É lidado um curro de toiros de Pinto Barreiros, “mãe” das ganadarias Portuguesas.
Pegam os Amadores de Vila Franca de Xira e Aposento da Moita.
Neste momento ainda se regista a entrada de público na praça de toiros do Campo Pequeno.
Tem inicio as cortesias.
1ª lide Brito Paes
Abriu a função Brito Paes que ao receber o toiro sofreu um aparatoso toque deixando o primeiro comprido. De seguida cravou em curto o segundo ferro comprido. Nos curtos deixou a ferragem da ordem. O cavaleiro desenvolveu uma lide irregular frente a um exemplar de Pinto Barreiros voluntarioso de investida. O grupo de Vila Franca pegou à primeira tentativa com o forcado da cara a fechar-se à córnea.
2 lide Moura Caetano
Recebeu o segundo toiro da noite com 536 kg com muita cara e que transmitiu, ao qual deixou três ferros compridos. Ao segundo curto toca a música no Campo Pequeno levando emoção até às bancadas ao deixar a restante ferragem curta. Terminou a lide com uma rosa , ouvindo forte ovação. O Aposento da Moita que pegou ao primeiro intento com o forcado da cara a fechar-se à barbela e o grupo a ajudar.Cavaleiro e forcado dão a volta à arena.
3ª lide Manuel Telles Bastos
Lidou o terceiro toiro da corrida com o peso de 508kg que apresentou problemas de visão. Manuel Bastos deixou três compridos da ordem, sempre com o toiro a adiantar-se nos terrenos no momento da reunião. Deixou a ferragem curta da ordem sem grandes apontamentos. Os forcados de Vila Franca consumaram ao primeiro intento.Cavaleiro não dá a volta, atitude humilde por parte de Manuel Bastos. volta merecida para o forcado.
4ª Lide Marcos Bastinhas
Marcos Bastinhas lidou o quarto toiro da noite o mais pesado da corrida com 600 kg . O exemplar de Pinto Barreiros apresentou problemas nos quartos traseiros mas acabou por colaborar. O toureiro imprimiu uma lide que agradou ao público. Destaque para a rosa que cravou em sorte violino em terrenos de tábuas e de compromisso. A pedido do público Marcos Bastinhas terminou a lide com o par de bandarilhas que acabou por cair, corrigiu a sorte e cravou. O Aposento da Moita concretizou à primeira tentativa.Cavaleiro e forcado dão a volta.
5ª Lide Duarte Pinto
Lidou o quinto da ordem de 526kg, ao qual sacou uma lide de mais a menos. Nota positiva para o primeiro e segundo ferro curto. Vila Franca pegou à primeira, com o grupo a fechar.Cavaleiro e forcado dão a volta.
6ª Lide Salgueiro da Costa
Fechou a corrida Salgueiro da Costa que lidou o último toiro com 572kg.Salgueiro da Costa desenhou uma boa lide entusiasmando o público no Campo Pequeno frente ao exemplar de Pinto Barreiros que mais transmitiu.O cavaleiro ouviu forte ovação do público. Fechou a noite o grupo da Moita a consumar ao primeiro intento.No final volta para cavaleiro e forcado.
Os toiros da ganadaria Pinto Barreiros embora desiguais de apresentação, no geral cumpriram. Destaque para o segundo e sexto toiro da noite os que mais transmitiram.
O vencedor da competição foi Salgueiro da Costa.
A festa está de parabéns! Foram ultrapassadas as 100 mil assinaturas na petição que o Dr. Moita Flores lançou em defesa da Festa brava. Uma vitória para os aficionados.
Sem comentários:
Enviar um comentário