quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aí vai disto!...


Miguel Alvarenga - Sou pouco dado a estas modernices da internet, como sabem. Odeio mesmo... mas tem que ser!
Criei este "blogui" há mais ou menos dois anos e poucos meses. Uma semana depois, como se lembram, anunciei que o parava. Não gostei da experiência. Mas depois continuei...
Intrigava-me um facto: não sei (nem queria saber) como se coloca aquele "conta-quilómetros" que muitos sites e blog's têm (penso que verdadeiros...) onde se dá conta dos visitantes que por aqui andam. Queria - e não sabia como... - avaliar quantos aficionados vinham "beber notícias" aqui ao "Farpas Blogue". Tinha a percepção de que eram muitos, mas não tinha dados.
Sábado passado, depois da corrida na Terrugem, estive com o Hugo Teixeira - que, embora alentejano (desculpa a brincadeira, adoro o Alentejo e os alentejanos, como bem sabes!), é homem de grande sapiência nestas coisas modernas da internet. Perguntei-lhe, ele explicou-me, admiradíssimo com o facto de em dois anos e tal, eu nunca ter ido ver aqui no "blogui" as estatísticas dos visitantes. E eu fui.
"Clica-se em Design, vai-se a Estatísticas e está lá tudo, de que país são os visitantes, a que horas vêm, os picos de audiência, os visitantes por mês, por ano, por dia, por hora, enfim, tudo", disse-me o Huguinho.
E garantiu-me: "Aquilo não é aldrabice, é a verdade. Recolhida pela base de dados do Google".
Fiquei entusiasmadíssimo com a descoberta. Aquilo aqui há tanto tempo e eu nunca tinha ido ver. Comemorei então com este "baldinho" de cerveja, à maneira, que o Hugo retratou e ontem colocou no seu blog "diário taurino", afirmando que se tratava da minha "cerveja informática", assim como a célebre "tablete" do Hugo Calado, para transmitir as touradas "minuto a minuto"...
No caminho de Évora para Lisboa, domingo, vinha ansioso por chegar a casa e ver tudo isso no computador. E fui ver. Fiquei pasmado. Mais de um milhão de visitantes desde que o "blogui" arrancou, mais de 100 mil só no mês de Julho, o que dá uma média de mais de 25 mil por semana...
Não conheço ninguém do Google, nem eles me conhecem a mim. Não me podem estar a "favorecer", a mentir. Aquilo são dados verdadeiros.
25 mil almas por semana vêm-me aqui ler? Nunca imaginei... No dia em que anunciei "a bomba" depois das 23 horas (quarta-feira passada), só entre as 22 horas e as 2 da matina, vieram 6 mil curiosos aqui ao "Farpas Blogue"! Afinal, o futuro está aqui. Nesta "loucura" moderna chamada internet.
Sendo assim, não posso vacilar. Com o jornal parado temporariamente, vou reforçar em grande o "blogui" e fazer dele ainda maior e mais atractivo. Continuem a andar por cá. Eu também vou aqui estar!
Já agora, muito obrigado a todos pela preferência!

Foto Hugo Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário