segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Triunfo de Humberto Flores do México

Quarta Corrida da Temporada Grande de 2010-2011 na Monumental Praça de Toiros de Insurgientes na Cidade do México.

Domingo, 28 de Novembro de 2010 - Cerca de um quarto da lotação preenchida.

Toiros da Ganadaria de Julián Handam, nobres, justos de forças, com execpção do terceiro com classe. O quarto foi premiado com arraste lento.

Humberto Flores - uma orelha e silêncio depois de aviso.

Alejandro Talavante - volta à arena e silêncio depois de aviso.

Mario Aguilar - silêncio e silêncio depois de aviso.

Já pode ter a sua "Agenda Taurina 2011"!



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Foi oficialmente apresentada no passado dia 24 na Casa del Reloj, em Arganzuela (Madrid) a "Agenda Taurina 2011", de Vidal Perez, este ano dedicada à cidade francesa de Nimes e à sua praça de toiros - entre outros temas.
Digna de figurar na biblioteca de qualquer aficionado, mais que uma agenda, é uma verdadeira enciclopédia e um excelente manual de consulta para quem gosta da Festa Brava.
Presentes no acto de lançamento (foto de cima), Maria Dolores Navarro Ruiz, presidente do distrito de Arganzuela, Daniel Jean Valade, alcaide de Nimes, Cipriano Hernández, alcaide de Bejar (Salamanca), o jornalista Benjamin Remacha, o ganadeiro Victoriano del Rio e Bruno Delaye, embaixador de França em Espanha, entre outros.
Os interessados em ter a agenda podem contactar e pedi-la pelo telem. 0034.629501713 ou pelo mail info@templesl.com.

Foto Ricardo Relvas

Madrid: Aparício quer mano-a-mano com Morante



Pepe Luis Segura, novo apoderado do matador Júlio Aparício, anunciou hoje à agência EFE que vai propor à empresa "Taurodelta" um mano-a-mano com Morante de la Puebla (foto da esquerda) para a reaparição do diestro em Las Ventas, Madrid, na próxima Feira de Santo Isidro.
A intenção de Aparício é voltar a Madrid "em grande" depois da gravíssima cornada que ali sofreu em 21 de Maio (foto de cima).
"O regresso de Aparício será um acontecimento, algo muito esperado por todo o mundo. Para que se cumpra como algo muito importante, penso propor à empresa que nesse dia se anuncie com Morante, outro grande" - justifica Pepe Luis Segura.

Fotos D.R.

Tertúlia Aeminium (Coimbra) distingue figuras da Tauromaquia


A Tertúlia Aeminium, de Coimbra, distinguiu, pelo segundo ano consecutivo, diversas figuras da Tauromaquia, fazendo no próximo sábado, 4 de Dezembro, a entrega destes troféus.
Os galardoados foram:
Prémio Prestígio/Cidadão do Mundo: atribuído a José Samuel Lupi, Mário Coelho, Simão Comenda e Vasco Lucas - qualquer dos quatro ultrapassaram as nossas fronteiras com a sua arte e o seu saber, sendo reconhecidos em todo o mundo taurino.
Prémio Carreira e Cultura: Paulo Caetano - pelos trinta anos de toureio e por ter dado à estampa mais um livro, dando assim um contributo mais para o enriquecimento da Cultura Taurina no nosso País.
Prémio Imprensa: Rádio Portalegre - pela qualidade, longevidade e isenção em defesa da Festa.
Prémio Carreira: José Luis Gomes (ex-cabo dos Amadores de Lisboa) e Fernando Coelho (cabo dos Amadores de Portalegre) - pelos anos dedicados aos grupos que capitanearam; o primeiro com a suprema dificuldade de substituir Nuno Salvação Barreto; e o segundo, pela forma honrada e valente com que reagiu aos momentos dramáticos que o seu grupo viveu.
Prémio Aficion e Amizade: Eduardo Arimateia - por poucos serem tão assíduos como ele às corridas de toiros e nenhum calibrar como ele o peso da palavra amizade.
Prémio Altruismo: Paulo Florentino (Forcados Amadores de Arronches) - pelo seu acto de coragem e altruismo ao pôr a sua integridade física em risco para defender a cavaleira Noélia Mota, que se encontrava inanimada na arena, honrando assim a figura do forcado no mundo.

Foto João Dinis

Franceses experimentam nova "puya"



Entre outros projectos apresentados em França pela União das Cidades Taurinas está esta nova "puya", inventada por Alain Bonijol, menos destrutiva e mais certeira, que será experimentada na próxima temporada e foi já usada por picadores em sessões à porta fechada.
Se os resultados da experiência forem positivos, a União das Cidades Taurinas alterará o regulamento no que respeita à sorte de picar.

Fotos D.R.

Ana Batista no livro "Profissões" de Mário Galiano



Ana Batista foi a figura do toureio eleita pelo famoso fotógrafo Mário Galiano, que entre variadas profissões inclui também a de cavaleiro tauromáquico no seu livro que este noite é lançado em Lisboa, no Museu do Oriente, junto às docas de Alcântara.
O livro intitula-se precisamente "Profissões" e no acto de lançamento é também inaugurada uma exposição de fotografias das personagens que o autor escolheu para a sua obra.

Fotos Mário Galiano/"Profissões"

Noélia Mota recebe troféu


Ainda em fase de recuperação do grave acidente sofrido em Setembro em Marbelha, a cavaleira espanhola Noélia Mota já foi autorizada pelos médicos, bem mais cedo do que estava previsto, a montar. E na semana passada esteve presente no acto de entrega de prémios da Peña Taurina de Villacañas, onde recebeu o troféu "melhor rejoneador da temporada" pela sua faena realizada em 11 de Agosto a um toiro da ganadaria de Pilar Población, a que cortou as duas orelhas.
Na categoria de matador de toiros, foi distinguido Miguel Abellán (à esquerda) pela sua actuação no dia 10 de Agosto, com um toiro de El Sierro, tendo saído em ombros pela porta grande.

Foto José Luis Graci

António Vaz Antunes premiado em Espanha


O cavaleiro praticante António Vaz Antunes foi na semana passada premiado pela Peña Taurina Jadraqueña com o troféu de triunfador da Feira del Cristo de Jadraque (Espanha), realizada em Setembro.
O acto decorreu no restaurante local "La Palma" e na altura foram ainda distinguidos, pelas suas trajectórias, os matadores de toiros Juan Mora e Fernando Robleño.

Foto D.R.

Vila Franca homenageou Catalunha



Vila Franca de Xira prestou sexta-feira passada significativa homenagem à aficion da Catalunha.
A festa começou com uma tenta no Cabo em que participaram Serafín Marín (na foto de baixo), António João Ferreira (que substituiu o anunciado Vitor Mendes, ausente em Quito, no Equador, onde participará num festival) e Nuno Casquinha.
À noite teve lugar um debate no auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira com a participação dos matadores Joaquim Bernardó e Serafín Marin, com moderação a cargo do director da revista "Novo Burladero", João Queiroz (foto de cima).

Fotos Clemente Guerreiro

Sem Fortinho vai ser mais chato...

Com o Fortinho e a Cristina no "Você na TV" da TVI - onde vamos em breve voltar!

Miguel Alvarenga - Bom dia a todos. Depois da atribulada semana e da comemoração, sexta-feira, dos 18 anos da minha princesa Maria Ana, cumpri mais um divertido fim-de-semana no Linhó, com mais frio que nunca e agora com o Fortinho quase de partida. Termina no próximo fim-de-semana a sua pena, após vários fins-de-semana de extraordinário convívio (não faltou uma vez!) e já com uma amizade sólida que ficará para sempre.
Vai ser mais chato o Linhó sem o nosso cantor. Mas é mesmo assim: uns vão, outro vêm! A casa está animada e a nova malta é fixe. Já sou um dos veteranos e não há meio de me "expulsarem"...
Inicio mais uma semana de trabalho, com dias que vão ser repartidos entre Lisboa e a cidade-museu. O tempo não está p'ra Vespas - é pena!
O "Farpas" de 5ª feira está o máximo! - ficam já avisados.
Uma óptima semana para todos!

Foto Rita Barreiros/Arquivo

"Farpas" presta homenagem à Marquesa da Graciosa

Os Marqueses da Graciosa na "antiga" Feira da Golegã


João Cortesão presta esta quinta-feira no semanário "Farpas" homenagem à Marquesa da Graciosa, recentemente falecida.
"A história de uma grande Senhora" - a não perder, "p'ra que a terra não esqueça!".

Fotos D.R.

Ventura estreou novos cavalos em festival


Diego Ventura estreou no sábado dois novos cavalos no festival que se realizou em Carmona (Espanha) numa praça coberta instalada no recinto da Feira Internacional do Cavalo de Carmona.
Ventura, que no próximo dia 20 ruma ao México para cumprir até Março a sua primeira campanha naquele país, cortou duas orelhas e um rabo, numa tarde em que se homenageou o Maestro Ortega Cano e em que o matador Daniel Luque conquistou o maior êxito ao indultar um novilho de Torreherberos.
Completaram o cartel os diestros Finito de Córdoba (orelha), Juan José Padilla (duas orelhas e rabo), Salvador Vega (duas orelhas e rabo) e o novilheiro Rafael Cerro (orelha). O novilho sobrero foi lidado no final por todos os participantes.

Foto Carlos Nuñez

"El Fandi" e Ponce colhidos em Lima



"El Fandi" sofreu ontem em Lima (Perú) uma cornada superficial (não grave) de duas trajectórias durante a quarta corrida da Feira Taurina local, um espectáculo onde também Enrique Ponce sofreu aparatosa voltareta, este sem consequências de maior.
Lidaram-se toiros de La Ahumada e Ponce cortou a única orelha da tarde no seu primeiro, escutando silêncio no segundo; "El Fandi" foi silenciado em ambor; e Miguel Ángel Perera escutou ovação no primeiro toiro e silêncio no segundo.
Foi mais uma tarde de sustos que propriamente de triunfos...

Fotos "tauromaquia.com"

29 de Novembro

O bandarilheiro praticante Duarte Alegrete está hoje de parabéns.
O bolasetetouradas.blogspot.com deseja ao amigo Duarte um feliz dia de aniversário e que conte muitos.

29 de Novembro


A cavaleira praticante Alda Maria está hoje de parabéns.
O bolasetetouradas.blogspot.com deseja a amiga Alda um feliz dia de aniversário e que conte muitos.

Ganadaria Palha em Madrid em 2011

A Empresa Taurodelta já tem compradas as corridas de touros e novilhadas que formam a estrutura ganadera da próxima temporada na Praça de Touros de Las Ventas em Madrid.

Segundo disse à comunicação social taurina espanhola Martínez Uranga, “Temos já compradas 40 corridas de touros”, que deu a conhecer o nome das divisas principais, como é o caso de Victorinao del Río, Núñez del Cuvillo, Puerto de San Lorenzo , Alcurrucén, Garcigrande, Partido Resina e a ganadaria portuguesa Palha.

Martínez Uranga deu ainda a conhecer um novo elemento da equipa, Carlos Zúñiga Jr, que irá ter o trabalho de campo em vários locais de Espanha e também em Portugal.


Praça de Toiros por 600.000 euros

25 NOV 2010

Deverá estar para "explodir" uma das maiores polémicas dos últimos tempos.

A construção de uma praça de toiros no Campo da Feira de Azambuja. A interditada "monumental de zinco vai finalmente para a sucata e dará lugar a um edificação de alvenaria a cargo da EMIA.

Para António Jorge Lopes da coligação de direita , a situação é vergonhosa numa época de crise. Para a CDU custa acreditar que o município gaste dinheiro assim e para o Bloco de Esquerda é um escândalo que tal venha acontecer nos tempos que correm.

Para o PS a proposta passou na câmara e segue para a Assembleia municipal, para o presidente trata-se de um investimento segundo o princípio "utilizador-pagador", só que no portal da transparência a Câmara de Azambuja é que aparece sempre a pagar toiradas e novilhadas no valor de mais de 38.000 euros.

Ou seja, a câmara não utiliza, mas paga.

Mais para ler na edição de Novembro do Correio de Azambuja

domingo, 28 de novembro de 2010

Rui Paim expõe em Vila Viçosa

O artista plástico Rui Paim expõe em Vila Viçosa, por ocasião dos 25 anos da Rádio Campanário.

Este açoreano natural da Ilha Terceira e conhecido apaixonado pela Festa Brava, vai expôr 15 das suas obras que invocam temas taurinos.

Rui Paim é também um conhecido escultor de medalhas e foi ele que excutou a medalha de homenagem a Nuno Salvação Barreto, cabo fundador dos Amadores de Lisboa.

Don Benito (Badajoz)

Inaugurará uma nova praça em 2011, será uma praça Multiusos, na qual poderão ter lugar Corridas de Toiros, bem como actividades culturais e musicais. As obras desta nova Praça deToiros, enncontram-se em bom ritmo.

Por enquanto ainda não é do nosso conhecimento oqual o cartel que será montado para a inauguração de mais uma Praaça de Toiros no País Vizinho. pois tanto o Alcalde como a Peña Taurina local, pretendem constituir um cartel com Figuras.

Arturo Saldívar no México

Confirmará alternativa na Monumental Praça de Toiros de Insurgientes na Cidade do México, fazendo assim a sua estreia na maIior Praça do Mundo. Este acontecimento terá lugar no Domingo 12 de Dezembro de 2010.

Sabe-se já que outro toureiro a integrar o cartel, será o francês Sebastián Catella, que no passado Domingo, 19 de Novembro triunfou ao cortar duas orelhas, a dois dos seus oponentes.

Arturo Saldívar, tomou a alternativa o passado mês de Outubro na Praça de Toiros de Guadalajara, onde triunfou ao cortar duas orelhas a um sobrero de regalo e saíu em ombros nessa tarde, precisamente a primeira como Matador de Toiros.

Foi um dos Novilheiros de maior destaque na passada temporada em Espanha.

Estão por definir quem será o terceiro matador, e qual a Ganadaria a lidar.

Arturo Saldívar, já actuou com êxito depois de tomar a alternativa na sua terra natal, Teocaltiche e em Monterrey.

Exposição de Pintura na Tertúlia Alhandra A Toireira

Realiza-se entre 26 de Novembro e 18 de Dezembro com o horário das 15 horas as 20 horas nos dias utéis e das 15 horas as 22 horas ao fim de semana, uma exposição de Pintura Taurina da autoria do pintor Jorge Alexandre.
A Tertúlia "Alhandra a Toireira" tem sede na Rua Vasco da Gama n.º 35 em Alahndra.
A Inauguração terá início às 20 horas do dia 26 de Novembro e encerrará no dia 18 de Dezembro que contará com a presença do ilustre Académico da Academia Nacional de Belas Artes Vitor Escudero que proferirá uma palestre subordinada ao tema "A Pintura Taurina e os seus Artistas".

Mateus Prieto hoje na Rádio Portalegre

Foto:D.R.

O jovem cavaleiro praticante Mateus Prieto é o convidado em estúdio de Lourenço Mourato e Hugo Teixeira, em mais uma edição do programa 3 Tércios, na Rádio Portalegre.
Durante a entrevista, Mateus Prieto, que venceu o troféu cavaleiro revelação 2010 daquela estação emissora, vai fazer um balanço da época, entre outros aspectos que marcam ainda a sua curta carreira.

O programa vai para o ar este Domingo, entre as 22:00 e as 23:00, nas frequências de 100.5 FM; 104.5 FM
através da Rádio Campo Maior e ainda na internet em: www.radiportalegre.pt

João Moura Caetano já sonha com a temporada 2011

Foto:D.R.

O cavaleiro João Moura Caetano prepara já a nova temporada, não só em termos logísticos como em termos de imagem pública.
No que diz respeito à sua equipa, os bandarilheiros mantêm-se e como já foi noticiado anteriormente terá mais um reforço na quadrilha com a entrada fixa do moço de espadas Sérgio Batista. Relativamente aos apoderados não haverá também alterações, assim sendo e também como já é do conhecimento público, em Espanha o seu apoderado é Jacinto Alcon e em Portugal continuará a ser o reconhecido João Pedro Bolota.
A grande novidade do cavaleiro de Monforte passa por uma maior importância que passará a dar aos órgão de comunicação social relacionados à festa brava e não só, já que foi criado um gabinete de imprensa que terá como objectivo divulgar todos os acontecimentos e novidades relacionados ao cavaleiro. Este gabinete de imprensa foi criado justamente para informar melhor e directamente todos os aficionados e admiradores do toureio de Moura Caetano, sendo também uma forma de estreitar cada vez mais a relação dos cavaleiros com a imprensa e com o público. O e-mail do gabinete de imprensa é gabinete.imprensa.mouracaetano@gmail.com.
Informamos ainda que o site do cavaleiro continuará disponível no endereço www.joaomouracaetano.net. Tanto o gabinete de imprensa como toda a equipa e o próprio João Moura Caetano, pretendem que este sitio na internet esteja cada vez mais actualizado para que todos os interessados na carreira profissional do cavaleiro, possam aceder e saber sempre todas as novidades e acontecimentos da temporada.
Este é mais um passo na carreira do cavaleiro que demonstra respeito pela comunicação social e pelos aficionados, estreitando laços entre a arte do toureio e a informação para o grande público.

G.I. João Moura Caetano

Novo membro na equipa de Brito Paes

A partir desta data numa época de grandes desafios, o cavaleiro António Brito Paes, após um final de temporada em crescendo, vê reforçada a sua equipe com a entrada para apoderado de Francisco Penedo, que irá com Américo Manadas gerir a carreira do mesmo.

Francisco Penedo tendo concluído uma temporada com os bons resultados, vem reforçar com o seu trabalho e empenho, o que Brito Paes pretende para os próximos tempos, ou seja, uma gestão mais dinâmica coincidente com os êxitos que o toureiro tem conquistado em praça.

Apreciação aos Sites de Tauromaquia

Análise do Semanário "Farpas". Pelo segundo ano consecutivo, a direcção do Semanário Taurino "Farpas", fez uma análise a todos os sites de tauromaquia nacionais.

A apreciação que nos foi feita através da pontuação que nos foi consedida no ano de 2009, deixou-nos muito lisonjeados, e deu-nos mais alento e forças para continuarmos daí em diante com mais empenho diáriamente na elaboração e publicação de notícias neste nosso site.

Ficámos pois todos quantos aqui colaboram desinteressadamente, com mais vontade e empenho no sentido de fazermos mais e melhor, para que este site podesse ser cada vez mais do agrado de todos quantos diáriamente nos visitam e assim consultam todas as notícias que aqui são publicadas.

A prova de que a classificação que nos foi dada, foi um incentivo para todos, e um reconhecimento ao nosso trabalho, veio um ano mais ser reconhecido na análise feita pelo Senhor Miguel Alvarenga, Director do Semanário Taurino "Farpas", ao ser-nos concedida a nota máxima.

Assim sendo o Taurodrómo.com e o Tourobravo.com, foram pois considerados os dois melhores sites de tauromaquia da actualidade. Não podemos e não devemos adormecer à sombra desta pontuação. Devemos sim, nos esforçar mais e melhor para que se possa manter o actual nível de informação.

O Director Senhor Luis Gamito e todos os colaboradores de Taurodromo.com, estão de parabéns pelo seu esforço diário, e por terem o cuidado de aqui publicarem as mais variadas e interessantes noticías de tudo o que se passa no nosso Planeta Taurino, o qual engloba os Países onde se realizam Corridas de Toiros, como são os casos de: Portugal, Espanha, França, Venezuela, México, Equador, Perú, Colombia e Estados Unidos ds América (Estado de São José da Califórnia).

Foto: O diestro José Miguel Arroyo "Joselito", num Derechazo com muito temple e suavidade.

sábado, 27 de novembro de 2010

Jornada Taurina em Vila Franca de Xira

Mais uma vez o Clube Taurino Vilafranquense realizou uma excelente jornada taurina para promover a festa brava.
Com a denominação de "Vila Franca com o Toureio na Catalunha", realizou-se ontem pelas 15 horas um tentadero na muito bem cuidada praça de tentas do Cabo da Lezíria que contou com o matador Espanhol Serafim Marin, António João Ferreira que veio substituir o anunciado Victor Mendes "o seu avião ficou retido no Equador" e o novilheiro Nuno Casquinha.
Lidaram-se novilhas gentilmente cedidas pelo ganadero Nuno Casquinha.
Pela noite palestra "Ser aficionado e Toureiro Catalão" que contou com a participação dos matadores de toiros catalãos Joaquim Bernadó "professor da Escola de Madrid" e Serafin Marin. Este colóquio foi moderado pelo decano dos críticos taurinos Portugueses João Queiroz, director da revista taurina Novo Burladero.
Não perca em breve a reportagem fotográfica deste dia passado em Vila Franca de Xira.

R. C.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

João Moura Caetano prepara nova temporada

O cavaleiro João Moura Caetano prepara já a nova temporada, não só em termos logísticos como em termos de imagem pública.
No que diz respeito à sua equipa, os bandarilheiros mantêm-se e como já foi noticiado anteriormente terá mais um reforço na quadrilha com a entrada fixa do moço de espadas Sérgio Batista. Relativamente aos apoderados não haverá também alterações, assim sendo e também como já é do conhecimento público, em Espanha o seu apoderado é Jacinto Alcon e em Portugal continuará a ser o reconhecido João Pedro Bolota.


A grande novidade do cavaleiro de Monforte passa por uma maior importância que passará a dar aos órgão de comunicação social relacionados à festa brava e não só, já que foi criado um gabinete de imprensa que terá como objectivo divulgar todos os acontecimentos e novidades relacionados ao cavaleiro. Este gabinete de imprensa foi criado justamente para informar melhor e directamente todos os aficionados e admiradores do toureio de Moura Caetano, sendo também uma forma de estreitar cada vez mais a relação dos cavaleiros com a imprensa e com o público. O e-mail do gabinete de imprensa é gabinete.imprensa.mouracaetano@gmail.com.
Informamos ainda que o site do cavaleiro continuará disponível no endereço http://www.joaomouracaetano.net/.


Tanto o gabinete de imprensa como toda a equipa e o próprio João Moura Caetano, pretendem que este sitio na internet esteja cada vez mais actualizado para que todos os interessados na carreira profissional do cavaleiro, possam aceder e saber sempre todas as novidades e acontecimentos da temporada.
Este é mais um passo na carreira do cavaleiro que demonstra respeito pela comunicação social e pelos aficionados, estreitando laços entre a arte do toureio e a informação para o grande público.

Conferência sobre Tauromaquia este Sábado em Vila Viçosa


Será já no próximo Sábado que a Rádio Campanário – Voz de Vila Viçosa irá comemorar o seu 25º aniversário.


Para comemorar as “Bodas Prata”, a Rádio Campanário vai realizar no dia 27 de Novembro pelas 15 horas, uma conferência sobre Tauromaquia.

Sendo uma Rádio que sempre apoiou a Festa Brava, a conferência conta com as presenças do matador de toiros Vítor Mendes, do cavaleiro tauromáquico Paulo Caetano, o ganadero e Presidente da Ass. Portuguesa de Criadores de Touros de Lide, João Santos Andrade, Paulo Pessoa de Carvalho, empresário e antiga glória da forcadagem e José Cáceres, conhecido apresentador do programa “Arte e Emoção”, tendo como moderador Hugo Calado. De referir ainda que esta conferencia irá ser transmitida em directo pela Rádio Campanário.

Mas este dia especial, contará ainda com uma exposição de pintura taurina da autoria do conceituado Artista Plástico Rui Paim das Neves. A encerrar a tarde, todos os presentes contarão com um cocktail de Touro Bravo no espeto, entre outras iguarias alentejanas, durante o qual actuará a acordeonista Bianca Luz, do Grupo musical “Flor de Lis” e a 5ª melhor no mundo em acórdion.

Este evento vai contar com a presença de várias entidades do governo dos quais a Rádio Campanário vai receber oficialmente o Certificado de Utilidade Pública decretada nos termos do Decreto de lei número 470/77 de 7 de Novembro, atribuída no dia 7 de Maio de 2010 pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, estando já confirmadas as presenças do Excelentíssimo senhor Secretário de Estado da Cultura, da Excelentíssima Governadora-Civil de Évora, do Eurodeputado Dr. Capoulas Santos, do Deputado Eng. Luís Capoulas, do Deputado Bravo Nico, do Presidente do Município de Vila Viçosa e do Dr. Ceia da Silva, Presidente da Turismo Alentejo e de outras entidades regionais e locais.

Relativamente às entradas, apesar de serem gratuitas serão limitadas e sujeitas a confirmação, através do telefone: 268980222 ou para mais informações basta aceder ao site www.radiocampanario.com .

Dia 17 Gala Equestre em Évora


Será no próximo dia 17 de Dezembro, que a Arena D’Évora receberá pelas 21h:30m uma gala equestre levada a efeito pela empresa Terra Brava de Carlos Pegado.


Será um espectáculo de João Ribeiro Telles, com a presença da Família Ribeiro Telles e do fadista António Pinto Bastos, entre muitos outros.

O Cavalo Lusitano, rei da planície Alentejana e da lezíria do Ribatejo, amado pelas famílias portuguesas e reconhecido em todo o mundo!!!

Em liberdade no seu estado puro e selvagem ou mais tarde, após uns anos de trabalho, consegue movimentos tão airosos e subtis que mais parece um bailarino.

Com um carácter agressivo e ao mesmo tempo doce, consegue unir-se de tal modo ao seu cavaleiro que formam um só conjunto de rara beleza.

É toda essa emoção que poderá sentir ao vivo.

Poderá ver como este magnífico animal pode integrar-se na dança clássica ou no Hip-Hop moderno, como ele pode desafiar uma guitarra ou como ele próprio pode ser o fandango e o folclore português.

Espectáculo único com espírito da família portuguesa e enquadrado na mais bela época do ano “O Natal”.

O balanço e as novidades da empresa Toiros & Arena


Decorreu no passado sábado em Santarém, um jantar com colaboradores da empresa Toiros & Arena, que serviu para fazer um balanço do que foi a actividade da empresa no ano de 2010 e que foi considerado positivo e com espectáculos de bom nível.


A empresa foi responsável pela organização de 5 corridas à portuguesa, divididas pelas praças de Arronches, Póvoa de São Miguel e as desmontáveis instaladas em São Pedro de Rates, Morais e Baião, colaborando ainda na montagem de três festivais (Arronches, Angra do Heroísmo e Izeda) e uma corrida mista (Santa Eulália). A empresa apostou ainda nos nossos artistas no estrangeiro, levando a Espanha vários cavaleiros e grupos de forcados.

Assim, foram contratados pela empresa os seguintes Cavaleiros de Alternativa: Gilberto Filipe (3 vezes), João Salgueiro, Luís Rouxinol e Marco José (todos por duas vezes), Rui Salvador e Sónia Matias (por uma vez). Numa prova que também existe uma aposta nossa no futuro da festa, foram contratados os Cavaleiros Praticantes: Marcelo Mendes (10 vezes), Alexandre Gomes (2 vezes), Alda Maria e Mateus Prieto (por uma vez). Foram ainda contratados uma vez o rejoneador José Miguel Callejón e o matador de toiros Sérgio Santos "Parrita".

Variados foram os grupos de forcados que actuaram para nós: Arronches (13 vezes), Ramo Grande e Tertúlia Tauromáquica do Montijo (3 vezes), Arruda dos Vinhos e Póvoa de São Miguel (2 vezes) e por uma vez os grupos de Alter do Chão, Azambuja, Chamusca, Cuba, Moura e Redondo.

Quanto a ganadarias, vieram de Espanha algumas ganadarias sonantes como as de Aguadulce ou Aldeanueva, que proporcionaram bons espectáculos, tal como a de El Risco, que saíu extraordinária. De Portugal lidou-se um bom curro de Herds. Manuel Rafael Cary, um curro de Francisco Luís Caldeira e um sobrero de Branco Núncio.

Quanto a projectos para 2011, a empresa não levantou muito o véu, mas irão certamente surgir surpresas, pois têm em mão vários projectos em praças desmontáveis e organizarão também alguns espectáculos em parceria com outras empresas, podendo concorrer a uma ou duas praças. Para já, a empresa contará com dois novos colaboradores; o bandarilheiro António Pedro, para os espectáculos chamados "menores", com especial incidência na juventude e o taurino espanhol Francisco Cáceres, que colaborará com a empresa além fronteiras.

Nesse jantar, que acabou em tertúlia, a empresa salientou que foi a única que veio a público apoiar a empresa Aplaudir e o Presidente Moita Flores na semana anterior aos festivais de Santarém e trouxe de todo o país e de Espanha, mais de três dezenas de colaboradores.

Foi ainda referido, a satisfação e a importância que tem uma empresa taurina, pois conseguiu criar mais de 200 postos de trabalho durante o ano de 2010 e levou pela primeira vez um espectáculo taurino à localidade de São Pedro de Rates, que certamente repetiremos em 2011.

A empresa irá também apoderar alguns toureiros e as novidades poderão surgir muito em breve. Para já, o espectáculo espanhol de cavalos "Cultura Ecuestre" é a primeira novidade da empresa, que os irá representar em Portugal.

A apresentação da temporada da empresa será realizada em Março, em data e local a designar.

Os triunfadores 2010 do Sortilégio Bar Club


- Melhor Cavaleiro de Alternativa: João Salgueiro
- Melhor Cavaleiro Praticante: Tomás Pinto
- Melhor Cavaleiro Amador: João Maria Branco
- Melhor Matador de Touros: Luís Procuna
- Melhor Novilheiro: Daniel Nunes
- Melhor Bezerrista: João Carreira
- Melhor Grupo de Forcados: Amadores de Montemor
- Melhor Ganadaria: Passanha
- Melhor Peão de Brega: João Prates “Belmonte” – João Pedro Juca
- Melhor Bandarilheiro: Claudio Miguel
- Melhor Empresa: Gestoiro-Eventos
- Imprensa Taurina- Site – Toureio.com
Publicação – Ruedo Ibérico
- Troféu Internacional – Portugal – Rui Fernandes –
Espanha – Leonardo Hernandez
Revelação Cavaleiro de Alternativa: António Brito Paes
- Revelação Cavaleiro Praticante: Mateus Prieto
- Revelação Cavaleiro Amador: António Prates

Menções Honrosas:
GFA. Monsaraz -
GFA. S. Manços –
Carlos Fernandes (Ganadaria Eng. Luis Rocha)

A iniciativa parte da gerência do Sortilégio Bar Club, em Reguengos de Mosaraz, e pretende premiar com este novo conceito todos aqueles que fazem honrar o bom nome da tauromaquia portuguesa, como seria de todo impossível nomear todos artistas e figurantes desta antiga tradição, foram apenas realçados os que achamos que deveriam ter especial destaque em cada posição da festa taurina tendo em conta as suas actuações na época transacta.
Atribuindo um prémio a cada triunfador.
A noite promete ser de todo inesquecivel e memoravel para todos aqueles que vivem a verdadeira aficcion na pele.

RUI FERNANDES VENCE TROFÉU EM REGUENGOS DE MONSARAZ

Rui Fernandes foto:D.R.
A Casa Inácio Ramos Jr anunciou hoje que o cavaleiro Rui Fernandes vai receber do Sortilégio Bar Club, em Reguengos de Monsaraz, o troféu Triunfador Internacional, no decorrer da 1ª Gala do Toiro Bravo, levada a cabo por aquele estabelecimento comercial.
A gala realiza-se dia 3 de Dezembro, 6ªfeira, a partir das 23h30 no Sortilégio Bar Club.
A casa Inácio Ramos Jr recorda ainda que o cavaleiro Rui Fernandes recebeu também no passado sábado o "Troféu Triunfador Internacional 2010" da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz e irá receber proximamente o "Troféu Máximo Triunfador" da Feira de San Sebastian de los Reyes 2010 e o "Troféu Triunfador Internacional 2010" da Rádio Portalegre.

Vítor Ribeiro envolvido em campanha solidária



Peña Taurina Sergio Galan homenageou José Lupi

José Lupi no decorrer da homenagem foto:D.R.

O cavaleiro tauromáquico José Lupi mostrou-se bastante emocionado no decorrer de uma homenagem, em Espanha, pela sua trajectória.
A iniciativa foi promovida pela Peña Taurina Sergio Galan, na localidade de Tarancón.
Durante a cerimónia, o rejoneador Sergio Galan entregou a Lupi um lenço para simbolizar a respectiva homenagem, momento que deixou bastante sensibilizado o cavaleiro retirado.
José Lupi foi uma das maiores figuras do toureio a cavalo, fez história também em Espanha e brilhou durante vários anos, do outro lado da fronteira ,nomeadamente nos "Los jinetes del apoteosis", composto por Ángel e Rafael Peralta, Álvaro Domecq e Lupi.

Afinal...Não há fumo sem fogo! Pessoa deixa Ana Batista. Cavaleira volta para Maurício e Gomes

Ana Batista volta para Maurício do Vale e José Luís Gomes

Vimos comunicar que a partir de hoje foi acordado que o apoderamento da cavaleira Ana Batista deixa de estar a cargo de Paulo Pessoa de Carvalho, que entendeu em conjunto com a cavaleira deixar de continuar a gerir a sua carreira.
Este virar de página, foi acordado e aceite como o final de um ciclo, sendo que por questões profissionais a relação que os unia não poderá continuar.

A nova equipe que irá gerir os destinos da cavaleira, será a mesma que o fez anteriormente à época Paulo Pessoa de Carvalho, ou seja a partir de agora será a dupla Maurício do Vale e José Luis Gomes que irão gerir o percurso profissional da cavaleira de Salvaterra.

É uma passagem de testemunho pacífica e natural, que tem como único objectivo a continuação de uma carreira de triunfo e sucesso que a cavaleira merece.

in toiros&cultura.com

Alguns dos elementos que componham em 2010 a equipa de Ana Batista
Foto:D.R.

"Belmonte" regressa à quadrilha de Rui Fernandes


João Prates "Belmonte" é o substituto de Hugo Silva na quadrilha do cavaleiro Rui Fernandes - acaba de anunciar o apoderado Inácio Ramos Júnior.
"Belmonte" regressa desta feita à equipa do cavaleiro da Charneca da Caparica, depois de já lá ter "militado" nas temporadas de 2004, 2005 e 2006.
Nos dias em que estiver livre, informa ainda o apoderado, sairá também com a cavaleira praticante Isabel Ramos.

Foto D.R.

Frente de Acção Pró Taurina elege triunfadores da temporada


A Frente de Acção Pró Taurina, louvável movimento desencadeado na rede social Facebook, divulgou hoje a lista de triunfadores da temporada, eleitos por votação dos seus seguidores:
Prémio Defesa da Tauromaquia - Moita Flores, Gabriela Canavilhas e Elísio Summavielle.
Melhor cavaleiro - João Salgueiro.
Melhor cavaleiro praticante - Tomás Pinto.
Melhor matador - Luis Vital "Procuna".
Melhor ganadaria - Murteira Grave.
Melhor grupo de forcados - Amadores de Vila Franca de Xira.
Melhor pega - António Alfacinha (Grupo de Évora) a 16 de Maio em Évora.
Melhor empresa - "Aplaudir" (João Pedro Bolota).

Angra: Câmara financia Tertúlia com 150 mil euros para organizar Sanjoaninas!

Apesar da oferta do empresário tauromáquico João Duarte (residente há alguns anos na Ilha Terceira) para organizar as corridas de toiros das festas Sanjoaninas em 2011 sem qualquer patrocínio da autarquia, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, presidida por Andreia Cardoso, preferiu entregar a "empreitada" à Tertúlia Tauromáquica Terceirense... concedendo-lhe um apoio financeiro de 150 mil euros.
O protocolo - e o momento da sua assinatura - foi hoje divulgado no site oficial da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Instado a comentar, João Duarte limitou-se a dizer: "Lamento que a Câmara não tenha optado por uma proposta que não lhe custava um cêntimo. Presumo que esteja cheia de dinheiro. Desejo felicidades à organização da Tertúlia. E reafirmo o que disse há dois anos numa entrevista ao jornal 'Farpas' - com o dinheiro dos outros, qualquer um é empresário. O mais difícil é sê-lo com o nosso investimento e risco próprio...".

Andreia Cardoso, presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, assinando o protocolo com Arlindo Teles (à esquerda),
presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense
Foto site oficial da CM de Angra
Empresário João Duarte ofereceu-se
para organizar as Sanjoaninas
sem receber um cêntimo da Câmara...
Foto D.R.

Acredite quando ler no "Farpas"! Mai nada...

"Farpas" - edição do passado dia 21 de Outubro


21 de Outubro, jornal "Farpas" - "Paulo Pessoa de Carvalho decidiu dar por terminada a relação de apoderamento que mantinha com a cavaleira Ana Batista - confirmou o próprio ao nosso jornal, embora não o tenha ainda anunciado oficialmente".

22 de Outubro (dia seguinte), comunicado de Paulo Pessoa de Carvalho dado à estampa em todos os sites e restante imprensa taurina - "Relativamente a rumores sobre ter chegado ao fim o apoderamento que ligava a cavaleira tauromáquica ao seu apoderado, venho aqui esclarecer que as mesmas não passam de especulações (...) A Ana Batista tem a sua carreira gerida por uma equipa e não apenas por um apoderado, equipa essa constituída pelo Paulo Pessoa de Carvalho e este ano também pelo senhor Francisco Penedo. (...) Isto para dizer que a equipa se mantém e nada mudou. (...).

28 de Outubro, Miguel Alvarenga na secção 'farpas' do jornal "Farpas" - "Quanto ao comunicado de Paulo Pessoa de Carvalho - nem merece comentários. O 'Farpas' não é um jornal de doidos. Não acordei um dia e apeteceu-me escrever que eles nos tinha dito que 'estava cheio do apoderamento' (...) e que "acabava o apoderamento' (...) Não é tolerável que tenha vindo a público, quinta-feira passada, procurando desmentir a notícia avançada nesse dia pelo nosso jornal. Melhor dizendo: procurando desmentir-se a ele própripo, porque o que está escrito na nossa última edição são palavras suas... não do jornal".

Semana passada, comunicado da empresa "Toiros & Cultura" (de Paulo Pessoa de Carvalho), dado à estampa em todos os sites da especialidade - "Francisco Penedo, que durante a temporada agora finda fez parte da equipa de cavaleira de Salvaterra, termina as suas funções por motivos de ordem profissional".

Hoje, comunicado da empresa "Toiros & Cultura" - "Vimos comunicar que a partir de hoje foi acordado que o apoderamento da cavaleira Ana Batista deixa de estar a cargo de Paulo Pessoa de Carvalhp, que entendeu em conjunto com a cavaleira deixar de continuar a gerir a sua carreira. Este virar de página foi acordado e aceite como o final de um ciclo, sendo que por estas questões profissionais a relação que os unia não pode continuar. A nova equipa que irá gerir os destinos da cavaleira será a mesma que o fez anteriormente a Paulo Pessoa de Carvalho, ou seja, a partir de agora será a dupla Maurício do Vale e José Luis Gomes que irão gerir o percurso profissional da cavaleira de Salvaterra. É uma passagem de testemunho pacífica e natural, que tem como único objectivo a continuação de uma carreira de triunfo e sucesso que a cavaleira merece".

Moral da história - O "Farpas" avançou em 21 de Outubro, há mais de um mês, a notícia que Paulo Pessoa de Carvalho se apressou a desmentir (apesar de ter sido ele quem nos deu a novidade, na altura) e que mais de um mês depois veio, afinal, confirmar. Havia, de facto, fumo. E havia, na verdade, fogo.

Moral da história (II) - Apesar dos que querem fazer crer o contrário, caro aficionado, continue a acreditar quando ler no "Farpas". Somos profisissionais. Não andamos aqui a brincar e a fazer comédia. Como os outros. Como a Cambada. Mai nada!...