segunda-feira, 6 de abril de 2009

Alcochete: mais uma vez Miguel Moura

Por motivos de saúde ficou adiado o “confronto” entre João Moura e João Salgueiro, sendo que a casa Moura ficou igualmente bem representada com a presença em praça de João Moura Júnior em Alcochete. A terna ficou completa com António Telles e os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e Alcochete.

António Telles abriu praça cravando o primeiro comprido em sorte de gaiola, protagonizando mais um bom momento na ferragem comprida a que poucos dão importância. Nos curtos andou ao seu jeito clássico, lidando com elegância em sortes frontais.

Frente ao quarto da ordem manteve o plano regular atingido na primeira das suas exibições, contornando algumas das dificuldades impostas pelo oponente.

João Salgueiro levou emoção à pequenina praça de toiros de Alcochete ao cravar dois soberbos ferros curtos no término da sua primeira actuação. Levantou público ao citar em curtíssimas distâncias, atacando ao piton contrário e reunindo em condições perfeitas, pondo emoção em dois ferros à antiga numa lide em que cumpriu a ferragem inicial com acerto, iniciando com três curtos em sortes cesgadas.

O cavaleiro de Valada foi autor de uma prestação correcta frente ao segundo do seu lote mas desta feita não ultrapassou o patamar que transpõe a regularidade. Cravou uma série de curtos de boa nota mas sem a emoção da sua primeira actuação.

João Moura Júnior substituía seu pai nesta tarde em Alcochete. Esteve bem, principalmente nos curtos montando o seu veterano cavalo Belmonte que com arte, oficio e experiência conduziu até aos médios um toiro que facilmente se fixava em tábuas.

Frente ao toiro que fechou praça, o mais velho dos filhos de Moura mostrou o que mostram as figuras, faculdades na hora de lidar qualquer tipo de toiro. É certo que não houve sonoro triunfo, mas houve provas importantes frente a um complicado oponente que foi perdendo mobilidade ao longo da lide.

O Grupo de Forcados Amadores de Montemor quebrou ontem o seu jejum nesta praça de toiros. A seu cargo estiveram as pegas ao primeiro, terceiro e quinto toiros da ordem, concretizadas na ocasião pelos forcados José Maria Cortes à primeira, João Pedro Tavares também à primeira e Pedro Santos à segunda tentativa.

Para a pega dos restantes astados estiveram em praça o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete. Para a cara foram Vasco Pinto, efectivando ao primeiro intento, Hugo Branquinho e José Vinagre consumando à segunda tentativa.

O curro de toiros desta tarde pertencia à ganadaria que leva o ferro do Eng. José Samuel Lupi, estavam na generalidade bem apresentados mas com comportamentos diferenciados entre si.

Miguel Moura encerrou as actuações da tarde com uma actuação em grande plano repetindo o êxito alcançado no dia anterior em Portalegre. Muito bem nos compridos e espectacular nos curtos cravados al quiebro com grande emoção, Miguel encerrou a sua prestação com dois palmos numa tarde de grande triunfo em que o público se rendeu completamente aos encantos do mais pequeno de Monforte.

Este novilho foi pegado a “duo” pelos dois grupos de forcados, sendo o forcado da cara o jovem Francisco Borges dos Amadores de Montemor.

Dirigiu o espectáculo o Sr. Ricardo Pereira num espectáculo em que se registou cerca de meia casa forte de entrada de público.

Mais pormenores da I Gala dos Troféus "Tauromaquia"


Tal como já aqui noticiamos, realiza-se no próximo dia 17 (sexta-feira), a partir das 21.30 horas, no Cine Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo, a I Gala de atribuição dos Troféus "Tauromaquia", galardões outorgados aos triunfadores da temporada 2008 pelos principais órgãos de comunicação taurina (jornais, revistas, sites e programas de rádio) e que pretendem fazer reviver os desaparecidos troféus "Imprensa", que todos os anos eram atribuídos pela Casa da Imprensa e sempre contemplavam figuras da Festa Brava

Esta gala contará com as actuações do fadista António Pinto Basto, da Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro e do grupo de danças de salão "Dance you".

Os premiados são: João Moura (melhor cavaleiro), Francisco Palha (cavaleiro praticante), Luis Procuna (matador), João Augusto Moura (novilheiro), João Prates "Belmonte" (bandarilheiro), Márcio Francisco, do grupo de V. Franca (melhor forcado), Amadores de Montemor (melhor grupo), Passanha (ganadaria), empresa "Aplaudir" de João P. Bolota e o cavalo "Belmonte" de João Moura Jr., eleito melhor cavalo de toureio pelos representantes da crítica taurina.

As reservas para esta I Gala dos Troféus "Tauromaquia" podem ser feitas através dos seguintes telefones: 914 674 646 (Tertúlia Tauromáquica do Montijo), 916 752 573 (Forcados Amad. do Montijo), 962 953 141 (Escola de Toureio do Montijo) ou 21 2327882 (Cine Teatro Joaquim de Almeida).

Em Junho haverá touros em Santa Eulália




O bolasetetouradas.blogspot.com, está em condições de avançar em primeira mão, que a castiça praça de touros de Santa Eulália, irá receber um festejo taurino em Junho.

Desta feita, as portas daquela praça de touros irão abrir no dia 11 de Junho para um festejo taurino onde se irá homenagear José Telles Barradas, por tudo o que fez pela festa de touros.

Segundo sabemos, o cartel será de luxo

Fomos à Cuba



Foste, Foste-te que eu bem sei que foste, no Domingo á tourada.. Foi assim, em jeito de cantar alentejano, que os ¾ de casa de um público disposto a divertir-se, saudou a entrega do primeiro ferro comprido ao Cavaleiro Rui Fernandes. Estava dado o mote..Festa! Na senda do que tinha sido até ai o fim-de-semana taurino da Vila de Cuba.

Os muito bem apresentados toiros do Eng.º. António Silva, todos ferrados com o 6, deram jogo desigual, sendo na generalidade encastados, deixaram-se lidar, nota mais alta para os quarto e quinto da ordem e mais baixa significativamente, para o ilidável primeiro de Procuna.

Rui Fernandes teve por diante um primeiro encastado mas frouxo de remos oponente. Bem tentou o ginete mas a falta de toiro no momento do ferro, fez com que pouca fosse a história da sua primeira lide. O seu segundo foi mais colaborante, sem querenças deixou-se lidar e Rui conseguiu, a espaços entusiasmar a afición, com uma lide ligada, onde destacamos o terceiro curto de cravagem correcta e ao estribo, o melhor de toda a tarde. Fica-nos a sensação que um pouco mais de espaço ao toiro na preparação das sortes e um pouco mais de distancia nos cites e outro teria sido o efeito para melhor, especialmente depois de verificar a forma como o Silva se arrancou, por iniciativa própria, ao 5º curto de praça a praça. É uma opinião...

Filipe Gonçalves teve duas lides muito parecidas, de maior acerto e domínio a primeira, ante um mastodonte que deu jogo e emprestou emoção, estreou um cavalo preto ( Varela Crujo) que apesar de não conseguir ganhar o píton no ferro, tem um abordagem ao toiro de muita expressão e com o tempo será certamente figura, pois é ainda muito jovem. No seu segundo andou equivocado até que percebeu, já nos curtos e após forte assobiadela por falha na colocação de um ferro, que tinha de dar a lide que o toiro queria e não a que trazia idealizada de casa. Foi com ganas, deixou os números de adorno para segundo plano e saiu por cima numa actuação claramente de menos a mais. Está mais pausado, bem montado e com outro conhecimento, o Algarvio, a seguir com atenção em 2009...

Luis Vital “Procuna”. Teve uma tarde bem diferente da do ano passado. É assim o sortilégio do toureio, o ano passado um primeiro de sonho de Varela Crujo deu triunfo grande, este ano, um “tio” de Silva sem um passe deu silencio inevitável. Correram melhor no seu segundo ( também com trapio) as coisas. Faena essencialmente pela direita, onde foi possível ver tandas de domínio e cuidado, ligadas e que chegaram ao publico. Em ambos, vistosos e artistas tercios de capote e de bandarilhas, onde voltou a mostrar a facilidade e intuição que se lhe reconhecem nestas sortes.

No Capitulo das pegas a primeira nota vai para o facto de todos os forcados fardados ostentarem gravata preta em sinal de respeito por Francisco Matias, pelo qual foi guardado um minuto de silencio, durante as cortesias. Concordamos, obviamente!! Mas será que o Ganadero do ano passado, falecido no defeso, não deveria ter sido também lembrado nesse minuto?... Por nossa parte fizemo-lo!!

Na parte artística foi uma tarde em que se ajudou melhor do que se pegou de caras. Quer isto dizer que, estiveram mais coesos e eficientes os grupos a ajudar sobretudo os primeiros ajudas, Wilson Dioniso foi chamado para volta no segundo do grupo de Cuba. Mas não teria sido cometida nenhuma injustiça, se Augusto Silva também tivesse sido convidado para o fazer, no segundo dos Amadores de Beja.

Por Cuba pegaram José Maria Rocha á segunda, depois de falta de coesão nas ajudas a um toiro que deixou o cara no chão por falta de ajuda na primeira. Os toiros quando põem a cara no chão são chatos de ajudar, mas ai há que procurar os pítons ( é aí que se ajudam os toiros) e levantar-lhe a cara. Ajudar não é atirar-se para cima do toiro....é analisar rapidamente a melhor forma de entrar a procurar o píton e depois actuar consoante seja necessário.
Valter Guerreiro recebeu mal, um Silva que fugiu ao Grupo com a cara alta mas sem bater, decisiva a intervenção do já mencionado Wilson Dionísio, para a concretização á primeira tentativa.

Por Beja, no maior da corrida, pegou Olavo Baião a sesgo e para resolver á terceira, um toiro com poder mas que metia a cara bem e a empregar-se, o forcado de cara é que nunca lhe aguentou a investida nem mandou nas reuniões. No seu segundo, a pega da tarde em nossa opinião. Foi seu autor todo o Grupo, que esteve coeso a ajudar um toiro que empurrou com força, mas com o forcado de cara a mandar em tudo o que lhe fez, desde que pisou até que saiu da arena e uma eficiente e vistosa ajuda de Augusto Silva a João Fialho, bem ajudados pelo resto do grupo, corrigiram a imagem menos positiva da primeira actuação.

Uma nota de destaque para a ferragem “á espanhola” utilizada por Rui Fernandes. Indagámos junto da sua equipa se eram caras essas bandarilhas e se tinham algum efeito menos positivo no comportamento dos toiros.
Respostas: São feitas em casa e compramos os encaixes e arpões, nada de mais em custo e utilizam-se varias vezes. Quanto á segunda questão não tem qualquer efeito diferente, a não ser a maior prevenção de riscos para o toureiro e em Portugal para os Forcados. Deixamos para reflexão e assinalamos o gesto com agrado!!

Dirigiu sem problemas o Sr. Antonio Garçoa com Ferragem de Gastão Miguéns, esta segunda Corrida Mista da Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Cuba, numa magnifica organização a todos os níveis e estão de parabéns pelo que estão a fazer pela festa.

domingo, 5 de abril de 2009

Tarde agradavel este Sabado em Barrancos

Barrancos recebeu este Sábado (05 de Abril), um Festival Taurino a favor dos bombeiros locais por ocasião da Feira do Presunto e dos Enchidos, que contou com uma boa moldura humana que preencheu mais de 3/4 de casa. Lidaram-se toiros de diversas ganadarias que no geral cumpriram, todos eles com boa apresentação.

Abriu praça Rui Salvador, que teve duas lides bastante agradáveis e distintas, com o publico entusiasta a responder com ovação e a contribuir para bom ambiente que se fez sentir. O cavaleiro de Tomar aproveitou para rodar alguma montadas e com elas demonstrar todo o seu valor na primeira lide com bonitos recortes, bregando e mudando o touro Murteira Grave de terrenos, deixando ferros emotivos e de boa nota. Na segunda lide, perante um exemplar Couto de Fornilhos, teve igualmente uma boa actuação cravando a ferragem da ordem com grande emoção, pena foi o facto de ter finalizado a sua actuação mais cedo devido a uma lesão na virilha.

Vítor Ribeiro andou muito a seu estilo, igualmente com duas boas lides, cheias de alegria e vontade de fazer o que melhor sabe. No seu primeiro, perante um Passanha cumpridor, esteve correcto, chegando facilmente ao público, destacando-se em 3 ferros curtos sublimes, e na devida preparação das sortes. No segundo toiro, um exemplar Lampreia, entregou-se de igual forma e com grande alegria bregou muito bem, realizando uma lide de bom nível, destacando-se no último curto de praça a praça, com que encerrou a lide.

Soller Garcia em dia de prova de praticante, esteve muito bem na lide de um novilho Luís Rocha que contribuiu claramente para o seu êxito, passado desta forma com distinção mais uma etapa da sua carreira. Soller citou de frente e cravou bons ferros, chegando facilmente ao público, que ovacionou em resposta a ferros de bom nível como o comprido de praça a praça de muito bom nível e o ultimo curto que culminou uma tarde histórica para o agora cavaleiro praticante.

Na lide apeada apresentou-se em praça o matador espanhol Salvador Cortés que perante o toiro de Ascenção Vaz pouco pode fazer visto a investida ter durado pouco, apesar de sair com muita pata, mas tempo ainda para fazer uns lances de capote a receber o toiro por verónicas, sendo que na muleta pouco mostrou porque o toiro cedo se rachou. Na sua segunda lide perante um Varela Crujo, conseguiu brilhar e ate abusar estendendo demasiado tempo a sua lide, no entanto teve bem no capote mas foi essencialmente no tércio de muleta, com series tanto pela direita como pela esquerda e com passes com alguma profundidade que mais deu nas vistas.

Nas pegas, a tarde foi razoável, os Amadores de Moura mostraram que são um bom grupo e que possuem boas opções com diversos estilos para encarar esta nova temporada com naturalidade. Foram caras , Pedro Acabado à segunda numa boa pega; Xavier Cortegano, que realizou um bonito cite, concretizando à segunda contando com boa ajuda do grupo; Miguel Amaro, que pegou à primeira; Rui Ameixa, à segunda talvez na melhor pega da tarde; e por ultimo José Luís Batista à primeira sem dificuldades.

Corrida de Toiros do Rotary Clube de Portalegre

Corrida de Toiros do Rotary Clube de Portalegre
por António José Afonso5 de Abril, 2009

- Praça de toiros José Elias Martins, em Portalegre
- Data: 04 de Abril de 2009, pelas 16.45 horas
- Empresa: Verónicas e Piruetas- Ganadaria: Maria Guiomar Cortes Moura
- Cavaleiros: João Moura Caetano, João Moura Jr. e Manuel Lupi
- Grupos de Forcados Amadores: de Portalegre e de Alter do Chão, capitaneados por Fernando Coelho e João José Saramago, respectivamente- Assistência: ¾ de casa
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Pedro Reinhardt, assessorado pelo médico veterinário Dr. Tenório Guerra.
Anunciada como “o cartel mais esperado da afición portuguesa”, era a primeira corrida do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre após a tragédia vivida com a morte de um dos seus elementos no decorrer de um treino. O cartel estava bem composto, dele fazendo parte dois cavaleiros e dois grupos de forcados da terra, em competição que chamou muito público à praça.
No início da corrida foi guardado um muito sentido minuto de silêncio em memória de Francisco Matias, presente na praça durante toda a corrida.
Os toiros da ganadaria de Maria Guiomar Cortes Moura, saíram à arena bem apresentados, com um peso estimado entre os 440 e os 500 Kg e tiveram um comportamento reservado, a procurarem terrenos de tábuas e a criar algumas dificuldades aos cavaleiros e forcados, com excepção do lidado em 2º lugar que mostrou franqueza e nobreza na investida.
João Moura Caetano iniciou a sua actuação com a colocação de dois ferros compridos, a abrir, sendo que no primeiro sofreu um ligeiro toque na montada e o segundo foi deixado com o toiro descolocado e distraído. Dos quatro curtos, destacou-se o terceiro ferro, de boa execução e rematado como mandam as regras. Com um toiro a criar muitas dificuldades ao cavaleiro, este não pôde fazer mais… No seu segundo, a sua actuação subiu de tom, tendo iniciado com dois bons ferros compridos, de praça a praça e com a reunião a acontecer ao centro, de alto a baixo e ao estribo. Nos curtos, pisou terrenos de compromisso e, antecedidos de forte batida ao piton contrário, colocou quatro ferros de boa nota, especialmente os 2º e último, pelo emoção da reunião em terrenos de tábuas. Finalizou a sua actuação com um ferro de palmo à meia volta.
João Moura Jr. teve por diante o melhor toiro da corrida – o segundo da ordem – e começou da melhor forma a sua actuação. Mostrando grande maturidade na lide, a deixar o toiro sempre bem colocado, a rematar as sortes rodando-lhe na cara e levando-o em ladeios vistosos e emocionantes, deixou dois ferros compridos, à tira, e quatro curtos de excelente nota, a fazer levantar o público das bancadas. Terminou com um ferro de palmo já um pouco a cilhas passadas, mas que não desluziu em nada esta sua excelente actuação. No seu segundo, um toiro bastante mais reservado e a esperar pelo cavalo na hora de investir, esteve também em bom plano, colocando dois compridos de boa nota e quatro curtos, dos quais se destacaram os 3º e 4º de execução acima da média. Finalizou com um ferro de palmo, com o toiro a vir a menos e a ter já que ser colocado em sorte pelo bandarilheiro.
Manuel Lupi teve uma passagem algo discreta na sua apresentação nesta praça como cavaleiro profissional. Tendo pela frente dois toiros complicados, que procuravam terrenos de tábuas com insistência, não soube dar-lhe a lide mais adequada. No seu primeiro, iniciou com um ferro comprido a sesgo, sem brilho, para, no segundo, deixar um ferro de melhor nota. Nos curtos, optou por viagens lateralizadas, com ferros em sortes aliviadas que, com um toiro que não emprestava emoção às reuniões, passaram sem destaque. No seu segundo e último da corrida esteve um pouco melhor, começando com dois bons ferros compridos, sendo que o primeiro pecou pela colocação algo descaída. Dos cinco curtos que colocou, destacaram-se os 1º e 2º, correctos de execução, sendo o primeiro a sesgo e o segundo em sorte frontal, com colocação ao estribo.
Pelo Grupo de Forcados Amadores de Portalegre saiu para a cara do primeiro toiro o experiente e valente forcado Nelson Nabiça, que, perante um toiro muito difícil, conseguiu uma rija pega à terceira tentativa, a sesgo e com as ajudas carregadas, depois de ter estado muito bem nas duas primeiras, em que aguentou fortes derrotes em viagens muito duras. Artur Domingues saiu para pegar o segundo do grupo. Com um bom cite, mostrando-se bem ao toiro, entrou-lhe nos terrenos a provocar a investida, sacou-se bem e conseguiu uma boa pega com o grupo a ajudar bem. O quinto da corrida tocou a Nelson Baptista, que dando vantagens ao toiro, reuniu de forma correcta, mas foi despejado com um forte derrote já ao chegar ao grupo. Na segunda tentativa, com o toiro a mostrar-se mais reservado, consumou uma boa pega, bem fechada pelo grupo, com destaque para a excelente 1ª ajuda.
O Grupo de Forcados Amadores Alter do Chão pegou o primeiro do seu lote por intermédio de Pedro Saldanha, que, perante a arrancada pronta do toiro, reuniu bem, mas este a ir com a cara muito por baixo, deixando-o fora. À segunda tentativa, fixou melhor o toiro, mandou na investida, recuou e reuniu bem, conseguindo uma boa pega, muito bem ajudado pelo grupo, com destaque para o rabejador. Diogo Bilé citou a dar vantagens ao toiro, mas com uma reunião algo defeituosa, o toiro a efectuar uma cambalhota e o forcado a ficar por baixo fora da cara. Na segunda tentativa, com o toiro bem mais reservado, entrou-lhe bem nos terrenos e conseguiu uma pega sem dificuldades. João Carita saltou para pegar o último toiro da corrida. Citou com calma e com voz, foi buscar o toiro às tábuas, que, após a reunião, parou e mudou de trajectória, procurando despejar o forcado, que, sem nunca ter perdido a cara, lá conseguiu ficar, numa pega bem ajudada pelo grupo.
Após o final da corrida de toiros, teve início o espectáculo de variedades taurinas com a participação do cavaleiro amador Miguel Moura, que, mais uma vez, demonstrou as suas boas maneiras e raça toureira, numa lide movimentada e muito aplaudida pelo público presente.
Para a pega foi escolhido o jovem André Rodrigues do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, que, consumou à primeira tentativa.
Mais e o Menos+ A memória, sempre presente, de Francisco Matias- O pó que se fez sentir nas bancadas durante as três primeiras lide

Caetano e Moura triunfam em Portalegre


Foi perante mais de meia casa, que a praça de touros de Elias Martins em Portalegre abriu as portas à temporada 2009, com um cartel há muito esperado.

Um cartel de juventude, onde juntavam João Moura Caetano e João Moura, jr, que pela primeira vez se encontraram em praça e não quiseram deixar os créditos por mãos alheias, e fizeram antever uma temporada para esta parelha de sucesso que poderá ser vista em várias praças. Moura Caetano, destacou-se na sua segunda lide, onde cravou bons ferros, sendo no se primeiro pouco pôde fazer perante um manso, já Moura jr destacou-se na sua primeira, presenteando os presentes com bons momentos de toureio.

Fazia também parte deste cartel Manuel Lupi, que também quis mostrar o seu valor, realizando bons momentos de toureio em ambas as lides.

Para os Forcados Amadores de Portalegre e Alter-de-Chão, a tarde foi fácil.

A terminar o espectáculo, actuou o amador Miguel Moura, que voltou a mostrar que pode vir a ser um caso sério na festa.

Não perca em breve a reportagem desta corrida.

Já está à venda o N.º 245 da revista NOVO BURLADERO


Acaba de sair mais uma edição da revista NOVO BURLADERO, a N.º 245, referente ao mês de Abril, que é simultaneamente mais uma ESPECIAL ANIVERSÁRIO.

Em destaque:

O Campo Pequeno e as primeiras novidades para a temporada de 2009 é o tema escolhido por João Queiroz para o seu habitual Burladero do Director;

Em História da Tauromaquia, o Coronel José Henriques recorda o período da Guerra Civil de Espanha;

Os primeiros festejos da temporada, na Moita, Santarém e Alcochete;

A recordação a Conchita Cintrón, La Diosa Rubia del Toreo, com artigos da autoria de António Van Zeller e Mestre David Ribeiro Telles;

A reportagem da Feira de Olivenza de 2009 e de Almendralejo;

No espaço O que é feito de si?, a NB esteve à conversa com o cavaleiro José Maldonado Cortes;

As imagens da cerimónia de entrega do III Prémio Bacatum / Novo Burladero a Mestre David Ribeiro Telles;

Manuel Dias Gomes no Zapato de Plata de Arnedo;

Imagens de campo na ganadaria de Infante da Câmara;

Estatística da temporada de 2008;

Na rubrica Coudelarias Toureiras, Luís Esteves dá a conhecer o historial da Soc. Agrícola de Oliveira Martins;

Sérgio Perilhão evoca Maria Mil Homens;

... para além dos habituais artigos de opinião assinados por Catarina Bexiga, Vítor Escudero, Raul Caldeira, Carlos Martins e Valter Anacleto…

Festival Taurino em cuba para angariação de fundos para a construção da nova Praça


O cavaleiro Rui Fernandes e o Matador Luis Vital Procuna e as respectivas quadrilhas, anunciaram esta noite, no jantar de confraternização do II Semana Taurina em Cuba, que ofereciam a custo zero a sua actuação num Festival Taurino, para angariar fundos para a construção da nova Praça de Toiros de Cuba.

Na sexta-feira passada, acabou o prazo de entrega de propostas do concurso público internacional para a construção da Praça de Toiros.

Segundo declarações do Senhor Presidente da Câmara de Cuba " as obras começarão brevemente, com vista que a corrida da feira, em Setembro, já se realize na nova Praça."

Marinha Grande


Do empresário António Morgado, recebemos um comunicado que dá como certa a realização a corrida de touros no próximo dia 5 de Abril na Marinha Grande, corrida que teve em risco por causa de ataques dos "seres" ditos anti-touradas.

Felizmente e "com a fundamente colaboração da aficion, conseguimos desbloquear o impasse a que a corrida do proximo domingo, esteve sujeita. Estamos de Parabéns!", afirmou Morgado.

Morgado espera ainda que o publico acorra em massa á praça, demonstrando aos "seres" ditos defensores do animais a grandiosidade da Festa e a sua união.

Por isso já sabe, fica o convite feito, no próximo dia 5 de Abril vá à Marinha Grande ver actuar Vitor Ribeiro, Ana Batista e o praticante Tomas Pinto, bem como os Forcados Amadores de Vila Franca e Ap.Moita. Quanto aos touros pertencerão ás ganadarias de Santa Maria e São Marcos.

sábado, 4 de abril de 2009

Alcochete dia 5 de Abril

Chamusca 12 de Abril

Colóquio "Segurança do Forcado"


Decorreu, ontem, no Centro Cultural de Cuba, um colóquio onde se debateu a segurança do forcado, organizado pela Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Cuba.
Estiveram presentes na Mesa como oradores: Tiago Prestes, vice-presidente da ANGF e Cabo do Aposento da Chamusca; João Patinhas, antigo Cabo do GFA de Évora; José Horta, Cabo do GFA de Cuba e Manuel Almodôvar, Cabo do GFA de Beja, sendo moderador da Mesa, Maurício do Vale.

Mauricio do vale, começou por ler um artigo que escreveu em 1983, onde abordava está tematica, e espelhava as preocupações que se mantêm na actualidade.

Tiago Prestes, afirmou que: " a associação tem feito muita pressão sobre as companhias de seguros, no sentido delas fazerem as apólices de grupo, como recentemente são obrigadas todas as empresas".

Revista Equitação


Manuel Lupi estreia novo camião hoje em Portalegre


O cavaleiro Manuel Lupi irá levar hoje para estrada pela primeira vez um novo camião recentemente adquirido, de modo a proporcionar todo o conforto possível para a sua preciosa quadra de cavalos.Manuel Lupi comparte cartel esta tarde em Portalegre com João Caetano e João Moura Jr. Pegam os grupos de forcados de Portalegre e de Alter do Chão um curro de Maria Guiomar Cortes Moura.

Domingo de Páscoa em S. Manços

No próximo domingo de Páscoa poderá ver poderá disfrutar de um aliciante cartel, em S. Manços.Sairá um precioso curro de Cunhal Patrício para ser lidado por Ana Batista, Britos e João Telles Jr., pegam os forcados de Santarém e de Montemor.Os bilhetes para a corrida já encontram, desde segunda-feira à venda nos seguintes locais: São Manços: Enchicarnes - 266 722 151Restaurante "Chico" - 266 722 208Reguengos: Restaurante "O Compadre" (no mercado) - 266 503 795Moura: Restaurante - Casa de Tapas "Pasodoble": 965 689 915Campinho: Restaurante "Monte d'Açorda" - 266 589 370Amieira: Restaurante "Aficionado" - 266 611 374Cuba: Café "Lucas" - 284 415 253









BILHETES PARA SANTARÉM JA PODEM SER RESERVADOS

Já podem reservar bilhetes para a corrida do dia 10 de Junho, em Santarém, através do telefone 91 409 40 39 (Sr. Luis Carlos) ou através do mail bilhetesaplaudir@gmail.comNo dia da Corrida os bilhetes reservados deverão ser levantados até uma hora antes do inicio do espectáculo.Lembramos que esta corrida têm inicio às 17 horas e o cartel é composto pelos Cavaleiros João Moura, Diego Ventura e João Moura II , Forcados Amadores de Santarém e outro, frente a toiros da Ganadaria Passanha.

Salgueiro, Rouxinol e F.Gonçalves em Tavira


Como já manda a tradição, o primeiro sábado de Agosto é dia de “Corrida de Toiros em Tavira” e, este ano no dia um de Agosto, dia da Feira da Boa Morte, a Equitavira – Associação Equestre de Tavira, realiza uma nocturna à portuguesa, na sua praça instalada junto ao Parque de Feiras e Exposições da cidade do Gilão.

Um cartel de competição digno de uma qualquer praça de primeira, com a participação dos cavaleiros de alternativa João Salgueiro, Luís Rouxinol e Filipe Gonçalves, nas pegas irão estar os Amadores de Lisboa e de Coruche, frente a seis touros ainda por designar.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nuno Casquinha em Las Ventas


O novilheiro português Nuno Casquinha actuará dia 30 de Abril, numa novilhada integrada na Feira da Comunidade, na Monumental de Las Ventas, em Madrid.
Comparte cartel com Julián Simón e José Carlos Venegas.
Sairá à praça nesse dia um curro da ganadaria que pasta em Palma del Rio-Cordoba de "Moreno da Silva".

Touronorte amanhã em conferência de imprensa


A empresa Touronorte dá amanhã uma conferência de imprensa em Braga, com o intuito de esclarecer as razões para o cancelamento da Corrida de Toiros que se iria realizar na cidade dos arcebispos ás 10.30 da manhã no local onde era previsto realizar-se a corrida, ou seja, o espaço onde ficam normalmente instalados os circos quando visitam a cidade de Braga junto a rodovia perto das piscinas municipais para mais esclarecimentos aqui fica o nº de contacto 919465203 touronorte.

Aposento do Alandroal muda de cabo


Tal como já aqui tínhamos noticiado o Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal irá em 2009 mudar de cabo. Segundo anunciou esta semana José Pedro Barreto, ao programa de Hugo Calado na Rádio Campanário, será o forcado João Passos a ocupar o seu lugar, numa cerimónia que decorrerá numa corrida de touros a realizar em Setembro no Alandroal.

José Pedro informou-nos ainda que o grupo irá iniciar a sua temporada no dia 2 de Maio em Veléz (Malaga) e no dia 3 em Arquife (Granada).

Mas para além de José Pedro Barreto, também José Luís Gomes anunciou esta semana que a temporada 2009 será a ultima à frente do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, não se sabendo ainda quem irá ser o terceiro cabo do grupo lisboeta.

Mas para 2009 anunciam-se ainda as mudanças de cabo nos Amadores de Vila Franca de Vira e São Manços.


Vá aos toiros e divirta-se

Este final de semana são vários os espectáculos preparados a pensar nos aficionados portugueses:

  • Praça de Toiros de Vila Franca – 3 de Abril
    Novilhada - 22h00
    Novilheiros: Thomas Bournel (Nimes), Juan Leal (Arles) e Miguel Murtinho (Vila Franca)
    Toiros: António Charrua
  • Praça de Toiros de Vila Franca – 4 de Abril
    Novilhada - 16h30
    Novilheiros: Jesús Chover (Valencia), Kevin Hernández (Albacete) e Júlio Antunes (Vila Franca)
    Toiros: Pégoras
  • Praça de Toiros de Portalegre - 4 de Abril
    Corrida de Toiros – 16h30
    Cavaleiros: João Moura Caetano, João Moura jr e Manuel Lupi
    Forcados: Amadores de Portalegre e Alter do Chão
    Toiros: Maria Guiomar Cortes Moura
  • Praça de Toiros de Barrancos - 4 de Abril
    Festival de Benificência – 15h00
    Cavaleiros: Rui Salvador, Vítor Ribeiro e João Soller Garcia
    Matadores: Salvador Cortés
    Forcados: Amadores de Moura
    Toiros: Murteira Grave, Passanha, Couto Fornilhos, Engº Luís Rocha, Varela Crujo, António Lampreia e Ascensão Vaz.
  • Praça de Toiros de Cuba - 4 de Abril
    Corrida de Toiros
    Cavaleiros: Rui Fernandes e Filipe Gonçalves
    Matadores: Luís Vital "Procuna"
    Forcados: Amadores de Cuba e Beja
    Toiros: Eng. António Silva
  • Praça de Toiros de Vila Franca – 5 de Abril
    Novilhada - 16h30
    Novilheiros: Angel Bravo (Salamanca), Jose Maria Cortes (Málaga) e Manuel Dias Gomes (Vila Franca)
    Toiros: Canas Vigouroux
  • Praça de Toiros da Marinha Grande - 5 de Abril
    Corrida de Toiros – 16h00
    Cavaleiros: Vítor Ribeiro, Ana Batista e o praticante Tomás Pinto
    Forcados: Vila Franca e Aposento da Moita
    Toiros: Santa Maria e São Marcos
  • Praça de Toiros de Alcochete - 5 de Abril
    Corrida de Toiros – 17h00
    Cavaleiros: João Moura, António Telles, João Salgueiro e o amador Miguel Moura
    Forcados: Amadores de Montemor e Alcochete
    Toiros: José Lupi

Sobre a Festa do Forcado


A Festa do Forcado, organização das empresas Terra Brava e Tauromania, à semelhança do ano anterior, idealizou o dia da Festa do Forcado baseando-se num único principio: enaltecer a imagem e espírito do Forcado Amador, proporcionando, aos forcados e ao público em geral, um dia de confraternização dentro e fora da arena.

À noite realiza-se uma corrida de toiros para a qual foi convidado para pegar o Grupo de Forcados Amadores de Mazatlán em representação do México, dando a esta organização mais uma cor da universalidade desta actividade única.

Com esta envolvência, não quis, a organização, escolher um grupo de forcados para representar Portugal na corrida da noite e sim proporcionar ao Grupo vencedor do Torneio mais um prémio, o ter a oportunidade de pegar a referida corrida.

Desta forma, todas as actividades que compõem o evento, Torneio de Cernelhas, Tourada e Festa, foram pensadas, sem benefício ou prejuízo de algum Grupo participante, apenas com a preocupação de todos serem vistos como iguais e todos terem a oportunidade de fazer, nesta emblemática praça, aquilo que, em principio, mais gostam: PEGAR TOIROS.

Assim fica cumprido o objectivo de fazer da Festa do Forcado um dia Nacional sem barreiras nem fronteiras a nenhum forcado, independente da terra, grupo ou historial que representa.

O Torneio de Pegas de Cernelha é o grande momento da tarde que conta com a participação de 43 Grupo de Forcados Amadores que desde logo se mostraram disponíveis e empenhados em participar nesta salutar e divertida competição.

Nos últimos dias a organização e o público em geral tomou conhecimento, através de comunidados enviados para diversos sites taurinos, que o Grupo de Forcados Amadores de Évora e de Alcochete não pegariam a corrida a realizar dia 11 de Abril, após o torneio de cernelhas caso o ganhassem. O Grupo de Forcados Amadores de Santarém já tomara essa posição informando pessoalmente quem de direito- a organização.

Se premiar um Grupo de Forcados com uma corrida de toiros é contra o espírito amador, se apresentar alguma competição entre Grupos de Forcados é contra o espírito amador, então, infelizmente, nós não sabemos o que significa Amador.

Tendo tido em consideração o sucedido e depois de consultar todos os Cabos dos Grupo de Forcados participantes decidiu a organização manter o prémio conforme foi anunciado: que ganhe o torneio e que peguem os Teixeiras quem cernelhar melhor…mas e acima de tudo que todos se divirtam muito!

Dia 11 de Abril a Arena d´Évora irá presenciar um dia diferente, inteiramente dedicado ao Forcado e no qual contamos com a presença de todos, quer peguem quer não peguem.

P´la Organização
Carlos Pegado - Sócio Gerente da empresa Terra Brava

Rodrigo Corrêa de Sá - Sócio Gerente da empresa Tauromania

Planicie Taurina na Rádio Voz da Planicie


No programa desta semana, num total de oito emissões ( incluídas as repetições durante a semana, ver horários abaixo)repartidas por quatro estações de rádio, destacamos a entrevista com José Luís Pires, presidente dos Bombeiros Voluntários de Serpa sobre o Festival que organizam dia 11, na Cidade Branca e para os passatempos de Cuba e Évora. Vamos ainda actualizar notícias nacionais, com destaque para a analise á temporada 2009 para o Campo Pequeno e para as organizações de Évora e Moita entre várias outras. A terminar conheça ainda o nosso roteiro tauromáquico na Agenda Taurina.

Planície Taurina é um programa da responsabilidade de Vítor Besugo e Nelson Lampreia, com a colaboração de Cátia Ferreira, assistência técnica de Luís Silva e Augusto Pinto, e gravado nos estúdios da Rádio Voz da Planície em Beja. Este é um programa a pensar em si, assim se no quiser contactar, enviar a sua opinião, sugestão, notícia ou outro acontecimento de cariz taurino pode fazê-lo via e-mail para planicietaurina@gmail.com.

Horários de emissão:
· Rádio Voz da Planície: Sábados - 12h30 com repetição ás Segundas-feiras – 22h00
On-line em www.vozdaplanície.pt

· Rádio Antena Sul: Domingos-12h15 com repetição ás Quintas-feiras - 20h00.
On-line em www.antenasul.net

· Rádio Castrense: Domingos-12h30 com repetição ás Quartas-feiras - 22h00.
On-line em www.radiocastrense.net

· Rádio Planície: Sábados - 19h00 com repetição ás Segundas-feiras – 19h00
On-line em www.radioplanície.com

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Morreu Vitor Direito, fundador do "Correio da Manhã"


Faleceu hoje, aos 78 anos, Vitor Direito, fundador do "Correio da Manhã" há 30 anos e recordado ao "Farpas Blogue" por Manuel Andrade Guerra como "um dos melhores jornalistas da segunda metade do Século XX e um português às Direitas, como o seu nome parecia profetizar".
"Não faltarão, nos próximos dias, declarações e textos piedosos, alguns certamente desprovidos de verdadeiro sentimento. A nós, aos que tivemos o privilégio de usufruir do seu exemplo e, sobretudo, da sua amizade, faltam-nos palavras, fica-nos uma incomensurável saudade", afirma Andrade Guerra.
O corpo do jornalista vai estar amanhã, sexta-feira, em câmara ardente na Capela de Santo António, no Estoril e a missa de corpo presente realizar-se-à no sábado às 10h30, seguindo o funeral para o cemitério de Rio de Mouro, ao meio-dia.
Deus lhe conceda o merecido descanso.

Alcochete: Moura Jr. em vez do pai


Confirmado: João Moura Júnior deverá substituir seu Pai na corrida do próximo domingo, dia 5, na praça de toiros de Alcochete. João Moura está ainda impossibilitado de tourear, dada a infecção pulmonar que lhe foi diagnosticada há duas semanas e cuja recuperação requer um largo período de repouso e sobretudo a ausência de esforços físicos.
A substituição deverá ser anunciada amanhã pela empresa "Toiros & Tauromaquia", de António Manuel Cardoso, ficando o cartel composto por António Ribeiro Telles, João Salgueiro e João Moura Júnior, que faz a sua apresentação na temporada portuguesa depois da brilhante campanha nas Américas no último Inverno e antes de se apresentar na Real Maestranza de Sevilha na próxima Feira de Abril.
Na corrida do próximo domingo em Alcochete participa também, lidando um novilho em espectáculo de variedades taurinas, o cavaleiro amador Miguel Moura.
Lidam-se toiros da ganadaria de José Samnuel Lupi e pegam os Forcados Amadores de Montemor e de Alcochete.

Isabel Ramos na TVI


Amanhã o Programa das Manhãs da TVI, o conhecido "Você e a TV" vai ter como tema os idolos e os fans.Dado que um rapaz se inscreveu no dito programa e o seu maior sonho é conhecer em pessoa a cavaleira Isabel Ramos, a estação de televisão convidou, Isabel Ramos a comparecer no estúdio. Isabel promete até levar um cavalo para dentro do estúdio, de modo a poder divulgar da melhor forma possivel a tauromaquia.

Comunicado do GFA de Alcochete - II Festa do Forcado 2009



"O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete informa que respondeu afirmativamente, e com muito prazer, ao convite do portal tauromáquico Tauromania, na pessoa do Sr. Rodrigo Corrêa de Sá, para participar na II Festa do Forcado, a realizar-se no próximo dia 11 de Abril na Arena D'Évora.A exemplo do ano passado, o GFA de Alcochete participará, com todo o gosto e brio, no Torneio de Cernelhas, com a dupla de forcados a ser composta por Daniel Silva e João Pedro Sousa. Marcando ainda presença nas bancadas com todos os elementos possíveis que compõem o nosso Grupo. É nossa intenção contribuir para a exaltação do Forcado Amador, bem como para o bem-estar e harmonia entre todos os Grupos que compõem a Associação Nacional de Grupos de Forcados.Após reunir a opinião de antigos e actuais elementos, o GFA de Alcochete decidiu por unanimidade não participar na Corrida de Toiros da Festa do Forcado, caso seja o vencedor do referido Torneio de Cernelhas. Em nossa opinião, a inclusão de um grupo de forcados numa corrida deverá ser pelo seu valor e prestação em praça, na execução das suas actividades e sem qualquer tipo de critérios desportivos. Na essência do estado amador, a única disputa existente será sempre entre forcado e toiro. O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, durante os seus 38 anos de existência, levou o nome de Alcochete e de Portugal aos quatro cantos do mundo, dignificando o forcado e o homem português.Perante as razões mencionadas, entendemos que não estão reunidas as condições para a nossa participação na supracitada Corrida de Toiros, decisão já comunicada ao Sr. Rodrigo Corrêa de Sá.Informamos ainda que o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete estará sempre disponível para aceitar qualquer convite para actuar em espectáculos na Arena D'Évora, seja na pessoa do Sr. Carlos Pegado, da empresa Terra Brava, seja por outra empresa concessionária desta praça.Vasco PintoGrupo de Forcados Amadores de Alcochete"

José Luís Gomes anuncia despedida.


José Luís Gomes, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa anunciou esta semana que esta será a sua última época no comando do Grupo da capital portuguesa.
Confirmada esta mudança é assim a terceira transição de Cabo anunciada para a temporada 2009. Vasco Dotti do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca e Rui Piteira do Grupo de Forcados Amadores de São Manços são também as despedidas que vão marcar esta época tauromáquica.

II Festival Luís Fagundes já tem cartel

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande leva a efeito no próximo dia 15 de Maio ao II Festival Luís Fagundes.Com vista a preparar a época taurina de 2009 o Grupo do Ramo Grande organiza pelo segundo ano consecutivo um festival taurino que leva o nome de um dos forcados fundadores, infelizmente falecido, Luís Fagundes. O grupo entendeu manter a denominação do Festival em homenagem ao Homem, ao Forcado e essencialmente ao Amigo que foi o Luís Fagundes. O cartel deste ano sofreu algumas alterações em relação ao figurino apresentado no ano passado, este ano o cartel é composto pelo cavaleiro de alternativa Tito Semedo e pelos praticantes Rui Lopes e Marcelo Mendes, os toiros pertencem a três ganadarias locais, a de Rego Botelho, a da Casa Agrícola José Albino Fernandes e a de Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, as pegas como é óbvio estarão a cargo do grupo organizador.O Festival está então agendado para o dia 15 de Maio ás 20 horas na Praça de Toiros Ilha Terceira, inaugurando a temporada do aniversário de prata da arena terceirense. A entrada será geral ao preço simbólico de 10 euros.Não deixe de participar com a sua presença nas bancadas da Monumental da Ilha Terceira.

Prova de praticante de Soller Garcia este Sábado



No próximo Sábado, dia 4 de Abril de 2009, às 15.00 horas, vai decorrer um festival taurino a favor dos Bombeiros de Barrancos, para angariação de fundos. Vamos todos ajudar os Bombeiros por uma causa nobre!

Em praça estão os cavaleiros Rui Salvador, Vitor Ribeiro, bem como o praticante João Soller Garcia, que irá prestar prova de cavaleiro praticante. Actua ainda neste festival o matador Salvador Cortés.

Nesta tarde lidar-se-ão 7 novilhos/toiros de várias ganadarias, que serão pegados pelos Amadores de Moura.

Quanto ao preço dos bilhetes é de 20 euros (geral) e 10 euros, para as crianças dos 6 aos 12 anos.

Gestoiro emite comunicado











Depois de Paulo Pessoa de Carvalho, ter emitido um comunicado relativo à adjudicação da Praça de Touros do Cartaxo, a empresa Gestoiro, de Paulo e Rodrigo Tendeiro, enviou esta tarde para as redacções um comunicado relativo ao mesmo assunto. Um comunicado que passamos a transcrever na integra:

"Exmos. Srs.

Lá diz o ditado que “que não se sente, não é filho de boa gente” e em relação ao comunicado sobre a proposta de adjudicação da Praça de Toiros do Cartaxo, elaborado pelo Sr. Paulo Pessoa de Carvalho, apraz-nos dizer o seguinte:

1 – Não somos, nem vivemos de comunicados, mas o Sr. Paulo Pessoa de Carvalho, já o fez por diversas vezes, quer em relação a apoderamentos, praças, etc. etc.

2 – Não sabíamos que concorrer a uma praça de toiros de uma forma HONESTA e com o fim de dignificar a festa de toiros, como já o fizemos e queremos fazer no futuro, podia suscitar um tal tipo de crítica, totalmente descabida, por parte do empresário concorrente. Pensamos que vivemos num país livre e democrático, em que se existe um Concurso Público, será para várias empresas se apresentarem. Curiosamente poucos souberam do concurso, talvez por isso não houvesse mais concorrentes.

3 – Também desconhecíamos o facto de por sermos um ano empresários de uma praça, isso nos dava o direito de ficar com ela até nos apetecermos e criticar quem vai contra nós. Voltamos a referir que isso não é DEMOCRÁTICO! Mas, talvez seja por isso que a praça que o lançou no mercado como empresário, esteja há tantos anos na sua mão. A diferença é que no Cartaxo, a Proprietária é a Câmara Municipal e não um particular.

4 – Sinceramente não queríamos ter respondido, mas os factos estão à vista de qualquer um e não nos arrependemos nada de ter concorrido, pois provámos que afinal, talvez a praça até já estivesse adjudicada, não sabemos nem porque meios, nem porque formas, mas certamente que o HONESTO Sr. Paulo Pessoa de Carvalho saberá.

5 – Para terminar e como prova do nosso trabalho, não precisámos de muitos anos para demonstrar o que somos e o que queremos; este ano temos coragem para trazer Diego Ventura a Moura e um curro de toiros de Miura à mesma praça. Se calhar, é essa a coragem de que fala, que falta a alguns. Que Deus nos ajude!

Com os mais respeitosos cumprimentos,

GESTOIRO- EVENTOS"

1 de Abril dia das mentiras

Como não podia deixar de ser teve de haver umas mentiras.
Aqui vai a mentira que pus no blogue que foi sobre a sobstiuição do cabo dos forcados amadores de montemor por motivos profissionais pelo Sr Paulo Pessoa de carvalho que assumia o comando do grupo interinamente e tambem o lançamento de uma revista rincon do aficionado que tambem era mentira.

Touros espanhóis em Santo Amaro




Realiza-se no próximo dia 10 de Maio, em Santo Amaro (Sousel), um festejo taurino por ocasião das festas da Benção do Gado.

Em praça estarão os cavaleiros Francisco Cortes, Pedro Salvador, Nelson Lima, Tiago Carreiras, João Soller Garcia, bem como o amador Miguel Moura.

Nesta tarde irão lidar-se touros da ganadaria espanhola de Luis Nuñez, que serão pegados pelos Amadores de Arronches e Monforte, capitaneados respectivamente por Ricardo Nunes e Paulo Freire.

Este é um festejo organizado pela Tertúlia Tauromáquica Souselense, que irá também promover festejos no Cano, a 27 de Junho e a 15 de Agosto em Casa Branca.

Jornal Farpas - edição de 2 de Abril




Com a polémica e a frontalidade que o caracteriza, Miguel Alvarenga analisa um a um, os primeiros sete cartéis da temporada do Campo Pequeno, anunciados por Rui Bento na semana passada em conferência de imprensa e avança com a notícia de que o gestor taurino da primeira praça do país pode ter deixado em branco o cartel da corrida da revista “Flash”, em 16 de Julho, para tentar contratar os Mouras – são os grandes temas em destaque na edição do semanário “Farpas” que amanhã chega às bancas.

Outra novidade diz respeito ao anúncio feito ao “Farpas” por José Luis Gomes de que decidiu abandonar este ano a chefia dos Forcados Amadores de Lisboa – saiba no “Farpas” de amanhã quem será o futuro cabo.

Tudo sobre a polémica da contratação de Álvarito Bronze para 23 de Maio na Moita; as novas vedetas da quadra do cavaleiro António Maria Brito Paes; o escândalo da proibição de uma tourada em Braga; as broncas dos festivais do passado fim-de-semana em Coruche; e o perigo que constitui a ausência de equipas médicas na maioria dos treinos que forcados e toureiros levam a cabo em locais sem a mínima segurança – temas em destaque numa edição do “Farpas” recheada de novidades, hoje de manhã nas bancas!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Cartaz definitivo para o Cartaxo


Atrelagem: Frederico de Beck venceu na Companhia das Lezírias











O Campeão Nacional da modalidade (4 cavalos), Frederico de Beck, venceu a primeira parte da VII Taça Ibérica de Atrelagem realizada nos dias 26,27,28 e 29 de Março, no Complexo Desportivo da Companhia das Lezírias, no Porto Alto. Em parelhas, ganhou o espanhol Manuel Martin Diaz, e na categoria de 1 cavalo ganhou o belga Mark Wentein. Nos 4 póneis, a vitória foi para a norte americana Laurie Astegiano. Os vencedores finais desta edição da Taça Ibérica de Atrelagem só serão conhecidos depois de realizada a parte espanhola da prova, na zona de Cádiz.

NUNO CASQUINHA RECEBE PRÉMIO EM LA BAÑEZA


O novilheiro vila-franquense Nuno Miguel Casquinha esteve presente no passado sábado na localidade salamantina de La Bañeza afim de receber da Peña Taurina y Cultura “Ciudad de la Bañeza” o prémio para a melhor faena ali realizada em 2007.
Num acto onde estiveram igualmente presentes grandes nomes da tauromaquia mundial, entre os quais o empresário Manuel Martínez da empresa Taurodelta que gere entre outras praças a Monumental de Madrid, o jovem português foi muito acarinhado toda a noite por todos os aficionados que ocorreram ao evento que finalizou com um animado colóquio.
Entretanto Nuno Casquinha tem vindo a intensificar a sua preparação no campo, com diversas deslocações a ganadarias portuguesas e espanholas. Nos últimos dias, o jovem novilheiro português esteve presente na Herdade do Carrapatelo, propriedade da divisa de Ascensão Vaz onde compartiu a jornada de campo com os espadas Sebastián Palomo e Júlio Parejo, assim como nas divisas de Herds Cunhal Patrício com Luís Procuna, Nuno Velásquez e João Diogo Fera, Brito Paes juntamente com o novilheiro João Diogo Fera, e Conde Murça com o Maestro Vítor Mendes e Gonçalo Montoya. Em Espanha, Nuno Casquinha foi convidado a estar presente na ganadaria de Aurélio Hernández na companhia dos espadas José Pacheco “El Califa” e Abel Valls, e na de Fernando Peña, onde compartiu a jornada com o Maestro Júlio Aparício e os novilheiros Alberto Saldivar e Mário Aguilar.

Amadores de Alcochete lançam comunicado


O cabo do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, Vasco Pinto, fez chegar esta tarde às redacções um comunicado relativo à corrida da II Festa do Forcado. um comunicado que passamos a transcrever na integra:

"O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete informa que respondeu afirmativamente, e com muito prazer, ao convite do portal tauromáquico Tauromania, na pessoa do Sr. Rodrigo Corrêa de Sá, para participar na II Festa do Forcado, a realizar-se no próximo dia 11 de Abril na Arena D’Évora.

A exemplo do ano passado, o GFA de Alcochete participará, com todo o gosto e brio, no Torneio de Cernelhas, com a dupla de forcados a ser composta por Daniel Silva e João Pedro Sousa. Marcando ainda presença nas bancadas com todos os elementos possíveis que compõem o nosso Grupo. É nossa intenção contribuir para a exaltação do Forcado Amador, bem como para o bem-estar e harmonia entre todos os Grupos que compõem a Associação Nacional de Grupos de Forcados.

Após reunir a opinião de antigos e actuais elementos, o GFA de Alcochete decidiu por unanimidade não participar na Corrida de Toiros da Festa do Forcado, caso seja o vencedor do referido Torneio de Cernelhas. Em nossa opinião, a inclusão de um grupo de forcados numa corrida deverá ser pelo seu valor e prestação em praça, na execução das suas actividades e sem qualquer tipo de critérios desportivos. Na essência do estado amador, a única disputa existente será sempre entre forcado e toiro.

O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, durante os seus 38 anos de existência, levou o nome de Alcochete e de Portugal aos quatro cantos do mundo, dignificando o forcado e o homem português.

Perante as razões mencionadas, entendemos que não estão reunidas as condições para a nossa participação na supracitada Corrida de Toiros, decisão já comunicada ao Sr. Rodrigo Corrêa de Sá.

Informamos ainda que o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete estará sempre disponível para aceitar qualquer convite para actuar em espectáculos na Arena D’Évora, seja na pessoa do Sr. Carlos Pegado, da empresa Terra Brava, seja por outra empresa concessionária desta praça.

Vasco Pinto

Grupo de Forcados Amadores de Alcochete"

Paulo Pessoa emite comunicado sobre o Cartaxo


O conhecido empresário Paulo Pessoa de Carvalho, emitiu esta tarde um comunicado relativamente ao concurso da Praça de Touros do Cartaxo, comunicado que transcrevemos na integra:

"Caros Amigos,
Sobre o assunto recente da adjudicação da Praça de Toiros do Cartaxo, que me foi ontem formalmente comunicado pela autarquia ser o seu arrendatário por mais um ano, quero aqui em acto único dizer o seguinte.

1- Na vida o que define as pessoas é o seu carácter, os valores que os norteiam, a sinceridade, a verticalidade, a honestidade, o respeito, a palavra, a verdade, o profissionalismo, a amizade e mais alguns adjectivos nesta linha. Nem todas as pessoas têm esta forma de pensar e agir, para esses, devemos ter compreensão, paciência, aceitar, desculpar, perdoar, ignorar, desvalorizar, e outros no género, mas não demais, se não até podemos parecer pouco inteligentes ou até infantilmente inocentes.


2- O que quero dizer, é que sem ter quaisquer tipos de direitos sobre a praça do Cartaxo, tenho efectuado naquele espaço, um trabalho com profundidade, com muito investimento e tento com todo o empenho, recuperar o carisma e a importância que aquela praça de toiros já teve. Estou no início de um sério trabalho, que pretendo levar por diante, correndo naturalmente o risco, de alguém pretender num cenário melhor que aquele que a Praça tinha em 2007 quando a agarrei, propor-se para uma missão mais facilitada.


3- Relativamente ao concurso em questão, apareceu outro concorrente que graças a Deus não teve a competência nem o profissionalismo naturais de quem trabalha com profundidade e capacidade, para ouvir as propostas à exaustão e limitou-se a querer saber quanto era o valor oferecido pela praça no ponto isolado em que isso era referido, não sabendo ainda hoje, a dimensão da minha proposta e o que de facto ela importa contabilisticamente. Pelo meu lado, também não quis ouvir mais nada, conhecia a minha proposta na globalidade e percebi que a outra tinha dito tudo o que tinha para dizer, DINHEIRO. Acontece, que a aritmética é dada até ao 4º ano (antiga 4ª classe), daí para a frente dá-se matemática, e nem todos sabem matemática, por isso quando a aritmética chega ao fim e eles também chegam, foi o caso. Sobre a proposta não digo aqui mais nada, a Câmara terá que fundamentar a sua escolha e de certeza que o irá fazer com toda a segurança e clareza do mundo, pois quando for a hora e em sede própria, irão saber o que foi a minha proposta global e porque ganhou, além de que numa perspectiva de resposta e objectivos alcançados, seria impossível alguém vencer-me no Cartaxo.


4- Houve festejos e foram deitados foguetes, agora aconselho a irem apanhar as canas e deixar trabalhar quem sabe, temos um ano difícil pela frente e estes anti corpos em nada ajudam a festa, somos poucos, e só cá se querem os bons.


5- Por último agradeço aos que já me conheciam e sempre acreditaram, aos outros peço que me conheçam melhor, estou aqui por bem e para fazer bem, e sempre mas sempre na verdadeira promoção da festa de toiros!"

Vamos Ajudar o Gabriel:


No Montijo existe o Gabriel
uma criança de 5 anos que se depara com a luta diaria de estimular e diminuir todas a perturbações resultantes de uma paralesia cerebral da qual sofre desde o seu nascimento precoce (26 semanas).
O Gabriel entrou num ponto da recuperação que necessita de uma cadeira de rodas adaptada às suas necessidades e é fulcral para o tratamento que lhe esta a ser dificilmente administrado devido aos custos associados e à inexistência de comparticipação das entidades governamentais.
Neste momento está a ser levado a cabo um projecto de solidariedade por um grupo de amigos que habitualmente se reune pelo amor à equitação no Picadeiro Quinta da Horta na Atalaia. Sendo o Gabriel aluno de hipoterapia nesta escola de arte equestre e sendo visivel a necessidade ajuda que os pais desta criança apresentam, nao puderiamos ficar alheios e de braços cruzados. Este projecto consiste na angariação de recursos financeiros que permitam ao Gabriel obter a cadeira de rodas no valor de 5 mil euros através da venda de rifas (adultos e crianças), bijuteria e utilidades.
Sendo o ponto alto desta "mão amiga" a realização de um jantar convivio em que será sorteada uma bicicleta a todos os presentes e leiloadas, entre varios artigos artísticos, 2 serigrafias de grande qualidade (número limitado de reproduções) gentilmente cedidas por um sócio pertencente à Sociedade de Gravadores Portugueses.

Rincón do Aficionado é lançada dia 15


Rincón do Aficionado é o nome da nova revista de informação taurina que será posta á venda em Portugal.A publicação terá periodicidade quinzenal e estará nas bancas aos dias 15 e 30 de cada mês. O projecto pertence ao dinâmico empresário Pedro Reis de Sousa, frequentador das nossas praças de toiros e sobretudo das principais feiras de Espanha.Reis de Sousa, aficionado natural de Santarém, referiu ao Sol e Sombra, que “este é um projecto com pernas para andar, e com uma equipa formada por conhecidos críticos portugueses e espanhóis”.A actualidade taurina, mas também artigos de opinião, entrevistas (as primeiras a João Moura e Diego Ventura) e reportagens de campo exclusivas (sobretudo em Andalucía) vão ser alguns dos principais aliciantes desta nova revista. O preço de capa será de 3 €.

Cortes sai: Paulo Pessoa assume comando interino dos Amadores de Montemor

Ontem houve uma reunião de antigos e actuais elementos do Grupo de Forcados Amadores de Montemor onde ficou decidido que Paulo Pessoa de Carvalho assumirá a título interino a chefia do grupo durante esta temporada, por impossibilidade de José Maria Cortes se manter em funções - por motivos profissionais.
Esta situação, acabada de confirmar ao "Farpas Blogue" pelo próprio Paulo Pessoa de Carvalho, foi decidida durante um jantar realizado esta noite no restaurante do Hipódromo do Campo Grande, que contou com a presença de antigos e actuais forcados do grupo.
"Dentro das minhas possibilidades e a par das actividades empresariais e de apoderamento dos meus toureiros, farei tudo o que puder para corresponder da melhor forma a esta missão para que fui escolhido, dada a impossibilidade do actual cabo assumir a chefia do grupo durante esta temporada ou, pelo menos, nos primeiros meses da época", explicou Paulo Pessoa.
"Não se trata - frisa - de uma mudança de cabo, mas sim de uma substituição temporária, agradeço que isso fique bem claro".
Pessoa de Carvalho deverá assumir já o comando do grupo a partir da corrida da Ovibeja, no início de Maio, em Beja, um fim-de-semana em que o Grupo de Montemor terá duas importantes intervenções: nesta corrida e da no dia seguinte (domingo) na praça de Montemor.

Conferência "A importância da Sorte de Varas"


A Tertúlia Tauromáquica Terceirense vai levar a cabo no próximo sábado dia 4 de Abril, a uma conferência subordinada ao tema "A Importância da Sorte de Varas" que será antecedida por uma Tenta Comentada na Praça de Toiros Ilha Terceira. Trata-se segundo a organização de uma acção pedagógica e de interesse sócio-cultural. O convite é extensivo aos aficionados, seus amigos ou de quaisquer outras pessoas que queiram conhecer mais em profundidade o fascínio da Festa Brava.A Tenta Comentada terá o seu inicio pelas 18 horas e contará com a presença do matador de toiros Oscar Higares e do picador português Rafael Trancas, a conferência tem inicio às 21 horas no auditório da Universidade dos Açores no Pico da Urze.A conferência conta ainda com a presença do ganadero João Folque, do director da revista 6Toros6 José Carlos Arévalo e do jornalista António Castañares.Um dia em cheio a não perder.

Marinha Grande: tourada sem problemas!


Apesar das tentativas dos anti-taurinos ensaiadas junto da Câmara Municipal para evitar a sua realização, a tourada do próximo domingo, 5 de Abril, na Marinha Grande, vai por diante e sem problemas - garante António Morgado, na foto, organizador do espectáculo.
A favor do Spor Lisboa e Marinha, a efectuar em praça portátil instalada no campo de futebol, esta corrida reúne em cartel os cavaleiros Vitor Ribeiro, Ana Batista e Tomás Pinto, os Forcados de Vila Franca de Xira e do Aposento da Moita e toiros de Santa Maria (3) e São Marcos (3).

Toiros voltam à Praia da Vieira


Depois do êxito ali registado no ano passado, a empresa "Taurogénio" de João Pedrosa volta a organizar uma corrida de toiros na Praia da Vieira (Vieira de Leiria, Marinha Grande) em 19 de Julho.
Certas, para já, as presenças dos cavaleiros Rui Fernandes, Pedro Salvador e Isabel Ramos e do bezerrista mexicano "Michelito".

Sousel 2ª feira de Páscoa