domingo, 10 de julho de 2011

Obrigado, Fernando!

Fernando Coelho entrega a jaqueta a Francisco Paralta

O filme de um momento único...




Foto.www.touroeouro.com








A despedida do meu amigo Fernando Coelho, esta sexta-feira em Portalegre, foi muito emotiva e acima de tudo muito digna.
O Fernando merecia esta festa na praça José Elias Martins, pelo trabalho que desempenhou como cabo, pelas tristezas e alegrias que viveu durante 13 anos nessa mesma função.
Aquela pega que executou de forma soberba, levava consigo a força e a união de um grupo e as memórias de dois forcados que perdeu ao longo da sua chefia, Pedro Belacorça e Francisco Matias.
Fernando, a tua despedida foi linda!
A primeira ajuda que o teu filho Horácio deu na tua pega foi sublime.Através do Horácio continuas muito bem representado no grupo!
Estiveste bem a citar, a recuar e a fechar, foste um herói, um exemplo para todos aqueles que sonham bater as palmas a um toiro.
Deixas história, foste um exemplo.
Quanto à corrida, perante ¾ de casa lidaram-se toiros de António Silva bem apresentados e a oferecerem bom jogo aos toureiros, com ressalva do quinto da ordem.
Joaquim Bastinhas: Confirmou naquela arena que é toureiro de Portalegre. O público gosta do seu toureio popular e alegre e nesse sentido deve repetir.
Rui Salvador: Desenhou a lide mais séria e mais redonda dentro da pureza do toureio. O cavaleiro dos ferros impossíveis está a subir de dia para dia nesta temporada de 2011.
Luís Rouxinol: Está imparável. Com um toureio diversificado, a chegar às bancadas, o de Pegões tem resposta para tudo e conquista tudo e todos.
Sónia Matias: Passou por Portalegre com uma lide que alcançou bons e maus momentos. Mesmo assim deixou ambiente.
João Moura Caetano: Infelizmente o seu público não teve a oportunidade de ver o seu toureio fino e recheado de arte. O pior da noite calhou ao jovem de Monforte. Mesmo assim esforçou-se para tirar faena onde ela não existia.
João Maria Branco: Não quero exagerar, mas penso que vamos ter toureiro! Acredito no seu valor e em Portalegre esse mesmo valor foi bem patente. Cativou o público e ganhou o “passaporte” para a corrida de Setembro.
Grupo de Forcados Amadores de Portalegre: Noite de glória como já referi no início deste texto.
Pegaram pelo grupo da cidade que acolheu José Régio os forcados Artur Dominguez (1ª), Nelson Batista (2ª), Fernando Coelho (1ª), Francisco Paralta, o novo cabo (1ª), Ricardo Almeida na pega da noite (1ª) e Luís Cabaço (3ª).
Dirigiu José Tinoca, assessorado pelo Dr. José Guerra.
A embolação esteve a cargo do José Paulo e o cornetim de serviço foi o portalegrense Nuno Narciso que foi bastante ovacionado ao longo da noite, após as suas intervenções.
A fechar este apontamento, um grande olé à empresa Gestoiro de Paulo e Rodrigo Tendeiro pelo cartel que montou em Portalegre. O povo compareceu e saiu bastante satisfeito. Ganhou a festa!

Em breve mais fotos! A crónica fotográfica desta corrida histórica vai continuar através da objectiva de Luís Mourato “El Pitica”

Sem comentários:

Enviar um comentário