terça-feira, 12 de julho de 2011

Fernando Coelho

No passado dia 8 de Julho, o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre virou mais uma página do seu denso livro, com uma corrida de toiros que ficará na memória de todos os que marcaram presença.
O espectáculo estava marcado para as 22:00 horas, mas às 19:00 já muitos actuais e antigos forcados estavam ansiosos à porta do Hotel, de forma a prestarem a sua homenagem ao Homem que os guiou e orientou nesta “nobre arte de pegar Toiros”.
Fernando Coelho, sempre transpareceu ser um homem enxuto de emoções e conciso em palavras. Mas tal como José Mourinho, em vitórias especiais tudo se torna diferente e nessa noite tudo foi distinto.

Fernando Coelho de barrete verde esbatido na mão fez questão de brindar aos 30 e tal forcados fardados a pega do seu último toiro. As primeiras ajudas couberam ao seu filho Horácio, com mais de 10 épocas no grupo, levando consigo a emoção e a responsabilidade em doses iguais.
Apesar dos seus poucos cabelos brancos, Fernando Coelho provou sem necessidade, que sempre teve coração e forma física para efectuar o que fosse necessário dentro de praça.
Após longa e merecida volta à praça com os braços pesados pelas flores, aconteceu o momento alto da noite: a passagem de testemunho entre cabos, pertencendo a Francisco Peralta arrecadar a jaqueta com que Fernando Coelho ombreou durante 13 anos como cabo e outros tantos como forcado.
A corrida terminou cerca da 1:00 do dia seguinte começando o jantar por volta das 2:30.
Os discursos terminaram pelas 8:00 da manha e sei que às 11:00 ainda havia festa rija no local…

Um grande abraço amigo Fernando Coelho.

José Portela
Luís Martins
João Carlos Queiroga
António Quintino

Sem comentários:

Enviar um comentário