David Fandila "El Fandi".

Melhor Par de Bandarilhas - Basilio Mansilla, da quadrilha do Matador Rubén Pinar.

Melhor Toiro - Ganadaria de El Torero, com o nome de "Urraca".

Foi igualmente distinguido o Matador Dámaso González, pelos Quarenta anos de alternativa.

Ganadaria Núñez del Cuvillo, premiada pelo Club Taurino de Londres


Entre os dias 8 e 18 de Outubro, realizou-se a "Feria del Pilar", na Praça de Toiros "La Misericórdia" em Zaragoza.

Foi durante esta feira, que a direcção do Club Taurino de Londres, entregou aos Senhores Joaquin Núñez del Cuvillo e seu filho, proprietários da Ganadaria, um troféu por ter sido considerada a Melhor Ganadaria da Temporada de 2008.

Queremos aqui recordar que esta Ganadaria, enviou dois novilhos para serem lidados pelo Novilheiro João Augusto Moura, na sua "encerrona" com seis novilhos de três prestigiadas Ganadarias, acontecimento que teve lugar na Praça de Toiros "Daniel do Nascimento" na Moita, no passado dia 19 de Setembro de 2009.

Gouça veste casa de Fernandes


Acabado de regressar da Califórnia onde obteve mais um grande êxito, o cavaleiro Rui Fernandes foi o convidado de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira no programa "Você na TV", na TVI.

Depois de há tempos ter ido a TVI mostrar todas as suas casacas, Fernandes realizou um sonho do apresentador, que confessou gostar de ter uma casaca.

Rui Fernandes ofereceu uma casaca a Manuel Luís Goucha este que a vestiu em directo.

Rui Bento hoje na Rádio Voz de Alenquer


Rui Bento fará hoje mais um balanço da temporada no Campo Pequeno aos microfones da Rádio Voz de Alenquer.
O gerente da Monumental de Lisboa é o convidado de Catarina Bexiga no programa "Burladero de Imprensa", entre as 21 e as 22 horas, que pode ser ouvido em 93.5 e 100.6 FM ou pela internet através do endereço www.radioalenquer.com


Foto João Dinis

BURLADERO DE IMPRENSA - Hoje tudo sobre a temporada 2009 no Campo Pequeno


O programa Burladero de Imprensa volta esta Quarta-feira, entre as 21 e as 22 horas, aos 93.5 e 100.6 FM da Rádio Voz de Alenquer ou através do endereço www.radioalenquer.com .

Feito o balanço da temporada de 2009 pela empresa do Campo Pequeno, hoje em Burladero de Imprensa pode ficar a par de todos os dados estatísticos, bem como ouvir as palavras de Rui Bento Vasquez sobre a época de 2009 na praça de toiros da capital.

Em destaque também vão estar todas as notícias que marcam a actualidade taurina em Portugal; e haverá ainda oportunidade para falar das últimas actuações de portugueses no estrangeiro e para actualizar as principais notícias do outro lado da fronteira.

Burladero de Imprensa, a voz da Festa de Toiros!

Hoje em directo na TVI: Rui Fernandes oferece casaca a Goucha


Rui Fernandes, acabado de regressar da Califórnia onde obteve mais um grande êxito, é convidado de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira no programa "Você na TV", em directo na TVI entre às 10H e as 13H de Hoje.

Depois de há tempos ter ido a TVI mostrar todas as suas casacas, vai amanhã realizar assim um sonho do apresentador, que confessou gostar de ter uma casaca.

O cavaleiro Rui Fernandes vai oferecer amanhã uma casaca de toureiro a Manuel Luís Goucha e vai mesmo desafiá-lo a vesti-la em estúdio. Não perca!

Toureio.com - Troféu Latinissimo 2009


O Latiníssimo Clube promove pelo terceiro ano consecutivo a Gala do Toiro de Santarém, uma festa brava, em terras ribatejanas, que pretende homenagear as personalidades do panorama tauromáquico nacional. O evento terá lugar nos dias 4, 5 e 7 de Dezembro e contará com colóquios, tenta pública, festas temáticas, exposições fotográficas e entregas de prémios.

O ponto alto da festa é no dia 7 de Dezembro, véspera de feriado, pelas 22 horas, com a entrega dos troféus aos que mais se distinguiram nas mais diversas especialidades tauromáquicas ao longo do corrente ano.

Com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e organização exclusiva do Latiníssimo Clube, a Gala Toiro 2009 contará com a presença das principais figuras do Toureio Nacional na entrega dos troféus.

Para o público em geral, as entradas na III GALA DO TOIRO são restritas a consumos mínimos obrigatórios e a traje formal, numa noite de homenagem a uma arte mais antiga que a própria nacionalidade portuguesa.

A Lista de Oficial de Galardoados 2009:

Empresa: APLAUDIR – JOÃO PEDRO BOLOTA

Fotógrafo Taurino: PEDRO CARDOSO e PEDRO BATALHA

Ganadaria: FALÉ FILIPE

Apoderado: CARLOS AMORIM e LUIS GARÇON

Relações Públicas: JOÃO DUARTE

Troféu Prestígio: FRANCISCO MOITA FLORES

Affición: ANTÓNIO VALENTE e JOSÉ HENRIQUES

COMUNICAÇÃO SOCIAL

TVI: DR. LUÍS CUNHA VELHO

“Revista Flash” – LUÍSA JEREMIAS

“O Farpas”

“Novo Burladero”

“www.toureio.com”

Crítico Taurino: SOLANGE PINTO e SANDRA BATALHA

Crítico Taurino de Prestígio: JOÃO CORTESÃO

TOUREIO A PÉ

Peão de Brega: HUGO SILVA

Bandarilheiro Praticante: BENITO MOURA

Bandarilheiro: PEDRO GONÇALVES e CLÁUDIO MIGUEL

Matador: PEDRITO DE PORTUGAL

Melhor Par de Bandarilhas (de Matador): LUÍS VITAL PROCUNA

FORCADOS

Grupo de Forcados: G.F.A. MONTEMOR

Forcado: FRANCISCO MONTOYA

ARTE EQUESTRE

Equitador: MANUEL BORBA VEIGA

Coudelaria: JOÃO LYNCE

Cavaleiro Praticante: JOÃO SALGUEIRO DA COSTA e TIAGO CARREIRAS

Cavaleiro Amador: MATEUS PRIETO e MIGUEL MOURA

Cavaleiro de Alternativa: JOÃO SALGUEIRO e ANTÓNIO RIBEIRO TELLES

TROFÉUS CARREIRA

JOSÉ MANUEL DUARTE

JOÃO PEDRO CEREJO (25 ANOS DE ALTERNATIVA)

LUÍS MIGUEL GONÇALVES

RUI SALVADOR (25 ANOS DE ALTERNATIVA)

TRIUNFADORES PORTUGUESES EM ESPANHA

Cavaleiro: DIEGO VENTURA e JOÃO MOURA JÚNIOR

Novilheiro: JOÃO AUGUSTO MOURA

Bandarilheiro: PEDRO GONÇALVES

Picador Revelação: SIMÃO NEVES

Picador: RAFAEL TRANCAS

Peão de Brega: DIOGO VICENTE

Fotógrafo: RICARDO RELVAS

Ganadaria: PALHA

PROGRAMA:

4 DEZEMBRO l Local: Latiníssimo Clube

- 21h30 l Colóquio “O Forcado: Complemento ou figura central da Festa Brava”

Moderador: João Cortesão

Intervenientes: Dr. Pires da Costa; Simão Comenda; João Simões

- 23h30 l Festa Jornal “ O Farpas”

5 DEZEMBRO

- 15h30 l Tenta Pública l Local: Monumental Celestino Graça (Entrada Livre)

Cavalo: Mateus Prieto

Forcados: Grupo Forcados Amadores do Futuro de Santarém

A pé: Pedro Gonçalves; Cláudio Miguel e João Carreira

- 23h30 l Festa Revista “ Contra Barreira” l Local: Latiníssimo Clube

7 DEZEMBRO

- 22h30 l Gala do Toiro 2009 l Local: Latiníssimo Clube

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Teste com ferros curtos e compridos "à espanhola" organizado pela ANGF


A Associação Nacional de Grupos de Forcados, vai levar a efeito um teste com os protótipos de Ferros Compridos e Ferros Curtos "à espanhola", no próximo dia 3 de Novembro, pelas 19H30, na Praça de Toiros Arena D’Évora.
Nessa tarde/noite serão toureados dois toiros pelos senhores cavaleiros Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles, que gentilmente se disponibilizaram para realizar o referido teste.

O mesmo será realizado á porta fechada, contando apenas com os intervenientes e os meios de comunicação devidamente credenciados.

As bandarilhas "à espanhola", como são conhecidas, têm um sistema de mola junto à farpa, mola esta que se solta aquando da cravagem soltando a zona da farpa, que fica cravada, da zona da madeira, que fica presa à anterior por um pequeníssimo fio de cordel. Naturalmente o balanço da madeira continua a existir mas a força que é efectuada pelo peso já não é no sentido de revirar a farpa mas sim no sentido de a puxar, coisa que não tem problema algum pois o pequeno arpão da farpa impede a sua saída. Por outro lado também deixa de se colocar a questão do embate contra uma bandarilha que fique a fazer apoio no dorso do toiro pois a madeira está desligada da farpa não tendo um apoio na base que a possa tornar perigosa.

O objectivo deste teste é comprovar a eficácia das mesmas no sentido de evitar acidentes no futuro, como o recentemente sucedido com o Ninã (Cabo do GFA Alcochete), e outros conhecidos de todos nós, com a substituição das actuais pelas agora levadas a teste.

Esperamos então pelos resultados do dito teste e aqui faremos uma reportagem sobre o mesmo.

Amanhã em directo na TVI: Rui Fernandes oferece casaca a Goucha


O cavaleiro Rui Fernandes vai oferecer amanhã uma casaca de toureiro a Manuel Luis Goucha e vai mesmo desafiá-lo a vesti-la em estúdio. O toureiro realiza assim um sonho do apresentador, que em tempos confessou gostar de ter uma casaca.
Fernandes é convidado de Goucha e Cristina Ferreira no programa "Você na TV", em directo na TVI entre as 10 e as 13 de amanhã. A não perder.


Foto M. Alvarenga

Rivera Ordoñez recebe "Medalha das Belas Artes"


Terça-Feira, 27 de Outubro de 2009, na bonita Cidade de Santander, capital da Província da Cantábria, teve lugar a atribuição da "Medalha das Belas Artes", a várias personalidades das mais diversas profissões em Espanha.

Estiveram presentes Agatha Ruiz de la Prada (moda), Miguel Bosé (música), Javier Bardem (cinema, representado por sua mãe), Francisco Rivera Ordoñez (tauromaquia) e outras personalidades mais.

Francisco Rivera Ordoñez, recebeu a medalha das mãos do Rei de Espanha, D. Juan Carlos de Bourbón.

Paulo Pessoa hoje na Campanário


Tal como acontece todas as terças-feiras, a Rádio Campanário - Voz de Vila Viçosa recebe esta noite mais uma edição do programa "Tauromaquia", da responsabilidade de Hugo Calado.

Na edição de hoje, irá dar-se conta de toda a actualidade taurina, bem como fazer a antevisão das corridas do proximo fim-de-semana e claro poderá ainda ouvir a habitual rubrica "Baú do Aficionado" com Marco Gomes.

Na edição de hoje Hugo Calado vai ainda estar á conversa com Paulo Pessoa de Carvalho e ainda oferecer bilhetes para um espectáculo taurino.

Este é um programa onde você pode participar enviando mensagens, através do mail radio.campanario@sapo.pt .

Mais uma edição a não perder, das 21 às 22 horas em www.radiocampanario.com ou então na frequencia de 90.6FM. Um programa que será antecedido por fados e flamencos e que será repetido quarta-feira ás 19 horas.

Dia 3 testam-se as bandarilhas de segurança


A Associação Nacional de Grupos de Forcados, vai levar a efeito um teste com os protótipos de Ferros Compridos e Ferros Curtos no próximo dia 3 de Novembro, pelas 19H30, na Praça de Toiros Arena D’Évora.

Nessa tarde/noite serão toureados dois toiros pelos senhores cavaleiros Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles, que gentilmente se disponibilizaram para realizar o referido teste.

Este teste será realizado à porta fechada.