terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Marco José assinala 15 anos de alternativa



O cavaleiro Marco José cumpre esta temporada o 15º aniversário da sua alternativa e projecta assinalar a efeméride em algumas corridas ao longo da época.
Prestes a fazer 36 anos (em 26 de Janeiro) e apoderado há seis pelo antigo cabo fundador dos Forcados de Évora, João Nunes Patinhas, residindo há três anos em Évora, Marco José nasceu nas Caldas da Rainha e estreou-se nas arenas em 16 de Agosto de 1986 numa corrida realizada na Batalha, onde repartiu cartel com José Maldonado Cortes, José Zuquete, António Raúl Brito Paes e o matador José Manuel Pinto, bem como com os Forcados da Azambuja, tendo-se lidado toiros do Engº Lopo de Carvalho.
Fez a prova de praticante nas Caldas da Rainha a 15 de Agosto de 1992 ao lado de Luis Miguel da Veiga, Paulo Caetano, João Salgueiro e Ricardo Teixeira Duarte. Lidaram-se toiros de Rosa Rodrigues e as pegas estiveram a cargo dos Amadores de Montemor.
Tomou a alternativa no Campo Pequeno em 6 de Julho de 1995 na XXXI Corrida TV, apadrinhado por Paulo Caetano. Foram testemunhas Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Rui Salvador e José Manuel Duarte.
Como momentos mais marcantes da sua temporada, recorda a "encerrona" com seis toiros de Murteira Grave em Vila Franca de Xira no ano do centenário da praça (2001), a lide de tr~es toiros da ganadaria espanhola Miura (dois em V. Franca e um no ano passado em Moura) e ainda a sua estreia em Las Ventas, Madrid, há cinco anos, onde foi premiado com volta à arena após forte petição de orelha.
Na foto da direita, Marco José com o cavalo "Girassol", ferro Martín Burgos, um dos actuais craques da sua quadra.

Fotos Rita Barreiros e Luis Azevedo/Estúdio Z

Sem comentários:

Enviar um comentário