quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Nove anos depois da sua morte, Júlio Robles lembrado em Salamanca no próximo sábado



O Ayuntamiento de Salamanca vai prestar no próximo sábado pública homenagem à memória do matador de toiros Júlio Robles, falecido faz amanhã, 14 de Janeiro, nove anos. O acto decorrerá no sábado e não no dia de amanhã, aniversário da morte do Maestro de Fontiveros (Salamanca) precisamente para que a ele possa assistir e comparticipar um maior número de pessoas.
Às 13h30, junto à estátua que perpectua a imagem e a memória de Robles, defronte de La Glorieta, a praça de toiros de Salamanca (obra do escultor Salvador Amaya, na foto da direira), o capelão da Federação de Peñas Taurinas, Estanislao Gómez Santamaría, rezará uma oração pelo toureiro, a que se seguirá a leitura de um texto alusivo à sua figura.
Posteriormente - informa hoje o site "burladero.com" - o Alcalde de Salamanca, Julián Lanzarote, acompanhado por um familiar do toureiro, depositará uma coroa de flores aos pés da estátua.
Finda a homenagem, a Banda Municipal interpretará o novo pasodoble dedicado a Júlio Robles, intitulado "Compás de Verónicas", composto pelo maestro Manuel Rico Gómez, enquanto se recitará um poema da autoria do crítico tauromáquico Toño Blázquez.
Júlio Robles morreu há nove anos, depois de ter vivido onze numa cadeira de rodas, em consequência da dramática colhida sofrida em Béziers, França, que cortou a sua brilhante carreira quando era já figura indiscutível do toureio.

Fotos D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário