segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sónia Matias hoje na Rádio S. Mamede

O programa chama-se " De praça a Praça" e inicia-se às 22 horas. A apresentação está a cargo dos conceituados aficionados Marco Gomes e António José Batista.

A cavaleira vai ser entrevistada no âmbito da comemoração dos seus 10 anos de Alternativa, homenagem esta que terá o seu auge no próximo dia 6 de Junho, na praça de toiros de Santarém.

Para ouvir o programa sintonize a Rádio S. Mamede em 88.9 fm, hoje pelas 22 Horas.

Caetano e Vicente destacam-se na Azambuja


O cavaleiro João Moura Caetano assim como o Forcado David Vicente, dos Amadores de Alenquer, foram os mais destacados da corrida da Azambuja este Domingo...

O cavaleiro Moura Caetano e o forcado de Alenquer David Vicente foram os vencedores dos troféus Câmara Municipal de Azambuja à Melhor Lide e Junta de Freguesia de Azambuja à Melhor Pega, respectivamente pela lide a quinto da tarde e pela pega ao sexto e último exemplar da ganadaria de Paulo Caetano, novilhos que no geral deram boa nota e permitiram o êxito dos toureiros. A decisão do júri, composto pelos críticos tauromáquicos João Mascarenhas (Vida Ribatejana), Francisco Morgado (jornal Olé) e António Lúcio (Oásis FM) não foi fácil e o público afecto ao cavaleiro de Alenquer provocou divisão de opiniões na entrega do prémio da Melhor Lide.

Joaquim Bastinhas lidou o melhor dos seis cumpridores exemplares com ferro de Paulo Caetano. Abriu com dois compridos à tira após boa brega e deixou quatro curtos com a sua marca, sempre movimentada a lide e rematando com o de plamo e um par de bandarilhas por dentro. No quarto da ordem volta a repetir a dose, um pouco menos exuberante nas preparações mas com igual eficácia e remata com 2 de palmo e um par a duas mãos.

Moura Caetano esteve frente a seu primeiro com alguns altos e baixos na preparação e nas cravagens, vendo-se contudo com agrado nos curtos, rematando com dois de palm. Mas seria frente ao quinto que assinaria uma lide de maior importância e impacto na brega e na cravagem da ferragem com destaque para o terceiro em sorte cambiada de reunião justa e o quarto, em curto e frente com mérito pelos terrenos pisados.

O praticante Tiago Martins surpreendeu pela decisão e pela forma como lidou terceiro da quente tarde em Azambuja. Bem na brega, cravou compridos com acerto e nos curtos procurou viagens rectas e cravagens a quarteio que, no geral, saíram bem, destacando-se no quarto, o melhor ferro da sua actuação. Sentiu algumas dificuldades frente ao sexto, notando-se algums nervosismo e nem sempre a ferragem ficou no novilho. Rematou com um de violino e outro de palmo.

Quanto aos moços de forcado de ambos os grupos, tiveram a tarefa facilitada pelas investidas nobres dos seis «caetanos». Pelos Amadores de Azambuja foram forcados de cara David Mouchão que concretizou à 2ª, André Miranda bem á 1ª e Vinicius Rodrigues também ao primeiro intento. Pelos do Clube Taurino Alenquerense, André Mata pegou o segundo d atarde à 1ª, tal como Pedro Coelho e David Vicente fechou com uma pega valente à 2ª, suportando dois derrotes mais fortes.

Como já acima referido, os novilhos de Paulo Caetano cumpriram no geral com destaque para o excelente primeiro da ordem.

Dirigiu a corrida José Tinoca coadjuvado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva numa tarde quente e em que a praça quase encheu.

Festival Taurino a favor de Luis da Branquinha


Segundo o TouroBravo apurou, está a programar-se para o início da próxima temporada, um Festival Taurino a favor do Forcado Luis da Branquinha...

O carismático Luis da Branquinha, antigo cabo dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, encontra-se bastante debilitado, devido a uma doença que o tem afectado nos últimos meses e que tem inviabilizado as condições de vida que certamente desejaria.

Devido a tal situação, o TouroBravo soube que está a agendar-se um Festival Taurino para o início da próxima época, onde a receita reverterá a seu favor, sendo convidadas várias personalidades de relevo da cidade do Montijo para integrarem uma comissão de honra.

Luis da Branquinha dirigiu os Forcados da Tertúlia do Montijo de 1994 a 2007, tendo ainda passado pelos Amadores da sua terra, onde teve o seu auge como forcado nos anos 70 e 80, ao lado de forcados como Francisco Costa, António José Gouveia, Silvino Bento, entre outros, na altura comandados por Rogério Amaro.

Campo Pequeno: 30 anos de Alternativa de Paulo Caetano


O Campo Pequeno recebe mais uma Corrida Caras esta Quarta-Feira (Véspera de Feriado), num cartel onde Paulo Caetano comemorará 30 anos de alternativa...

É já nesta quarta-feira, dia 2 de Junho, às 22 horas que o Campo Pequeno abre as suas portas para receber a Grande Corrida CARAS, na qual o cavaleiro Paulo Caetano comemorará 30 anos de Alternativa.

Esta corrida realiza-se excepcionalmente numa quarta-feira, véspera do feriado do Corpo de Deus e não será transmitida por qualquer dos canais de televisão.

Paulo Caetano vem ao Campo Pequeno comemorar 30 anos de alternativa de cavaleiro tauromáquico, numa corrida de dinastias. Em praça estarão as dinastias Caetano (Paulo e seu filho João) e Bastinhas (Joaquim e seu filho Marcos).

Paulo Caetano tomou a Alternativa em Santarém, a 15 de Junho de 1980, concedida por José João Zoio, na presença de Manuel Jorge de Oliveira, lidando toiros da ganadaria Palha, que foram pegados pelo Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

São trinta anos de percurso profissional como primeira figura do toureio equestre. A sua presença nas arenas nas últimas temporadas tem sido limitada a ocasiões muito especiais, como foram as Alternativas do seu filho, no dia 8 de Junho de 2006, no Campo Pequeno, e de Marcos Bastinhas, a 10 de Julho de 2008, ocasiões em que o público reviu a sua maestria.

Paulo Caetano e Joaquim Bastinhas, tantas vezes rivais nas arenas vêm agora continuado esse espírito de competição na pessoa dos seus filhos, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas, dois cavaleiros para um futuro que já começou ontem.

Serão lidados seis toiros da ganadaria de Maria Guiomar Cortes Moura e as pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Santarém e de Portalegre, capitaneados respectivamente por Diogo Sepúlveda e Fernando Coelho.

FOTO: JoaoMouraCaetano.net

Pouca solidariedade em Sta. Margarida


Um quarto de casa foi a lotação preenchida, no festival misto realizado na quente tarde de dia 29 em Sta. Margarida do Sado. Talvez pela noite tivesse sido maior a afluência de público.

O curro Espanhol de novilhos/toiros, de Juan José Cano foi “ remendado” com um novilho de Varela Crujo, que tocou a Verónica Cabaço. Rematados e a exigirem dos toureiros, foi manso perdido o de Semedo e muito complicados os de Mendes e Parrita, mais potável o de Cerejo.

O cavaleiro de Porto de Mós andou fácil e despachado a deixar de forma limpa a ferragem da ordem. Quase todos de forma igual, na mesma distância e terrenos, ou seja, encontrou a porta da mina e explorou-a como soube até á volta final. Foi a melhor actuação da tarde.

Tito Semedo teve pela frente um garvanzo negro, com muito sentido, a defender-se antes da reunião, impossibilitou os quiebros e foi a poder de muito coração e da habilidade das montadas, que lhe entrou no quintal e lhe roubou a ferragem com que completou lide de raça.

Marcelo Mendes teve também do mesmo brinde, embora mais colaborante quando o cavaleiro conseguia fazer a montada chegar e parar mais perto da cara para deixar o ferro. Era também um “regalito” e foi de mérito a forma como Mendes deixou a ferragem da ordem.

Verónica Cabaço foi uma agradável surpresa, teve por diante um bom ajudante de Varela Crujo Herdeiros e resultou agradável a actuação, tendo em conta o amadorismo, mostrou sentido de lide, não houve as habituais desorientações e perdas fáceis de papéis de principiantes. Tem uma figura bonita a cavalo e raça, um pouco menos de velocidade nas viagens e a juntar a “Praça” que tem, podem rapidamente resultar em actuações que darão que falar. Há no entanto que dar tempo ao tempo, para que o amadurecimento seja natural e duradouro.

Da faena de Parrita, fica o tercio de bandarilhas mas com a flanela nada de registo a assinalar, em tábuas era difícil tourear, mesmo tendo o novilho/toiro mostrado de inicio algo de raça. Faltou experimentá-lo em mais terrenos, sobretudo os de fora, e buscar outra mão com maior insistência. De qualquer forma não era fácil.

No campo da forcadagem a tarde foi virada para o futuro e com os miúdos a darem conta do recado, embora tecnicamente nem sempre se estivesse bem.

Cascais estreou Rui Trindade, tanto na fardação como na pega, e à segunda ficou bem fechado depois de na primeira ter empranchado e os ajudas tardado a intervir. O segundo do Grupo foi pegado á primeira por João Bolinhas com o Grupo a mostrar grande coesão.

A mesma coesão que mostrou toda a tarde a formação de Arronches. Fábio Meira na pega da tarde (mais pela velocidade da viagem que pela dureza) e João Martins selaram à primeira a sua actuação. Mais uma que vemos de bom nível a um Grupo a seguir com atenção.

É justo reconhecer aqui o trabalho da peonagem, numa tarde em que tiveram muito trabalho e mostraram porque é que fazem falta.

Dirigiu o Sr. Agostinho Borges e ferragem e embolação da equipa de Gastão Miguéns.

Os portugueses além fronteiras


No decorrer do passado fim-de-semana, foram vários os portugueses que actuaram além fronteiras.

De seguida apresentamos-lhe os resultados dessas actuações:

28 de Maio – Madrid – 4 Touros Palha (1º foi bem ao picador; 2ªfoi bravo no cavalo e nobre na muleta, foi ovacionado no arrastre; 3º Foi bravo e muito nobre na muleta, sendo ovacionado no arrastre e 4º Foi mal picado, nobre e recebeu palmas no arrastre.) e mais dois de El Torreon que permitiram a Jesus Millan, silencio e silencio, Fernando Robleño, assobios e uma orelha e Francisco Javier Corpas, assobios e silencio. ( Informa Ricardo Relvas)

29 de Maio – Alhaurín El Grande (Málaga) – Touros de Hermanos Badía para José Miguel Callejó, duas orelhas e duas orelhas e rabo, Mariano Rojo, duas orelhas e uma orelha e o português António D’Almeida, duas orelhas e duas orelhas e rabo.

30 de Maio – Villamayor de Santiago (Cuenca) – Touros de Badía Hermanos para Victor Janeiro, orelha e ovação, o português Mário Coelho, silencio e ovação e Luis González, duas orelhas e ovação.

Aldeia da Venda: “São Martinhos” destacam-se em tarde de agradável toureio a cavalo


Aldeia da Venda, situada na freguesia de Santiago Maior/Concelho do Alandroal, terra de gente aficionada, possui uma praça de toiros desmontável, onde ano após ano, se realizam corridas de toiros.

Nesta temporada e na próxima, a Empresa “Aplaudir”, será a gestora do referido tauródromo, e montou para este seu primeiro espectáculo uma corrida à portuguesa, com um cartel constituído por jovens cavaleiros, já com provas dadas de inegáveis condições para futuras figuras do toureio a cavalo. O público respondeu positivamente, e registou-se uma boa entrada de público (3/4 da lotação preenchida), a melhor dos últimos anos, numa tarde já de Verão, em que a brisa de vento que soprava, tornava a temperatura na parte do Sol, perfeitamente suportável.

O destaque desta corrida, terá de ser dado à GANADARIA de S. MARTINHO, pois enviou um curro de novilhos( algarismo 7 na mão, nascidos em Novembro de 2006) de excelente apresentação, sérios, com trapio, com cara, e com pelagens variadas( negro e castanho) , que como seria normal, tiveram comportamentos diferentes, destacando-se os lidados em 2º, 3º e 4º lugares, e os restantes a exigirem dos cavaleiros.

MOURA CAETANO abriu a corrida, lidando um exemplar castanho bragado, que logo no primeiro estado de saída mostrou a casta que possuía; deixou-lhe dois ferros compridos eficazes, com o hastado a doer-se no momento da cravagem. Depois com a ferragem curta, o cavaleiro soube aguentar as investidas violentas do novilho, desenvolvendo uma lide correcta, cravando a quarteio, bons ferros curtos. O seu segundo oponente (pelagem negra), foi um dos bons exemplares lidados nesta corrida, com nobreza e que cumpriu com nota alta. Caetano limitou-se a deixar a ferragem comprida, mas depois com os curtos, subiu o tom da lide, estando muito toureiro, mostrando a sua boa equitação e brega, e sempre com entradas a quarteio e arredondando no momento de cravar, deixou ferros curtos de muito bom nível, sempre rematados a condizer, e com o público a tributar-lhe fortes ovações. Fechou a actuação com dois ferros de palmo, também eles fortemente aplaudidos.

DUARTE PINTO cavaleiro de dinastia ( filho de Emídio Pinto) teve uma boa passagem pela Aldeia da Venda, rubricando duas boas actuações, na continuidade do bom inicio de temporada que vem desenvolvendo. Lidou o segundo da tarde, um novilho sério, com trapio, que veio a mais, com o decorrer da pelea. O jovem cavaleiro, começou por despachar a ferragem comprida, para depois nos curtos mostrar um toureio de estilo clássico, bregando correctamente e cravando de frente(pena a ferragem ficar descaída), com remate da sorte. Estava a lide a agradar aos tendidos, quando já na parte final sofreu um forte toque na montada(aquando da cravagem do quinto ferro), e em seguida o último ferro, foi cravado como se diz na gíria “pescado”.A segunda actuação foi sem dúvida a melhor da tarde, calhou-lhe em sorte um novilho castanho albardado listão, que estava muito bem apresentado. Duarte, logo com os ferros compridos mostrou a disposição que trazia, citando de largo e partindo recto para a cara do oponente, deixando duas boas tiras. Depois veio montado num bonito cavalo preto, ferro Ortigão Costa, e os momentos de bom toureio a cavalo estiveram à vista de todos os presentes. Bregou com intuição, e a gosto, aproveitando as meias-investidas do novilho partiu recto e a quarteio, sucederam-se bonitos ferros curtos, sempre com a preocupação de rematá-los.

FRANCISCO PALHA curiosamente, teve uma lide irregular com um bravo toiro, e uma lide meritória, com o mais complicado da tarde. Assim por partes, começou por lidar o terceiro da tarde (castanho chorreado), de bonita apresentação e que veio a revelar bravura , com o qual o jovem ginete não se entendeu muito bem, decorrendo a lide com altos e baixos; indefinições no momento da cravagem e algumas passagens em falso, com toques na montada. A espaços, ainda deixou dois bons ferros curtos. A encerrar a corrida, com um hastado sério e com cara, o cavaleiro de Vila Franca, teve uma actuação muito meritória, dado que foi necessário pisar terrenos de compromisso, pois o novilho estava distraído e virava a cara à luta.O público soube premiar o esforço e entrega do cavaleiro, tributando-lhe muitos aplausos.

Para as pegas estiveram em praça os grupos de forcados de ALCOCHETE e APOSENTO DO ALANDROAL, que apesar de apenas concretizarem só uma pega à 1ª tentativa, não se pode dizer que tiveram uma tarde dura, apenas por culpa própria, as coisas não correram melhor. Por Alcochete (que trouxe muitos jovens elementos),foram caras, Luís Saramago(à 2ª), Pedro Belmonte(à 2ª) e Tiago Domingues(à 2ª).Pelo grupo da região, foram caras Mário Pinto(à 2ª), Fábio Raposo(à 3ª) e o cabo do grupo João Passos, que à 1ª tentativa, efectuou a pega da tarde, fechando-se muito bem à barbela e aguentando sozinho, com o novilho a fugir aos restantes ajudas.

Dirigiu o espectáculo, que decorreu em bom ritmo, o Sr. Francisco Farinha, assessorado pelo médico-veterinário Dr. José Guerra. A parte musical esteve entregue à Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, e o cornetim de serviço foi o Sr. Nuno Narciso.

De volta a casa!


Miguel Alvarenga - Boa noite, amigos meus! Estou de volta a casa, com os meus queridos filhos, depois de mais um (animadíssimo) fim-de-semana na casa do "Big Brother" do Linhó.
O pessoal já anda meio farto e revoltado. Com tanto criminoso na rua, começa a ser revoltante estarmos ali fechados ao fim-de-semana, por melhor e mais acolhedor que continue a ser o ambiente. Por mais que lhes tente explicar que vivemos num país que está a ir pelo cano abaixo e onde a Justiça apodrece aos poucos.
Conto tudo no jornal desta semana. Acabei de escrever a XIII "História da minha prisão", o Mateus está a acabar as páginas, vai ser mais uma edição de estalo.
Preparo-me para mais uma semana de trabalho... em liberdade! Aguardo ansioso pela chegada da Rita a Lisboa. Continuo um preso famoso. A directora da cadeia do Linhó quer conhecer-me e já prometeu que um destes domingos nos vai visitar a casa. Houve novidades nesta fim-de-semana. Leiam tudo na quarta-feira. O jornal esta semana sai na quarta!

Foto D.R.

Aparício ainda internado nos Cuidados Intensivos


Júlio Aparício continua internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital 12 de Octubre, onde regressou quinta-feira devido a complicações respiratórias. O seu estado é ainda considerado grave, mas as melhoras são evidentes. Já não respira artificialmente e a sua moral está elevada, informa Rafael González, seu bandarilheiro de confiança.
"Ainda não consegue falar, mas escreve e faz perguntas sobre tudo o que se tem passado na Feira de Santo Isidro, quer saber como estiveram os toureiros, como sairam os toiros, tudo", diz Rafael.
Na foto, Aparício recebendo de capote o toiro que momentos depois lhe infringiu a mais horrível cornada dos últimos tempos.

Foto Ricardo Relvas

Esta semana: "Farpas" nas bancas na 4ª feira


Devido ao feriado de quinta-feira, o semanário "Farpas" estará esta semana nas bancas na 4ª feira, dia 2 de Junho - não perca a história toda de Júlio Aparício, o toureiro do "Jet-Set" que ia perdendo a vida em Madrid, vítima da mais dantesca e brutal cornada dos últimos anos.
Na próxima semana e também devido ao feriado de quinta-feira, 10 de Junho, pode comprar o seu semanário de referência na quarta. dia 9.

Moura Caetano premiado na Azambuja


João Moura Caetano ganhou esta tarde o troféu em disputa para a melhor lide na corrida que se realizou na Azambuja e onde Joaquim Bastinhas obteve também assinalável triunfo. O praticante local Tiago Martins, "apertado" pela primeira vez entre as figuras, conquistou o público pela sua humildade e pelo seu brilhante labor.
Bons toiros de Paulo Caetano e pegas rijas dos grupos de forcados da Azambuja e do Clube Taurino Alenquerense numa tarde de enchente na praça - mais um êxito para a empresa "Aplaudir".

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Pablo Hermoso em ombros em Córdoba



















Pablo Hermoso de Mendoza
saíu ontem à tarde em ombros da praça de toiros de Córdoba após cortar duas orelhas (uma em cada toiro).
Lidaram-se toiros de Castilblanco e foram alternantes do rejoneador navarro Fermín Bohórquez (volta e palmas após aviso) e Andy Cartagena (ovacionado em ambos).

Fotos www.pablohermoso.net

31 de Maio


O novilheiro João Diogo Fera está hoje de Parabéns.
O bolasetetouradas.blogspot.com deseja-lhe um feliz dia de aniversário.

Diego Ventura, Quatro Orelhas em Madrid


Corrida fóra de Abono da Feira. Monumental Praça de Toiros de "Las Ventas" em Madrid. Corrida de Toiros no sistema de Pay Per View, com lotação esgotada, na qual foram lidados Seis Toiros da Ganadaria de "Los Espartales"

Rejoneadores:

Sergio Galán, no primeiro uma orelha e ovação no segundo.

Diego Ventura, duas orelhas no primeiro e duas orelhas no segundo.

Leonardo Hernández - silêncio no primeiro e ovação no segundo.

Pleno do Rejoneador/Cavaleiro Português, que assim é o máximo Triunfador desta Corrida e da Feira de Madrid de 2010.

Martín Núñez, triunfa hoje em Sevilha


Corta uma orelha no segundo Novilho.

Domingo, 30 de Maio de 2010 - Real Maestranza de Caballería de Sevilla, cerca de três quartos da lotação, Novilhada com Picasdores.

Novilhos da Ganadaria de "El Torreón", para os Novilheiros:

Martin Núñez - Volta e uma orelha.

Manuel Lários - Ovação e silêncio.

Conchi Ríos - Palmas e palmas.

domingo, 30 de maio de 2010

Corrida da Flôr a 10 de Julho em Montijo


Depois de ter apresentado a corrida de S. Pedro a 26 de Junho em Montijo, Abel Correia apresenta agora a Corrida da Flôr/Jornal do Montijo.
Esta corrida realiza-se no dia 10 de Julho pelas 22 horas e o cartel é composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luis Rouxinol e Gilberto Filipe.
Após vários anos de ausência Joaquim Bastinhas regressa ao Montijo para se confrontar com Luis Rouxinol "os dois autênticos REIS das bandarilhas".
Completa o cartel os Forcados da Tertúlia do Montijo e o Aposento do Barrete Verde de Alcochete que pegarão 6 imponentes Rio Frio.

Palhas em Madrid


Toiro Palha aplaudido no arraste, na corrida efectuada ontem na Monumental Praça de Toiros de "Las Ventas" em Madrid.

Numa tarde agradável, a praça se encheu, para presenciar mais uma Corrida de Toiros.

Corrida incompleta, em virtude de dois exemplares serem recusados no reconhecimento feito antes do sorteio, pelo que só foram lidados quatro toiros da Ganadaria de Palha, precisamente os exemplares saídos em 1º. 2º. 3º. e 4º. Como complemento foram lidados dois toiros da Ganadaria de "El Torreón", 5º. e 6º. propriedade do Matador Colombiano César Rincón.

Toiro bom da corrida, foi o exemplar da Ganadaria de Palha, lidado em terceiro lugar, e que foi muito aplaudido no arraste, toiro com transmissão; o 2º. foi aplaudido; e o 5º. foi igualmente ovacionado, por ter alguma nobreza. Os restantes foram de menos agrado..


Jesús Millán, silêncio e silêncio.
Fernando Robleño, silêncio e uma orelha.
Francisco Javier Corpas, assobios e silêncio depois de aviso.

Nas quadrilhas En cuadrillas, Carlos Casanova y Jesús Arruga agradeceram de montera em mão, os aplausos do público, pelo excelente tércio de bandarilhas. s

sábado, 29 de maio de 2010

Festival em San José del Valle


Sábado, 29 de Maio de 2010, terá lugar na localidade de San José Del Valle, um Festival Taurino, organizado pela dupla de Carmelo e Caba, SL.

Serão lidados cinco novilhos da Fuente Ymbro, pelos Matadores, Francisco Ruiz Miguel, Victor Janeiro, El Cordobés hijo, Pérez Mota e o Novilheiro David Galán.

Corrida em Castellón


Corrida de Beneficência 13 de Junho. A Localidade de Castellón, irá receber uma Corrida de Toiros, que terá lugar na Praça local a 13 de Junho de 2010.

O cartel será o seguinte:

Toiros da Ganadaria de Fernando Peña, a qual debutou nesta praça durante a Feira da Madalena em 2008, que serão lidados pelos Matadores de Toiros:

Juna Serrano "Finito de Cordoba" - David Fandila "El Fandi" e Abel Valls (diestro natural de Castellón).

FEIRA DA LA MANZANILLA


Cartel de Luxo a 5 de Junho. A Praça de Toiros de Sanlúcar de Barrameda, dirigida pela dupla Carmelo e Caba, SL, completou o cartel que fará parte da Feira de La Manzanilla, a ter lugar nesta localidade no próximo Dia 5 de Junho de 2010.

O cartel é o seguinte:

Toiros da Ganadaria de Torrealta para os Diestros: José António "Morante de la Puebla", José Maria Manzanares e Cayetano Rivera Ordoñez

Ganadaria Miura debuta em Ávila


Dia 5 de Junho de 2010, será a data na qual a Ganadaria Legendária de Miura, debutará na Praça de Toiros de Ávila, numa Corrida de Beneficência.

O Cartel para esta corrida está constituído pelos seguintes Matadores de Toiros:

Juan José Padilla - Javier Valvrde e Ignácio González, diestro desta localidade dos arredores de Madrid, o qual pela primeira lidará e estoqueará toiros desta divisa.

"Zottoluco", anuncia retirada.


O Diestro Mexicano pensa retirar-se. Eulálio López "Zotoluco", anunciou que pensa retirar-se em breve das arenas.

O Diestro Mexicano que tem 24 anos de alternativa, anuncio, que ao completar a Corrida 1.000, fará então a sua retirada dos ruedos mundiais.

Foi o seu apoderado José Manuel Espinosa, quem divulgou esta notícia, depois de uma longa conversa com o matador, o qual explicou se sente cansado, entre outros motivos.. Eulálio López, tomou a alternativa de Matador em 1986.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Azambuja: homem morto por toiro em largada



Um antigo funcionário da Câmara da Azambuja morreu ontem, colhido por um toiro, na primeira das várias largadas que se realizam por ocasião da Feira de Maio. Mais quatro populares foram hospitalizados, mas sem gravidade.As largadas continuam hoje e amanhã e domingo tem lugar a tradicional corrida de toiros à portuguesa.
Na semana passada, outro homem faleceu na Moita do Ribatejo, também vítima de cornada de um toiro, durante um largada.

Câmara de Santarém ofereceu bilhetes para tourada de 10 de Junho



A revista "Sábado" revela na sua edição de ontem, numa reportagem sobre "onde o Estado esbanja o dinheiro", que a Câmara Municipal de Santarém, presidida por Moita Flores, terá oferecido no ano passado, no dia 10 de Junho, 42 mil euros em bilhetes para a tourada que nessa tarde se efectuou na Monumental "Celestino Graça".
Fonte da empresa "Aplaudir" confirmou ao "Farpas Blogue" esse valor, mas esclareceu que ele diz respeito a bilhetes adquiridos pela Câmara - para oferecer - para as três corridas de toiros que constituiam a Feira Internacional do Toureio Equestre e não apenas para a corrida de 10 de Junho.
É, aliás, o mesmo valor do ano anterior e o deste, cerca de metade do que a autarquia gastava no ano em que explorou directamente a praça de toiros da cidade - adianta a mesma fonte.

Foto João Dinis

Homenagem a Palha hoje em Madrid




















Ricardo Relvas (correspondente em Espanha)
- São estes os quatro toiros de Palha aprovados esta manhã e que serão lidados esta tarde em Las Ventas.
Entretanto, foi descerrada no páteo de arraste da Monumental uma placa assinalando o inolvidável triunfo da ganadaria na Isidrada do ano passado. Motivo de honra e de orgulho para todos os ganadeiros portugueses. Na foto, o ganadeiro João Folque e sua Mulher.

Os primeiros carteis da Nazaré


Desde a temporada 2009 que a empresa Aplaudir de João Pedro Bolota está á frente dos destinos da Praça de Touros do Sitio da Nazaré.

Esta temporada Bolota continuará a gerir aquele taurodromo e ao que o Toureio.com apurou, já estão praticamente definidos os dois primeiros cartéis da temporada 2010.

Assim, podemos avançar que na primeira corrida, que terá lugar no dia 3 de Julho, actuarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, Sónia Matias e Tiago Carreiras, que irão lidar seis imponentes touros de Cunhal Patrício, estando as pegas a cargo dos Amadores de Alcochete e Caldas da Rainha.

Quanto à segunda corrida, que se realizará no dia 17 de Julho, lidar-se-ão touros de Lopes Branco pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano e Marcos Tenório, estando ainda por os Grupos de Forcados.

O 21º festejo de San Isidro


No passado dia 27 de Maio, a Praça de Touros de Las Ventas em Madrid recebeu o 21º festejo da Feira de San Isidro.

Lidaram-se touros de Javier Perez Tabernero. O primeiro saiu sem força; O segundo foi devolvido aos currais, saindo um de Dominguez Camacho, que também foi devolvido, saindo um de Torrehandilla que também foi devolvido, saindo depois um de Conde de Mayalde que foi manso. O Terceiro da tarde foi nobre e arrancava-se de largo. O quarto era nobre e recebeu ovação. O quinto foi manso e o sexto não tinha força.

El Fundi, foi silenciado no primeiro e no segundo recebeu palmas, Sérgio Aguilar, silencio e ovação e Luis Bolivera, ovação e silencio.

28 de Maio


VITOR RIBEIRO comemora dez anos de alternativa Dia 28 de Maio de 2000, na praça da Moita do Ribatejo, VITOR RIBEIRO, tomou a alternativa de cavaleiro profissional. Foi seu padrinho João Moura e testemunha António Telles. Os toiros lidados pertenciam à ganadaria Vinhas.

Os carteis para este fim-de-semana


Mais uma vez, o fim-de-semana vai ser palco de vários festejos taurinos um pouco por todo o país.

Segundo as informações do Instituto de Meteorologia, vamos ter um fim-de-semana primaveril com temperaturas altas, convidando assim a ir aos touros.

De seguida apresentamos-lhe os carteis para este fim-de-semana:

29 de Maio - Aldeia da Venda - Corrida de Toiros - 17:00h - touros de São Martinho para João Moura Caetano, Duarte Pinto, Francisco Palha. Forcados Amadores de Alcochete e Aposento do Alandroal.

29 de Maio - Sta Margarida do Sado - Festival Taurino - touros de Juan José Cano Muñoz para João Pedro Cerejo, Tito Semedo, Marcelo Mendes e Verónica Cabaço e ainda o matador Sérgio dos Santos "Parrita". Forcados Amadores de Cascais e Arronches.

29 de Maio - Coruche - Corrida de Toiros - 22:00h - Touros de Passanha para António Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Telles Jr. Forcados Amadores de Montemor e Coruche.

30 de Maio - Azambuja - Corrida de Toiros - 17:00h - touros de Paulo Caetano para Joaquim Bastinhas, João Moura Caetano e Tiago Martins. Forcados Amadores de Azambuja e Alenquer.

30 de Maio - Merceana (Alenquer) - Festival Taurino - 17:00h - touros de José Dias, Brito Paes e Felicidade Dias para Tito Semedo, Sónia Matias, Filipe Gonçalves, António Brito Paes e ainda os espadas José Luis Gonçalves, João Diogo Fera e João Martins. Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

30 de Maio - Santo Amaro (Sousel) - Variedades Taurinas - 17:00h - Touros a designar para Filipe Vinhais, Gonçalo Fernandes, Sofia Almeida, Manuel Comba, Hugo Carvalho e os espadas Paco Serra e Vicente Forero. Forcados Amadores de Arronches e Feminino de Benavente.

Júlio Aparício novamente operado





Ricardo Relvas (correspondente em Espanha)
- Vítima de gravíssima cornada no pescoço há oito dias em Las Ventas, o matador de toiros Júlio Aparício foi novamente operado para lhe realizarem uma nova traqueotomia, depois de sofrer subitamente uma insuficiência respiratória que agravou o seu estado. O toureiro continuará, pelo menos até amanhã, sábado, internado de novo na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital 12 de Octubre, na capital espanhola.
Segundo o último boletim clínico, emitido esta manhã, Aparício está "estável, ligado a ventilação mecânica e evoluindo favoravelmente". Apesar de tudo, o seu estado continua a ser considerado grave.

Fotos D.R.

"Petardo" em Madrid: Palha só lida 4 toiros


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Acaba de ser confirmada pelo site "burladero.es" a lide de apenas quatro toiros da ganadaria portuguesa Palha na corrida desta tarde em Madrid: os restantes não foram aprovados pelos médicos veterinários por falta de trapio - "pouca presença", escreve o referido site, que classifica o facto como "um petardo" da conceituada divisa, triunfadora em 2009 em Las Ventas.
Dos oito toiros enviados pelo ganadeiro João Folque, apenas sairão esta tarde à arena de Madrid o "Provechoso" (1º da ordem, que será lidado por Jesús Millán), o "Marismo", na foto (que Fernando Robleño enfrentará em segundo lugar), o "Lezírio" (terceiro, para Francisco Javier Corpas) e o "Cesguno" (quarto da tarde, para Millán, o único matador que enfrentará dois Palhas hoje em Las Ventas).
Em quinto e sexto lugares serão lidados toiros da ganadaria de El Torreón, a substituir os Palhas não aprovados e os dois sobreros serão da divisa Cortijoliva.

Foto www.las ventas.com

Bom fim-de-semana!


Miguel Alvarenga - Com dois filhos como os meus (Maria Ana e Guilherme) há lá moral que alguma vez se possa perder? Rumo amanhã a mais um fim-de-semana na casa do "Big Brother" no Linhó, cantando e rindo, como até aqui. Já lá vão três meses!
Apoiado, como sempre, pela Rita (felizmente em Lisboa e a meu lado!), dou, como sempre neste dia de sexta-feira, os últimos retoques nas primeiras páginas do próximo "Farpas" (que terminarei no domingo quando voltar a casa), mais logo terei ainda uma reunião com António Manuel Gonçalves (filho do saudoso D. Manuel) com o tema Corrida "Farpas" sobre a mesa (aguardamos a todo o momento pelo bom senso da Associação Nacional de Grupos de Forcados, bem necessário e urgente numa hora em que é preciso união e não divisão), voltarei ainda aqui à noitinha antes de preparar a minha mochila e amanhã de manhã, bem cedinho, rumo à "prisa" com a minha querida Solange. Domingo deve apanhar-me o diestro Fernando Guarany. A vida continua e o meu fim-de-semana está mesmo aqui à porta.
Sorte para todos os que vão actuar sábado e domingo. Sorte também para mim em mais 36 horas de reclusão! Deus não dorme!

Grande Corrida "Flash": 4 de Agosto em Albufeira



A Grande Corrida "Flash" promete ser um dos maiores acontecimentos deste Verão no Algarve. Realizar-se-à na noite de 4 de Agosto (quarta-feira) em Albufeira e segundo apurámos, o empresário Fernando dos Santos (na foto) está em negociações para contratar o Maestro João Moura.
Várias figuras públicas aderiram já, entretanto, a este fantástico evento que marcará a temporada taurina na Monumental de Albufeira.

Foto D.R.

Público protesta em Las Ventas: "Que vergonha! Estamos fartos!"














Ricardo Relvas (correspondente em Espanha)
- O insucesso, sobretudo em termos ganadeiros (toiros) que está a marcar a edição deste ano da Feira de Santo Isidro (quase a chegar ao fim) motivou ontem o protesto do público que enchia a Monumental de las Ventas para presenciar o 21º festejo do certame, que exibiu cartazes onde se lia "Que Vergonha!" e "Estamos Fartos!".
Anunciavam-se ontem seis toiros de Javier Perez Tabernero (encaste Atanásio Fernández): o primeiro sem força; o segundo foi devolvido aos currais e substituído por um sobrero de Domínguez Camacho, igualmente devolvido, vindo depois outro sobrero de Torrehandilla, que foi também devolvido, por fim lidou-se um terceiro sobrero de Conde de Mayalde, manso; o terceiro foi nobre, arrancando-se de largo; o quarto também foi nobre e teve direito a ovação; o quinto acusou mansidão e o sexto não tinha força...
Numa tarde fria, actuaram "El Fundi", que não bandarilhou nenhum dos seus toiros, protagonizando faena sem história no primeiro, por falta de forças do oponente e faena vibrante no segundo, matando contudo de estocada descaída (silêncio e ovação); Sérgio Aguilar que, com tantos sobreros a entrar e a sair, esteve apenas valente, sofrendo aparatosa voltareta (na foto da esquerda), voltando a arrimar-se no seu segundo (silêncio e ovação); e Luis Bolívar, com boa faena no primeiro (que brindou a "El Fundi"), rematada com excelente estocada, mas o toiro demorou a cair (ovação com aviso); no último toiro, nada pôde fazer dado as más investidas de um toiro que não tinha forças. Única grande ovação da tarde para o picador Luis Miguel Leira, da quadrilha de Bolívar, no sexto toiro da ordem.

Fotos Ricardo Relvas

Só quatro Palhas aprovados em Madrid


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Ontem, no primeiro reconhecimento veterinário, apenas foram aprovados quatro dos oito toiros de Palha enviados para a corrida desta tarde em Las Ventas, Madrid. Segundo o site "burladero.es", a falta de trapio dos restantes terá motivado a não aprovação por parte dos médicos veterinários da Monumental de Madrid.
Na corrida desta tarde actuam os matadores Jesús Millán, Fernando Robleño e Francisco Javier Corpas.

Foto Ricardo Relvas

Rui Salvador: Inauguração da Exposição dos 25 Anos de Alternativa


Já foi inaugurada a Exposição dos dos 25 Anos de Alternativa do cavaleiro Rui Salvador em Tomar.

Esta contempla várias fotografias da sua distinta carreira enquanto cavaleiro tauromáquico, desde fotos dos momentos mais marcantes, das suas montadas e até momento em que esteve em maiores apuros.

Lembramos que Rui Salvador, o "Cavaleiro dos Ferros Impossiveis", nasceu em Lisboa a 1-01-1965, estreia em público a 13 Fevereiro de 1976 na Vila Nova da Barquinha.

Tirou a Prova de Praticante a 19 de Abril de 1981 em Tomar e a Alternativa foi a 9 de Agosto de 1984 no Campo Pequeno tendo como Padrinho José Mestre Baptista.

Para ver mais fotos sa exposição, consulte a página do facebook do cavaleiro:

http://www.facebook.com/photo.php?pid=4151616&id=320297878212#!/pages/Rui-Salvador/320297878212

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Julio Aparicio volta aos Cuidados Intensivos


O matador de toiros espanhol, Julio Aparicio, voltou a regressar aos Cuidados Intensivos do Hospital Universitario 12 de Octubre, onde está internado após uma brutal colhida em Las Ventas na Corrida de Toiros do dia 21 de Maio.

Segundo os médicos, o diestro espanhol regressou ao Cuidados Intensivos daquela unidade hospitalar, devido a complicações respiratórias agudas, tendo que ser entubado.

Ainda não se tem uma previsão da recuperação de Julio Aparicio, dado também as ultimas complicações do seu estado de saude.

Lembramos que o matador de toiros espanhol sofreu umas das mais brutais colhidas ocorridas em Las Ventas, com o corno do toiro a perfurar-lhe o pescoço e a sair pela boca.

Foto: Cabrera/burladero.es

40 Anos de Alternativa de Sommer d´Andrade em Sta. Eulália


Festival de Comemoração dos 40 Anos de Alternativa de Sommer d´Andrade e a Favor da Associação Humanitária de Santa Eulália em Sta. Eulália dia 10 de Junho ás 17.30h.

A Cavalo Sommer d'Andrade, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Sónia Matias, Marcos Tenório José Luis Rodriguez.

Forcados Amadores de Portalegre, Alter do Chão e Académicos de Elvas.

Ganadaria José Luis Vasconcelos e Sousa D’Andrade.

José Miguel Callejon contratado para Arronches!


O empresário José Brás contratou o rejoneador madrileño José Miguel Callejón para a Corrida de Arronches, juntado-se a Salgueiro e Gilberto...

O rejoneador José Miguel Callejón foi contratado pela empresa Toiros & Arena para actuar no próximo dia 25 de Junho em Arronches. O madrileño era o cavaleiro que faltava para rematar a corrida dos toiros de Aguadulce, juntando-se assim aos cavaleiros João Salgueiro e a Gilberto Filipe.

Os toiros pertencentes à ganadaria espanhola terão um peso a rondar os 600 Kg, que num acto histórico e heróico serão pegados, em Solitário, pelo Grupo de Forcados Amadores de Arronches, chefiados por Ricardo Nunes.

Cartel:

  • 25 de Junho (6ª Feira) pelas 22 horas - Toiros de Aguadulce para João Salgueiro, José Miguel Callejon e Gilberto Filipe. Forcados Amadores de Arronches em Solitário.

Corrida da Rádio Castrense já tem cartel


Pelo 11º ano, a Rádio Castrense irá levar a efeito a sua corrida de touros, na localidade de Entradas, bem perto de Castro Verde.

Assim, podemos avançar que no dia 23 de Julho, pelas 22 horas, estarão em praça os cavaleiros João Moura, Luis Rouxinol e Tito Semedo.

As pegas estarão a cargo dos Amadores de Cascais, Cuba e Beja, perante touros de Sociedade Agrícola de Rio Frio.

Forcados de Monforte em França este Domingo


Os Forcados Amadores de Monforte deslocar-se-ão este Fim-de-Semana até França, para pegar uma corrida em Pouillon...

O Grupo de Forcados Amadores de Monforte irá actuar este Domingo, dia 30 de Maio, na localidade francesa de Pouillon.

Será uma Corrida à Portuguesa, onde os rapazes comandados por Paulo Freire pegarão toiros de Martinez Gallardo, que serão lidados pelo cavaleiro Thomas Bacque.

Esta corrida está inserida na Festa Taurina da Primavera 2010, onde haverá também workshops sobre tauromaquia na Sexta-Feira e uma novilhada de promoção no Sábado.

Cartel:

  • Pouillon, 30 de Maio - Toiros de Martinez Gallardo para Thomas Bacque. Forcados Amadores de Monforte.

António d'Almeida arranca época em Espanha


António d'Almeida arranca a sua temporada este Sábado na localidade de Alhaurin el Grande, na provincia de Málaga...

O cavaleiro português António D'Almeida, filho de Jorge d'Almeida, actuará este Sábado (29 de Maio), numa corrida de rejoneio em Alhaurin el Grande, na província de Málaga, juntamente com os espanhóis José Miguel Callejón e Mariano Rojo. Os toiros pertencerão à ganadaria de Badia Hermanos.

Este será o primeiro compromisso do cavaleiro praticante esta temporada, que também deverá continuar a tourear mais em Espanha do que em Portugal.

Em 2009 fez as cortesias por 15 ocasiões, ficando em terceiro lugar no escalafón, atrás de Tiago Carreiras (24) e Marcelo Mendes (20).

27 de Maio


Dia 27 de Maio de 1976, apresentação na Monumental de Las-Ventas/Madrid, de JOÃO MOURA, com apenas 16 anos de idade.

Nessa corrida lidaram-se toiros da ganadaria portuguesa de Branco Núncio, e Moura cortou uma orelha, obtendo o troféu “António Cañero”, prémio atribuído ao melhor cavaleiro da feira de S. Isidro. Muitas mais vezes, João Moura actuou no tauródromo madrileño, e até à presente data, saiu por nove vezes pela “PORTA GRANDE”.