Mostrar mensagens com a etiqueta fonte www.farpasblogue.blogspot.com. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta fonte www.farpasblogue.blogspot.com. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 7 de abril de 2009

Sommer não toureia sábado na Terrugem


Ainda a restabelecer-se de uma recente intervenção cirúrgica (as melhoras, Maestro!), na sequência da fractura numa perna sofrida quando se preparava para o regresso às lides, o veterano cavaleiro José Luis Sommer D'Andrade (na foto, com Emídio Pinto) não actuará no próximo sábado no festival da Terrugem, onde se homenageia o Dr. Francisco Palha Botelho Neves, afamado ganadeiro e prestigiado advogado, há vários anos radicado naquela simpática vila alentejana.
A organização não anunciou ainda quem o substituirá, mas o "Farpas" sabe da existência de contactos com o apoderado do cavaleiro praticante Duarte Pinto. Apesar de se tratar de um praticante, que legalmente não pode fazer a substituição de um cavaleiro de alternativa, esse problema pode aqui não se colocar, uma vez que os cartazes impressos que anunciam Sommer como actuante foram confeccionados quando o cavaleiro já se encontrava impossibilitado de tourear e por isso pode não ser interpretada a troca como uma substituição - explica fonte da organização do festejo do próximo sábado na Terrugem.

Mais um escândalo: praça de Setúbal pode ir à vida...


É mais um escândalo, a juntar a outros como o do derrube da praça de Viana do Castelo e o do abandono a que foi votada a praça de Estremoz: o "Farpas" soube junto de fonte ligada a este processo que a praça de toiros de Setúbal, denominada "Carlos Relvas", pode também ir à vida e nem sequer realizar corrida esta temporada.
O processo arrasta-se há já alguns meses, tem sido acompanhado pela Câmara local e opõe as duas partes que são co-proprietárias da "Carlos Relvas": de um lado está Jorge Pereira dos Santos, o empresário que ali tem dado as corridas e do outro a família que detêm "a outra metade" da praça e cujo desinteresse pelos toiros é há muitos anos manifesto. Os "sócios" de Pereira dos Santos pretendem vender a praça de toiros, a fim de ser derrubada e dar lugar a um empreendimento.
O assunto está complicado e pode já levar este ano à inactividade taurina da "Carlos Relvas", ainda por cima degradada em alguns locais e muito provavelmente interditada em breve pela Inspecção-Geral de Actividades Culturais (IGAC).

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Morreu Vitor Direito, fundador do "Correio da Manhã"


Faleceu hoje, aos 78 anos, Vitor Direito, fundador do "Correio da Manhã" há 30 anos e recordado ao "Farpas Blogue" por Manuel Andrade Guerra como "um dos melhores jornalistas da segunda metade do Século XX e um português às Direitas, como o seu nome parecia profetizar".
"Não faltarão, nos próximos dias, declarações e textos piedosos, alguns certamente desprovidos de verdadeiro sentimento. A nós, aos que tivemos o privilégio de usufruir do seu exemplo e, sobretudo, da sua amizade, faltam-nos palavras, fica-nos uma incomensurável saudade", afirma Andrade Guerra.
O corpo do jornalista vai estar amanhã, sexta-feira, em câmara ardente na Capela de Santo António, no Estoril e a missa de corpo presente realizar-se-à no sábado às 10h30, seguindo o funeral para o cemitério de Rio de Mouro, ao meio-dia.
Deus lhe conceda o merecido descanso.

Alcochete: Moura Jr. em vez do pai


Confirmado: João Moura Júnior deverá substituir seu Pai na corrida do próximo domingo, dia 5, na praça de toiros de Alcochete. João Moura está ainda impossibilitado de tourear, dada a infecção pulmonar que lhe foi diagnosticada há duas semanas e cuja recuperação requer um largo período de repouso e sobretudo a ausência de esforços físicos.
A substituição deverá ser anunciada amanhã pela empresa "Toiros & Tauromaquia", de António Manuel Cardoso, ficando o cartel composto por António Ribeiro Telles, João Salgueiro e João Moura Júnior, que faz a sua apresentação na temporada portuguesa depois da brilhante campanha nas Américas no último Inverno e antes de se apresentar na Real Maestranza de Sevilha na próxima Feira de Abril.
Na corrida do próximo domingo em Alcochete participa também, lidando um novilho em espectáculo de variedades taurinas, o cavaleiro amador Miguel Moura.
Lidam-se toiros da ganadaria de José Samnuel Lupi e pegam os Forcados Amadores de Montemor e de Alcochete.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cortes sai: Paulo Pessoa assume comando interino dos Amadores de Montemor

Ontem houve uma reunião de antigos e actuais elementos do Grupo de Forcados Amadores de Montemor onde ficou decidido que Paulo Pessoa de Carvalho assumirá a título interino a chefia do grupo durante esta temporada, por impossibilidade de José Maria Cortes se manter em funções - por motivos profissionais.
Esta situação, acabada de confirmar ao "Farpas Blogue" pelo próprio Paulo Pessoa de Carvalho, foi decidida durante um jantar realizado esta noite no restaurante do Hipódromo do Campo Grande, que contou com a presença de antigos e actuais forcados do grupo.
"Dentro das minhas possibilidades e a par das actividades empresariais e de apoderamento dos meus toureiros, farei tudo o que puder para corresponder da melhor forma a esta missão para que fui escolhido, dada a impossibilidade do actual cabo assumir a chefia do grupo durante esta temporada ou, pelo menos, nos primeiros meses da época", explicou Paulo Pessoa.
"Não se trata - frisa - de uma mudança de cabo, mas sim de uma substituição temporária, agradeço que isso fique bem claro".
Pessoa de Carvalho deverá assumir já o comando do grupo a partir da corrida da Ovibeja, no início de Maio, em Beja, um fim-de-semana em que o Grupo de Montemor terá duas importantes intervenções: nesta corrida e da no dia seguinte (domingo) na praça de Montemor.

Marinha Grande: tourada sem problemas!


Apesar das tentativas dos anti-taurinos ensaiadas junto da Câmara Municipal para evitar a sua realização, a tourada do próximo domingo, 5 de Abril, na Marinha Grande, vai por diante e sem problemas - garante António Morgado, na foto, organizador do espectáculo.
A favor do Spor Lisboa e Marinha, a efectuar em praça portátil instalada no campo de futebol, esta corrida reúne em cartel os cavaleiros Vitor Ribeiro, Ana Batista e Tomás Pinto, os Forcados de Vila Franca de Xira e do Aposento da Moita e toiros de Santa Maria (3) e São Marcos (3).

Toiros voltam à Praia da Vieira


Depois do êxito ali registado no ano passado, a empresa "Taurogénio" de João Pedrosa volta a organizar uma corrida de toiros na Praia da Vieira (Vieira de Leiria, Marinha Grande) em 19 de Julho.
Certas, para já, as presenças dos cavaleiros Rui Fernandes, Pedro Salvador e Isabel Ramos e do bezerrista mexicano "Michelito".

terça-feira, 31 de março de 2009

Exclusivo "Farpas": José Luis Gomes deixa chefia dos Amadores de Lisboa


José Luis Gomes abandonará esta temporada a chefia do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, missão que ocupa há dezassete anos, depois de ter sucedido ao histórico Nuno Salvação Barreto, fundador do grupo e seu cabo durante 48 anos - anuncia o semanário "Farpas" na edição da próxima quinta-feira.
Os Amadores de Lisboa cumprem este ano o seu 65º aniversário e apenas tiveram dois cabos ao longo da sua história. Esta semana, José Luis Gomes anuncia no "Farpas" a sua despedida das arenas e nomeia o seu sucessor - cujo anúncio fez em exclusivo ao jornal de Miguel Alvarenga, cabendo agora a decisão final aos elementos (antigos e actuais) do famoso grupo de forcados da capital.

Última Hora: Tendeiro já foi notificado da "vitória" de Pessoa no Cartaxo...

Paulo Pessoa de Carvalho mantém-se, como era de calcular, ao leme da praça de toiros do Cartaxo, ainda que a título "provisório" - avança o "Farpas Blogue" em primeiríssima mão, muito embora "oficialmente" a Câmara (proprietária da praça) tivesse feito constar que a decisão só seria conhecida amanhã.
A Câmara Municipal do Cartaxo informou esta tarde o outro concorrente à adjudicação da praça, Paulo Tendeiro (empresa "Gestoiro"), por fax, de que decidira entregar o tauródromo, a título "provisório", ao empresário Paulo Pessoa de Carvalho, com o qual, ao que tudo leva a crer, tinha as coisas previamente acertadas - de outra forma, Pessoa não teria anunciado em Fevereiro passado uma corrida para aquela praça a 1 de Maio, cujos cartazes já estão na rua.
O concurso público para adjudicação da praça realizou-se segunda-feira passada, envolto em segredo, o que indicia que terá sido feito, presumivelmente, com a intenção de não alertar possíveis concorrentes e (re)entregar a praça a Paulo Pessoa. Questionado ontem pelo "Farpas Blogue", Paulo Pessoa não quis tecer comentários sobre este delicado assunto, mas não deixou de frisar que não era por acaso que tinha já uma corrida agendada para Maio. "Não sou doido, as pessoas conhecem-me", disse.
A decisão provisória da Câmara terá a intenção, precisamente, de não prejudicar o andamento da corrida organizada por Paulo Pessoa para o dia 1 de Maio. No fax enviado a Tendeiro, a autarquia acrescenta que esta decisão será ainda discutida em reunião camarária no próximo dia 8 de Abril e só então oficializada - ou não.
Fonte próxima do empresário Paulo Tendeiro (que esta temporada se estreia na praça de Moura, onde apresentará Diego Ventura em Maio e um curro de toiros da ganadaria Miura em Julho) adiantou entretanto ao "Farpas Blogue" que a empresa "Gestoiro" não pretende aceitar esta decisão de ânimo leve e ficar "de braços cruzados". Tendeiro pretende que a autarquia se explique e fundamente as razões que a levaram a preterir uma oferta de 19.500 euros pela concessão da praça, optando pela candidatura que menos dinheiro ofereceu (12 mil).
Corrigindo uma informação dada há pouco, o "Farpas Blogue" informa ainda que no caderno de encargos não existia nenhuma cláusula especificando que a Câmara poderia optar pela proposta mais baixa, em detrimento da maior oferta.
Um caso que, pelos vistos, promete dar "folhetim" nos meios taurinos pelos tempos mais próximos..

Focados do Ribatejo pegam no festival da Moita














O Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo faz a sua estreia no próximo dia 23 de Maio no festival que se realiza na Moita, depois de recentemente ter sido finalmente admitido na Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), facto para o qual terá contribuído decisivamente a saída do cabo Joaquim José Penetra.
A entrada neste cartel dos Amadores do Ribatejo surge, segundo a empresa "TopToiros", na sequência da impossibilidade de nele participarem os Amadores do Montijo, que estavam anunciados, mas que pegam nesse mesmo dia e à mesma hora na corrida que se realiza na Monumental montijense.
O cartel do festival da Moita fica assim composto pelos grupos de Forcados do Ribatejo, da Moita e de S. Manços e pelos cavaleiros José Prates, Tito Semedo, Pedro Salvador, Álvarito Bronze, o praticante Nelson Limas e os amadores João Maria Branco e António Prates. Lidam-se novilhos da ganadaria do Engº António Silva.

Rui Fernandes (quase) em Las Ventas


Juan Hidalgo e Inácio Ramos Jr. prosseguem esta semana as conversações com a empresa de Madrid, estando cada vez mais próxima a possibilidade de Rui Fernandes (apoderado por ambos) poder participar numa das quatro corridas de rejoneio agendadas para a próxima Feira de Santo Isidro.
O cavaleiro - presente na Feira de Abril em Sevilha - pode ser o terceiro português a tomar parte na mais importante feira taurina do mundo, depois de ontem a empresa de Chopera ter anunciado a contratação de João Moura e João Moura Jr. para o cartel de 31 de Maio.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Salvaterra de Magos


Duríssima, a corrida espanhola da ganadaria Arucci lidada esta tarde em Salvaterra de Magos causou estragos nos dois grupos de forcados - Azambuja e Salvaterra - recolhendo vários elementos à enfermaria e dois toiros aos curros (um por cada agrupamento) sem chegarem a ser pegados, "vivos" como se diz na gíria. Felizmente, não há a registar ferimentos de gravidade nos forcados acidentados.
A praça de Salvaterra registou três quartos preenchidos da sua lotação e os três cavaleiros não tiveram tarefa fácil face à dureza dos toiros espanhóis, que registaram pesos superiores aos 500 quilos e dois deles ultrapassaram mesmo os 600. Irra!
João Salgueiro exibiu-se ao seu estilo, sem contudo repetir o êxito de Alcochete, mais por falta de colaboração dos toiros que por vontade ou talento seu; João Telles Júnior, que iniciou a temporada embalado por êxitos sonantes em Espanha e em Santarém, brilhou sobretudo no segundo do seu lote, podendo dizer-se que, dos três, foi o que mais se destacou esta tarde; e Francisco Palha (na foto), a quem tocou o pior lote (o último toiro precisava de óculos...), evidenciou já os progressos que se anunciavam e são fruto do "estágio" que tem feito com Ventura em Puebla del Rio. Cravou boa ferragem e surpreendeu pela "mudança de etiqueta" no seu toureio. Veio acompanhado pelos Venturas (pai e filho) e, como o "Farpas Blogue" noticiara ontem, foi o camion do "furacão" Ventura que transportou os seus cavalos de Sevilha para Salvaterra. A presença do veículo causou sensação entre os muitos aficionados que esta tarde se deslocaram a Salvaterra de Magos, à já tradicional Corrida do Tomate. Palha rumou de novo a Puebla del Rio, onde vai prosseguir os "estudos"...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Especial/Última Hora - "Animal" ganha: tourada de Braga por um canudo...

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Engº Mesquita Machado, oficializou hoje a proibição da realização da corrida de toiros que estava anunciada para 20 de Junho na cidade dos Arcebispos, depois de altamente pressionado por milhares de e-mails enviados pela associação "Animal" e afins. Da parte dos (ditos) taurinos nacionais, a reacção foi praticamente nula, como é tradicional, permitindo mais esta vitória a Norte dos anti-taurinos, que vem na sequência do aunciado derrube da praça de Viana do Castelo, eleita primeira cidade anti-taurina de Portugal.
João Oliveira, organizador da corrida que ficámos a ver por um canudo (à boa moda bracarense...) esteve hoje reunido com Mesquita Machado e espera da Câmara, até à próxima terça-feira, uma proposta de indemnização pelos gastos já tidos com a montagem do cartel, uma vez que tem em sua posse documentos que comprometem a autarquia: não apenas uma autorização e cedência de espaço para a realização da corrida, como ainda um ofício da Comissão de Festas que integrava a tourada no seu programa. Caso não obtenha uma compensação da Câmara, Oliveira ameaça avançar para tribunal.
Os cavaleiros Rui Fernandes, Ana Batista e Filipe Gonçalves, bem como os Forcados de Cuba, já estavam contratados para esta corrida e João Oliveira contou, na sua organização, com o apoio do empresário Inácio Ramos Júnior.
Oliveira declarou ao "Farpas" que "o Engº Mesquita Machado disse nada ter contra as touradas, justificando apenas esta proibição por ter sido alvo de imensa pressão, através de mensagens contra a realização do espectáculo, por parte de associações anti-taurinas, que nas últimas semanas inundaram os computadores da autarquia, não havendo em contrapartida reacção de apoio por parte dos aficionados, ou se houve, foi insignificante...".
Esta machadada a Norte na Festa deixa agora em perigo, também, as tradicionais corridas da Póvoa de Varzim, entre as quais a da RTP/Norte, agendada pelo empresário Manuel Gonçalves para 26 de Julho...

quarta-feira, 25 de março de 2009

VII Taça Ibérica de Atrelagem


É já nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 de Março que se realiza, no Complexo Desportivo da Companhia das Lezírias, Porto Alto, a primeira parte da VII Taça Ibérica de Atrelagem, prova do calendário da Federação Equestre Internacional. A segunda parte decorrerá uma semana depois, na zona de Cádiz, em Espanha. Sublinhe-se o facto de estarem presentes alguns dos melhores praticantes internacionais da modalidade e, nomeadamente, o belga Felix-Marie Brasseur, Campeão do Mundo em 1996 e 2006.

Especial/Última Hora: Augusto Moura nega-se a festival de Coruche

O novilheiro João Augusto Moura não actuará no próximo domingo, dia 29, no festival matinal de Coruche - informou o próprio, justificando a sua decisão pelo facto de o organizador do mesmo, o bandarilheiro João Carlos Lorena (foto da direita), ter trocado ontem os novilhos anunciados por outros de outra ganadaria, sem ter avisado os intervenientes.
"Soube por acaso que a ganadaria tinha sido trocada e como o nosso acordo não é assim cumprido, não actuarei domingo em Coruche", disse o toureiro de Monforte ao "Farpas", revelando ainda que, segundo os próprios lhe terão comunicado, Francisco Ruiz Miguel e José Luis Galloso "também não vêm a Coruche, dada a alteração dos novilhos no cartel".
A empresa "Toirolindo", adjudicatária da praça de toiros de Coruche, mas não organizadora deste festival - de que parte da receita reverte a favor da associação "Encostatamim", que se dedica ao apoio a doentes oncológicos - já tinha ontem conhecimento desta situação. Fonte próxima da empresa disse ao "Farpas" que "se trata de uma decisão isolada do novilheiro João Augusto Moura, não partilhada pelos dois matadores espanhóis referidos, que deverão vir domingo a Coruche".
Augusto Moura comunicou ontem mesmo a João Carlos Lorena a sua intenção de não tourear no domingo. Além do novilheiro de Monforte (cujo substituto não foi ainda anunciado), estão no cartel do festival matinal do próximo domingo os matadores espanhóis Ruiz Miguel e José Luis Galloso, os portugueses José Luis Gonçalves e Nuno Velásquez e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Os novilhos inicialmente anunciados pertenciam à ganadaria de Manuel Veiga, mas foram substituídos por outros de Veiga Teixeira.
Pelo facto de a edição de amanhã do semanário "Farpas" - cuja 1ª página estará logo à noite no site "toureio.com", depois das 23 horas - já se encontrar neste momento a ponto de ser impressa, não existindo por isso a possibilidade de nela inserir esta notícia de última hora - por isso e só por isso - decidiu a direcção do jornal colocá-la neste momento aqui no "Farpas Blogue", apesar de este espaço e como se anunciou há exactamente oito dias, ter sido extinto - mas não desactivado.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Emoção e luto hoje em Tolosa


Será trasladado hoje ao início da tarde, do Instituto de Medicina Legal (Lisboa), onde ontem foi autopsiado, para a Igreja de Tolosa (Nisa), o corpo do malogrado forcado do Grupo de Portalegre Francisco Matias, falecido segunda-feira no Hospital de São José, depois de sábado de manhã ter sofrido violenta colhida num treino, com uma vaca de Francisco Romão Tenório, num pequeno tentadero do concelho de Arronches (Esperança).
É de grande emoção, dor e luto, o ambiente que desde manhã se vive em Tolosa, onde amigos e familiares aguardam a chegada, à tarde, do corpo do desditoso forcado, que ali ficará em câmara ardente, para as derradeiras homenagens, até amanhã. O funeral realiza-se às dez horas de amanhã, quinta-feira, para o cemitério de Tolosa.
O bolasetetouradas.blogspot.com reafirma à Família enlutada e ao Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, na pessoa do seu cabo e meu prezado amigo Fernando Coelho, as mais sentidas condolências.

terça-feira, 17 de março de 2009

Funeral de Francisco Matias 5ª feira em Tolosa


O malogrado forcado Francisco Matias, do Grupo de Portalegre, falecido ontem no Hospital de São José, depois de sábado ter sido vítima de brutal colhida quando pegava uma vaca num treino no tentadero da localidade de Esperança (Arronches), será sepultado na manhã da próxima quinta-feira no Cemitério de Tolosa, localidade onde nasceu há 25 anos.
O enterro será às 10 horas da manhã, antecedido de missa de corpo presente.
Autopsiado no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, o corpo do jovem forcado será amanhã trasladado para a Igreja de Tolosa, onde ficará em câmara ardente a partir da tarde.
Entretanto, surgem de todos os sectores da vida taurina nacional mensagens de condolências e de pesar pela triste ocorrência e a empresa de Santarém já anunciou que prestará homenagem à memória de Francisco Matias guardando um minuto de silêncio no início da corrida do próximo domingo.
À Família enlutada e ao Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, o bolasetetouradas.blogspot.com endereça as mais sentidas condolências.

domingo, 15 de março de 2009

Acidente ontem de manhã num treino: forcado de Portalegre entre a vida e a morte


A tragédia voltou a bater à porta do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre. Onze anos depois da morte de Pedro Belacorça, vitimado pela farpa de uma bandarilha na arena do Campo Pequeno (1998) numa corrida "em honra" da Expo, outro jovem elemento do grupo luta neste preciso momento entre a vida e a morte no Hospital de São José, em Lisboa, para onde foi transferido num helicóptero do INEM às 19 horas, depois de grave acidente ocorrido esta manhã num treino que se realizou no tentadero da localidade de Esperança, uma freguesia de Arronches (Alentejo).
O forcado acidentado é Francisco Matias, de 25 anos, natural de Tolosa, pegador do Grupo de Portalegre há dois anos. Esta era a sua terceira temporada. A tragédia ocorreu quando Francisco realizava uma pega a uma vaca da ganadaria de Francisco Romão Tenório, em sorte de gaiola. Preparava-se, segundo elementos do grupo, para executar esta sorte na II Festa do Forcado, que em Abril se realizará na Arena D'Évora.
Embora dos "novos" do grupo comandado por Fernando Coelho, Francisco Matias (animador cultural num lar de idosos em Tolosa) era já considerado um dos futuros craques do Grupo de Portalegre.
A vaca projectou-o com arrepiante violência contra a parede do tentadero e Francisco ficou logo inanimado na arena. Gerou-se o pânico e esperou-se o pior. O forcado foi transportado para o Hospital de Portalegre, onde já pouco foi possível fazer para o salvar. Os médicos diagnosticaram "morte cerebral". Às sete da tarde, um helicóptero do INEM transportou Francisco Matias para o Hospital de São José, em Lisboa, onde lhe foi confirmado o diagnóstico fatal.
Neste momento, o forcado está ligado à máquina, mas as hipóteses de se salvar são mínimas.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Bronca em Sousel: sai Cortes e entra Filipe Gonçalves

Francisco Maldonado Cortes saíu há poucos minutos do cartel da corrida de segunda-feira de Páscoa em Sousel (13 de Abril), depois de entrar em rota de colisão com José Luis Zambujeira e João Anão, com quem formava sociedade (que também terá abandonado) na organização desta tourada.
O cartel estava formado por Francisco Cortes, Tito Semedo e Joana Andrade, mas agora o cavaleiro de Estremoz será substituído pelo algarvio Filipe Gonçalves - que foi triunfador no recente festival da Moita e que pela mão do seu novo apoderado António Nunes terá um fim-de-semana de Páscoa super-activo, toureando no sábado, 11, em Serpa, no domingo na Chamusca e na segunda em Sousel.