sábado, 10 de abril de 2010

Joana Andrade a "senhora que se segue"



A Tauromania foi ao Redondo, actual residência da cavaleira Joana Andrade, em casa de João Anão, falar com a "senhora que se segue" na história da Tauromaquia Nacional.

Em Portugal apenas existem duas cavaleiras com Alternativa, Ana Batista, que dará a Alternativa este sábado a Joana Andrade e Sónia Matias.

Joana nasceu em Lisboa, a 19 de Outubro de 1987, mas cedo se mudou para Atalaia (Montijo) onde iniciou o seu gosto por cavalos e pela tauromaquia em geral. Estreou-se como Cavaleira Amadora a 9 de Maio de 2004, na praça da Figueira da Foz e tirou a prova de Cavaleira Praticante a 2 de Junho de 2006 em Coruche.

Este sábado terá a sua prova mais importante até á data, onde recebe a Alternativa das mãos de Ana Batista ( escolhida pela própria Joana para ser a Madrinha) pela primeira vez será uma cavaleira a dar alternativa a outra cavaleira, perante toiros da prestigiada Ganadaria espanhola dos Herdeiros de Guardiola Fantoni, e terá como testemunha o Cavaleiro Manuel Caetano. Para as pegas estarão em praça os Grupos de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Montijo e Redondo, na praça daquela que considera ser a sua terra, no Montijo.

A Tauromania foi conhecer a "base" da nova promessa do toureio feminino em Portugal e da conversa resultou a seguinte entrevista:


Tauromania (T)- Como é ser mulher num mundo tradicionalmente de homens, como é o “Mundo dos Toiros”?

Joana Andrade (JA)
- Ser mulher hoje em dia não é muito diferente, julgo eu, que ser homem. O mundo dos touros é um mundo difícil muito fechado em si mesmo onde as oportunidades escasseiam e onde é preciso muito trabalho e perseverança para se vingar.


T - Depois de Ana Batista e Sónia Matias, a Joana será a 3ª mulher portuguesa a receber a Alternativa, no próximo sábado no Montijo, das mãos de Ana Batista. É um sonho concretizado ou o inicio de um sonho?

JA -
A alternativa foi para mim um sonho que tive na minha tenra infância, há dois ou três anos passou a ser uma certeza e agora um dia que está já ai.
Claro que vai ser muito, mesmo muito especial, é a primeira vez na história da tauromaquia que uma mulher recebe a alternativa concedida por outra mulher. O mundo está cada vez mais justo e a tauromaquia mais bonita ( risos).
A possibilidade da cerimónia ser na praça Amadeu Augusto dos Santos no Montijo, a dois passos da Atalaia, terra que me viu crescer é o realizar de um sonho lindo, tenho a certeza que a Nossa Senhora da Atalaia vai lá estar para olhar por mim.


T - Em Espanha, Noélia Mota, rejoneadora, ficou em 4º lugar do escalafón espanhol com 43 act.; 101 o; 12 r. Em Portugal, num futuro próximo vamos ter a Joana no topo do nosso escalafón?

JA -
O sonho de qualquer toureiro e estar no topo do escalafon. Para mim tourear é quase como respirar, faz me falta para me sentir bem comigo própria. Se lá vou chegar? Eu trabalho todos os dias nesse sentido.


T - Como é que a Joana concilia os estudos do curso superior de Ciências e Tecnologia Animal, na Universidade de Évora, com os treinos e as corridas?

JA-
Quando o querer é grande tudo se resolve, ainda ontem dia 8 fiz oral a nutrição e correu bem.


T - Quais são as suas referências em termos de Cavaleiros e Toureiros?

JA -
Gosto muito da classe do Antonio Ribeiro Telles, admiro o arranjo dos cavalos do Pablo Hermoso de Mendonza e é impressionante constatar como sabe de touros João Moura.


T - De todos os cavalos que já montou e viu montar, qual é o cavalo que a Joana gostaria de ter na sua quadra?

JA -
O ano passado na RTP Memoria vi uma corrida em que onde toureou o Tupi Lupi do Paulo Caetano e fiquei siderada, é pena que já não ande por cá. Esse sim gostava de o ter.


T - Fale-nos um pouco da sua quadra para 2010. Quais as novidades?

JA -
Tenho uma quadra que me permite dormir descansada e sonhar com lides perfeitas, pena é o toiro que por vezes complica tudo (risos).
De saída tenho:
Moreno, castanho, origem Argentina "o poderoso"
Poeta, lazão, árabe com o ferro Lopes Aleixo "o sempre disponível"
Serafim, castanho, lusitano com o ferro José Paulo, vai ser o seu primeiro ano
De curtos tenho:
Ideal, castanho, com o ferro Norberto Pedroso "o experiente"
Narcótico, ruço, lusitano com o ferro Anão "o artista"
Peluche, ruço sem ferro luso árabe "o tem que ser"
Cueca, lazão, árabe, ferro Zé da Cueca "o habilidoso"
Nenuco, lazão, lusitano, ferro Jaime Abrantes, vai ser o seu primeiro ano
Uranio, palomino, ferro Anão, vai ser o seu primeiro ano.


T - Que importância dá ao papel da internet na divulgação actual da Festa?

JA -
Hoje em dia a internet é de uma importância enorme na divulgação da tauromaquia é uma ferramenta muito importante se não a mais importante. Pois permite estar constantemente actualizada, é possível graças á internet saber-se ao instante tudo o que se passa pelo mundo taurino global. É para mim a revolução da informação taurina bem como da divulgação.


T - Uma mensagem para os aficionados portugueses que vão Sábado ao Montijo.

JA -
Que dia 10 de Abril seja uma data linda e o principio de uma caminhada que quero longa e de partilha de alegria e triunfos entre nós...

Sem comentários:

Enviar um comentário