
Mais uma vez se abriram as portas da praça de Almeirim para que os aficionados assistissem a uma corrida em que os 6 artistas actuaram por ordem de antiguidade de alternativa como diz o regulamento, encantando os aficionados com um toureio muito diversificado em que cada um pretendeu demonstrar a sua arte , arranjo e destreza das suas montadas com o objectivo de conquista do troféu em disputa para a melhor lide .
Na lide equestre gostaria de destacar duas lides que considero sem dúvida as que entre si dividiram a opinião do público na atribuição do troféu.
JOÃO TELES
Apresentou uma lide muito bem cuidada, levada sempre num nível evolutivo ,entendendo muito bem o seu opositor cravando ferros de grande nível, chegando ao público como é seu apanágio. Terminou a lide com o toiro perfeitamente dominado e até então seria sem dúvida o conquistador do trofeu.
SALGUEIRO DA COSTA
Foi muito efusivo, com um toureio muito arriscado provocando o toiro que lhe calhou em sorte, por sinal o melhor do lote, era possuidor de uma investida forte e sempre embebido no cavalo que ladeando conseguiu manter o toiro com investidas continuadas demonstrando a sua casta, sempre na tentativa de colher o cavalo, situação que ocorreu com toques de pouca importância e resultado de quem pisa terrenos tão comprometedores como este jovem toureiro pisou. Cravou ferros muito emotivos. No final conquistou o troféu de melhor lide.
FALANDO DOS FORCADOS
Mais uma vez a actuação dos F. A. Alcochete com os F. A. Chamusca tem como tradição a lesão de um toiro que por norma pertence a Alcochete, passando estes a pegar o toiro seguinte que por norma seria pegado pelos da Chamusca , no caso de hoje ocorreu somente em dois toiros, calhando ao G.F.C pegar o sobrero por sinal um exemplar de peso e trapio, exagerado em relação aos restantes da ordem, impondo muito respeito a quem obviamente teria a responsabilidade de o pegar.
O G.F.ALCOCHETE, executou as três pegas á 1ª tentativa fazendo jus à sua qualidade e actividade constante.
O G.F.A.CHAMUSCA
É mais uma vez, um enorme prazer, poder opinar sobre este grupo, que tem vindo a demonstrar nas suas actuações a qualidade e diversidade de elementos para enfrentar as diversas dificuldades que podem ocorrer ao longo de uma corrida e esta seria certamente uma delas, não fosse possuir um HOMEM (Forcado) de seu nome NUNO MARECOS de quem tenho imenso prazer de ser amigo, sobre tudo pela sua justeza, moral e voluntariedade mais uma vez demonstrada, logo a quando no sorteio tranquilizou o cabo ao depararem com a hipotética possibilidade do toiro de 690 Kg sair á praça, disse de imediato “ SE A CAMA DE CASAL SAIR; SOU EU QUEM O PEGA “ .
Tal como já várias vezes disse: DEUS ESCREVE DIREITO POR LINHAS TORTAS.
Não é o destino! O sobrero tem que sair.
Não se incomode chefe se não for á 1ª é á 3ª, com muita valentia, empenho, galhardia, destreza e a vontade de honrar a sua JAQUETA, aí está NUNO MARECOS, não interessa se bem ou menos bem.
Interessa sim a sua disponibilidade e entrega nos momentos difíceis.
Que DEUS te dê uma vida do tamanho da valentia que tens demonstrado.
PARABÉNS FORCADO.
Se grande valor demonstrou não foi menos o caloroso carinho que as gentes da sua terra e os aficionados em geral o brindaram aplaudindo de pé e dizendo em uníssono
“ AVÉ MAXIMUS “
Durante o intervalo o forcado RUI PEDRO recebeu o troféu JOÃO SIMÕES como vencedor da melhor pega em Almeirim no ano de 2008.
Não sei se por tradição ou por presente seria este mesmo forcado a passear o seu perfume e beleza ao citar o 4º da ordem, com uma técnica irrepreensível acompanhada de uma ajuda do NUNO MARQUES 2 de muita entrega, sem saber onde colocar o dedo acabou por o partir.
Para o sexto e fechando a corrida o forcado EMANUEL INJAI com a calma que lhe é peculiar dirigiu-se as bancadas para ofertar a sua pega ao Sr. Francisco Padeiro figura Chamusquense, grande aficionado e grande acompanhante do grupo, alem de pai de um elemento activo, neste dia comemorava o seu aniversário (Parabéns SR. CHICO).
Passando á pega estávamos em presença do toiro da corrida , montado no alto investia com nobreza ,com poder ,características demonstradas durante a lide do Salgueiro da Costa também no forcado o seu comportamento seria igual.
O toiro investiu para o forcado com codicia e este, com a classe que o caracteriza, recuou até ao momento certo da reunião, o toiro ao se sentir agarrado deu em derrotar e galopar em direcção as tábuas atropelando todos os que lhe apareciam na sua trajectória mas o 1º ajuda
(NUNO TEIXEIRA) quartiado e com garra conseguiu aguentar a viagem, não largando o forcado da cara até a pega ser consumada.
Como reconhecimento, toda a praça de pé, exigiu que o NUNO TEIXEIRA (1º ajuda) fosse dar volta como prémio do seu brilhante desempenho.
Parabéns a todos, mas penso que este prémio é muito merecido quando dividido com o 1º ajuda em questão.
Mais uma vez o troféu "JOÃO SIMÕES 2009" será para um elemento do G.F.A.CHAMUSCA, Emanuel Injai "Manu"
O jantar acabou em grande divertimento entre saúdes e brindes, alguns com um pouco de copos a mais, mas sem perderem a postura
TODOS UNIDOS SERÃO MELHORES
Bem-haja
Adriano Cruz
Sem comentários:
Enviar um comentário