Mostrar mensagens com a etiqueta fonte www.tauromania.pt. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta fonte www.tauromania.pt. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Vá aos toiros e divirta-se

Este final de semana são vários os espectáculos preparados a pensar nos aficionados portugueses:

  • Praça de Toiros de Vila Franca – 3 de Abril
    Novilhada - 22h00
    Novilheiros: Thomas Bournel (Nimes), Juan Leal (Arles) e Miguel Murtinho (Vila Franca)
    Toiros: António Charrua
  • Praça de Toiros de Vila Franca – 4 de Abril
    Novilhada - 16h30
    Novilheiros: Jesús Chover (Valencia), Kevin Hernández (Albacete) e Júlio Antunes (Vila Franca)
    Toiros: Pégoras
  • Praça de Toiros de Portalegre - 4 de Abril
    Corrida de Toiros – 16h30
    Cavaleiros: João Moura Caetano, João Moura jr e Manuel Lupi
    Forcados: Amadores de Portalegre e Alter do Chão
    Toiros: Maria Guiomar Cortes Moura
  • Praça de Toiros de Barrancos - 4 de Abril
    Festival de Benificência – 15h00
    Cavaleiros: Rui Salvador, Vítor Ribeiro e João Soller Garcia
    Matadores: Salvador Cortés
    Forcados: Amadores de Moura
    Toiros: Murteira Grave, Passanha, Couto Fornilhos, Engº Luís Rocha, Varela Crujo, António Lampreia e Ascensão Vaz.
  • Praça de Toiros de Cuba - 4 de Abril
    Corrida de Toiros
    Cavaleiros: Rui Fernandes e Filipe Gonçalves
    Matadores: Luís Vital "Procuna"
    Forcados: Amadores de Cuba e Beja
    Toiros: Eng. António Silva
  • Praça de Toiros de Vila Franca – 5 de Abril
    Novilhada - 16h30
    Novilheiros: Angel Bravo (Salamanca), Jose Maria Cortes (Málaga) e Manuel Dias Gomes (Vila Franca)
    Toiros: Canas Vigouroux
  • Praça de Toiros da Marinha Grande - 5 de Abril
    Corrida de Toiros – 16h00
    Cavaleiros: Vítor Ribeiro, Ana Batista e o praticante Tomás Pinto
    Forcados: Vila Franca e Aposento da Moita
    Toiros: Santa Maria e São Marcos
  • Praça de Toiros de Alcochete - 5 de Abril
    Corrida de Toiros – 17h00
    Cavaleiros: João Moura, António Telles, João Salgueiro e o amador Miguel Moura
    Forcados: Amadores de Montemor e Alcochete
    Toiros: José Lupi

Sobre a Festa do Forcado


A Festa do Forcado, organização das empresas Terra Brava e Tauromania, à semelhança do ano anterior, idealizou o dia da Festa do Forcado baseando-se num único principio: enaltecer a imagem e espírito do Forcado Amador, proporcionando, aos forcados e ao público em geral, um dia de confraternização dentro e fora da arena.

À noite realiza-se uma corrida de toiros para a qual foi convidado para pegar o Grupo de Forcados Amadores de Mazatlán em representação do México, dando a esta organização mais uma cor da universalidade desta actividade única.

Com esta envolvência, não quis, a organização, escolher um grupo de forcados para representar Portugal na corrida da noite e sim proporcionar ao Grupo vencedor do Torneio mais um prémio, o ter a oportunidade de pegar a referida corrida.

Desta forma, todas as actividades que compõem o evento, Torneio de Cernelhas, Tourada e Festa, foram pensadas, sem benefício ou prejuízo de algum Grupo participante, apenas com a preocupação de todos serem vistos como iguais e todos terem a oportunidade de fazer, nesta emblemática praça, aquilo que, em principio, mais gostam: PEGAR TOIROS.

Assim fica cumprido o objectivo de fazer da Festa do Forcado um dia Nacional sem barreiras nem fronteiras a nenhum forcado, independente da terra, grupo ou historial que representa.

O Torneio de Pegas de Cernelha é o grande momento da tarde que conta com a participação de 43 Grupo de Forcados Amadores que desde logo se mostraram disponíveis e empenhados em participar nesta salutar e divertida competição.

Nos últimos dias a organização e o público em geral tomou conhecimento, através de comunidados enviados para diversos sites taurinos, que o Grupo de Forcados Amadores de Évora e de Alcochete não pegariam a corrida a realizar dia 11 de Abril, após o torneio de cernelhas caso o ganhassem. O Grupo de Forcados Amadores de Santarém já tomara essa posição informando pessoalmente quem de direito- a organização.

Se premiar um Grupo de Forcados com uma corrida de toiros é contra o espírito amador, se apresentar alguma competição entre Grupos de Forcados é contra o espírito amador, então, infelizmente, nós não sabemos o que significa Amador.

Tendo tido em consideração o sucedido e depois de consultar todos os Cabos dos Grupo de Forcados participantes decidiu a organização manter o prémio conforme foi anunciado: que ganhe o torneio e que peguem os Teixeiras quem cernelhar melhor…mas e acima de tudo que todos se divirtam muito!

Dia 11 de Abril a Arena d´Évora irá presenciar um dia diferente, inteiramente dedicado ao Forcado e no qual contamos com a presença de todos, quer peguem quer não peguem.

P´la Organização
Carlos Pegado - Sócio Gerente da empresa Terra Brava

Rodrigo Corrêa de Sá - Sócio Gerente da empresa Tauromania

quinta-feira, 2 de abril de 2009

José Luís Gomes anuncia despedida.


José Luís Gomes, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa anunciou esta semana que esta será a sua última época no comando do Grupo da capital portuguesa.
Confirmada esta mudança é assim a terceira transição de Cabo anunciada para a temporada 2009. Vasco Dotti do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca e Rui Piteira do Grupo de Forcados Amadores de São Manços são também as despedidas que vão marcar esta época tauromáquica.

terça-feira, 31 de março de 2009

Dia 28 de Março em Alter do Chão superou expectativas.

No passado dia 28 deu-se início ao mês da tauromaquia em Alter do Chão.

Da parte da manhã na praça de toiros com uma moldura humana bastante aceitável, pode-se assistir desde as 9.30h até cerca das 14h, conforme o programa, aos treinos de toureio a cavalo, a cargo dos cavaleiros Marco José e Alda Maria, apeado, Paco Velásquez e dos forcados amadores de Santarém e Alter do Chão.

Da parte da tarde, e cumprindo o horário de programa, deu-se início à inauguração das exposições de fotografia com a participação de Emílio Silva, António Santos, Hugo Calado, João Dinis, Florindo Piteira, António Carneiro Fernando Henriques e Luís Mourato, nota negativa para Rodrigo Tendeiro que tendo-se “oferecido” para participar não compareceu nem enviou os seus trabalhos; a exposição de pintura esteve a cargo de Rui Paím das Neves, à actuação da Banda Municipal Alterense, ao Colóquio Taurino, onde foram intervenientes Sabino Berlixa, João Patinhas, Luís Toucinho, Marco José e como moderador António José Batista, e à entrega da medalha da Vila a personalidades nacionais que se destacaram ao longo da sua vida na Festa, Mestre David Ribeiro Telles, João Patinhas, José Tinoca, Sabino Berlixa, Júlio Gomes, Ricardo Chibanga, Manuel Ferrão, Engº João Ramalho, José Cortes e Engº Sommer d’Andrade, e a título póstumo Luís Saramago, Guilherme Pereira, José Agostinho dos Santos e Simão Malta.

De salientar que a Câmara Municipal, na pessoa da senhora Vereadora Mafalda Sadio, entregou também a medalha da Vila a Marco Gomes pela sua aficcion e dedicação em prol da Festa e pelo que tem feito durante a organização dos meses de Abril na bonita vila de Alter do Chão.

Comunicado do Grupo de Évora sobre a corrida da Festa do Forcado


No âmbito da corrida de toiros a realizar-se no dia 11 de Abril, na Arena d'Évora, por ocasião da Festa do Forcado, o Grupo de Forcados Amadores de Évora, tendo previamente comunicado ao Exmo. Sr. Carlos Pegado, representante da empresa TerraBrava, adjudicatária exploradora da Arena d'Évora, decidiu, por unanimidade, não participar na referenciada corrida de toiros, no caso de ser o vencedor do concurso de cernelhas a realizar nessa mesma tarde.

O Grupo de Forcados Amadores de Évora participa no torneio de cernelhas com o objectivo de cultivar o espírito do Forcado e promover e divulgar a Associação Nacional de Grupos de Forcados e a própria figura do Forcado Amador..Consideramos a inclusão do Grupo vencedor do torneio na corrida de toiros como uma decisão totalmente contra o espírito do amadorismo que caracteriza os Grupos de Forcados e muito em particular do nosso Grupo.

O Grupo de Forcados Amadores de Évora, nos seus 46 anos de história não pode sujeitar-se a decisões de inclusão nesta ou em qualquer outra corrida de toiros com base num desafio de cariz totalmente desportivo.

Somos forcados amadores, aceitamos convites das empresas para participar nas suas corridas de toiros caso queiram a presença do nosso Grupo, não fazemos exigências para além das que nos são devidas por vínculo com a ANGF, não fazemos descriminações e encaramos as corridas de toiros com a seriedade que as mesmas acarretam.

A participação numa corrida de toiros pressupõe preparação, mentalização e discernimento, condicionantes que não são de todo verificadas neste tipo de concurso, um grupo de forcados, o Grupo de Forcados Amadores de Évora, não anda "de mala à tira colo" na expectativa de pegar corridas de toiros. Aceitamos convites e nessa condição preparamo-nos para fazer o melhor possível e cumprir a nossa missão com brio, brilhantismo e elegância.

O Grupo de Forcados Amadores de Évora não tem de provar a ninguém que merece um lugar numa corrida de toiros na nossa Praça de toiros, andamos a fazê-lo há 46 anos.

Nestes termos, continuamos ao inteiro dispor do Exmo. Sr. empresário da praça de toiros de Évora, como de qualquer outro empresário que queira convidar o nosso Grupo, fazemo-lo como maior gosto e a maior boa vontade porque gostamos de pegar toiros e prezamos valores de amizade e amadorismo, não competimos senão com os próprios toiros.

Bernardo Salgueiro Patinhas

Grupo de Forcados Amadores de Évora

Vitor Mendes na Tertúlia Tauromáquica "A Mealhada"


Depois do êxito do 1º jantar da Tertúlia Tauromáquica do restaurante "A Mealhada" em cascais, vai realizar-se o 2º jantar desta tertúlia, tendo como convidado o maestro Vitor Mendes.

Será no dia 3 de Abril, pelas 20 horas e o preço do jantar é de 20 €.

Inscreva-se através dos telefones 214862897 ou 913557172.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Empresa TopToiros emite comunicado



Depois de alguma polémica devido á realização de uma corrida de touros no Montijo e de um espectáculo taurino na Moita do Ribatejo, a empresa TopToiros, enviou esta tarde um comunicado, que segundo a empresa será para "colocarmos um fim a toda a polémica resultante de ter sido marcada uma corrida de toiros numa data tradicional da Moita a uma curta distância".

Um comunicado que passamos a transcrever na integra:
"- A Feira da Moita existe à mais de 50 anos no quarto fim de semana de Maio.
- Existe no contracto de exploração da praça uma clausula que nos obriga à realização de uma corrida de toiros e de uma novilhada no fim de semana da feira de Maio
- A novilhada existe para essencialmente divulgar os valores da Moita, mas como infelizmente a escola de toureio está a arrancar de novo agora não existe valores para podermos divulgar, pedimos autorização à Sociedade proprietária para realizarmos outro tipo de espectáculo
- Sabendo nós que o salão Paroquial da Igreja da Moita precisa de obras foi por nós solicitado a realização de um festival para angariar receita de forma a podermos ajudar a referida obra.
- O porquê do cartel escolhido, como todos sabemos é mais fácil alguém tornar-se figura e triunfar sendo filho ou familiar de uma grande figura ou então tendo uma grande capacidade financeira. A empresa TopToiros sempre tentou ajudar potenciais figuras da tauromaquia que não pertencem às situações acima definidas, sendo até acusados de realizarmos “Corridas da 2ª divisão”. Se analisarmos e salvo algumas excepções verificamos que os grandes equitadores que trabalham por conta própria ou para grandes figuras são antigos cavaleiros amadores, praticantes e até antigos cavaleiros de alternativa que não tiveram oportunidades de serem conhecidos e assim triunfarem.
- Pelo que atrás foi dito penso que fica claro que não existe qualquer tipo de vingança ou guerra mas sim a continuação de uma estratégia, o cumprir com as obrigações a que estamos sujeitos, mas acima de tudo cumprir com a tradição."

quinta-feira, 26 de março de 2009

Ó Gente da minha terra


Há dias, ao ouvir a fadista Mariza com o esplendor da sua voz, retive na memória o refrão do fado “Ó Gente da minha terra”:
“Ó gente da minha terra,Agora que eu percebi,Esta tristeza que trago,Foi de vós que a recebi.”
A nostalgia que estas estrofes carregam, com sentimento, fez-me pensar novamente no trágico acontecimento que se verificou com um Forcado e, infelizmente, sinto-me novamente obrigado a falar do Forcado Francisco Matias, que há tão pouco tempo partiu, mas que jamais o esquecerei.
No dia do seu funeral, dos mais comoventes que algum dia presenciei, pois em cada dez pessoas que saíam da igreja onde estava a ser velado o seu corpo, nove vinham com as lágrimas a correr pelo rosto, situação essa que explica bem o carinho que os presentes tinham pelo Francisco.
Naquele dia 19 de Março, compareceram para acompanhar o corpo do malogrado forcado muitos familiares, amigos, aficionados, elementos de diversos Grupos de forcados, antigos cabos, alguns (poucos) empresários tauromáquicos e por aqui se ficaram os representantes da tauromaquia.
Não vi ninguém em representação da IGAC, do Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses, da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Cavaleiros, Bandarilheiros, Matadores de toiros e Ganaderos, enfim ninguém em representação da tauromaquia nacional além dos Forcados. É triste….mas é mesmo assim.
Realizaram-se neste último fim-de-semana duas corridas de toiros, concretamente uma em Estremoz e outra em Santarém.
Em Estremoz sei que os Grupos de Forcados presentes brindaram ao céu, cada um, uma das suas pegas. Assim também aconteceu em Santarém, tendo o cabo do GFA de Santarém efectuado a primeira pega e realizado no brinde o simbólico gesto de erguer o barrete ao céu, da mesma forma como o fez o GFA de Alcochete na pega do último toiro da tarde.
Em ambos os casos, no início das cortesias efectuou-se um minuto de silêncio em memória de Martinho da Pina e do Francisco Matias.
Verifiquei em Santarém, e sei também que o mesmo se verificou em Estremoz, nenhum cavaleiro actuante brindou ao céu qualquer lide.
Os Forcados, intitulados como os últimos românticos da festa, sempre que se verificam acontecimentos trágicos como os recentes, não se esquecem de, numa das suas pegas erguer o seu barrete ao céu em sentido de homenagem aos que partiram.
Os Forcados estão sempre dispostos a, quando assim são convidados, actuar graciosamente por causas nobres, como as corridas de beneficência, em despedidas ou corridas de homenagem de profissionais do toureio, e por ai em diante.
Sinto tristeza por ver que os Profissionais da tauromaquia, aqueles que devem defender a festa, não tiveram qualquer tipo de atitude que se impunha, pois lembrar os que já partiram é obrigação dos que cá ficam e nada se viu por parte destes.
O Francisco Matias era Forcado e veio a falecer em consequência da sua maneira de ser aficionado, de pegar toiros. Não foi um Forcado que morreu na estrada, ou por doença, morreu quando se preparava, num tentadero, para a temporada que agora começa.
Fico triste ao verificar que se tomam estas atitudes, quando os Forcados, quer queiram quer não queiram, são a grande força da tauromaquia nacional e são os únicos amadores da nossa festa. Não há espectáculo que se realize em terras lusas, que sentados nas bancadas não se encontrem antigos ou actuais Forcados, muitos acompanhas das suas famílias e amigos.
Sei que não é politicamente correcto estar a ter este tipo de afirmações, mas pergunto estou a dizer alguma mentira ?Não ficaria bem aos profissionais da festa ter outro tipo de respeito por aqueles que se colocam de frente com os toiros a troco de nada ?
Para bem da nossa festa de toiros, é bom que os que tem responsabilidade possam perceber que a figura do Forcado deve ser respeitada, pois é isso que os Forcados fazem para com os profissionais da tauromaquia.
*José Fernando Potier é licenciado em Economia e trabalha no ramo dos seguros como Director-geral da Disegur, uma mediadora de seguros. Foi forcado do Grupo de Coruche e do Grupo de Montemor e é o actual Presidente da Direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados.jpotier@tauromania.pt

José Manuel Duarte apresenta Quadra para 2009


Como tivemos oportunidade de entrevistar anteriormente, o cavaleiro José Manuel Duarte “relançado” na tauromaquia com um novo espírito e maturidade profissional, irá no próximo sábado apresentar a sua quadra para a temporada de 2009.

A apresentação a ter lugar em Santarém, surge como não podia deixar de ser à moda de Santarém, num contexto de confraternização onde nada faltará no que toca à festa dos toiros, pois prevê-se após apresentação da quadra, a lide de uma rês, um almoço à ribatejana, fado vadio e para os mais atrevidos da comunicação social, até se prevê um concurso de pegas.

Gestoiro apresenta Corrida de Moura


A empresa Gestoiro-Eventos apresentou a 1ª Grande Corrida de Toiros da temporada em Moura.

O cartel é composto por Rui Salvador, Diego Ventura e o praticante Francisco Palha, quanto aos toiros serão da ganadaria Passanha e pegados pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor e pelo Real Grupo de Forcados Amadores de Moura.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Pela festa de Toiros em Portugal

No próximo dia 5 de Abril vai realizar-se na Marinha Grande uma Corrida de Toiros.

Os membro da organização portuguesa que se denomina Acção Animal, radicais anti-taurinos, tem fomentado junto das empresas e das Câmaras Municipais, através de acções de terrorismo de intimidação, que estas retirem o apoio junto da tauromaquia e não promovam nem autorizem a realização de corridas de toiros.

Actualmente, estão a enviar mails para as Câmaras Municipais de Cascais e Marinha Grande para que estas não autorizem a realização das corridas de toiros previstas para essas cidade.

A primeira será já no próximo dia 5 de Abril, na Marinha Grande, organizada pelo empresário António Morgado.

Os Portugueses nunca voltaram a cara para a conquista da nossa identidade e não é agora que meia dúzia de urbano depressivos vai querer impor a lei da minoria.

Vamos mostrar junto de quem de direito quantos somos e dar os parabéns junto das respectivas Câmaras pelo facto de promoverem a tauromaquia e não cederem a acções de terrorismo de intimidação.

“Sou Português, Sou Aficionado. Tenho orgulho na nossa pátria e na nossa identidade.
Obrigado por apoiarem a tauromaquia.”

Câmara Municipal da Marinha Grande
geral@cm-mgrande.pt;geral@tauromania.pt

Câmara Municipal de Cascais
provedor.municipal@cm-cascais.pt;
gab.municipe@cm-cascais.pt;geral@tauromania.pt

segunda-feira, 23 de março de 2009

Triunfo de Telles Jr na abertura da temporada na Celestino Graça

- Praça de toiros Celestino Graça, em Santarém
- Data: 22 de Março de 2009, pelas 16.00 horas
- Empresa: Aplaudir, Lda.
- Ganadaria: Pinto Barreiros
- Cavaleiros: Manuel Lupi e João Telles Jr.
- Cavaleiro Praticante: João Salgueiro da Costa
- Grupos de Forcados Amadores: de Santarém e Alcochete, capitaneados por Diogo Sepúlveda e Vasco Pinto, respectivamente
- Assistência: ¾ de casa fortes
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Júlio Gomes, assessorado pelo médico veterinário Dr. Matias Guilherme.

Foi com um atraso que ninguém justificou que abriu a temporada da lendária praça de toiros de Santarém, por ocasião das tradicionais festas em Honra de S. José. No início das cortesias foi guardado um minuto de silêncio em memória do aficionado Martinho Bento e do forcado do Grupo de Portalegre, Francisco Matias, ambos recentemente falecidos, o segundo ao serviço do grupo que representava, no decorrer de um treino. Como atractivo, um cartel constituído por três jovens cavaleiros de três conceituadas dinastias toureiras (Lupi, Ribeiro Telles e Salgueiro), dois dos melhores grupos de forcados e uma das mais conceituadas ganadarias portuguesas, aliás apelidada de ganadaria-mãe. O público correspondeu preenchendo praticamente todos os lugares da praça…

Os toiros, da ganadaria de Pinto Barreiros, com quatro anos de idade e pesos entre os 480 e os 575 Kg, bem apresentados, tiveram comportamento positivo. No geral, mostraram bravura, mostrando-se nobres e colaborantes, com excepção do último da corrida, que se mostrou mais reservado.

Abriu praça o cavaleiro Manuel Lupi que teve duas lides algo distintas. Na primeira, após ter deixado três ferros compridos sem destaque, a abrir em demasia o quarteio no momento de cravar, colocou três bons ferros curtos e um excelente palmo, que apenas pecaram pela falta de transmissão do toiro no momento da reunião. Na segunda lide, ao 4º toiro da corrida, o cavaleiro não entendeu da melhor forma o opositor que tinha pela frente, tendo a lide decorrido de forma irregular. Se nos compridos esteve bem, cravando três ferros de correcta execução, nos curtos não conseguiu dar a volta um toiro que exigia mais do cavaleiro, colocando quatro ferros sem história e com toques na montada. Apesar disso, no final, saiu para a volta a arena.

João Telles Jr. mostrou estar um furos acima dos seus companheiros de cartel. Se na primeira lide lhe vimos cravar grandes ferros – caso dos primeiros três curtos – em que se viu o toiro a ir lá acima e sair por cima da garupa do cavalo, foi na segunda lide que arrancou um grande triunfo. Recebeu o toiro à porta dos curros e deixou com celeridade e correcção dois ferros compridos. Nos curtos colocou quatro excelentes ferros, terminando com o habitual ferro de violino, seguido de um de palmo, a pedido do público. Começou da melhor forma a temporada em Portugal deste jovem cavaleiro…

Salgueiro da Costa, nas duas lides que ministrou, mostrou muita da sua inexperiência e, ao mesmo tempo, muita da sua vontade em fazer bem. A sua primeira lide começou de forma desastrada, com a colocação de um ferro muito descaído, que, pela reunião, até teria sido um grande ferro; nos segundo e terceiro compridos melhorou um pouco a pontaria, mas a reunião não resultou, tendo, no último, sofrido um toque na montada. Nos curtos melhorou a sua prestação e, dos cinco ferros que colocou, destacaram-se os 2º, 3º e 4º, de correcta execução. A sua segunda lide foi bem mais complicada… Tocou-lhe o pior toiro da corrida e o jovem cavaleiro – ainda praticante – não teve arte nem engenho para conseguir lidá-lo da melhor forma. Nos três compridos andou aliviado no momento crucial das sortes, tendo o 2º saído “pescado” e de má execução. Nos curtos, dos cinco ferros colocados merecem destaque, pela positiva, o primeiro pela emoção da reunião e pela negativa o último que não ficou colocado.

No que toca à forcadagem, para pegar o primeiro do Grupo de Forcados Amadores de Santarém, saiu, a dar o exemplo na abertura da temporada do grupo, o cabo Diogo Sepúlveda, que, após um cite calmo e a mostrar-se bem, mandou vir o toiro, reuniu correctamente e aguentou fortes derrotes numa boa pega, bem ajudado pelo grupo. Para o terceiro da tarde foi escolhido Gonçalo Veloso que, perante a arrancada pronta do toiro, reuniu cá atrás, no seio do grupo, numa pega sem brilho. Para a cara do quinto, saiu António Grave de Jesus, que, após brinde ao Presidente da ANGF, José Fernando Potier, citou de largo, a procurar interessar o toiro, que se mostrava bastante reservado, carregou a sorte, mas o toiro não investia e, tendo que ir buscá-lo a terrenos de tábuas, sofreu um forte derrote que não lhe permitiu ficar na cara, tendo resultado lesionado. Apesar disso, foi à cara por mais quatro vezes, tendo o grupo consumado uma pega a sesgo sem qualquer tipo de brilho, sendo o grupo a “cair” na cara do toiro e não este a investir para os forcados.

Pelos Forcados Amadores de Alcochete iniciou a tarde José Miguel Vinagre que esteve bem no cite, com o toiro a sair solto de tábuas, mas o forcado a reunir de forma excelente para uma boa pega. Para o quarto da tarde saltou o cabo Nuno Santana, que, perante uma arrancada pronta do toiro se adiantou a carregar a sorte, recuando e reunindo muito bem conseguindo uma boa pega, sem problemas para o grupo, que ajudou bem. Ruben Duarte saiu para pegar o último da corrida. Citou de largo, deu vantagens, com o toiro a mostrar-se reservado na investida, carregou a sorte e reuniu de forma excelente, com o toiro a passar pelo grupo e o forcado da cara a aguentar fortes derrotes, no que foi a pega da tarde.

NOTA: Durante o intervalo prestaram provas de bandarilheiro os jovens Cláudio Miguel e Telmo Serrão, tendo ambos deixado dois bons pares de bandarilhas, muito aplaudidos pelo público da sua terra.

domingo, 22 de março de 2009

"El Toro Amigo" um video sobre o toiro barvo


Com cerca de uma hora de duração, e emitido pela TVE 2, pode assistir a este extraordinário vídeo sobre o Toiro Bravo, o seu nascimento, o seu habitat, tudo o que rodeio.

Imagens magníficas que privilegiam esse animal imponente, respeitado pelos aficionados.

Link : http://video.google.com/googleplayer.swf?docid=-8413279253900659983&hl=es&fs=true

sexta-feira, 20 de março de 2009

Agenda fim de semana

Para este fim de semana, estão agendados os seguintes acontecimentos ligados com a tauromaquia.
SEXTA-FEIRA, dia 20 de Março- Lisboa, pelas 20H30
Tipo de espectáculo: Fado - Tertúlia sobre o Fado e a Festa BravaPersonalidades: António Pinto Bastos e Maurício do Vale
Morada: Restaurante "Marítima das Colunas", Largo do Chafariz de Dentro17 - Alfama - Lisboa (Telefone: 218864857)=>
DOMINGO, dia 22 de Março- Santarém, pelas 16H00Tipo de espectáculo: Corrida de Toiros
Ganadaria: Pinto Barreiros
Cavaleiros: Manuel Lupi, João Ribeiro Telles Jr e João Salgueiro da Costa
Grupos de Forcados: Amadores de Santarém e Alcochete
Vá aos Fados, aos Toiros e divirta-se.
Que Deus reparta a sorte.

Montemor fecha cartel


A praça de toiros de Montemor-o-Novo realiza no próximo dia 3 de Maio a tradicional corrida da Feira de Maio.
Este ano será a I Corrida da Empresa Logística Florestal e apresentará um cartel de juventude.
Assim a cavalo irão estar em praça António Maria Brito Paes, João Telles Jr. e Francisco Palha, os forcados serão os Grupos Amadores de Santarém e Montemor.
Os toiros irão estar a concurso e pertencem às ganadarias de Prudêncio, Lupi, Ernesto Castro, Grave, Pégoras e Jorge Carvalho.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Confirmada a morte de Francisco Matias



Infelizmente as notícias de hoje são as mais dramáticas.
Depois de no sábado, Francisco Matias, um jovem de 25 anos ter sido colhido violentamente num treino do Grupo de Forcados de Portalegre, foi confirmada hoje a morte deste forcado que estava internado no Hospital de São José.
Francisco Matias não resistiu a um forte traumatismo craneano sofrido enquanto executava uma "sorte gaiola", pega à saída dos curros, num treino do seu Grupo.
Mais uma morte sem justificação, num espaço de 20 anos é o sexto forcado que perde a vida.
Ao Grupo de Forcados Amadores de Portalegre e a toda a familia do malogrado jovem Francisco Matias, o bolasetetouradas.blogspot.com expressa os seus sentidos sentimentos.

terça-feira, 10 de março de 2009

Salvaterra apresenta cartel

Salvaterra abre as suas portas à temporada 2009 no próximo dia 29 de Março pelas 17h00, para realizar a V Grande Corrida do Tomate.
No cartel João Salgueiro, João Telles Jr. e Francisco Palha perante um curro da ganadaria espanhola Arucci, para pegar dois grupos de forcados da região, amadores da Azambuja e Salvaterra.
Será mais uma corrida a não perder!


segunda-feira, 9 de março de 2009

Troféu "António José da Veiga Teixeira"


António Francisco Teixeira, contactou o empresário Carlos Pegado, manifestando a vontade de, atribuir ao Torneio das Cernelhas, o nome dos seu pai (falecido em Setembro de 2007), ganadero e antigo Forcado do Grupo de Santarém, onde se notabilizou como excelente cernelheiro.
Carlos Pegado aceitou de imediato e, assim, será atribuído o "Troféu António José da Veiga Teixeira" para a dupla vencedora do II Torneio de Cernelhas a realizar no próximo dia 11 de Abril de 2009 na Praça de Toiros Arena D' Évora.
Pelas 21H30 irá realizar-se uma corrida de toiros, onde o curro a lidar tem o ferro de António José Teixeira, que terá como cavaleiros Rui Salvador, Rui Fernandes e Vitor Ribeiro. Para pegar estarão em praça o GFA de Mazatlande (México) e o Grupo de Forcados vencedor do "Troféu António José da Veiga Teixeira".