
TAUROMANIA - A Tauroleve acaba de apresentar a Feira 2010. O que levou a empresa a montar estes carteis especificamente? Fale-nos um pouco de cada um deles.
Ricardo Levesinho - A corrida de dia 2, é uma corrida de abertura de feira e foi idealizada com base no curro seleccionado dos Herdeiros de António José Veiga Teixeira que é fortíssimo. Foi um curro adquirido no início do ano, que nos encheu as medidas como aficionados e desde logo o adquirimos!
Idealizámos que esta era a melhor forma de dar oportunidade a dois valores da nossa Festa que precisam de dar o salto definitivo, porque precisamos de mais figuras de categoria. Acredito no valor fabuloso do Pedro Salvador e na grande categoria do Manuel Ribeiro Telles. Para encabeçar esta corrida pensámos em dois a três nomes e a decisão final pendeu pela Ana Batista que fez uma temporada muito boa entre as quais destaco a extraordinária actuação no Campo Pequeno na corrida transmitida pela televisão!
No que respeita aos forcados foi também pelo mesmo raciocínio. O apoio a 2 Grupos Históricos que são o Grupo do Ribatejo e do Aposento do Barrete de Alcochete e ainda do Grupo de Alenquer que tendo qualidade e sendo de perto de Vila Franca tem todo o sentido a sua presença de forma a premiar o seu esforço e também as suas gentes que nos honram com a sua presença na nossa Feira ano após ano!
A corrida de dia 3, sendo idealizada como a I Corrida das Tertúlias Taurinas, teria de ser reforçada com a presença de figuras consagradas e também com a presença de algum jovem que tenhamos a esperança de ser importante na nossa Festa de forma a o apoiarmos e a dar-lhe uma oportunidade. Assim idealizámos a presença do António Ribeiro Telles e do Luís Rouxinol que são cavaleiros do topo da nossa Tauromaquia e ainda do Sanchez Vara que nas suas presenças anteriores na Palha Blanco rubricou momentos extraordinários. E o Manuel Dias Gomes que é um jovem no qual temos muita esperança em que a sua trajectória futura seja de grande categoria!
Os Forcados serão os Amadores de Vila Franca como tinha de ser, não só por serem o grupo da terra mas pela sua grande categoria e pela grande defesa da sua tertúlia que é um ponto de referência na nossa cidade!
Nesta tarde estará presente um curro de Canas Vigouroux, que é uma ganadaria na qual depositamos redobradas esperanças em que ajude a se criar uma corrida de grande êxito artístico!
Sobre a nocturna de Terça-Feira, dia 5, o caminho foi primeiro que tudo a Apresentação de seis toiros escolhidos de ganadarias em que acreditamos fortemente. Toiros escolhidos para Concurso, que lutem de igual para igual pela consagração da sua Apresentação e Bravura. Foram escolhidos por apresentação e pela confiança que os senhores ganaderos possuem das suas características no que respeita a bravura.
Destaco igualmente o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca que a sós e como é de tradição pegarão a sós os seis toiros no que será uma noite de grande Exaltação ao Forcado Vilafranquense.
No que respeita aos cavaleiros, entendemos que o João Salgueiro, o João Ribeiro Telles e o Tomás Pinto nos mereceram esta chamada pela temporada fabulosa que estão a fazer. Acredito que existirá rivalidade muito acesa dentro da arena e assim cremos que se criam bons espectáculos já que a competência será evidente.
Refiro-me por último a dia 6 onde existirá um espectáculo de variedades taurinas com a presença de jovens cavaleiros que se destacaram durante toda a temporada como é o caso do Paulo D’Azambuja e do João Maria Branco e ainda de uma novidade que será a presentação do colombiano Jacobo Botero. Estarão os mais jovens Forcados do Grupo de Vila Franca. Destaco a presença dos Alunos da Escola de Toureio Jose Falcão que continuando a ser a única escola de toureio em Portugal se consagra uma vez mais esta temporada continuando a lançar e apoiar jovens que sonham ser figuras. E aqui realço o Jose Manuel Rainho que é um homem extraordinário que segue sendo o Director da Escola e o seu papel em todo o labor da escola é fulcral.
TAUROMANIA – A aposta no Toiro Português manteve-se ao longo de todo este ano ao contrário do que se sucedeu com várias outras empresas. A vertente económica desta aposta representa um investimento de risco ou o público responderá mais desta forma?
Ricardo Levesinho - Sobre isso, o Futuro o dirá! Mas não aceito que seja um investimento de risco! Claro que como sabem, é muito mais barato neste clima económico nefasto pelo qual passam os ganaderos espanhóis, adquirir toiros de segunda em Espanha do que toiros de primeira escolha em Portugal! Mas isso é simplesmente uma preferência nossa! E estou muito satisfeito pela decisão tomada! Acredito que adquirimos curros de toiros que podem resultar artisticamente, acredito que defendo as ganadarias portuguesas, acredito que só assim se defende a nossa tauromaquia, acredito que só assim se consegue ver a Festa viva durante mais anos. Logo entendo que estou certo na minha decisão!
TAUROMANIA - Várias outras empresas justificam a escolha de toiros espanhóis pela escassez de toiros portugueses. Qual o segredo para isso não ter afectado a Tauroleve quando a Feira de Vila Franca é a última do calendário taurino?
Ricardo Levesinho -Sobre o que os outros dizem eu não devo opinar, porque devo respeitar a opinião de todos! Agora não posso aceitar que digam que não existam toiros de categoria porque assim parece que na Feira de Vila Franca e em outras corridas de importância em outros locais que estejam para ser realizadas vamos ter más escolhas!
O que simplesmente fiz, foi o de analisar o campo e escolher atempadamente ganadarias e toiros que entendo terem categoria para justificarem a sua presença em Vila Franca. Essa escolha teve lugar desde o princípio da temporada e em Maio estava quase todo o processo finalizado! Não o entendo este processo como segredo, mas sim como o normal processo de escolha para uma praça importante como a Palha Blanco.
TAUROMANIA – A Tauroleve leva a Vila Franca na corrida de 2 de Outubro 3 Grupos de Forcados que não estão entre os mais cotados no momento actual. A que se deve esta escolha? Acha que será bem acolhida pelo público vilafranquense que é tão exigente com os forcados?
Ricardo Levesinho -Eu entendo a figura do ser Forcado com respeito. Nunca tive valor para pertencer a nenhum grupo mas sempre senti pelo que observava em Vila Franca que o ser Forcado é não só valor, galhardia e coragem mas também é defender o respeito por quem usa essa farda. E por isso não acho que essa minha decisão seja mal acolhida. Nem entendo isso como possível.
Entendi que esta corrida podia ter como aliciante a presença de grupos, alguns históricos, que têm nas suas fileiras forcados radicados em Vila Franca ou na área de Vila Franca e assim dar a oportunidade de cumprir um sonho a forcados de pegarem na sua terra ou região pela primeira vez!
Espero que tenham uma participação feliz, acredito que possuem argumentos para justificar a sua presença e agora que a decisão está tomada e em consciência é aos grupos que cabe a decisão de demonstrarem que a sua presença é uma aposta positiva.
TAUROMANIA - A corrida de dia 3 volta a ter a presença de Sanchez Vara que triunfou com força na sua última presença na Palha Blanco. A corrida mista tem perdido cada vez mais importância em Portugal mas em Vila Franca mantém-se em duas datas importantes como o Colete Encarnado e o Domingo de Feira. Como tem respondido o público a estas corridas mistas?
Ricardo Levesinho -Tem perdido importância de forma completamente absurda já que entendo que não andamos todos a caminhar para o mesmo lado. Enquanto que em Espanha o Rejoneio veio fortalecer as feiras criando diversidade nos espectáculos aqui se entende que o toureio a pé só serve para perder dinheiro e a partir daí perde-se os costumes e apaga-se de vez essa modalidade. Eu quando concorri à Palha Blanco sabia perfeitamente a sua história e sempre vi aí grandes espectáculos mistos e cheios de interesse.
Claro é que, infelizmente e pelas razões que sejam, as grandes afluências de publico não estejam a existir nas corridas mistas, mas isso a mim sinceramente só me serve para motivar e tentar cada vez mais descobrir o caminho mais correcto para essa recuperação se torne realidade. E a presença novamente do Sanchez Vara vem completamente nesse sentido já que aqui actuou de forma extraordinária nas suas presenças anteriores.
TAUROMANIA – A Palha Blanco continua a meter menos gente do que acontecia no passado pese embora toda a gente reconhecer que a Tauroleve tem realizado um trabalho de muita afición e seriedade. Porque é que custa tanto meter gente em Vila Franca?
Ricardo Levesinho -Eu tento dar o meu melhor. Sei desde o início qual teria de ser obrigatoriamente o nosso caminho e felizmente sempre caminhei e continuarei a caminhar sustentado em ideias que defendiam os meus princípios como homem e como aficionado. Temos feito de tudo o que considero ser mais valias. Sentimos que as pessoas acreditam no nosso trabalho e acreditam que estamos aqui por bem. Agora é também importante que venham à praça e contribuam para este projecto porque este é um projecto de todos e para todos, que se iniciou pela recuperação da Centenária Palha Blanco.
TAUROMANIA – António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol são seguramente dois dos maiores triunfadores desta temporada. Não é pouco tourearem apenas toiro e meio na Feira de Outubro?
Ricardo Levesinho -Acredito que a sua presença é positiva pelo seu valor e categoria. E relembro-me de uma das melhores actuações que vi a duo nos últimos anos entre o António e o Luís no Sobral! E desde essa data registei esse facto como de possível repetição e quem sabe de igual valor artístico!
TAUROMANIA – As empresas têm contado pouco com Manuel Telles Bastos nesta temporada embora seja um dos cavaleiros que melhor se tem apresentado. A Tauroleve dá-lhe um lugar toureando dois toiros. O que espera da presença do Manuel nesta Feira?
Ricardo Levesinho -O melhor possível. Sinceramente confesso-lhe que é das contratações que mais prazer me deu efectuar já que considero que esta corrida será para o Manuel o momento chave da sua carreira já que tem oportunidade perante 2 Teixeiras de exprimir a sua categoria e demonstrar aos aficionados que é um valor reconhecido pela sua grande qualidade e categoria.
TAUROMANIA – Os toiros do Concurso parecem ter todos muito trapio. Vai ser difícil para o Juri escolher o de melhor apresentação? Quem vai ser o Juri do Concurso?
Ricardo Levesinho -Eu sinceramente acho que qualquer dos seis toiros pode ganhar o Troféu Apresentação. Não lhe consigo dizer menos bem de qualquer um pois estão todos muito bonitos. São toiros diferentes. Uns mais gravitos, outros com cara mais aberta, outros mais pesados, mas no seu todo são ambos morfologicamente muito bonitos.
Em relação ao júri do concurso neste momento estamos a finalizar esse processo e atempadamente serão comunicados os seus elementos.
TAUROMANIA – Que preços iremos ter em Vila Franca?
Ricardo Levesinho -Os preços que teremos serão idênticos aos que se têm verificado, mesmo sendo esta a nossa feira mais cara de sempre especialmente explicada pelos toiros adquiridos. Não aumentámos porque entendemos que não estão reunidas as condições para tal e porque entendemos que o que queremos é praças cheias. Existem preços dos Abonos para todas as corridas muito interessantes com descontos numa média superiores a 10% e bilhetes para todas as possibilidades.
TAUROMANIA – A Tauroleve termina o ano de opção na gestão da Palha Blanco. Vamos ter a Tauroleve no novo concurso? Não acha que 3 anos são pouco para o trabalho que se tem de fazer em Vila Franca de forma a levar novamente gente aos toiros?
Ricardo Levesinho -O futuro a Deus pertence. Neste momento estamos concentrados unicamente na Feira. Claro que passando por esta experiência é difícil pensar em abandoná-la mas 3 anos é pouco tempo para um projecto mas por outro lado é muito tempo retirado á família não sendo nós profissionais desta área.
O que quero sinceramente, mais do que pensar em voltar a candidatarmo-nos ou não, é que esta feira seja o maior sucesso possível e assim conseguiremos recuperar definitivamente a Palha Blanco o que implicava que os objectivos deste projecto de 3 anos estivessem felizmente cumpridos!
Sem comentários:
Enviar um comentário