sábado, 30 de abril de 2011

O cartel para o festival de Estremoz


O festival da Tertulia Tauromaquica de Estremoz agendado para dia 23 de Abril foi alterado para o próximo dia 21 de Maio, como já tinha sido noticiado.
Assim sendo, de acordo com a tertúlia, o festival irá sofrer algumas alterações.
O cartel será então formado por: Manuel Jorge de Oliveira, Francisco Cortes, Sonia Matias, Duarte Pinto
João Maria Branco e Miguel Moura.
Forcados Amadores de São Manços e Monforte
Serão lidados seis novilhos toiros de Herdeiros de Cunhal Patrício

Toiros em Mourão

A não perder


Convite

A Quinta do Falcão e a Tertúlia Tauromáquica Feminina "A Mantilha" têm a honra de Vos convidar a participar no jantar solidário a favor do Jardim Escola João de Deus de Tomar no dia 20 de Maio de 2011

Programa

18h00 - Recepção no Museu do Cavaleiro Tauromáquico Rui Salvador, onde estará patente a exposição da pintora Élia Ramalho (*)

- Visita pela Quinta do Falcão, sala de arreios e de trajes, salão de exposição de carros antigos, cavalos, picadeiros e boxes.

- Seguido de volteio com atribuição de Diploma de iniciação à equitação a entregar durante o jantar.

- Jogos tradicionais

20h00 - Jantar no Salão Principal

- Fados a seguir ao jantar


Preço: 30 euros


* Uma percentagem do preço do jantar e 50% do valor dos quadros vendidos revertem a favor da obra do Jardim Escola João de Deus de Tomar


Manzanares "rebentou" com Sevilha!


José Maria Manzanares deixou hoje Sevilha em delírio, alcançando um feito histórico ao indusltar um toiro na arena da Real Maestranza.
O matador indultou o toiro "Arrojado", de 500 quilos, da ganadaria de Nuñez del Cuvillo.
No seu segundo, com o povo em delírio, cortou mais duas orelhas ,saindo em ombros pela Porta do Príncipe.
Manzanares partilhou cartal com Júlio Aparício (silencio e silencio) e Morante de la Puebla (ovação e silêncio).


Foto: Arjona/Aplausos

o novilheiro praticante Diogo Damas parte amanha para Espanha para efectuar uma tenta numa Ganadaria Espanhola

O novilheiro praticante Diogo Damas parte amanhã para terras Espanholas para efectuar uma tenta na ganadaria Espanhola rodrigues gonzales em campos de Salamanca.

“Mês da Cultura Tauromáquica 2011” com Artes plásticas, dança, debates, cinema, desporto e… “festa brava”!

O XIII Mês da Cultura Tauromáquica, em Azambuja, vai animar Maio de 2011, a partir do dia 07, culminando – como é tradição – com mais uma edição da Centenária Feira de Maio.

As honras de abertura vão para a dança e as artes plásticas, com duas mostras para apreciar. O Jardim Urbano da vila estará mais animado do que é habitual, até 30 de Maio, com trabalhos de arte pública intitulados “Eh Toiro Lindo!”. Já as paredes da Galeria da Biblioteca Municipal vão exibir, até 11 de Junho, a exposição colectiva de pintura “Cumplicidades”. O dia inaugural fecha com um espectáculo de dança espanhola pela Escola de Dança do Concelho de Azambuja, às 22h00 na Poisada do Campino.

No Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, voltam a viver-se duas noites “Musealogando…” que prometem boa conversa e convívio. No dia 12 debate-se “Onde pára o fado vadio?” e no dia 19 o tema será “Azambuja engalanada”. Pelo meio, no sábado dia 14, é a vez do desporto. Após várias semanas de jogos, tem lugar a final do III Torneio de Futsal Inter-Tertúlias, no Pavilhão Municipal às 17h30. A entrega de prémios fica para as nove da noite, na Poisada do Campino.

O dia 21 de Maio será o grande dia de actividades taurinas que se segue, aliás, a uma noite (6ªfeira, 20) animada com a largada de dois toiros na Várzea do Valverde. Logo pelas 09h30 haverá o tradicional cortejo de campinos com cabrestos, e também muitos cavaleiros e amazonas, pelas ruas da Vila de Azambuja. Já na Várzea do Valverde, durante a manhã terão lugar provas de campinos (condução de cabrestos e do boi da guia, e uma picaria para campinos e amadores), à tarde oportunidade para assistir a um aula prática da Escola de Toureio de Azambuja e a um treino do Grupo de Forcados Amadores de Azambuja. Por fim, pelas 18h30, mais uma emocionante largada com dois toiros, que serão recolhidos a cavalo.

No dia 25, 4ªfeira, abrem-se as portas do Auditório Municipal – Páteo Valverde para a exibição do filme “As nossas raízes”, às 21h30.

Por fim, à semelhança das anteriores edições (12), o Mês da Cultura Tauromáquica culmina em grande com a “Centenária Feira de Maio de Azambuja – a feira mais castiça do Ribatejo”. De 26 a 30 de Maio, vivem-se cinco dias recheados de animação, convívio e “festa brava”!


Florindo Ramalho irá promover vários festejos em 2011


Tal como noticiamos no inicio deste ano de 2011, o conhecido taurino Florindo Ramalho adquiriu uma praça desmontável.


Segundo nos disse esta semana o próprio Florindo Ramalho, para além de alugar a praça desmontável irá ainda promover alguns espectáculos. Segundo no disse já tem previstos cerca de dez espectáculos.

Quanto a localidades e respectivos carteis, não nos foram revelados.

Caetano em ombros esta tarde em Campanário


João Moura Caetano saíu esta tarde em ombros da praça espanhola de Campanário (província de Badajoz), após cortar três orelhas, reafirmando o grande momento que atravessa neste início de temporada.
Frente a bons toiros de Bernardino Píriz, o cavaleiro de Monforte teve esta tarde por companheiros de cartel Martín Burdos e Manuel Manzanares, que igualmente sairam da praça em ombros.

Foto P. Batalha/Arquivo

Manzanares indulta toiro em Sevilha


O matador José Maria Manzanares alcançou hoje o feito histórico de indultar um toiro na Real Maestranza de Sevilha - o "Arrojado", com 500 quilos, da ganadaria de Nuñez del Cuvillo - cortando mais duas orelhas no outro, o que lhe permitiu um clamoroso triunfo com saída em ombros pela Porta do Príncipe.
Alternou com Júlio Aparício (silenciado em ambos) e Morante de la Puebla (ovação e silêncio).

Foto D.R.

Labrugeira adiado, Cartaxo de pé



Não se realiza o festival agendado para hoje na Labrugeira, devido ao mau tempo, devendo ficar adiado para Maio, provavelmente para dia 15 (sujeito a confirmação).
Entretanto e dada a previsão de melhoria de tempo para amanhã, continua de pé a corrida de alternativa do cavaleiro Filipe Vinhais, a realizar na praça de toiros do Cartaxo por ocasião da Festa do Vinho e que inclui no cartaz os cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira (padrinho da alternativa do novo cavaleiro) e António Ribeiro Telles (testemunha do doutoramento), bem como os grupos de forcados de Lisboa e Azambuja, que enfrentarão toiros de Jorge de Carvalho e Casa Avó. A corrida tem início amanhã, 1 de Maio, às cinco da tarde.

Faleceu António Luis da Veiga

Vítima de doença prolongada, faleceu hoje António Luis da Veiga, irmão do cavaleiro Luis Miguel da Veiga. Tinha 57 anos.
O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja de Montemor-o-Novo, devendo o enterro realizar-se amanhã em hora ainda não designada, segundo informação de seu irmão Fernando da Veiga.
À ilustre Família enlutada, muito em particular ao nosso querido Amigo Mestre Luis Miguel da Veiga, o bolasetetouradas.blogspot.com apresenta as mais sentidas condolências.

Foto Emílio/Arquivo "Farpas"

Salgueiro da Costa e Marco Gomes promovem a tauromaquia






O cavaleiro Salgueiro da Costa, o aficionado Marco Gomes e os seus “meninos” do Clube Taurino do Agrupamento de escolas do Concelho de Alter do Chão, foram os promotores de mais uma jornada taurina, desta vez no Agrupamento de Escolas Febo Moniz em Almeirim. Casa cheia, prova que os mais novos gostam da tauromaquia, para escutar Marco Gomes e Salgueiro da Costa, que durante três horas falaram para os alunos do 7º e 9º ano. Foi uma jornada super interessante, com Marco Gomes a explicar o porquê da preservação da tauromaquia como cultura portuguesa e Salgueiro da Costa a falar do seu percurso enquanto cavaleiro, e incentivando os jovens presentes a estudarem e a lutarem pelos seus objectivos.
Na ocasião foram visionados dvd’s das actuações do cavaleiro no Campo Pequeno, as quais foram comentadas pelo mesmo. No espaço de questões foram inúmeras as levantadas pelos alunos, mas Marco Gomes e Salgueiro da Costa a todas responderam com bastante agrado.
No final ainda existiu espaço para as fotos, autógrafos e beijinhos da praxe.
Grande ambiente no Agrupamento Febo Moniz em Almeirim, onde o Clube Taurino e Salgueiro da Costa foram bastante bem recebidos.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sugestões para o fim de semana!


O Despertar desta semana

Sabores do Toiro Bravo

A partir de hoje e até dia 1 de Maio, Coruche vai receber a 8ª edição do "Sabores do Toiro Bravo". O certame gastronómico está de volta à praça de touros de Coruche e serão seis restaurantes do concelho que irão revelar os sabores desta carne: A Tasca, Jakim Girassol, O Choupo, O Farnel, Ó Manel e Sabores de Coruche. Este fim-de-semana, vá a Coruche e faça uma pega de caras... no prato!


Praça de Toiros das Caldas da Rainha com novos projectos

O futuro da praça de toiros das Caldas da Rainha foi, ontem de manhã, apresentado pelo novo proprietário - Nuno Alves - acompanhado por Horácio Lopes, Aldina Costa, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho e o arquitecto Sérgio Simões. As obras do tauródromo vão passar por melhorias a nível de funcionalidade e conforto para os aficionados, mas também contemplam a criação de um museu taurino, um restaurante, sete lojas e a cobertura do espaço. A reestruturação da praça vai ser feita ao longo dos anos, consoante a rentabilização da área, e prevê-se que esteja totalmente concluída dentro de 5 anos. De momento, sabe-se também que a praça das Caldas da Rainha abrirá as portas a 30 de Julho (Corrida CDS) e a 15 de Agosto, com um cartel misto de homenagem a Manuel dos Santos, e com a presença de António Telles, Manuel Bastos e o matador de toiros Vítor Mendes.

Foto: Cortesia Novo Burladero

Aplausos Semanario Taurino

Chegou às bancas nacionais e da especialidade mais um exemplar da semanal Revista Taurina - Aplausos Semanario Taurino.

Revista públicada e posta à venda em território espanhol à Segunda-Feira de cada semana.

Se não comprou, ainda poderá adquirir junto do seu fornecedor habitual o número desta semana, através da mesma poderá saber as noticias das Corridas de Domingo de Páscoa que tiveram lugar em Espanha, saber como tem sido a Feira de Páscoa em Arles e as mais diversas noticias do Planeta Taurino.

Os delegados da IGAC para este fim-de-semana

No próximo fim-de-semana serão três os festejos que se realizam em Portugal Continental, no Coliseu do Redondo, Montemor-o-Novo e Cartaxo.

A Inspecção Geral das Actividades Culturais já nomeou os Delegados Técnicos Tauromáquicos para os referidos espectáculos, os quais passamos a divulgar:

- Redondo: Director - Sr. Lourenço Luzio / Veterinário - Dr. Infante Ferreira

- Montemor-o-Novo: Director - Sr. António Martins / Veterinário - Dr. Tenório Guerra

- Cartaxo: Director - Sr. José Dias / Veterinário - Dr. Duarte Cruz

De seguida relembramos os cartéis dos três espectáculos:

- Redondo | 30 de Abril | 17h30 : Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol e Tiago Carreiras; Amadores de Montemor e Redondo; toiros Herds. Infante da Câmara, Herds. Cunhal Patrício, Murteira Grave, São Torcato, Luís Rocha e Pégoras. 1.º Concurso de Ganadarias Alentejanas.

- Montemor-o-Novo | 1 de Maio | 17h00 : Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Sónia Matias, João Moura Caetano, Tomás Pinto e João Maria Branco; Amadores de Montemor e Alcochete; toiros Conde de Arriaga (estreia).

- Cartaxo | 1 de Maio | 17h00 : António Ribeiro Telles, Manuel Jorge Oliveira e Filipe Vinhais (toma a alternativa); Amadores de Lisboa e Azambuja; toiros Jorge de Carvalho e Casa d’Avó.


Feira de Maio na Moita já tem carteis


A praça de touros da Moita do Ribatejo receberá nos dias 21 e 22 de Maio a tradicional Feira de Maio, promovida pela empresa Toiros e Tauromaquia, de António Manuel Cardoso.


Assim, no dia 22 de Maio estarão em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro, para lidar seis touros da ganadaria espanhola de La Dehesilla, que serão pegados pelos Forcados Amadores do Aposento da Moita e Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Já no dia 21 de Maio, terá lugar um espectáculo de variedades taurinas em que actuarão a cavalo Paulo D’Azambuja e David Gomes e a pé Tiago Santos e Pedro Noronha, estando as pegas a cargo dos Forcados Amadores da Moita, numa tarde em que se lidarão reses de Rio Frio.

Festival de Serpa agendado para dia 28 de Maio


Depois de no passado fim-de-semana a chuva ter inviabilizado o festival taurino agendado para Serpa, este já tem data para a sua realização.


Assim, será no dia 28 de Maio que se realiza o festival taurino a favor dos Bombeiros Voluntários de Serpa e com o mesmo cartel que estava anunciado para o passado fim-de-semana.

Assim o cartel é o seguinte: Touros de Varela Crujo e Passanha para Luís Rouxinol, Tito Semedo, Brito Paes, João Telles Jr e Luís Rouxinol Jr, bem como os matadores Vítor Mendes e Tomás Campuzano. Pegas a cargo da Selecção de Forcados de Serpa.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Passeio Equestre da Granja

Realiza-se no próximo dia 7 de Maio na Granja (Mourão) o 14º Passeio Equestre, com organização da Associação Equestre da Granja "Os Amigos dos Cavalos".

Programa:

09 horas – Concentração junto à Sede da Associação.

11 horas – Paragem para molhar a garganta.
13 horas – Almoço, com vista para a Barragem de Alqueva. (Local Gentilmente cedido pela Casa Agrícola Cerro Gordo, Lda - Herdade de Vale Formoso)

18 horas – Regresso aos Aposentos.

Almoço Incluído para Sócios e Participantes, os restantes 5 Cavalos.
Confirmar até ao dia 5 de Maio de 2011
Contactos: 964 442 416

Nova data para a Alternativa de Nuno Casquinha

Já é conhecida a nova data para a alternativa de Nuno Casquinha.
A data escolhida foi a de 4 de Junho, mantendo-se a mesma localidade Villanueva del Fresno.
O restante cartel mantem-se o original com toiros de Bernardino Piriz para os toureiros Javier Solis, Júlio Parejo e Nuno Casquinha que toma a alternativa.
Esta corrida terá honras de transmissão televisiva através do canal Extremadura.

Extraordinária competição ibérica de toureio a cavalo

Duas escolas e três estilos em competição. A”Arte de Marialva” vai estar mais uma vez em confronto directo com o rojoneio, na corrida de quinta-feira 5 de Maio, no Campo Pequeno, através de dois estilos diferentes: O classicismo de António Ribeiro Telles e a modernidade de João Moura Júnior defendem a tradição da Arte de Marialva, enquanto Pablo Hermoso de Mendoza representa o rojoneio levado ao grau sublime.

António Ribeiro Telles é, na actualidade, o máximo expoente da tradição equestre tauromáquica portuguesa, pela forma como se apresenta em praça, pelo apurado nível da sua equitação e pela frontalidade do seu toureio. Na sua postura em sela há ainda reminiscências dos fidalgos de outrora; na sua equitação existe o “dedo” de dois grandes Mestres (Nuno de Oliveira e David Ribeiro Telles, seu pai); no toureio pratica a regra de ouro: citar de largo dar prioridade de investida ao toiro, partir recto e rematar de alto abaixo e ao estribo!

Em João Moura Júnior encontramos profundas influências da tauromaquia que seu pai, João Moura, desenvolveu e consolidou ao longo de uma carreira de mais de trinta anos de êxitos sucessivos por todo o mundo taurino e que o alcandoraram ao estatuto de figura de época. João Moura Júnior é o continuador natural desta evolução artística que tem contribuído aproximar de uma forma, cada vez mais visível, as escolas portuguesa e espanhola, no que ao toureio a cavalo diz respeito.

Pablo Hermoso de Mendoza tem uma tauromaquia muito pessoal, no que respeita ao modo como sente e interpreta o toureio a cavalo. Tem profundas raízes lusitanas o seu toureio a cavalo…desde a escolha das suas montadas (quase todas Puro Sangue Lusitano) à forma frontal como aborda os toiros e consuma as sortes. Nos últimos anos, Pablo entrou, definitivamente, no número restrito das grandes figuras mundiais do toureio a cavalo, em cuja história já ocupa um dos mais destacados lugares.

Este confronto reedita as grandes competições luso-espanholas de toureio a cavalo do século XX: João Núncio e D. Ruy da Câmara versus António Cañero, João Núncio-Álvaro Domecq (pai), Mestre Baptista, José João Zoio e João Moura- Álvaro Domecq (filho) e promete mais uma noite de acesa competição entre os centauros ibéricos no Campo Pequeno.

Em praça vão também estar dois grandes grupos de forcados: os amadores de Montemor e os amadores de Coruche. O grupo de Montemor, capitaneado por José Maria Cortes, foi o vencedor do “Galardão Campo Pequeno 2010” para o melhor grupo de forcados enquanto que os Amadores de Coruche, capitaneados por Amorim Ribeiro Lopes, são um dos mais valorosos grupos da actualidade.

Lida-se seis escolhidos toiros da prestigiada ganadaria Passanha, de encaste Murube-Urquijo, e antiguidade estabelecida a 3 de Setembro de 1972, em Madrid (Las Ventas). Propriedade de D. João Maldonado Passanha, pasta na Herdade da Pina, no concelho de Évora.


Está lançado o cartel para a Corrida em Salvaterra de Magos no dia 15 Maio

O Taurodromo.com está em condições de informar o cartel para a proxima corrida em Salvaterra de Magos no dia 15 Maio , esta corrida de toiros tem mais um atractivo especial pois tambem vai ter em disputa um trofeu para a melhor pega , para esta corrida a empresa Toiros e Tauromaquia escolheu um imponente curro de toiros de Jose Luis Pereda no qual vai ser lidado pelos Cavaleiros António Telles, Ana Batista e Brito Paes , para o concurso de pegas estarão em praça os grupos de forcados do Aposento do Barrete Verde, de Salvaterra de Magos e do Redondo , capitaneados respectivamente por João Salvação , Pedro Silva e João Filipe Santana .

Cartel completo para o Festival da Feira do Toiro em Mourão

Já está completo o cartel para o Festival da Feira do Toiro em Mourão dia 21 de Maio ás 16.00h.

É um cartel que privilegia a presença de novos cavaleiros, que ambicionam ser figura de toureio a cavalo. Em praça vão estar Verónica Cabaço, Tiago Martins, Miguel Tavares, Rui Guerra, Maria Mira e Manuel Vacas de Carvalho.

As pegas ficam a cargo dos Amadores de S. Manços, Monsaraz e Redondo. Serão lidados toiros da Ganadaria Herdade do Poço da Rua.

Sábado, dia 30 de abril há toiros no Redondo

No próximo sábado, dia 30 de abril, pelas 17H30 a Praça de Toiros "Coliseu Redondense" abre as portas para a realização de um concurso de ganadarias.

Estarão em praça os cavaleiro Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol e Tiago Carreiras que irão tourear toiros das ganadarias de Infante da Câmara, Cunhal Patricio, Murteira Grave, São Torcato, Luís Rocha e Herdade de Pégoras.

Para pegarem os toiros estarão em os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e do Redondo, capitaneados por José Maria Cortes e João Filipe Santana, respectivamente.

Portugueses em La Algarrovilla


A localidade espanhola de La Algarrovilla receberá no próximo dia 30 de Abril uma corrida de rejoneo que contará com três presenças portuguesas.


Assim, no próximo Sábado lidar-se-ão touros de Lusi Albarrán, pelos cavaleiros José Miguel Callejon, Ana Rita, Tomás Pinto e Sánchez de Veja, bem como os Forcados Amadores de Arronches.

De salientar ainda que este festejo terá inicio pelas 21 horas (hora local).

Touros Paulo Caetano na Terrugem


A Praça de Touros da Terrugem irá abrir as suas portas nesta temporada 2011, no dia 6 de Agosto por ocasião das tradicionais festas de Santo António.


Neste dia 6 de Agosto, será lidado um imponente curro de touros da ganadaria alentejana de Paulo Caetano, estando o restante cartel ainda por designar.

Brito Paes em Salvaterra


António Maria Brito Paes prepara-se afincadamente para importantes compromissos que se avizinham no mês de Maio.


O primeiro dos quais em Salvaterra de Magos, dia 15 de Maio, num cartel de máxima competição e responsabilidade perante um imponente curro de toiros.

Brito Paes está bastante motivado para mais uma importante temporada onde espera andar entre os primeiros do "escalafón".

Cumpriu-se a tradição em Sousel


Tal como manda a tradição, a segunda-feira de Páscoa é passada na Serra de São Miguel em Sousel, onde pela tarde se realiza uma corrida de touros e este ano não foi excepção.


Apesar da chuva que se fez sentir nos dias anteriores, no dia 25 de Abril o sol raiou em Sousel, permitindo a realização da corrida de touros anunciada pela Tertúlia Nossa Senhora do Carmo de Sousel, que contou com as actuações de Marco José, José Miguel Callejon, Gilberto Filipe, Gonçalo Fernandes, Tiago Martins e Sofia Almeida, bem como os Forcados Amadores do Ribatejo, Arronches e Aposento do Alandroal, perante touros de Jandilla.

A tarde abriu com a lide de Marco José, que realizou uma lide regular e correcta em que fez as coisas com calma e bem-feitas, uma lide que terminou com um ferro de violino e que faz antever uma temporada para este cavaleiro.

Seguiu-se José Miguel Callejon, que voltou a trazer ás arenas portuguesas a sua irreverência e a sua alegria, que facilmente chegou ás bancadas, mas da sua lide destacamos um ferro colocado a quiebro que fez parar a respiração.

Gilberto Filipe, também realizou uma lide regular perante um touro de Jandilla algo reservado. Mas Gilberto deu-lhe a lide adequada, com sortes frontais e pisando os terrenos do touro.

Também Gonçalo Fernandes teve uma passagem discreta por Sousel, mas ainda assim realizou uma lide correcta, mostrando evolução relativamente á ultima vez que o vimos em praça.

Tiago Martins lidou o maior touro da tarde e que lhe dificultou o labor. Ainda assim o cavaleiro não se intimidou e conseguiu dar-lhe a volta e realizar uma lide agradável.

Também Sofia Almeida esteve em bom plano, ela que brindou a sua lide ao Toureio.com. Sofia realizou uma lide agradável, pois fez as coisas com calma e a lide resultou como a cavaleira desejava, ouvindo forte ovação por parte do público.

No que toca aos Forcados, a tarde poderia ter corrido melhor. Pelos Amadores do Ribatejo foram caras Bruno à terceira e João Guerra à primeira. Já pelos Amadores de Arronhes Fábio Meira, à primeira e Leonel Chaves à quarta tentativa e sempre com o touro desembolado apesar dos avisos do director de corrida. Já pelos Amadores do Aposento de Alandroal pegaram Alexandre Lopes, á primeira tentativa e a ultima pega da tarde foi consumada por Mário Pinto, dobrando Fábio Vale que também já tinha dobrado André Xarepe.

Os Touros de Jandilla, saíram à arena bem apresentados e dando jogo desigual.

O espectáculo contou com meia casa e foi dirigido pelo Sr. Agostinho Borges assessorado pelo Dr. Carlos Santos.

Dar ainda uma nota de destaque para António Manuel Cardoso, o popular Nené, que todos os anos traz consigo uma pequena banda que vai animando o ambiente, tanto em redor como no interior da praça!

Rouxinol o Senhor de Alter


Mais um ano, mais um 25 de Abril e mais uma praça quase cheia em Alter do Chão, na expectativa triunfal de um curro José Luís Pereda. De facto, os touros cumpriram bem na sua generalidade, apresentando também trapio e raça.

A abrir as hostes esteve o maestro António Ribeiro Telles, o qual trouxe a Alter a sua força e ganas de triunfo, executando por sua vez duas lides correctas e vistosas, quer na cravagem dos ferros, quer na arte Marialva que tanto sabe enaltecer, uma boa nota para António.

Para tourear o terceiro e sexto da tarde esteve Vitor Ribeiro, também se notou que vinha cheio de energia e disposto a dar o tudo por tudo, todavia levou a cabo duas lides interessantes, tentando sempre estar na cara do touro, para deste modo lhe executar as sortes, entregando-se sempre e corrigindo o que achava que não lhe saia tão bem. Uma presença simpática a de Vitor Ribeiro em terras reais!

Falamos de Luís Rouxinol em último, porque dando voz à sabedoria popular que os primeiros são os últimos… e assim foi, não o último do cartel, mas o primeiro na arena!! O que justifica ser o vencedor do prémio D. José de Athayde. A sua primeira actuação foi francamente bestial, toureando bem em todos os terrenos, a cravagem também toda ela correcta, na sua segunda actuação também foi concebida com grande toreria, chegando ao público de uma maneira ímpar e muito frenética. Um grande olé ao toureiro!

Tarde fácil e sonsa para os forcados, nada de importante ou extraordinário aconteceu… para o Grupo de Montemor-O-Novo, foi cara à primeira tentativa Frederico Caldeira, ao terceiro intento Manuel Ramalho e também ao primeiro intento Tiago Telles de Carvalho, que executa uma pega tecnicamente perfeita e assim faz somar mais um troféu ao Grupo de Montemor, cuja em disputa para a melhor pega estava o prémio Luís Saramago. Em relação à equipa da casa, o Grupo de Alter do Chão, que foram bafejados de bênçãos pegando os três touros à primeira tentativa, a realizar as sortes de cara foram João Antunes, Nuno Baço e Diogo Bilé.

Foi uma tarde de sol agradável e simpática, cujo bom trabalho do director Ricardo Pereira assessorado pelo veterinário Dr. José Guerra se qualificam pela sua invisibilidade no espectáculo!

O agradecimento especial desta tarde vem do público, que enche a praça, por isso há que ter em conta a qualidade dos espectáculos que se pretendem e que “se vendem… e compram”!!!

Por: Lídia Ramalho

FERIA BADAJOZ-IFEBA APRESENTOU A III EDIÇÃO DE EQUEXTRE, FEIRA DO CAVALO E FEIRA DO TOURO


A apresentação decorreu ontem, dia 26 de abril, nos jardins da Galera de Badajoz, com a presença de
Miguel A. Celdrán, Presidente da Câmara Municipal de Badajoz, Valentín Torres, Presidente da
Diputação de Badajoz, Germán López, Vereador delegado de Feria Badajoz. IFEBA, Carmen
Pinilla, Presidente da Associação Extremenha de Criadores de Cavalos de Pura Raça Española, Juan
Manuel de la Iglesia, Presidente da Federação Hipica Extremenha, e, Antonio Ferrera, Matador de
touros Extremenho.

De 9 a 12 de Junho de 2011, a Instituição Ferial de Badajoz.IFEBA, celebra a III edição de
ECUEXTRE, FEIRA DO CAVALO E FEIRA DO TOURO.

Há 2 anos, nasceu a Feira doCavalo e do Touro, considerada como uma das mais importantes do suroeste ibérico, devido à importância económica e ao apreço por ambos sectores.
Tudo isso, envolvido numa estratégica situação geográfica no triângulo Madrid, Lisboa e Sevilla, o que lhe aufere um enorme dinamismo económico e a transforma num ponto de encontro de ambos paises.
Neste enquadramento económico e cultural hispano português, e, como não podia deixar de ser,
com o êxito optido na passada edição, estamos a desenvolver esforços no decorrer dos últimos
meses, no sentido de fazer uma feira à altura das expectativas criadas desde a sua I edição.
Os visitantes do certame, poderão disfrutar de uma Feira de Dia e de uma Feira de Noite,
elementos chave do êxito optido desde a sua origem.
A Feira de Dia, com a que pretendemos criar um ambiente único no qual unir os empresários e os
aficionados, disfrutando do mundo do touro e do cavalo de uma maneira próxima aos animais,
plenamente integrados na feira.
Um certame no qual os expositores, coudelarias e empresas relacionadas com o mundo do cavalo e do touro, apresentam os seus animais, produtos e novidades,
e, desenvolvem novas relações comerciais, envolvidos num ambiente perfeito proporcionado por
espectáculos, restauração, criadores tanto de cavalos como taurinos, toureiros, etc… agrupando
diferentes sectores: coudelarias, alimentação equina, cuidados sanitários, serviços, veículos
equestres, acessórios e roupa de montar, revistas especializadas, artigos equestres, ferragens,
costureiros especializados, taxidermía, ganadeiros, fotografia taurina e equina, etc…
No ano anterior, instalámos uma praça de touros o que representou uma grande inovação e uma
passo qualitativo no âmbito da feira.
Na presente edição como não poderia deixar de ser, também será instalada e contaremos com primeiras figuras do toureio, tentadeiros de escolas taurinas,
matadores de touros extremenhos, toureio a cavalo, forcados, etc… Contaremos entre outros com os
ganadeiros de Herederos de Bernardino Piriz, Luis Terrón, Torregrande e as escolas taurinas de
Badajoz, Vilafranca de Xira e Jerez de la Frontera.
Em simultâneo, ECUEXTRE, será ponto de encontro de Cavalos de Pura Raça Espanhola, Cavalos
de Pura Raça Lusitana, Cavalos de Desporto, Cavalos Árabes, Cavalos Hispano Árabes, Cavalos
Anglo Árabes, todos inscritos nos seus correspondentes Livros Genealógicos.
Como principais novidades desta edição, destacamos uma expocição monográfica de Antonio
Ferrera, exposição na qual é protagonista esta figura do toureio extremenho com mais de 14 anos
de trajectória. Esta mostrará imagens inéditas, fotografias, recordações pessoais, fatos de toureio,
cabeças de touro, etc…
Vamos contar com múltiplas actividades diurnas tais como:

ACTIVIDADES FEIRA DO CAVALO:
Exibição de campeões de raça
Cobras
Doma Vaqueira
Doma Clássica
Coudelarias de arrasto
Sementais
Engates e carruagens
Doma Natural
Terapias equestres
Exibição de escolas hípicas

ACTIVIDADS FEIRA DO TOURO:

Exposição monográfica de Antonio Ferrera

OUTRAS ACTIVIDADES:

Exposições temáticas
“Trio de Ases”. Mesa debate com matadores e figuras relevantes do mundo do touro
Tentadeiros públicos
Autografos de toureiros
Toureio de salão
Escolas taurinas
Grupos de forcados
Toureio a cavalo
Conferências
Encontro de aficionados
Coloquios e mesas redondas
Espectáculos flamencos
Prova de vinhos
Atos culturais
Homenagem a personalidades ou instituições destacadas
A feira irá transformar-se num entorno dinâmico no qual terão lugar de forma continuada, múltiplas
e variadas actividades programadas. Todas elas, vão contribuir para o enriquecimento da feira,
dotando-a de uma grande quantidade de atos lúdicos e de ócio de forma a que os visitantes possam
disfrutar de mais valias que poucas feiras do calendário nacional podem garantir.

GRANDE ESPECTÁCULO NOTURNO:

Na Feira de Noite, e, após o enorme êxito das duas passadas edições, os visitantes poderão
disfrutar de um espectáculo noturno de dança a cavalo envolvido num ambiente especial, numa
pista noturna preparada ao ar livre, na qual não apenas os aficionados ao mundo do cavalo, como
também todas as pessoas que queiram disfrutar de um acontecimento especial e de grande beleza,
com uma componente perfeita entre música e a nobreza da arte a cavalo, poderão estar presentes.
Contaremos também com esplanadas noturnas, gastronomía e música que permitirão disfrutar de
um momento de ócio especial na noite de Badajoz.

As fotos de Luís Mourato- Corridas de Toiros de Alpalhão e Sousel e ainda do Sobral com Fernando Clemente








Sousel