www.farpasblogue.blogspot.com

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Entrevista com Antonio Brito Paes antes da 46ª Grande Corrida da RTP


A Tauromania esteve na Quinta de Paio Correia, em Torres Vedras, onde o cavaleiro António Brito Paes treina com afinco para aquela que será uma das corridas mais importantes da sua Temporada, a 46ª Grande Corrida RTP, na renovada praça alentejana do Redondo, onde dividirá cartel com Joaquim Bastinhas e Luis Rouxinol, frente a toiros da Ganadaria Brito Paes.

António Maria Brito Paes, conhecido por muitos como Mia, recebeu a Alternativa na praça Daniel do Nascimento, na Moita, a 9 de Julho de 2005, pelas mãos de João Moura e teve como testemunhas António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro, Sónia Matias e João Moura Jr.

Veja a entrevista e habilite-se a 3 bilhetes para a Corrida do próximo Sábado que o cavaleiro, em parceria com a Tauromania, irão sortear a quem responder correctamente à pergunta final.


Tauromania (T) – O inicio desta Temporada começou com alterações no Apoderamento, a que se deveu essas alterações?

António Brito Paes (ABP) – Neste momento o meu Apoderado é o Américo Manadas, que o ano passado já me apoderava em conjunto com o Paulo Pessoa de Carvalho.
Devido ao muito trabalho que o Paulo tinha, optámos, em mútuo acordo e “a bem”, que ficaria o Apoderamento apenas entregue ao Américo Manadas.


T – Como é composta a Quadra para esta Temporada de 2010?

ABP – A quadra deste ano penso que é bastante boa, tenho os cavalos do ano passado e a recuperação do Nordeste, o meu melhor cavalo, mais 4 cavalos novos para este ano. Já estreei o Zarco e o Actor este ano.
Penso que a quadra está bastante completa, os cavalos mais velhos estão como “segurança” e já começam a estar um bocado vistos e prefiro andar com os cavalos mais novos.

T – Falando do “Nordeste”, o craque da sua quadra, já se encontra totalmente recomposto e pronto para voltar às arenas em pleno?

ABP – Realmente é o cavalo que mais diferença faz, e que o ano passado muita falta me fez.
O cavalo recuperou bem do aguamento. Já sai com ele em Montemor e esteve bastante bem, esta em muito boa forma, embora não queira dizer que vai estar em todas as corridas, estará certamente nas mais importantes e penso que ao seu mais alto nível.


T – Quem forma a sua Equipa para este ano?

ABP - O meu irmão Luis, que já no ano passado fazia parte da quadra, e este ano tenho o João Bretes, um rapaz que começou cá em casa, montou cá a cavalo e começou aqui a dar os primeiros lances de capote e neste momento já tem a alternativa, tirada no 1 de Novembro no Cartaxo, e assim entrou para a equipa. Treinamos os 3 praticamente todos os dias e acho que isso é importante, conhecem os cavalos e estamos muito “calhados” os 3. Acho isso muito importante, estarmos os 3 “postos” uns com os outros.


T – No próximo Sábado, no Redondo, uma das corridas mais importantes desta Temporada, a 46ª Grande Corrida da RTP, como é que está a decorrer esta preparação?

ABP – Tenho-me preparado muito, como sempre. Às vezes as coisas não são fáceis, mas acho que está tudo a ser muito bem preparado para o Redondo. Temos toureado muito aqui em casa, toureámos na Benedita, na Merceana, e acho que as coisas estão bem encaminhadas para que seja um êxito. Estou moralmente bem e sinto que os cavalos estão bem. Basta apenas um bocado de sorte e que a cabeça ajude nesse dia.


T – Próximas corridas?

ABP – Tenho algumas corridas para Junho, Julho e Agosto, algumas já firmadas, outras por firmar, e enquanto não estiverem certas não convêm divulgar. Penso que as coisas estão bem encaminhadas, e depois da corrida do Redondo, que irá, com certeza, correr bem, dai irão suceder mais corridas, algumas mais importantes que outras.


T – Nomes de referência do Mundo da Tauromaquia? Um cavaleiro, um matador e uma ganadaria?

ABP – Um referência para mim, e sem tirar o valor a todos os outros cavaleiros, e com a dificuldade existente nesta Arte de subir e conseguir ficar sempre entre os primeiros, que eu considero bastante difícil, na minha cabeça como exemplo de toureiro e sempre ao mais alto nível a dar tudo todos os dias tenho como exemplo o João Moura. Desde os 16 anos que triunfou em Madrid e hoje com 50 anos continua a ser uma figura e “arrima-se” todos os dias e para mim é um exemplo, ao tourear com ele, a vê-lo tourear daquela maneira é um exemplo para mim porque eu tenho que me “arrimar” duas vezes mais… por tal é uma pessoa a quem em dou muito valor profissionalmente.
Um Matador… gosto muito do Juli, acho que é um toureio com uma ambição fora do normal, não só com técnica mas também com personalidade e artisticamente. É também um toureiro que, desde muito cedo, 8, 10, 12 anos, começou a tourear e já revelava essa ambição fora do normal, é um exemplo que estas coisas nascem com as pessoas, a habilidade, a ambição. Para mim é o exemplo que a ambição é fundamental no mundo dos toiros.
A Ganadaria… existem muitas ganadarias que eu gosto mas existe uma que, quando se fala de touros e ganadarias vem sempre ao de cima, que é a Ganadaria Pinto Barreiros, diz-se que é a Mãe de muitas ganadarias, e realmente acho que é uma ganadaria que esta sempre presente em qualquer ganadaria, todas tem um pouco de Pinto Barreiros.


T – Como é que o António vê a importância e o papel da Internet na Festa dos Toiros?

ABP – A Internet é algo bastante boa para a Festa e é importante porque, por exemplo, quando se toureava mais longe, nas províncias, estando bem ou mal nessas corridas, a informação não chegava ao público em geral, com a Internet sabe-se tudo e existe muito mais informação do que se vai passando. Ao fim e ao cabo traz mais divulgação á Festa e quanto mais se falar na Festa melhor para todos e para a própria Festa.
Tenho o meu próprio site, www.britopaes.com, que tentamos que esteja actualizado, com notícias novas, com fotografias novas, dos triunfos, do nosso calendário, etc. Tentando, através do site, fornecer o máximo de informação, não só do que se passa dentro da arena mas também do nosso dia-a-dia, por considero que os Aficionados também querem saber, cada vez mais, como é o nosso dia-a-dia, os nossos treinos, os nossos cavalos e as suas linhagens, etc.


T – A sua temporada este ano, passa por Espanha?

ABP – Houve realmente, esta semana, um contacto para irmos tourear a Espanha duas corridas num fim-de-semana de Junho. Eu por mim vou, desde que seja atractivo, quer em termos de espectáculo quer em termos de contrato. Vou aceitar, e nesse fim-de-semana com certeza que lá irei. Gosto bastante de tourear em Espanha e gostava de triunfar lá, o que seria importante para esta e futuras Temporadas.


T – Uma palavra para os Aficionados que vão ver a corrida do próximo Sábado, quer na praça quer pela televisão.

ABP – Acho que a corrida tem tudo para ser boa. Eu vou estar ao meu máximo e os meus colegas também o estarão, porque é uma corrida bastante importante, não só para os Aficionados locais como para toda a gente que a vai seguir pela televisão. Os toiros estão muito bonitos e acho que estão reunidas todas as condições para ser uma boa noite de toiros. Pelo menos do meu lado eu vou fazer tudo para que assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário