domingo, 31 de julho de 2011

APOTEÓTICA ACTUAÇÃO DE MARCO JOSÉ EM TAVIRA

O toureio a cavalo quando é feito na sua essência torna-se de uma beleza indescritivel. Na noite de ontem, 30 de Julho, uma das mais importantes corridas do Algarve, que há vários anos se realiza na EQUITAVIRA, na cidade de Tavira, o cavaleiro MARCO JOSÉ meteu a praça em apoteose! Perante dois bons toiros de António Charrua, que mereceram um toureiro que lhes tirasse tudo o que tinham. No seu primeiro começou regular com os compridos, depois já montando o "Oásis" coloca dois bons curtos e depois já com o "Girassol" bordou o toureio com um manancial de lide, de temple e de mando, colocando três ferros frontais em sorte de violino, metendo o público de pé. Diante do 5º e sabendo das dificuldades acrescidas de tourear depois de um grande artista que nunca sabe estar mal, como é o caso de Luís Rouxinol, Marco José esteve cumbre, com atitude, disposição, templando logo desde saída; nos curtos foi buscar um dos novos craques, o "Zunzun", que meteu a praça em alvoroço, com três excelete ferros, depois de lidar de forma extraordinária; foi buscar o "Girassol" e foi a apoteose total, com dois violinos e um terceiro exigido pelo público que aplaudiu de pé, dando no final uma volta à arena lenta, recebendo aplausos de pé e flores, sendo também acompanhado pelo ganadero.
Êxito grande de Marco José, que na sexta-feira actuou em Cabeço de Vide, diante de toiros de António Arribas que não deram hipótese para brilhar. Hoje actuou na Freixianda ao lado de Joaquim Bastinhas, Nelson Limas e Cristina Marques.

GABINETE DE IMPRENSA DE MARCO JOSÉ
Foto:D.R.

Mais orelhas para Moura Jr


João Moura Jr voltou a triunfar este Sábado em Aguilas (Espanha).
O de Monforte foi ovacionado no primeiro toiro e cortou duas orelhas no segundo. Actuava neste festejo mano-a-mano com "El Cartagenero", que cortou três orelhas.
No toiro que lidaram a duo cortaram duas orelhas.
Lidaram-se toiros de Rocas Jiménez.

Foto:D.R.

A foto do dia...

Foto:www.touroeouro.com/João Dinis

Mais cartéis!








Um rabo para Moura Jr


João Moura Júnior cortou quatro orelhas e um rabo em Porzuna (Ciudad Real), na corrida realizada naquela localidade na sexta feira.
Nesta corrida actuaram ainda Francisco Rivera Ordoñez (três orelhas e rabo) e Aníbal Ruíz (quatro orelhas e rabo).
Lidaram-se toiros da ganadaria de La Castilleja e Manolo González.


Foto:D.R.

Cabeço de Vide: Pedro Salvador (melhor lide) Nelson Nabiça- Forcados de Portalegre (melhor pega)


























Sobre a corrida de sexta-feira à noite em Cabeço de Vide-Fronteira pouco ou nada há a dizer...
A corrida foi longa, começou fora de horas (anunciada para as 21:30, só iniciou às 22:05) e terminou pouco passava da 01:00.
Os toiros de Herds. António Arribas saíram muito bem apresentados mas sem nenhuma bravura no geral e a provocarem uma verdadeira maçada aos aficionados presentes naquela praça que assinalava naquela corrida 70 anos de actividade.
A noite foi igualmente dura para toureiros e forcados.
Pedro Salvador e Nelson Limas foram colhidos com violência (principalmente Limas) e Marco José não teve matéria para grandes luzimentos, limitou-se a andar esforçado...e também desacertado com a colocação de alguma ferragem.
Pedro Salvador efectuou uma segunda actuação muito correcta, perante o mais voluntarioso da noite e obteve o triunfo que levou à conquista do troféu. No seu primeiro andou irregular, com algumas boas pinceladas de toureio aqui e ali...
Nelson Limas foi acarinhado, assobiado, aplaudido, vaiado...enfim, viu ao longo das suas actuações de tudo um pouco por parte do público.
É um toureiro que não passa indiferente e isso é bom!
Mas a noite foi de Salvador e dos forcados de Portalegre que conquistaram o troféu para a melhor pega através de uma excelente sorte executada por Nelson Nabiça, um SENHOR forcado.
Como já frisei, a noite foi dura para os rapazes das jaquetas, mas com maestria deram a volta aos oponentes.
Os forcados do Ribatejo, Portalegre e Arronches estiveram enormes!
Não queria deixar passar este apontamento sem enviar um grande abraço ao forcado Manuel Cardoso, dos amadores de Arronches que executou uma grande pega. Olé!
Dirigiu perante um quarto de casa o maestro Júlio Gomes, assessorado pelo Dr. José Guerra.

Brito Paes vence troféu em Entradas (Castro Verde)


António Maria Brito Paes venceu o troféu para a melhor lide na corrida de sexta-feira em Entradas (Castro Verde) no distrito de Beja.
O jovem cavaleiro toureava ao lado de Joaquim Bastinhas e Tiago Carreiras.
A corrida, integrada nas festas de Santiago, contou ainda com a participação dos forcados de Cascais e Beja.
Lidaram-se toiros de Brito Paes.


Foto:D.R.

As fotos de Diego Ventura no Montijo







www.diegoventura.com/ Carlos Núñez

Isabel, até já!









Isabel,

infelizmente não estive a teu lado no dia da tua despedida antes de rumares ao Brasil (até Janeiro) porque estava a banhos na tua bonita vila de Monte Gordo. Como é bonita a tua região, como são belas as vossas praias!
Não queiras saber como foi díficil para mim não poder estar a teu lado, na tua herdade, a assistir á tua actuação.
Também sei que nessa festa juntas-te vários amigos e estiveste soberba a tourear, deixando escrito na arena que vais regressar quanto antes para continuar a caminhada rumo á consagração.
Espero que os estudos corram pelo melhor, pois a aficion espera que em 2012 reapareças nas nossas arenas para que o sonho que iniciou há uns anos em Monforte, naquele célebre festival (lembras-te), venha a cumprir-se.
Um grande beijo para ti e muita sorte nesse desafio que vais ter do outro lado do atlântico.

Fotos: Cortesia www.touroeouro.com/João Dinis