segunda-feira, 17 de maio de 2010
Moura: Corrida sem Sal
- Praça de Toiros: Moura
- Data: 15/05/2010
- Empresa: Gestoiro
- Ganadaria: Passanha
- Cavaleiros: João Moura, Ana Batista e Tiago Carreiras
- Grupos de Forcados Amadores: Santarém e Moura comandados pelo Exmos. Srs. Diogo Sepúlveda e Pedro Acabado
- Assistência: 1/2 casa
- Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. António José Martins assessorado pelo médico veterinário Dr. Patacho de Matos
- Banda de música: “Os Leões” de Moura dirigidos pelo Maestro Peralta
Grande expectativa em Moura para ver o anunciado maior curro da temporada. Lidaram-se toiros com média de 590kg, bem apresentados mas que pelo seu desempenho nunca transmitiram emoção às lides.
Iniciou a contenda João Moura, que parou com classe o toiro nos médios, colocou dois compridos à tira, trocou de cavalo e colocou 2 ferros dignos de destaque, quer pela preparação quer pela maneira como os rematou com ladeios e piruetas na cara do toiro, boa lide com ferros variados que agradaram muito ao público. Volta.
No seu segundo o Maestro de Monforte, apanhou um toiro com pouco andamento, e teve que inventar toiro onde não havia, com a preciosa ajuda do “Merlin” colocou alguns ferros de boa nota.
Ana Batista iniciou com dois ferros compridos à tira e foi trocar de montada, colocou ferros curtos numa lide em crescendo que terminou com um excelente ferro com o toiro em tábuas, lidou de forma sóbria numa lide que foi de menos a mais.
No quarto da tarde, apanhou um toiro sonso que pouco transmitia, mas ainda assim conseguiu superar o seu oponente denotando um bom sentido de lide.
Tiago Carreiras, parou bem o toiro, colocou um comprido à tira e outro ao estribo e foi trocar de cavalo, bregou bem nos curtos e colocou ferros ao estribo adornados à garupa.
No último da tarde levou um valente toque na montada ao colocar um ferro comprido, continuou para os curtos tendo colocado dois ferros de bom nível.
A forcadagem esteve em bom nível em boa parte devido à escassa força que os toiros demonstravam quando chegavam à pega.
Abriu praça o GFA de Santarém que este ano comemora 95 anos de existência (1ª,1ª,2ª) por intermédio de Manuel Murteira, brindou ao público, citou de largo, teve que ir pisar os terrenos do seu oponente para que ele se arrancasse, fechou-se com decisão e o grupo ajudou bem.
Para o 3º toiro foi escolhido o forcado Nelson Ramalho que brindou a uma bonita aficionada, citou de meia praça com o toiro virado para tábuas, o toiro sentiu o forcado a citar e arrancou-se com pata, o forcado recebeu bem com as ajudas a serem novamente muito eficazes.
Para pegar o quinto da tarde, foi o jovem João Torres, brindou ao antigo forcado e ganadero Eng. Luis Rocha, citou de meia praça, teve que ir pisar os terrenos do hastado para ele se arrancar, recuou mas recebeu mal com o toiro a entrar-lhe no peito, não tendo qualquer hipótese de se agarrar. Na segunda tentativa pisou novamente terrenos apertados mas fechou-se com decisão à córnea, tendo o grupo ajudado com rapidez.
O RGFA de Moura (1ª,2ª,1ª) pegou o seu primeiro toiro por intermédio do experiente David Veríssimo, brindou ao público e citou de meia praça, teve que ir pisar terrenos de compromisso, o toiro arrancou pronto e o forcado recebeu à barbela executando uma excelente pega, em que os ajudas meteram o corpo mas não conseguiram ficar no toiro, tendo o forcado aguentado até os ajudas chegarem.
Para o 5º toiro foi escolhido Valter Rico, brindou ao Dr. Alberto, citou com determinação, o toiro arrancou e o forcado recuando pouco fechou-se com pouca eficácia e o grupo ajudou com rapidez, pese embora pouco público tenha notado que o forcado de cara tinha saído da cara do toiro, Valter foi repetir a pega mostrando da raça que se fazem os forcados de eleição, pegando à segunda tentativa de forma eficiente mas com pouca emoção.
Para o último toiro da Corrida foi Cláudio Pereira, brindou ao GFA de Santarém, citou de largo e fechou-se muito bem, as ajudas abriram um pouco mas corrigiram com eficácia a auxiliar o forcado de cara, tendo culminado numa pega ao primeiro intento.
O Mais e o Menos
+ A apresentação dos toiros
- O piso demasiado pesado e a pouca mobilidade dos toiros
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário