Depois de em Março José Sócrates ter pedido a demissão do cargo do Primeiro-ministro, no próximo Domingo os portugueses irão a votos para eleger o próximo Primeiro-Ministro de Portugal.
Muito se falou na campanha eleitoral, inclusive de agricultura, no entanto nada se falou de Tauromaquia, um sector tão importante para a economia nacional, mas principalmente é parte integrante da cultura portuguesa.
Neste sentido e a fim de sabermos qual a posição dos principais partidos políticos relativamente à Tauromaquia, o Toureio.com questionou os candidatos à Assembleia da República.
A pergunta colocada foi a seguinte:
- Qual a sua posição relativamente à Tauromaquia e quais a medidas propostas pelo partido relativamente a este sector. E se considera que este sector tem um importante papel na economia portuguesa?
Face a esta questão, dos principais partidos políticos apenas o Partido Socialista e o Partido Comunista Português se dignificaram a responder.
Apesar de termos obtido resposta dos referidos partidos políticos, estas não vieram directamente dos candidatos a Primeiro-ministro. A resposta que nos foi endereçada pelo Partido Socialista veio assinada pelo Dr. Carlos Zorrinho, até aqui Secretário de Estado das Energias Renováveis e Tecnologia e agora Candidato do PS pelo Circulo de Évora, e responde da seguinte forma:
“O Partido Socialista respeita a arte do toureio enquanto tradição cultural fortemente arreigada na tradição de algumas regiões portuguesas, considera adequado o actual quadro legal estabelecido e reconhece a importância económica que a fileira pode desempenhar na nossa economia.
Carlos Zorrinho”
Já a resposta que nos foi endereçada pelo PCP, veio assinada pelo Gabinete Eleitoral do PCP que respondeu da seguinte forma:
“Consideramos a Tauromaquia a expressão de uma tradição que, para lá da prática que constitui e da dinamização que potência das estruturas que lhes estão directa ou indirectamente associadas, tem em muitas zonas do País, um forte enraizamento popular.
O Gabinete Eleitoral do PCP.”
Estas foram as respostas muito sucintas que foram enviadas pelo PS e pelo PCP. Foram ainda contactados pelo Toureio.com o PSD, CDS-PP e o Bloco de Esquerda, dos quais não obtivemos qualquer resposta, apesar de termos recebido o recibo de leitura do mail.
Perante estas pequenas respostas de uns e as não respostas de outros, no próximo Domingo a decisão é sua.
Sem comentários:
Enviar um comentário