Mostrar mensagens com a etiqueta fonte www.toureio.com. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta fonte www.toureio.com. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aposento do Alandroal muda de cabo


Tal como já aqui tínhamos noticiado o Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal irá em 2009 mudar de cabo. Segundo anunciou esta semana José Pedro Barreto, ao programa de Hugo Calado na Rádio Campanário, será o forcado João Passos a ocupar o seu lugar, numa cerimónia que decorrerá numa corrida de touros a realizar em Setembro no Alandroal.

José Pedro informou-nos ainda que o grupo irá iniciar a sua temporada no dia 2 de Maio em Veléz (Malaga) e no dia 3 em Arquife (Granada).

Mas para além de José Pedro Barreto, também José Luís Gomes anunciou esta semana que a temporada 2009 será a ultima à frente do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, não se sabendo ainda quem irá ser o terceiro cabo do grupo lisboeta.

Mas para 2009 anunciam-se ainda as mudanças de cabo nos Amadores de Vila Franca de Vira e São Manços.


quinta-feira, 2 de abril de 2009

II Festival Luís Fagundes já tem cartel

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande leva a efeito no próximo dia 15 de Maio ao II Festival Luís Fagundes.Com vista a preparar a época taurina de 2009 o Grupo do Ramo Grande organiza pelo segundo ano consecutivo um festival taurino que leva o nome de um dos forcados fundadores, infelizmente falecido, Luís Fagundes. O grupo entendeu manter a denominação do Festival em homenagem ao Homem, ao Forcado e essencialmente ao Amigo que foi o Luís Fagundes. O cartel deste ano sofreu algumas alterações em relação ao figurino apresentado no ano passado, este ano o cartel é composto pelo cavaleiro de alternativa Tito Semedo e pelos praticantes Rui Lopes e Marcelo Mendes, os toiros pertencem a três ganadarias locais, a de Rego Botelho, a da Casa Agrícola José Albino Fernandes e a de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, as pegas como é óbvio estarão a cargo do grupo organizador.O Festival está então agendado para o dia 15 de Maio ás 20 horas na Praça de Toiros Ilha Terceira, inaugurando a temporada do aniversário de prata da arena terceirense. A entrada será geral ao preço simbólico de 10 euros.Não deixe de participar com a sua presença nas bancadas da Monumental da Ilha Terceira.

Prova de praticante de Soller Garcia este Sábado



No próximo Sábado, dia 4 de Abril de 2009, às 15.00 horas, vai decorrer um festival taurino a favor dos Bombeiros de Barrancos, para angariação de fundos. Vamos todos ajudar os Bombeiros por uma causa nobre!

Em praça estão os cavaleiros Rui Salvador, Vitor Ribeiro, bem como o praticante João Soller Garcia, que irá prestar prova de cavaleiro praticante. Actua ainda neste festival o matador Salvador Cortés.

Nesta tarde lidar-se-ão 7 novilhos/toiros de várias ganadarias, que serão pegados pelos Amadores de Moura.

Quanto ao preço dos bilhetes é de 20 euros (geral) e 10 euros, para as crianças dos 6 aos 12 anos.

Gestoiro emite comunicado











Depois de Paulo Pessoa de Carvalho, ter emitido um comunicado relativo à adjudicação da Praça de Touros do Cartaxo, a empresa Gestoiro, de Paulo e Rodrigo Tendeiro, enviou esta tarde para as redacções um comunicado relativo ao mesmo assunto. Um comunicado que passamos a transcrever na integra:

"Exmos. Srs.

Lá diz o ditado que “que não se sente, não é filho de boa gente” e em relação ao comunicado sobre a proposta de adjudicação da Praça de Toiros do Cartaxo, elaborado pelo Sr. Paulo Pessoa de Carvalho, apraz-nos dizer o seguinte:

1 – Não somos, nem vivemos de comunicados, mas o Sr. Paulo Pessoa de Carvalho, já o fez por diversas vezes, quer em relação a apoderamentos, praças, etc. etc.

2 – Não sabíamos que concorrer a uma praça de toiros de uma forma HONESTA e com o fim de dignificar a festa de toiros, como já o fizemos e queremos fazer no futuro, podia suscitar um tal tipo de crítica, totalmente descabida, por parte do empresário concorrente. Pensamos que vivemos num país livre e democrático, em que se existe um Concurso Público, será para várias empresas se apresentarem. Curiosamente poucos souberam do concurso, talvez por isso não houvesse mais concorrentes.

3 – Também desconhecíamos o facto de por sermos um ano empresários de uma praça, isso nos dava o direito de ficar com ela até nos apetecermos e criticar quem vai contra nós. Voltamos a referir que isso não é DEMOCRÁTICO! Mas, talvez seja por isso que a praça que o lançou no mercado como empresário, esteja há tantos anos na sua mão. A diferença é que no Cartaxo, a Proprietária é a Câmara Municipal e não um particular.

4 – Sinceramente não queríamos ter respondido, mas os factos estão à vista de qualquer um e não nos arrependemos nada de ter concorrido, pois provámos que afinal, talvez a praça até já estivesse adjudicada, não sabemos nem porque meios, nem porque formas, mas certamente que o HONESTO Sr. Paulo Pessoa de Carvalho saberá.

5 – Para terminar e como prova do nosso trabalho, não precisámos de muitos anos para demonstrar o que somos e o que queremos; este ano temos coragem para trazer Diego Ventura a Moura e um curro de toiros de Miura à mesma praça. Se calhar, é essa a coragem de que fala, que falta a alguns. Que Deus nos ajude!

Com os mais respeitosos cumprimentos,

GESTOIRO- EVENTOS"

Touros espanhóis em Santo Amaro




Realiza-se no próximo dia 10 de Maio, em Santo Amaro (Sousel), um festejo taurino por ocasião das festas da Benção do Gado.

Em praça estarão os cavaleiros Francisco Cortes, Pedro Salvador, Nelson Lima, Tiago Carreiras, João Soller Garcia, bem como o amador Miguel Moura.

Nesta tarde irão lidar-se touros da ganadaria espanhola de Luis Nuñez, que serão pegados pelos Amadores de Arronches e Monforte, capitaneados respectivamente por Ricardo Nunes e Paulo Freire.

Este é um festejo organizado pela Tertúlia Tauromáquica Souselense, que irá também promover festejos no Cano, a 27 de Junho e a 15 de Agosto em Casa Branca.

Jornal Farpas - edição de 2 de Abril




Com a polémica e a frontalidade que o caracteriza, Miguel Alvarenga analisa um a um, os primeiros sete cartéis da temporada do Campo Pequeno, anunciados por Rui Bento na semana passada em conferência de imprensa e avança com a notícia de que o gestor taurino da primeira praça do país pode ter deixado em branco o cartel da corrida da revista “Flash”, em 16 de Julho, para tentar contratar os Mouras – são os grandes temas em destaque na edição do semanário “Farpas” que amanhã chega às bancas.

Outra novidade diz respeito ao anúncio feito ao “Farpas” por José Luis Gomes de que decidiu abandonar este ano a chefia dos Forcados Amadores de Lisboa – saiba no “Farpas” de amanhã quem será o futuro cabo.

Tudo sobre a polémica da contratação de Álvarito Bronze para 23 de Maio na Moita; as novas vedetas da quadra do cavaleiro António Maria Brito Paes; o escândalo da proibição de uma tourada em Braga; as broncas dos festivais do passado fim-de-semana em Coruche; e o perigo que constitui a ausência de equipas médicas na maioria dos treinos que forcados e toureiros levam a cabo em locais sem a mínima segurança – temas em destaque numa edição do “Farpas” recheada de novidades, hoje de manhã nas bancas!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Amadores de Alcochete lançam comunicado


O cabo do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, Vasco Pinto, fez chegar esta tarde às redacções um comunicado relativo à corrida da II Festa do Forcado. um comunicado que passamos a transcrever na integra:

"O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete informa que respondeu afirmativamente, e com muito prazer, ao convite do portal tauromáquico Tauromania, na pessoa do Sr. Rodrigo Corrêa de Sá, para participar na II Festa do Forcado, a realizar-se no próximo dia 11 de Abril na Arena D’Évora.

A exemplo do ano passado, o GFA de Alcochete participará, com todo o gosto e brio, no Torneio de Cernelhas, com a dupla de forcados a ser composta por Daniel Silva e João Pedro Sousa. Marcando ainda presença nas bancadas com todos os elementos possíveis que compõem o nosso Grupo. É nossa intenção contribuir para a exaltação do Forcado Amador, bem como para o bem-estar e harmonia entre todos os Grupos que compõem a Associação Nacional de Grupos de Forcados.

Após reunir a opinião de antigos e actuais elementos, o GFA de Alcochete decidiu por unanimidade não participar na Corrida de Toiros da Festa do Forcado, caso seja o vencedor do referido Torneio de Cernelhas. Em nossa opinião, a inclusão de um grupo de forcados numa corrida deverá ser pelo seu valor e prestação em praça, na execução das suas actividades e sem qualquer tipo de critérios desportivos. Na essência do estado amador, a única disputa existente será sempre entre forcado e toiro.

O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, durante os seus 38 anos de existência, levou o nome de Alcochete e de Portugal aos quatro cantos do mundo, dignificando o forcado e o homem português.

Perante as razões mencionadas, entendemos que não estão reunidas as condições para a nossa participação na supracitada Corrida de Toiros, decisão já comunicada ao Sr. Rodrigo Corrêa de Sá.

Informamos ainda que o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete estará sempre disponível para aceitar qualquer convite para actuar em espectáculos na Arena D’Évora, seja na pessoa do Sr. Carlos Pegado, da empresa Terra Brava, seja por outra empresa concessionária desta praça.

Vasco Pinto

Grupo de Forcados Amadores de Alcochete"

Paulo Pessoa emite comunicado sobre o Cartaxo


O conhecido empresário Paulo Pessoa de Carvalho, emitiu esta tarde um comunicado relativamente ao concurso da Praça de Touros do Cartaxo, comunicado que transcrevemos na integra:

"Caros Amigos,
Sobre o assunto recente da adjudicação da Praça de Toiros do Cartaxo, que me foi ontem formalmente comunicado pela autarquia ser o seu arrendatário por mais um ano, quero aqui em acto único dizer o seguinte.

1- Na vida o que define as pessoas é o seu carácter, os valores que os norteiam, a sinceridade, a verticalidade, a honestidade, o respeito, a palavra, a verdade, o profissionalismo, a amizade e mais alguns adjectivos nesta linha. Nem todas as pessoas têm esta forma de pensar e agir, para esses, devemos ter compreensão, paciência, aceitar, desculpar, perdoar, ignorar, desvalorizar, e outros no género, mas não demais, se não até podemos parecer pouco inteligentes ou até infantilmente inocentes.


2- O que quero dizer, é que sem ter quaisquer tipos de direitos sobre a praça do Cartaxo, tenho efectuado naquele espaço, um trabalho com profundidade, com muito investimento e tento com todo o empenho, recuperar o carisma e a importância que aquela praça de toiros já teve. Estou no início de um sério trabalho, que pretendo levar por diante, correndo naturalmente o risco, de alguém pretender num cenário melhor que aquele que a Praça tinha em 2007 quando a agarrei, propor-se para uma missão mais facilitada.


3- Relativamente ao concurso em questão, apareceu outro concorrente que graças a Deus não teve a competência nem o profissionalismo naturais de quem trabalha com profundidade e capacidade, para ouvir as propostas à exaustão e limitou-se a querer saber quanto era o valor oferecido pela praça no ponto isolado em que isso era referido, não sabendo ainda hoje, a dimensão da minha proposta e o que de facto ela importa contabilisticamente. Pelo meu lado, também não quis ouvir mais nada, conhecia a minha proposta na globalidade e percebi que a outra tinha dito tudo o que tinha para dizer, DINHEIRO. Acontece, que a aritmética é dada até ao 4º ano (antiga 4ª classe), daí para a frente dá-se matemática, e nem todos sabem matemática, por isso quando a aritmética chega ao fim e eles também chegam, foi o caso. Sobre a proposta não digo aqui mais nada, a Câmara terá que fundamentar a sua escolha e de certeza que o irá fazer com toda a segurança e clareza do mundo, pois quando for a hora e em sede própria, irão saber o que foi a minha proposta global e porque ganhou, além de que numa perspectiva de resposta e objectivos alcançados, seria impossível alguém vencer-me no Cartaxo.


4- Houve festejos e foram deitados foguetes, agora aconselho a irem apanhar as canas e deixar trabalhar quem sabe, temos um ano difícil pela frente e estes anti corpos em nada ajudam a festa, somos poucos, e só cá se querem os bons.


5- Por último agradeço aos que já me conheciam e sempre acreditaram, aos outros peço que me conheçam melhor, estou aqui por bem e para fazer bem, e sempre mas sempre na verdadeira promoção da festa de toiros!"

Conferência "A importância da Sorte de Varas"


A Tertúlia Tauromáquica Terceirense vai levar a cabo no próximo sábado dia 4 de Abril, a uma conferência subordinada ao tema "A Importância da Sorte de Varas" que será antecedida por uma Tenta Comentada na Praça de Toiros Ilha Terceira. Trata-se segundo a organização de uma acção pedagógica e de interesse sócio-cultural. O convite é extensivo aos aficionados, seus amigos ou de quaisquer outras pessoas que queiram conhecer mais em profundidade o fascínio da Festa Brava.A Tenta Comentada terá o seu inicio pelas 18 horas e contará com a presença do matador de toiros Oscar Higares e do picador português Rafael Trancas, a conferência tem inicio às 21 horas no auditório da Universidade dos Açores no Pico da Urze.A conferência conta ainda com a presença do ganadero João Folque, do director da revista 6Toros6 José Carlos Arévalo e do jornalista António Castañares.Um dia em cheio a não perder.

terça-feira, 31 de março de 2009

Tauromaquia de volta à Campanário










A Tauromaquia está esta noite de volta à Rádio Campanário - Voz de Vila Viçosa, pela voz de Hugo Calado, que das 21 às 22 horas, irá dar conta de tudo o que se passa na festa brava nacional e não só.

Assim, no programa que hoje vai para o ar ás 21 horas, na frequência de 90.6 ou na internet em www.radiocampanario.com, Hugo Calado irá dar conta de toda a actualidade taurina, irá estar á conversa do o novilheiro João Diogo Fera, entre muitas outras coisas.

Neste programa irá ainda haver dois passatempos para oferecer bilhetes para dois espectáculos taurinos

Este será mais um programa a não perder, que será antecedido por fados e flamencos, das 20 ás 21 horas.

Relembramos ainda, que o programa Tauromaquia, será repetido todas as quartas às 19 horas.

segunda-feira, 30 de março de 2009

praça de touros do Cartaxo a concurso


Apesar de praticamente ninguém saber, a Câmara Municipal do Cartaxo, proprietária do tauródromo local, lançou um concurso publico para a adjudicação do mesmo.

Ao que conseguimos apurar foram entregues duas propostas, que foram abertas esta manhã, assim, concorreu Paulo Pessoa de Carvalho com uma proposta de 12 mil euros e a empresa Gestoiro, de Paulo e Rodrigo Tendeiro, com uma proposta de 19.500 euros, sendo a base de licitação do concurso de 2 mil euros.

Quanto á decisão por parte da Câmara, será conhecida durante o decorrer desta semana.

Montoya tenta no Alentejo



O novilheiro Gonçalo Montoya, acompanhado dos bandarilheiros Pedro Gonçalves, João Belmonte, Cláudio Miguel e Telmo Serrão, estiveram no passado Sábado na Herdade da Machoa, propriedade de Engº Luís Rocha, onde tentaram algumas novilhas daquela ganadaria alentejana.

domingo, 29 de março de 2009

Sommer D'Andrade sofre fractura



O Ganadero e cavaleiro José Luís Sommer D'Andrade, sofreu este fim-de-semana uma queda, na sua herdade perto de Barbacena (Elvas) e onde pasta a sua ganadaria.

Depois de transportado para o hospital, foi diagnosticada Sommer D'Andrade uma fractura na perna. Ao que conseguimos saber, não se trata duma fractura grave, mas no entanto irá ser operado para que a recuperação seja mais rápida.

Lembramos que José Luis Sommer D'Andrade, fazia parte do cartel do festival do próximo dia 11 de Abril na Terrugem.

sábado, 28 de março de 2009

António Prates na Moita



Tal como já noticiamos a praça de touros Daniel do Nascimento na Moita do Ribatejo, receberá no dia 23 de Maio um festival taurino de beneficência.

Do cartel fazem parte os cavaleiros Tito Semedo, José Prates, Pedro Salvador, Alvarito Bronze, o praticante Nelson Limas e ainda o amador João Maria Branco.

No entanto a empresa comunicou-nos que a este cartel junta-se o cavaleiro amador António Prates. Este jovem cavaleiro tem 10 anos de idade, fez a sua estreia na praça de Montemor em Setembro de 2008, sendo esta a segunda vez que se irá apresentar em publico.

Nesta tarde irão ser lidados novilhos da ganadaria de Engº António Silva, que serão pegados pelos Amadores da Moita, Montijo e São Manços.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Forcados da TT Terceirense treina em Partido Resina










0 Grupo de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, capitaneado por Adalberto Belerique, efectuou um treino no passado dia 6 de Março na Finca Partido de Resina em Aznalcázar - Sevilha onde pasta a Ganadaria Partido de Resina, SL, ex Pablos Romero.

A convite do actual proprietário Dr. José Luís Algora os forcados açoreanos desfrutaram de um dia bem passado, aproveitando a importância da ganadaria para efectuar cerca de 40 pegas ás quatro vacas disponibilizados pelo ganadeiro e seu maioral.

O treino foi presenciado por uma larga comitiva de convidados, quer do ganadeiro quer de terceirenses que acompanhou o Grupo nesta viagem a Sevilha.

No final e após uma visita a toda a herdade o grupo foi presenteado com um típico almoço andaluz.

Encantado com a experiência, o Drº José Luis Algora, espera repetir tão salutar jornada no próximo ano.

Recordar que a actual ganadaria tem procedência em vacas Jijonas e sementais Cabrera representando até aos dias de hoje um encaste único sem sofrer qualquer tipo de alteração.

No dia seguinte o Grupo voltou a treinar desta vez na Herdade do cavaleiro Joaquim Bastinhas. Frente a 4 novilhos, o grupo voltou a demonstrar estar preparado para mais um temporada que se pretende repleta de êxitos .

Depois, foi rumar a Olivença para assistir a sua feira taurina.

Tradicional corrida de Maio em Vila Franca já tem cartel

Inserida na VI Festa de Campo, da Lezíria e do Cavalo, a centenária Praça de Toiros Palha Blanco volta a abrir as suas portas para a realização de uma corrida à portuguesa no próximo dia 3 de Maio pelas 17 horas.

A 1ª Grande Corrida ABEI – Associação de Bem Estar Infantil da Freguesia de Vila Franca de Xira, terá como grande aliciante a presença de um imponente curro de toiros da divisa de Pégoras, que fará o seu reencontro com o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca após a pega no passado ano – dia 2 de Outubro – no Campo Pequeno que para muitos foi considerada a mais emotiva dos últimos anos nas arenas nacionais, numa corrida com honras de transmissão televisiva.

Nesta corrida de máxima emoção, completam o cartel os cavaleiros Rui Salvador – a comemorar esta temporada o seu 25º aniversário de alternativa –, Ana Batista e o praticante Duarte Pinto, bem como os forcados amadores de Évora que juntamente com os rapazes das jaquetas das ramagens vila-franquenses irão enfrentar a dureza dos Pégoras.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Festival na Moita tem cartel rematado


Tal como já hoje noticiamos, a praça de touros Daniel do Nascimento na Moita do Ribatejo, receberá no dia 23 de Maio um festival taurino de beneficência.

A empresa deu-nos a conhecer, o cartel completo para este festival, assim, estarão em praça os cavaleiros José Prates, Tito Semedo, Pedro Salvador, Alvarito Bronze, o praticante Nelson Limas e ainda o amador João Maria Branco.

Nesta tarde irão ser lidados novilhos da ganadaria de Engº António Silva, que serão pegados pelos Amadores da Moita, Montijo e São Manços.

Alvarito Bronze na Moita do Ribatejo


A empresa TopToiros, gestora da Praça de Touros da Moita do Ribatejo, deu-nos hoje a conhecer que irá levar a efeito no próximo dia 23 de Maio (Feira da Moita), um festival taurino de beneficência.

Para já, a empresa anuncia a presença do cavaleiro Alvarito Bronze, que fará a sua apresentação na Praça de Touros da Moita.

Quanto ao restante cartel está ainda por designar.

Relembramos que no dia seguinte haverá uma corrida de touros em que se lidarão 3 touros de Rio Frio e 3 de José Lupi, pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Vitor Ribeiro, estando as pegas a cargo dos Amadores de Alcochete e Aposento da Moita

Apresentados os carteis do Campo Pequeno


Foram esta tarde apresentados em conferencia de imprensa os carteis para a temporada 2009 na Praça de Touros do Campo Pequeno.

Uma temporada que contará com a presença de várias figuras do toureio como é o caso de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza, El Cid, Morante de La Puebla, entre outros

Desta feita a composição dos carteis é a seguinte:

- 7 de Maio - Touros de Passanha para António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e Vítor Ribeiro. Forcados Amadores de Lisboa e Coruche.

- 14 de Maio - Manuel Telles Bastos e Manuel Lupi e os matadores El Cid e Pedrito de Portugal. Forcados Amadores do Aposento da Moita. 3 Touros de Santa Maria e 4 de Brito Paes.

- 4 de Junho - Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol e Brito Paes. Forcados Amadores de Montemor. 6 Touros Murteira Grave

-18 de Junho (Novilhada) - Marcelo Mendes e João Soller Garcia e ainda os novilheiros Daniel Nunes, Juan del Alamo, Manuel Dias Gomes, Paco Velasquez e Michelito. Forcados Amadores da Azambuja. 6 Novilhos e um bezerro de Manuel Veiga.

- 2 de Julho - António Ribeiro Telles e o matador Morante de La Puebla. Forcados Amadores de Santarém touros de Ortigão Costa ou Conde Cabral.

- 9 de Julho - Rui Salvador, João Salgueiro e Leonardo Hernandez. Forcados Amadores de Évora e Alcochete. Touros de Herdade de Pégoras.

- 16 de Julho - Corrida Flash - cartel a designar

- 23 de Julho - Alternativa de Duarte Pinto - testemunhas de honra: Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio. Cavaleiros: Emídio Pinto, Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, Moura Caetano, Marcos Tenório e Duarte Pinto. Forcados Amadores de Cascais, Monforte e Académicos de Elvas. Touros de Maria Guiomar Cortes Moura.

Rui Bento salientou ainda a questão da Porta Grande, que só será aberta se o toureiro for premiado com duas voltas á arena em cada touro, isto se lidar dois touros, se lidar apenas um touro terá de dar três voltas. Destacou ainda o cativo jovem que vai até aos 25 anos, inclusive, que custa 100 euros.

Primeira corrida da Moita já tem cartel


Desta feita, a empresa TopToiros, gerente da referida praça de touros, deu-nos hoje a conhecer o cartel completo em primeira mão. Assim, estarão em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Vítor Ribeiro, que irão lidar três touros de Rio Frio e três touros de José Lupi.

Quanto às pegas estarão a cargo dos Amadores de Alcochete e Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Tiago Ribeiro e Vasco Pinto.

Esta será assim, a primeira corrida da Praça de Touros da Moita da temporada 2009.