terça-feira, 1 de setembro de 2009
Faleceu D. José João Zoio
Foi na tarde desta segunda-feira que faleceu o cavaleiro D. José João Zoio.
Até ao momento desconhemos qual a causa da sua morte, apenas sabemos que foi encontrado em sua casa já sem vida.
De seguida apresentamos-lhe um pequeno historial deste cavaleiro que deixa muitas saudades:
"José João Zoio nasce em Almada no dia 1 de Outubro de 1949.
Na sua quinta na Praia das Maçãs, desde tenra idade começa a montar a cavalo e a ter grande aficion pelos toiros.
Como grande amigo de José Maldonado Cortes, José João Zoio recebe os seus ensinamentos, e conselhos, de modo a prepara-lo para esta dificil arte, que é o toureio a cavalo.
Estreia-se como cavaleiro amador, na Praça de Touros da Nazaré, no dia 25 de Agosto de 1968. A sua actuação em público, é muito meritória, pois o toureio que praica é "frontal", bregando com segurança, descrevendo as sortes com muito temple.
A partir deste momento, continua a tourear, evoluindo temproada após temporada, e os êxitos obtidos são cada vez maiores, até que chega uma altura, em que começa a participar em corridas de maior importancia, alternando já, com muitos dos nossos cavaleiros profissionais.
Quandp se sente preparado, e apto a assumir a responsabilidade dum doutoramento, eis que surge a sua alternativa , no dia 27 de Maio de 1973, na Praça de Touros do Campo Pequeno sendo seu padrinho o Mestre João Branco Núncio, e testemunham o acto os cavaleiros Fernando de Andrade Salgueiro, Gaston Santos, Frederico Cunha e Luis Miguel da Veiga.
A primeira actuação de José João Zoio como profissional, não deixa duvidas de que estamos perante uma futura grande figura do nosso toureio equestre, pois dando vangatem aos toiros e primazia à investida, cita de praça a praça, arranca recto e com moderação, para reunir depois nos médios, de poder a poder, enganando o suficiente, e passar para lá do piton da sorte, cravando de alto a baixo, rodando sobre o corno direito, enfim uma actuação impecável a todos os níveis." (Fonte: Um Século de Toureio Equestre em Portugal)
À ilustre Família enlutada, o bolasetetouradas.blogspot.com endereça os mais sentidos pêsames.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Tive a honra de conheçer João Zoio(como o meu pai o tratava),ia muitas vezes buscar o meu pai a casa e dali seguiam para o Campo Pequeno ou para outro lado.
ResponderEliminarEram muitos amigos!
Eu era uma criança de 4-5 anos,mas lembro-me muito bem.Da sua postura,da maneira de ser,que era dóçil,de ser um Grande Senhor,não só dentro,mas também fora dela.Muito mais haveria para dizer ,mas o espaço é pequeno.
Os nossos mais sentidos pêsames
ANA Pombal e Rosário Lico.
Grande senhor,jose carlos
ResponderEliminar