sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Homenagem dia 15: praça das Caldas terá nome de Manuel dos Santos




Quase 40 anos depois da sua morte num trágico acidente de viação a escassos quilómetros de Vendas Novas, a praça de toiros das Caldas da Rainha prepara-se para ser baptizada com o nome de Manuel dos Santos.
Genuína lenda viva da tauromaquia portuguesa, o toureiro e mais tarde empresário tauromáquico Manuel dos Santos é o alvo de uma grande iniciativa que pretende homenagear e imortalizar aquele que é, ainda hoje, considerado o maior matador de toiros português.
Numa organização da empresa dirigida por Nuno Alves e Paulo Pessoa de Carvalho, que conta com o apoio da PróToiro (Federação Portuguesa das Associações Taurinas) e da APET (Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos), a corrida de homenagem ao toureiro ocorre na próxima segunda-feira, dia 15, na praça das Caldas da Rainha.
Criado desde pequeno pelo seu avô, Manuel dos Santos 'Passarito', que na sua juventude fora toureiro, desde cedo incutiu no neto a afición à tauromaquia. Manuel dos Santos tomou a alternativa de bandarilheiro em Lisboa, em Julho de 1944; actuou com êxito em Portugal e em Espanha e entre 1948 e 1953 toureou também nas praças do México, França, Colômbia, Venezuela, Equador, Moçambique e Angola. Inventou um passe de muleta, a dossantina. Em 1950 actuou em 93 corridas de toiros, colocando-se em 1º lugar no escalafón, lista dos matadores com mais corridas toureadas em todo o Mundo. Em 1951 matou um toiro em plena praça do Campo Pequeno, tornando-se o primeiro matador de toiros português a matar um toiro no seu país. Retirou-se a 18 de Outubro de 1953 no Campo Pequeno mas a sua afición levou-o a voltar às arenas em 1960, regressando às principais praças do mundo até 1963, último ano em que actuou como profissional em Portugal. Depois de retirado, manteve actuações anuais em festivais de beneficência, tendo sido o último a 23 de Setembro de 1972.
Manuel dos Santos foi quem levou a televisão para os toiros através das famosas e míticas transmissões das nocturnas do Campo Pequeno. Entre as inúmeras condecorações recebidas destacam-se a de Espanha como Cavaleiro da Ordem de Isabel, a Católica, e por Portugal, a título póstumo, como Comendador da Ordem de Benemerência, e com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas.
A arena da Praça das Caldas da Rainha receberá, assim, no próximo feriado, 15 de Agosto, um cartel de luxo em consagração de Manuel dos Santos. Os artistas serão os cavaleiros António Ribeiro Telles e Manuel Telles Bastos e o matador Vítor Mendes, bem como os grupos de Forcados de Santarém e das Caldas da Rainha. Os toiros serão da ganadaria de Manuel Assunção Coimbra.

Fotos D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário