domingo, 11 de abril de 2010

Boa tarde de touros em Barrancos


Por ocasião da Feira do Presunto, assistimos hoje a um agradável festival misto em Barrancos.

Luís Rouxinol abriu praça da melhor forma; depois de dois ferros compridos de boa nota, Rouxinol crava o primeiro curto em que dada a emoção do mesmo escuta logo música, segue com a cravagem de três ferros curtos de qualidade e um de palmo; termina com um inevitável e emocionante par de bandarilhas; marca da casa e sinal de que as coisas correram da melhor forma.

Francisco Cortes depois de brindar ao Presidente da Câmara local, Sr António Tereno, traçou uma lide em que depois de algum desacerto nos compridos, abranda o nervosismo e começa com três curtos de emoção sendo o terceiro por dentro com o toiro a apertar, coloca para terminar dois de palmo de correcta execução, adornando-se com piruetas na cara do oponente. Gostámos de ver este Cortes em que apareceu mais afinado e com a garra e a alegria de sempre.

O Real Grupo de Forcados de Moura pegou o primeiro touro por Carlos Sota numa rija pega á segunda tentativa, o segundo foi pegado de forma correctíssima por Xavier Cortegano com uma sublime primeira ajuda de José Marques (Pénalti); não nos esquecemos de repetir que este forcado é um dos grandes da forcadagem Nacional na posição de primeira ajuda, eu não consigo lembrar-me de nada parecido, quanto mais igual.

Na parte apeada pese embora a sua disponibilidade e o nosso respeito por quem se mete diante de um toiro, não nos deixou qualquer sombra de dúvida porque é que Canales Rivera não vingou ainda no toureio. Faz uma “faena” sempre com a mão direita, sem argumentos e sobretudo sem vontade.

Jairo Miguel, a coqueluche do toureio Espanhol, veio a Barrancos para triunfar; numa faena com arte e poderio; o novilho não o deixou luzir no capote, mas Jairo desforrou-se na muleta, com um toureio inicial por derechazos com emoção, escuta musica logo de inicio, a seguir deixa boas séries pela direita, sempre com “arrogância” toureira, experimenta e bem com a esquerda, onde consegue duas boas séries de naturais, deixou excelente ambiente e deu provas das grandes esperanças que toda a aficion lhe deposita.

António João Ferreira teve um inicio de faena logo por naturais, seguindo depois com derechazos; no entanto o vento impediu um pouco o seu labor, mas ainda assim deixou bom sabor de boca este jovem matador.

Nuno Casquinha está ai em força, e brindou-nos com uma boa faena; começa por derechazos de emoção, na segunda série remata da melhor forma com um passe de peito como mandam as regras, consegue um toureio ligado e em redondo, troca de mão e deixa mais uma boa série de naturais; uma faena bastante completa e emotiva a que este jovem novilheiro nos ofereceu.

Fica no entanto o reparo da pouca diversidade de passes tanto de capote como de muleta que os toureiros na generalidade nos mostraram esta tarde; a variedade de passes ainda é alguma, no entanto apenas vimos: verónicas, derechazos e alguns naturais.

Os novilhos cumpriram tanto em apresentação como em comportamento e pertenciam á ganadaria local de Couto de Fornilhos; a causa era nobre (Bombeiros Voluntários) e a praça praticamente encheu, no final era notória a satisfação a todos os níveis, do seu principal organizador: O grande aficionado local Sr Noémio Caçador, a quem deixamos um grande Olé.

Num dia em que na nossa geografia taurina apenas havia mais duas corridas de toiros, nota-mos a ausência da maior parte da comunicação taurina Nacional neste triunfante festival Barranquenho.

Dirigiu da melhor forma o Sr Francisco Farinha, coadjuvado pelo Médio Veterinário Matias Guilherme.


Sem comentários:

Enviar um comentário