segunda-feira, 17 de maio de 2010

Êxito dos erales de Canas Vigouroux em Vila Franca


Momento alto para a ganadaria Canas Vigouroux pela qualidade dos hastados que saíram à arena de Vila Franca, sendo o 1º e 6º (ovacionado) na recolha aos currais e o maioral chamado à praça no que encerrou função.


Novilhada composta por jovens a querer despontar e a entregarem-se aos erales que tiveram por diante, proporcionando um bom espectáculo.


Alberto Pozo (Albacete), certamente o que mais festejos já tragou desde que abraçou a arte de Montes. Teve tal como os colegas um inicio inimigo – o vento.

Mostrou facilidade em bandarilhas e na muleta no primeiro, porque a nobreza do novilho assim o permitiu, as duas tendas realizou com grande diligência ficando uma série de naturais e derechazos bem executados. Faena variada onde os molinetes e os circulares também tiveram lugar. No 2º, com o percal ainda esboçou algumas verónicas e partilhou o tércio de bandarilhas com o Tiago Santos.

Aproveitou a sorte que lhe tocou no sorteio, pois teve o melhor lote de erales. Voltou a evidenciar entrega e em muletazos largos e de boa plástica deixou vontade de o voltar a ver.

Francisco Javier Sandez (Salamanca) não sendo um novilho fácil porque não se ficava, exigia um toureiro mais posto. O jovem fez o que soube e pôde, mas foi pouco, pelo que não escutou música e ouviu apenas ovação. No quinto da novilhada, tocou-lhe um eral sério (400kg?), intimidou o jovem que novamente não teve o engenho necessário para sacar o que este exemplar trazia dentro. Mesmo assim, uma actuação positiva na parte final da faena onde esboçou algumas tendas pelo lado direito.

Tiago Santos, (Portugal – Escola José Falcão), embora de um escalão inferior relativamente aos seus colegas (Bezerristas), o jovem não se deixou intimidar por essa condição. No primeiro com o percal deixou em 3 lances boa impressão. Com a muleta começou por estatuários e depois empregou-se numa faena em que com o novilho a revolver-se num palmo de terreno, o jovem conseguiu entendê-lo e acabou ovacionado e com a música a tocar. Nem mesmo as voltaretas que sofreu nas duas faenas que executou o desmotivaram em qualquer altura. No que encerrou praça conseguiu uma faena mais ligada com a facilidade em mudar de mão no decorrer da faena. Tem figura fina de toureiro, é fácil nas bandarilha e deixou bom ambiente em Vila Franca.

No final o ganadeiro ofertou o sobrero aos três participantes que o lidaram entre si.

Na brega destaque para João Pedro e Pedro Paulino (China).

Dirigiu o Sr. António Barrocal, assessorado pelo Dr. José Manuel Lourenço sem problemas.

Nota final aos cabrestos e campinos da Casa Palha, que demonstraram o que infelizmente pouco existe nas diferentes actividades – Profissionalismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário