quinta-feira, 26 de março de 2009

Apresentados os carteis do Campo Pequeno


Foram esta tarde apresentados em conferencia de imprensa os carteis para a temporada 2009 na Praça de Touros do Campo Pequeno.

Uma temporada que contará com a presença de várias figuras do toureio como é o caso de António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza, El Cid, Morante de La Puebla, entre outros

Desta feita a composição dos carteis é a seguinte:

- 7 de Maio - Touros de Passanha para António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e Vítor Ribeiro. Forcados Amadores de Lisboa e Coruche.

- 14 de Maio - Manuel Telles Bastos e Manuel Lupi e os matadores El Cid e Pedrito de Portugal. Forcados Amadores do Aposento da Moita. 3 Touros de Santa Maria e 4 de Brito Paes.

- 4 de Junho - Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol e Brito Paes. Forcados Amadores de Montemor. 6 Touros Murteira Grave

-18 de Junho (Novilhada) - Marcelo Mendes e João Soller Garcia e ainda os novilheiros Daniel Nunes, Juan del Alamo, Manuel Dias Gomes, Paco Velasquez e Michelito. Forcados Amadores da Azambuja. 6 Novilhos e um bezerro de Manuel Veiga.

- 2 de Julho - António Ribeiro Telles e o matador Morante de La Puebla. Forcados Amadores de Santarém touros de Ortigão Costa ou Conde Cabral.

- 9 de Julho - Rui Salvador, João Salgueiro e Leonardo Hernandez. Forcados Amadores de Évora e Alcochete. Touros de Herdade de Pégoras.

- 16 de Julho - Corrida Flash - cartel a designar

- 23 de Julho - Alternativa de Duarte Pinto - testemunhas de honra: Luis Miguel da Veiga, Frederico Cunha e José João Zoio. Cavaleiros: Emídio Pinto, Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, Moura Caetano, Marcos Tenório e Duarte Pinto. Forcados Amadores de Cascais, Monforte e Académicos de Elvas. Touros de Maria Guiomar Cortes Moura.

Rui Bento salientou ainda a questão da Porta Grande, que só será aberta se o toureiro for premiado com duas voltas á arena em cada touro, isto se lidar dois touros, se lidar apenas um touro terá de dar três voltas. Destacou ainda o cativo jovem que vai até aos 25 anos, inclusive, que custa 100 euros.

Ó Gente da minha terra


Há dias, ao ouvir a fadista Mariza com o esplendor da sua voz, retive na memória o refrão do fado “Ó Gente da minha terra”:
“Ó gente da minha terra,Agora que eu percebi,Esta tristeza que trago,Foi de vós que a recebi.”
A nostalgia que estas estrofes carregam, com sentimento, fez-me pensar novamente no trágico acontecimento que se verificou com um Forcado e, infelizmente, sinto-me novamente obrigado a falar do Forcado Francisco Matias, que há tão pouco tempo partiu, mas que jamais o esquecerei.
No dia do seu funeral, dos mais comoventes que algum dia presenciei, pois em cada dez pessoas que saíam da igreja onde estava a ser velado o seu corpo, nove vinham com as lágrimas a correr pelo rosto, situação essa que explica bem o carinho que os presentes tinham pelo Francisco.
Naquele dia 19 de Março, compareceram para acompanhar o corpo do malogrado forcado muitos familiares, amigos, aficionados, elementos de diversos Grupos de forcados, antigos cabos, alguns (poucos) empresários tauromáquicos e por aqui se ficaram os representantes da tauromaquia.
Não vi ninguém em representação da IGAC, do Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses, da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Cavaleiros, Bandarilheiros, Matadores de toiros e Ganaderos, enfim ninguém em representação da tauromaquia nacional além dos Forcados. É triste….mas é mesmo assim.
Realizaram-se neste último fim-de-semana duas corridas de toiros, concretamente uma em Estremoz e outra em Santarém.
Em Estremoz sei que os Grupos de Forcados presentes brindaram ao céu, cada um, uma das suas pegas. Assim também aconteceu em Santarém, tendo o cabo do GFA de Santarém efectuado a primeira pega e realizado no brinde o simbólico gesto de erguer o barrete ao céu, da mesma forma como o fez o GFA de Alcochete na pega do último toiro da tarde.
Em ambos os casos, no início das cortesias efectuou-se um minuto de silêncio em memória de Martinho da Pina e do Francisco Matias.
Verifiquei em Santarém, e sei também que o mesmo se verificou em Estremoz, nenhum cavaleiro actuante brindou ao céu qualquer lide.
Os Forcados, intitulados como os últimos românticos da festa, sempre que se verificam acontecimentos trágicos como os recentes, não se esquecem de, numa das suas pegas erguer o seu barrete ao céu em sentido de homenagem aos que partiram.
Os Forcados estão sempre dispostos a, quando assim são convidados, actuar graciosamente por causas nobres, como as corridas de beneficência, em despedidas ou corridas de homenagem de profissionais do toureio, e por ai em diante.
Sinto tristeza por ver que os Profissionais da tauromaquia, aqueles que devem defender a festa, não tiveram qualquer tipo de atitude que se impunha, pois lembrar os que já partiram é obrigação dos que cá ficam e nada se viu por parte destes.
O Francisco Matias era Forcado e veio a falecer em consequência da sua maneira de ser aficionado, de pegar toiros. Não foi um Forcado que morreu na estrada, ou por doença, morreu quando se preparava, num tentadero, para a temporada que agora começa.
Fico triste ao verificar que se tomam estas atitudes, quando os Forcados, quer queiram quer não queiram, são a grande força da tauromaquia nacional e são os únicos amadores da nossa festa. Não há espectáculo que se realize em terras lusas, que sentados nas bancadas não se encontrem antigos ou actuais Forcados, muitos acompanhas das suas famílias e amigos.
Sei que não é politicamente correcto estar a ter este tipo de afirmações, mas pergunto estou a dizer alguma mentira ?Não ficaria bem aos profissionais da festa ter outro tipo de respeito por aqueles que se colocam de frente com os toiros a troco de nada ?
Para bem da nossa festa de toiros, é bom que os que tem responsabilidade possam perceber que a figura do Forcado deve ser respeitada, pois é isso que os Forcados fazem para com os profissionais da tauromaquia.
*José Fernando Potier é licenciado em Economia e trabalha no ramo dos seguros como Director-geral da Disegur, uma mediadora de seguros. Foi forcado do Grupo de Coruche e do Grupo de Montemor e é o actual Presidente da Direcção da Associação Nacional de Grupos de Forcados.jpotier@tauromania.pt

José Manuel Duarte apresenta Quadra para 2009


Como tivemos oportunidade de entrevistar anteriormente, o cavaleiro José Manuel Duarte “relançado” na tauromaquia com um novo espírito e maturidade profissional, irá no próximo sábado apresentar a sua quadra para a temporada de 2009.

A apresentação a ter lugar em Santarém, surge como não podia deixar de ser à moda de Santarém, num contexto de confraternização onde nada faltará no que toca à festa dos toiros, pois prevê-se após apresentação da quadra, a lide de uma rês, um almoço à ribatejana, fado vadio e para os mais atrevidos da comunicação social, até se prevê um concurso de pegas.

Gestoiro apresenta Corrida de Moura


A empresa Gestoiro-Eventos apresentou a 1ª Grande Corrida de Toiros da temporada em Moura.

O cartel é composto por Rui Salvador, Diego Ventura e o praticante Francisco Palha, quanto aos toiros serão da ganadaria Passanha e pegados pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor e pelo Real Grupo de Forcados Amadores de Moura.

Primeira corrida da Moita já tem cartel


Desta feita, a empresa TopToiros, gerente da referida praça de touros, deu-nos hoje a conhecer o cartel completo em primeira mão. Assim, estarão em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Vítor Ribeiro, que irão lidar três touros de Rio Frio e três touros de José Lupi.

Quanto às pegas estarão a cargo dos Amadores de Alcochete e Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Tiago Ribeiro e Vasco Pinto.

Esta será assim, a primeira corrida da Praça de Touros da Moita da temporada 2009.

Montoya por Augusto Moura em Coruche


O novilheiro João Augusto Moura informou hoje o "toureio.com" que, justificando esta decisão pelo facto de o organizador do festejo, João Carlos Lorena, ter alterado a ganadaria a lidar sem sequer ter disso avisado. "Houve alteração no acordo que tínhamos estabelecido e o organizador não informou ninguém", explica Augusto Moura.

O Toureio.com, contactou também o empresário João Carlos Lorena, que não que declarou sobre o assunto, dizendo-nos apenas "que a ganadaria anunciada é a que vai ser lidada, uma ganadaria de prestigio e de categoria, a coruchense de António José Teixeira, se o novilheiro não quer tourear, pois que não toureie, outro aproveitará a oportunidade de tourear em uma praça de prestigio, com uma ganadaria de categoria, ombreando com duas figuras do toureio mundial caso do Maestro Ruiz Miguel e do maestro José Luis Galloso, bem como com os conceituados matadores de toiros portugueses José Luís Gonçalves e Nuno Velasquez, para alem do promissor novilheiro Manuel Dias Gomes. De momento de momento a organização está a solucionar esta situação tentado chegar a acordo com Gonçalo Montoya, novilheiro sobejamente conhecido, pelo seu toureio fino e de classe, que poderá surpreender toda a aficion pela sua evolução artística no passado ano, em que actuou em diversas novilhadas pela geografia espanhola contando-se por triunfos as suas actuações, recorde-se Gonçalo Montoya é actualmente aluno da escola de tauromaquia de Sevilha"

quarta-feira, 25 de março de 2009

VII Taça Ibérica de Atrelagem


É já nos próximos dias 26, 27, 28 e 29 de Março que se realiza, no Complexo Desportivo da Companhia das Lezírias, Porto Alto, a primeira parte da VII Taça Ibérica de Atrelagem, prova do calendário da Federação Equestre Internacional. A segunda parte decorrerá uma semana depois, na zona de Cádiz, em Espanha. Sublinhe-se o facto de estarem presentes alguns dos melhores praticantes internacionais da modalidade e, nomeadamente, o belga Felix-Marie Brasseur, Campeão do Mundo em 1996 e 2006.

Jornal Farpas - Edição de 26 de Março


O mundo secreto de Diego Ventura – uma reportagem exclusiva do semanário “Farpas”, em Puebla del Rio (Sevilha), com o toureiro da moda. E ainda uma grande entrevista com Ventura, que acaba de vez com as polémicas e conta, tim-tim por tim-tim, as razões verdadeiras por que estará um ano mais ausente da arena do Campo Pequeno.

Ainda no “Farpas” que amanhã chega às bancas, as primeiras grandes novidades da temporada 2009 no Campo Pequeno – o que Rui Bento contou numa entrevista a Maurício Vale publicada no “Correio da Manhã”. E o que Rui Bento não contou ainda, os cartéis que guardou a sete chaves e que o “Farpas” divulga amanhã. Fique a saber tudo em pormenor.

Conheça também na edição do “Farpas” de amanhã os cartéis das duas primeiras corridas da RTP – a 45ª Corrida TV em Coruche e a Corrida da RTP em Portalegre (4 de Julho).

Também na edição do “Farpas” de amanhã: fotos exclusivas da arte do cavaleiro Paulo Jorge Santos a tourear a pé; os porquês de Alvarenga ter encerrado o blogue do “Farpas”, que estava a ter um sucesso dos diabos; as fotos do triunfo de João Caetano em Valência; e as sempre polémicas ‘farpas’ de Miguel Alvarenga.

Uma edição a não perder! Mais uma que vai dar que falar!

Festa Campera em Bencatel


A localidade alentejana de Bencatel (Vila Viçosa), irá receber no próximo Sábado, 28 de Março, uma festa campera aberta ao publico.

Este evento terá inicio pelas 16 horas, na praça de touros daquela localidade.

Será uma festa onde os aficionados poderão ver ferra de gado manso e bravo à moda antiga, onde o Grupo de Forcados Amadores de Bencatel, irá ainda fazer demonstrações de pegas.

Comunicado do Grupo de Forcados Amadores de São Manços


Joaquim Miguel Matias Branco será a partir de Setembro o novo cabo dos Amadores de S.Manços, tendo sido eleito por unanimidade de todos os elementos do grupo actual, bem como pelos antigos cabos como têm sido tradição neste grupo nas sucessões anteriores.
Está eleito assim o quinto cabo do grupo sucedendo assim a Francisco Pereira 1965 – 1971, Joaquim Azeda 1971-1988, Joaquim Carvalho 1988-2000, Rui Piteira 2000 – 2009.
Fica apenas por definir data e praça de toiros para a despedida de Rui Piteira que brevemente anunciaremos.
Joaquim Branco fardou-se pela primeira vez em Santa Clara a Velha a 9 de Julho de 2000, tendo pegado o seu 1º toiro pelo grupo na Terrugem a 4 de Agosto de 2000, é um forcado que apesar de jovem tem dado provas não só dentro de praça mas também no dia a dia no seio do grupo, por isso e ao ter sido eleito por unanimidade reúne todas as condições de liderança e de garantias de futuro para o grupo.

Rui Piteira

Especial/Última Hora: Augusto Moura nega-se a festival de Coruche

O novilheiro João Augusto Moura não actuará no próximo domingo, dia 29, no festival matinal de Coruche - informou o próprio, justificando a sua decisão pelo facto de o organizador do mesmo, o bandarilheiro João Carlos Lorena (foto da direita), ter trocado ontem os novilhos anunciados por outros de outra ganadaria, sem ter avisado os intervenientes.
"Soube por acaso que a ganadaria tinha sido trocada e como o nosso acordo não é assim cumprido, não actuarei domingo em Coruche", disse o toureiro de Monforte ao "Farpas", revelando ainda que, segundo os próprios lhe terão comunicado, Francisco Ruiz Miguel e José Luis Galloso "também não vêm a Coruche, dada a alteração dos novilhos no cartel".
A empresa "Toirolindo", adjudicatária da praça de toiros de Coruche, mas não organizadora deste festival - de que parte da receita reverte a favor da associação "Encostatamim", que se dedica ao apoio a doentes oncológicos - já tinha ontem conhecimento desta situação. Fonte próxima da empresa disse ao "Farpas" que "se trata de uma decisão isolada do novilheiro João Augusto Moura, não partilhada pelos dois matadores espanhóis referidos, que deverão vir domingo a Coruche".
Augusto Moura comunicou ontem mesmo a João Carlos Lorena a sua intenção de não tourear no domingo. Além do novilheiro de Monforte (cujo substituto não foi ainda anunciado), estão no cartel do festival matinal do próximo domingo os matadores espanhóis Ruiz Miguel e José Luis Galloso, os portugueses José Luis Gonçalves e Nuno Velásquez e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Os novilhos inicialmente anunciados pertenciam à ganadaria de Manuel Veiga, mas foram substituídos por outros de Veiga Teixeira.
Pelo facto de a edição de amanhã do semanário "Farpas" - cuja 1ª página estará logo à noite no site "toureio.com", depois das 23 horas - já se encontrar neste momento a ponto de ser impressa, não existindo por isso a possibilidade de nela inserir esta notícia de última hora - por isso e só por isso - decidiu a direcção do jornal colocá-la neste momento aqui no "Farpas Blogue", apesar de este espaço e como se anunciou há exactamente oito dias, ter sido extinto - mas não desactivado.

Pela festa de Toiros em Portugal

No próximo dia 5 de Abril vai realizar-se na Marinha Grande uma Corrida de Toiros.

Os membro da organização portuguesa que se denomina Acção Animal, radicais anti-taurinos, tem fomentado junto das empresas e das Câmaras Municipais, através de acções de terrorismo de intimidação, que estas retirem o apoio junto da tauromaquia e não promovam nem autorizem a realização de corridas de toiros.

Actualmente, estão a enviar mails para as Câmaras Municipais de Cascais e Marinha Grande para que estas não autorizem a realização das corridas de toiros previstas para essas cidade.

A primeira será já no próximo dia 5 de Abril, na Marinha Grande, organizada pelo empresário António Morgado.

Os Portugueses nunca voltaram a cara para a conquista da nossa identidade e não é agora que meia dúzia de urbano depressivos vai querer impor a lei da minoria.

Vamos mostrar junto de quem de direito quantos somos e dar os parabéns junto das respectivas Câmaras pelo facto de promoverem a tauromaquia e não cederem a acções de terrorismo de intimidação.

“Sou Português, Sou Aficionado. Tenho orgulho na nossa pátria e na nossa identidade.
Obrigado por apoiarem a tauromaquia.”

Câmara Municipal da Marinha Grande
geral@cm-mgrande.pt;geral@tauromania.pt

Câmara Municipal de Cascais
provedor.municipal@cm-cascais.pt;
gab.municipe@cm-cascais.pt;geral@tauromania.pt

Alcochete dia 5 de Abril

Corrida de Segunda Feira de Páscoa em Sousel


Após várias alterações, o cartel da tradicional corrida de toiros de segunda feira de Páscoa em Sousel é o seguinte.
Toiros de Los Adaines para Javier Cano, Tito Semedo e Joana Andrade. Pegam os forcados de Cascais e Póvoa de São Miguel.

Burladero de Imprensa esta Quarta-Feira na Rádio Voz de Alenquer


Burladero de Imprensa volta a ir para o ar, esta Quarta-Feira, a partir das 21 horas, nos 93.5 e 100.6 FM da Rádio Voz de Alenquer.
Nesta última semana do mês de Março, termina a série de programas dedicada aos cavaleiros que durante o defeso assumiram novas relações de apoderamento. Depois de Vítor Ribeiro, Ana Batista e Rui Santos, Catarina Bexiga vai estar à conversa com o cavaleiro praticante João Salgueiro da Costa.
Durante a emissão também tomarão realce as principais notícias que marcam a actualidade taurina em Portugal e Além Fronteiras, com algumas notícias exclusivas e muitos cartéis novos para a temporada de 2009.
Marco Gomes, dinamizador do Mês da Cultura Taurina em Alter do Chão (que tem início já no próximo fim de semana) também é um dos convidados do programa.
O Burladero de Imprensa também poderá ser acompanhado no endereço www.radioalenquer.com .

Fernandes e Ribeiro em Maio na Moita


Segundo conseguimos apurar a empresa TopToiros já tem contratados os cavaleiros Rui Fernandes e Vitor Ribeiro para integrar o cartel da tradicional corrida de touros da Feira de Maio, que se realiza no dia 24 do referido mês.

Conseguimos ainda apurar que nesta corrida será lidado um curro de touros de Engº José Lupi, sendo que o terceiro cavaleiro ainda está por definir.

Relembramos ainda que no dia anterior, a 23, terá lugar uma novilhada, com um cartel ainda por definir.

2º fim-de-semana taurino em Cuba


A localidade alentejana de Cuba, receberá entre os dias 2 e 5 de Abril o II Fim de Semana taurino da Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Cuba.

Assim, este certame terá inicio no dia 2 de Abril, pelas 21 horas na biblioteca local, com uma tertúlia subordinada ao tema "Toiros: Cantando Falando", que contará com a presença de Maurício do Vale e Carlos Alberto Moniz.

Já no dia 3, pelas 21h:30m, terá lugar no centro Cultural de Cuba um colóquio subordinado á "Segurança do Forcado".

No dia 4 realizar-se-á a já anunciada corrida de touros, em que actuarão Rui Fernandes, Filipe Gonçalves e ainda o matador de touros Luis Vital Procuna, bem como os Forcados Amadores de Cuba e Beja, perante touros de António Silva. Depois da corrida, segue-se pelas 23h:30m uma party na casa do povo.

A terminar este certame, terá lugar uma garraiada à vara larga.


Morgado apela aos aficionados


O empresário António Morgado, irá levar a cabo no próximo dia 5 de Abril uma corrida de touros na Marinha Grande. Os ditos defensores dos Animais, têm exercido forte pressão junto da Câmara Municipal local para que impeça a realização desta corrida.

Desta forma o empresário, através de um comunicado, apela a todos os aficionados que enviem mails de apoio á festa e à corrida de touros em questão.

Por isso envie já o se mail de apoio à festa para geral@cm-mgrande.pt

Diego Ventura a 9 de Maio em M oura

terça-feira, 24 de março de 2009

mais uma campanha anti-taurina

Estimados aficionados,

Vai realizar-se na Marinha Grande uma Corrida de Toiros no próximo domingo, 5 de abril. A associação ANIMAL está a exercer forte pressão junto da Câmara Municipal para a suspensão do espectáculo. Apelamos a todos os aficionados a que enviem e-mails de apoio à festa e à corrida de toiros mencionada.

A direcção de e-mail é a seguinte: geral@cm-mgrande.pt

Gratos desde já pela colaboração,

Saudações Taurinas,

António Morgado e Pedro Marques

Concurso de ganadarias de Évora já tem cartel


A empresa TerraBrava, deu a conhecer recentemente o cartel para o 50º Concurso de Ganadarias de Évora, que será também o segundo luso-espanhol e que terá lugar no dia 17 de Maio, pelas 17 horas.

Em praça irão estar os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles e António Maria Brito Paes, que irão lidar seis touros das mais prestigiadas ganadarias, Palha, Murteira Grave, Passanha, Victorino Martin, Miura e Partido de Resina.

Entretanto, no dia 11 de Abril, a praça de touros de Évora, receberá a segunda Festa do Forcado que desta vez o evento será internacional, porquanto foi convidado pela organização e estará presente o Grupo de Forcados Mazatlecos, do México. Será um dia inteiramente dedicado à figura do Forcado, elemento tão acarinhado pelo povo português. Um dia de homenagem e promoção da arte de bem pegar toiros, que levará de novo muito público a encher a praça de toiros eborense, que para além de ser uma praça carismática no panorama taurino português, é uma praça que está intimamente ligada à figura do Forcado pelo seu historial e pelo simbolismo que qualquer moço de forcados sente quando pisa aquela arena alentejana.

Desta forma, a Festa do Forcado realizar-se-á em duas fases distintas.

14h00
Grupos de Forcados vão reviver Sortes Antigas
Torneio de Pegas de Cernelha
Exibição com Forcados do Futuro
Exibição com Forcados Veteranos
(entrada livre)

21h30
Corrida de Toiros

Assim, o cartel para a corrida de encerramento do dia dedicado ao forcado será constituído por Rui Salvador que comemora 25 Anos de Alternativa, Rui Fernandes, Victor Ribeiro e o praticante João Soller Garcia. Nesta noite serão lidados 7 Toiros de Veiga Teixeira, enquanto que as pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Mazatlán (México) comandado por René Tirado Osuna, e ainda o Grupo de Forcados vencedor do Torneio de Cernelhas.

Grupo de Arronches com agenda preenchida


Depois de ter iniciado a sua temporada no passado dia 28 de Fevereiro, o Grupo de Forcados Amadores de Arronches, capitaneado por Ricardo Nunes, já tem vários espectáculos agendados, tanto para Portugal como para Espanha.

Assim, a próxima actuação deste grupo alentejano será no dia 12 de Abril em Alpalhão, seguindo-se Santo António das Areias no dia 25.

Já em Maio o grupo rumará até Espanha onde no dia 1 actuará em Alcorisa (Teruel), em Junho voltará a actuar na praça da sua terra no dia 19, tendo uma semana antes actuado na localidade espanhola de Fuentes de Léon (Badajoz).

No mês de Julho, tem já confirmada uma actuação em Santa Amália (Cáceres). Para Agosto e Setembro, são já três os espectáculos agendados, Arronches, a 29 de Agosto, Castuera (Badajoz), a 5 de Setembro e Monesterio (Badajoz), a 6 de Setembro)

Tauromaquia de volta à Campanário


A Tauromaquia está esta noite de volta à Rádio Campanário - Voz de Vila Viçosa, pela voz de Hugo Calado, que das 21 às 22 horas, irá dar conta de tudo o que se passa na festa brava nacional e não só.

Assim, no programa que hoje vai para o ar ás 21 horas, na frequência de 90.6 ou na internet em www.radiocampanario.com, Hugo Calado irá dar conta de toda a actualidade taurina, irá ter em estúdio o aficionado Marco Gomes, que irá falar do mês de Abril em Alter, bem como fazer a sua habitual rubrica Bau do Aficionado e fazer também o comentário a vários acontecimento festa.

Hugo irá ainda estar á conversa com João Oliveira que irá dar os últimos pormenores da corrida de touros em Braga.

Neste programa irá ainda haver um passatempo.

Este será mais um programa a não perder, que será antecedido por fados e flamencos, das 20 ás 21 horas.

Relembramos ainda, que o programa Tauromaquia, será repetido todas as quartas às 19 horas.

Por cada forcado que cair, outro se levantará!

Por cada forcado que cair, outro se levantará!

Deus chamou a si, pelo meio-dia da tarde de hoje, o forcado amador Francisco Matias. Francisco tinha apenas 25 anos e uma carreira de forcado pela frente, cumprindo este ano a sua quarta temporada tauromáquica ao serviço do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre. Aqui fica desde já, e como não podia deixar de ser, uma palavra sentida à família do forcado Francisco Matias, e ao seu Grupo. Na verdade, no dia de hoje a efemeridade do mundo fez-se sentir e, uma vez mais, afirmou-se de maneira brutal, ceifando a vida ao forcado Francisco. Tal como os toiros, por vezes, nos pregam partidas, investindo melhor ou pior do que fazíamos crer, saindo melhor ou pior do que pensáramos, foi a vida, uma vez mais, a pregar-nos uma valente colhida, levando consigo um forcado amador daquele grupo alentejano. O Francisco abandonou as arenas, abandonou as lides, despediu-se e foi para longe, enquanto fazia (de acordo com quem o conhecia bem) aquilo que mais gostava e com quem mais gostava: pegar com os amigos, no seio do seu Grupo. Com ele morre algo dentro de todos nós. Algo parte connosco também, deixando-nos mais vazios, mais tristes, mais inóspitos, mais apáticos. E questionamo-nos “porquê”, sabendo todos perfeitamente que a vida, entre tantas coisas boas, é feita destas coisas, de percalços e de sustos. Ficam as saudades, o silêncio, e o luto merecido e devido. O que sinto, descrever bem não sei. Sei apenas que desde o meio-dia de hoje o mundo dos toiros ficou mais pobre. Muito mais pobre. E fica sempre mais pobre quando parte um forcado amador. Tal como o nome indica, o que faz de nós forcados é o amor à arte, sem nada reclamar por pegar, e sem nada nos ser dado que não a alegria de recebermos flores na volta e a conquista de centenas de sorrisos e aplausos nas bancadas. Como tal, por cada forcado amador que nos deixa, mais pobre fica o mundo dos toiros. Contudo, cá fora como dentro de praça, por cada forcado que cair, outro se levantará!

Va por ti torero!

Eternas Saudades do Aposento da Chamusca


16/03/2009

Forcados amadores da Chamusca


Os Forcados Amadores da Chamusca vão ter um treino no próximo dia 29 de Março (Domingo) na ganadaria Varela Crujo em Beja.

mais novidades sobre a corrida da união das misericordias


No próximo dia 21 de Maio, pelas 21h:30m, a praça de touros de Alter-do-Chão, receberá a grande corrida da União das Misericórdias de Portugal, numa organização do empresário João Duarte, tendo como empresa a União.

O cartel será oportunamente anunciado, mas para já estão contratados os cavaleiros António Ribeiro Telles e Ana Batista (na foto), quanto ao terceiro cavaleiro está ainda por definir, mas não será João Moura, como nos garantiu João Duarte.

O empresário João Duarte, promete para breve mais novidades sobre esta corrida.

nota de imprensa da cavaleira amadora Alda Maria que transcrevemos na integra


A cavaleira amadora Alda Maria, está a preparar com afinco a sua nova temporada. Dois mil e nove será uma temporada de muita responsabilidade para a toureira de Vera Cruz, depois da sua estreia em "ruedos" Espanhois, mais propriamente em Atarfe no recente certame de rejoneio, promovido pelo canal sur de televisão de Andaluzia, onde mostrou todo o seu querer e garra para se afirmar como cavaleira, Alda Maria irá prestar provas de praticante neste inicio de temporada, estando as negociações em bom ritmo para que tal venha a acontecer em finais de Abril principio de Maio.
Para esta temporada de 2009, Antonio Pedro continuara a ser o seu apoderado, tendo agora o importante apoio de António de Almeida na cedência de algumas montadas que de certo irão reforçar a quadra de Alda Maria.