segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Forcados de Santarém: A glória e o triunfo nasceram há 96 anos!

Alguns dos cabos que fizeram história no mais emblemático grupo de forcados do país: Gonçalo da Cunha Ferreira, Carlos Grave, Diogo Sepulveda (actual cabo), Carlos Empis e Pedro Figueiredo (Graciosa).

96 anos 96

Foi no dia 8 de Agosto de 1915 - há precisamente noventa e seis anos - que foi fundado o Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
Nesse dia, na antiga praça de toiros de Almeirim, um Grupo comandado por um jovem de 17 anos e constituído por uma dezena dos seus amigos, pegaram 10 toiros, que haviam sido toureados por David Godinho e D. Alexandre Mascarenhas “Fronteira”.
Estariam, obviamente, longe de imaginar a que quase 100 anos depois esse mesmo Grupo continuaria activo, sem qualquer interrupção, em defesa dos mesmos valores que eles próprios advogavam.
Resta-nos, pois, agradecer ao nosso Cabo fundador António Abreu, mas também a Diogo do Rego, a João da Costa, a Manuel Esteves, a Joaquim de Aguiar, a Miguel Calado, a João Figueiredo, a Fernando de Vasconcelos, a José Maria Antunes, a José Maria Pedroso e a Casimiro Igrejas. Mesmo sem o saberem, constituíram a nossa segunda família...
Parabéns GFAS!!
in:www.forcadosdesantarem.com
Foto:D.R.

1 comentário:

  1. Parabéns Forcados de Santarém, vocês são o exemplo do que é ser forcado, pena é que alguns grupos tenham pessoas à frente que nunca serão cabos nem forcados, são apenas pessoas que procuram protagonismo através da festa brava, voc~es têm um grande homem como cabo, Deus vos ajude e dê a maior sorte que Nossa Senhora de Fátima os abençoe, uma fã vossa e madrinha de um grupo que não a mereçe

    ResponderEliminar