sexta-feira, 11 de março de 2011

Breve entrevista a Falé Filipe

Carlos Falé Filipe

A sua ganadaria está presente neste festival desde a primeira edição, porquê?

Acima da tudo porque quero dar a minha comparticipação e solidariedade a favor da Abrigo, pela ajuda que proporciona e proporcionará à população destes concelhos.

A passagem da ganadaria nos festivais da Abrigo já deixou algumas marcas na memória dos aficionados, que toiros foram estes?

Realmente houve dois exemplares que saíram muitíssimo bem, um deles foi lidado pelo praticante Pedro Maria e o outro, que deu uma lide extraordinária e de enorme “cumplicidade”, pela mão do Maestro Vítor Mendes, os quais, realmente ficaram na memória.

Essas marcas são importantes também para a ganadaria?

A minha participação no festival visa principalmente o fim de solidariedade a que se destina, mas é claro que este festival se reveste em si de bastante importância para a tauromaquia, especialmente na promoção do toureio a pé. Por isso mesmo é também benéfico para apresentar a qualidade dos produtos que a minha ganadaria tem.

Sendo uma das mais recentes ganadarias, tem já colhido bons frutos e em sentido ascendente, a que se deve o sucesso?

A chave do sucesso é, sem dúvida, o querer e a dedicação, a vontade de saber e acima de tudo, gostar de toiros. Há um longo e intenso trabalho.

Todas as ganadarias têm ciclos mais ou menos positivos, já sentiu isso na sua divisa?

Felizmente, por enquanto não. A ganadaria tem vindo sempre, até ora, num sentido ascendente, e o ciclo tem sido verdadeiramente positivo, é claro que nem todos os toiros saem bem, mas isso é natural e intrínseco. O que também acontece é que o toureiro quer ter sorte com o toiro, mas eu digo que o toiro também quer ter sorte com o toureiro. Na verdade, muitas vezes como ganadero sinto que determinado toiro tinha mais para dar, mas isso também é inerente.

Quais as perspectivas para a ganadaria nesta temporada?

As expectativas são boas até porque em princípio tenho todos os toiros vendidos, restando apenas alguns novilhos. Claro que isto também revela o bom momento que atravessamos.

Em concreto para o festival da Abrigo está escolhido?

O novilho toiro da ganadaria Falé Filipe vai ser lidado pelo Maestro Victor Mendes. Dei à escolha entre dois novilhos e ainda não foi definitivamente escolhido, mas para qualquer dos dois tenho boas perspectivas. Até porque com o carisma que o festival da Abrigo tem já, é de todo o meu interesse que corra bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário