segunda-feira, 9 de novembro de 2009
O balanço da temporada de Moura Jr
De seguida apresentamos-lhe o balanço da temporada co cavaleiro João Moura Jr, um balanço feito pelo próprio cavaleiro:
"Chegado o término da Temporada 2009 é tempo de fazer um balanço, apurar os números e resultados com vista a um 2010 ainda mais auspicioso para o cavaleiro João Moura Jr.
Portugal, Espanha, França e Colômbia foram os países por onde João Moura Jr. Com um somatório de 45 Corridas, (16 em Portugal, 24 em Espanha, 4 na Colômbia e 1 em França marcando presença nas praças mais importantes de cada País, (Santarém, Évora, Moita, Figueira da Foz, Elvas em Portugal, Madrid, Sevilha, Saragoça, Mérida em Espanha, Bogotá, Cali e Manizales na Colômbia e Saint Marie de La Mer em França) Moura Jr elevou assim bem alto o nome que ostenta, e os resultados são prova disso mesmo.
Trinta e sete orelhas e um rabo são os troféus que obteve, mas a forma calorosa como foi aplaudido e reconhecido pelos aficionados do nosso País pelas praças onde passou, deixam sem qualquer sombra de dúvida a certeza de uma temporada triunfal, destacando-se por exemplo:
- A tarde de Santarém a 10 Junho dividindo cartel com seu pai Maestro João Moura e Diego Ventura onde mostrou que estar ao nível de qualquer figura do toureio mundial do momento. E onde se pôde presenciar uma praça completamente esgotada e Santarém apenas esgotou por 2 ocasiões até então, na Alternativa de João Moura em 1978 e na Corrida dos 6 Toiros de João Moura na tarde de 10 de Junho se 1979, precisamente à 30 anos.
- Évora, 10 Julho – Tourada Real transmitida pela RTP um triunfo importante perante um cartel jovem e na estreia na Arena de Évora.
- Figueira da Foz, 16 Agosto – Corrida da família Moura, numa tarde absolutamente memorável em que toda a família triunfou ao mais alto nível.
- Elvas, 25 Setembro – Novamente o coliseu Elvense cheio para acolher a família Moura, numa praça que cada vez mais se destaca no panorama taurino nacional.
A Passagem pelos Açores, a importante Feira da Moita, a actuação em Montemor o Novo, Abíul e Portalegre foram também algumas das tardes e noites mais importantes da Temporada 2009.
Em Espanha;
- Saragoça, 23 Abril – Tarde de muita importância com a conquista de 1 orelha, numa das praças mais importantes de Espanha, O Rojão de morte privou a obtenção de mais alguns troféus nesta praça de 1ª Categoria.
- Madrid, 31 Maio – Numa tarde maravilhosa em que João Moura Jr desenvolveu a lide mais completa e mais perfeita de todas as actuações na capital espanhola, Moura Jr viu o Presidente roubar-lhe os troféus inteiramente merecidos. Com o Castella e perante 2 mansos que lhe couberam em sorte, Moura Jr bordou o seu toureio, mas sem troféus no final.
- Sevilha, 03 Maio – A passagem pela Maestranza por si só revela a grandeza dos intervenientes, e Moura Jr marcou presença mais uma vez perante a afícion de Sevilha. Mas um toiro sonso e sem transmissão e a falha no uso do rojão de morte, impossibilitaram maiores êxitos.
- Mérida, 05 Setembro – Susto para Moura Jr aquando do primeiro toiro sofre aparatosa colhida, ficando debilitado do joelho. Porém o cavaleiro não quis sair de Mérida sem antes demonstrar mais uma vez o grande profissionalismo que demonstra e no seu segundo toiro saca 2 orelhas saindo em ombros pela porta grande.
- Plasência, Olivença, e Aranda del Duero, corrida televisionada pelo canal Castilla la Mancha.
Em França, a presença em Saint Marie de la Mer, e as duas orelhas obtidas por Moura Jr deixaram os Franceses com “água na boca”; numa tarde inserida na importante Feira do Cavalo.
No que respeita à Quadra a expectativa era enorme, saber como iriam reagir as novas montadas que dia após dia iam sendo trabalhadas; o resultado não podia ser melhor…
Dos novos cavalos destaque para o PERERA, XAROPE e MORENITO.
O Perera foi um cavalo que ao longo da temporada foi evoluindo de forma impressionante, que se apresentou diante dos toiros com uma facilidade de um cavalo maduro, permitiu bons momentos e agradou bastante aos aficionados.
O Xarope foi o cavalo mais usado de saída, muito regular a dobrar-se bem a receber e aguentar os toiros de forma segura, apesar do percalço de Mérida em que escorregou, mostrou sempre ser um cavalo de confiança e uma mais valia para a Quadra de Moura JR.
O Morenito, cavalo de ferro Espanhol “Rafael Peralta” usado por Moura Jr no último tércio, veio “refrescar” a quadra e possibilitar ao cavaleiro desenvolver outro tipo de sortes, nomeadamente os ferros curtos ao violino. A sua beleza conjugada com o facto de ser um “malabarista” fazendo a Pousada deixa as praças em pé em completo delírio.
Dos cavalos conceituados voltaram a ser fundamentais, o CASTELLA, o BELMONTE, o SALTEADOR, o BARBERO e o RIINCON.
O Castella voltou a demostrar uma agilidade fora do comum, permitiu-me uma grande faena em Madrid, e foi sublime em muitas outras tardes andando sempre em cima dos toiros,
O Belmonte, mais uma vez permitiu-me resolver os maiores problemas ao ir para cima dos toiros, e a tirar o que estes por vezes não tinham. Na Colômbia a faena com a Muleta fica para a história.
O Salteador, cada vez mais elegante, cada vez mais toureiro, a demonstrar toda a sua plástica e beleza, a permitir tardes de absoluta perfeição.
O Barbero, voltou a ser o cavalo de confiança para receber os toiros nas praças mais importantes, sempre seguro, nunca comprometeu, foi um gigante dentro das arenas.
O Rincon, mais uma vez permitiu-me alargar o meu lote de possibilidades, foi-me muito útil ao longo da temporada onde demonstrou um sítio cada vez mais apurado. A sua facilidade como galopa a duas pistas e a facilidade como permite cravar em tão curto espaço de terreno foram muito úteis.
Em 2009, lançámos uma nova página na Internet (www.joaomourajr.com) que contou com a visita de aproximadamente 30 mil cibernautas, recebemos centenas de mensagens de apoio, sugestões e críticas que registámos e que iremos ter em consideração para a próxima temporada.
Foram Publicadas fotos de 14 Corridas, o qual agradecemos a gentileza a vários fotógrafos, entre os quais: António Santos, Pedro Sampaio, Florindo Piteira, Miguel Alvarenga, Hugo Calado e Jorge Humberto Sampaio. Para 2010 estamos a preparar novas funcionalidades que esperamos ter a melhor aceitação dos nossos aficionados e amigos.
Após um final de 2008 com 18 corridas no México, e inicio de 2009 com a passagem pela Colômbia, e o inicio da temporada em Espanha e Portugal o balanço revela-se muito positivo e com excelentes indicações para um 2010 recheado dos maiores êxitos, com a esperança de um maior número de corridas, bem como a presença nas principais praças do mundo.
Agora é tempo de descansar, e ao mesmo tempo trabalhar, a preparação dos cavalos novos e a promoção da nova temporada irá ser iniciada muito em breve…
A todos os que de alguma forma contribuíram para o êxito desta Temporada o nosso OBRIGADO!"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário