segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sucesso no festival de Bencatel

Bencatel (Vila Viçosa) abriu as portas da sua castiça praça de toiros para receber em ambiente de festa um interessante festival taurino, integrado na II Festa Taurina e organizado pelos Amigos da Festa de Bencatel.

Anunciavam-se novilhos de Juan Albarran (Badajoz) no entanto estas apresentaram “atestado veterinário” e foram substituídos por seis novilhos de Santo Estêvão que apesar das escassez de força de alguns exemplares, cumpriram na generalidade.

Abriu praça Joaquim Bastinhas que deixou em Bencatel a alegria do seu toureio, como aliás é seu apanágio por todas as praças por onde actua sejam elas em que sítios forem, por isso Bastinhas tem o carisma que tem. Rubricou uma interessante lide terminando com um ferro de palmo e o inevitável par de bandarilhas a pedido do público, apeia-se do cavalo e recebe a primeira grande ovação da tarde.

João Paulo apareceu hoje em Bencatel bastante mais acertado do que na semana passada em Santo António das Areias, apesar do seu toureio não ser nada de transcendente, conseguiu resolver a “papeleta” com o acerto desejado, o público reconheceu o esforço e aplaudiu o cavaleiro.

Marcos Tenório não teve muita sorte no novilho que lhe tocou, apesar de ser colaborante tinha escassez de força, o que lhe tirava obviamente emoção, faltou-lhe assim “toiro” para que este toureiro pudesse demonstrar o grande valor que possui; ainda assim deixa quatro curtos de grande nota e remata a sua lide com dois emocionantes ferros de palmo.

Duarte Pinto lidou o novilho mais pesado da corrida; provou mais uma vez em Bencatel o grande inicio de época que tem tido, certamente que vai ser uma das grandes figuras do toureio em Portugal, perante um interessante novilho de Santo Estêvão Duarte traçou uma lide templada e perfeita, com ferros de grande categoria colocados no sitio. A pedido do público coloca mais dois excelentes ferros curtos, houve fortes aplausos, deixa uma grande lide, e leva consigo um grande triunfo.

O praticante Miguel Tavares também deixou boa impressão fruto do seu labor em praça, gostámos de ver este jovem cavaleiro que soube ultrapassar os obstáculos com distinção e profissionalismo; aproveitou da melhor forma a oportunidade que lhe foi oferecida, há a cuidar no entanto a questão da colocação dos ferros.

Rui Guerra toureava pela primeira vez como cavaleiro praticante, e ofereceu-nos uma excelente lide; a música toca logo a partir do primeiro ferro, coloca cinco curtos de boa nota, recortando e rematando de forma vistosa e emotiva, com uma colocação exemplar, coloca mais um a pedido do público, e escuta fortes aplausos, foi também um dos triunfadores da tarde. Provou mais uma vez que está no bom caminho, e preparado para agarrar com êxito todas as oportunidades que lhe apareçam pela frente.

Estava em disputa um troféu para a melhor pega que foi ganho por Ricardo Prior dos Amadores de Bancatel, estes que pegaram o outro novilho que lhe coube também á primeira tentativa por intermédio de Luís Janota.

Os Académicos de Elvas pegaram os seus dois toiros á segunda tentativa, foram caras: Diogo Belacorça e Tiago Fernandes. Pelo Aposento do Alandroal pegaram João Valentim e Alexandre Lopes ambos á primeira tentativa.

Dirigiu com acerto e sem problemas o Exmo Sr José Tinoca coadjuvado pelo Médico Veterinário Emo Sr José Guerra. Abrilhantou com grande valor a Banda da Escola de Música do Centro Cultural do Alandroal.



De realçar o êxito deste festival, tanto a nível artístico como de público, e dar os parabéns à organização tanto do festival, como da II Festa Taurina; que contou com demonstrações de toureio a pé e a cavalo, demonstrações de pegas, colóquios, e exposições de fotografia. Assim se promove a festa, assim se criam novos aficionados. Quando numa Aldeia, se promove a festa desta forma, e que apesar dos seus mil e poucos habitantes até tem um grupo de Forcados, é a prova bem real de que a festa brava está bem e recomenda-se. Faltou no entanto a presença dos órgãos de informação taurina nacionais para darem eco duma iniciativa destas; órgãos estes que para irem a certas corridas e iniciativas se acotovelam, neste sítios onde tinham por obrigação marcar presença optam simplesmente por ignorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário