domingo, 5 de setembro de 2010

Emoção é a palavra desejada para a Feira do Sobral 2010 - Breve entrevista a Paulo Pessoa de Carvalho

A castiça e aficionada localidade do Sobral de Monte Agraço tem a sua mini-feira taurina nos próximos dias 12 e 13 de Setembro.

Fomos ao encontro do empresário Paulo Pessoa de Carvalho que organiza pelo terceiro ano as corridas da Feira do Sobral.

Tauromania - Paulo Pessoa de Carvalho, fale-nos um pouco desta sua relação com o Sobral de Monte Agraço e da forma como tem vindo a organizar as corridas nesta localidade.

Paulo Pessoa de Carvalho - Este é o terceiro ano que organizo corridas no Sobral de Monte Agraço, tem sido para mim interessante esta experiência, pois atrevo-me a dizer sem receios, que das três praças que estão sob a minha gestão, é aqui que a aficcion se vive mais intensamente. Quando digo isto, refiro-me a uma terra em que existe uma tertúlia, a uma terra que nas festas o elemento toiro está sempre presente, em que a população de uma forma mais generalizada tem presente na sua vida e nos seus costumes as corridas de toiros no seu todo.

Desde que fiquei à frente da gestão desta praça de toiros que se tem vindo a realizar em vez de uma, duas corridas de toiros com cartéis de primeiro plano. Criou-se a denominada “Mini Feira Taurina do Sobral”, tentou-se à medida da terra, da sua dimensão, fazer um programa do maior nível possível, para todos os envolvidos saírem a ganhar e acima de tudo, a festa de toiros ter mais um local referência do melhor que tem para dar!

Tauromania - Como é possível numa praça com poucos lugares e já em finais de temporada organizar duas corridas de qualidade?

Paulo Pessoa de Carvalho - Para que tudo isto acontecesse claro que foi fundamental o apoio local, neste campo, a Auto Agrícola Sobralense, tem sido para mim uma motivação da mais variada ordem e sem a sua colaboração, com certeza que não conseguiria ir tão longe. Por outro lado a muito boa relação com a Santa Casa da Misericórdia e a boa comunicação com a comissão de festas “13 de Setembro”, veio reforçar em muito esta conjunção de esforços, traduzindo-se isso numa espécie de receita mágica para que com o andar do tempo, tudo evolua no sentido ascendente.

Tauromania - Fale-nos em concreto desta Feira de 2010.

Paulo Pessoa de Carvalho - Relativamente a esta feira em concreto, é mais uma, mas é mais uma boa, disso tenho a certeza. Será a melhor? Se é a que tenho mais expectativas? Isso não o posso afirmar, mas posso e digo, que este ano com a evolução da temporada, com os meus próprios negócios, é a feira que tem que ser e será obrigatoriamente boa!

Houve da minha parte na concepção dos carteis o cuidado de ouvir quem me apoia, por vezes idealizei coisas que não chegaram a acontecer por gostar de ouvir mais opiniões e ter que concordar que outras ideias eram mais certas que as minhas, mas na verdade a sintonia final existe e sempre existiu, porque aquilo que em meu entender (sem desvalorizar qualquer artista) é o elemento mais importante para um espectáculo ter emoção; o TOIRO; é também para com quem comigo trabalha.

Neste ano de 2010 vão ao Sobral figuras consagradas (Bastinhas e Salvador), vai uma figura que completa 10 anos de carreira de forma impar (Ana Batista), bem como três jovens valores que de forma inegável, se têm vindo a mostrar com o decorrer da temporada como pilares fundamentais para o futuro da festa de toiros em Portugal (Brito Paes, Marcos Bastinhas e Carreiras)!

Os forcados são de primeiro plano: Montemor, Coruche, Chamusca e Caldas da Rainha. Curiosamente é neste capítulo que maiores dificuldades sinto e tenho pena de não ter mais corridas ou mais possibilidade de ingresso de grupos, pois este ano em concreto gostaria muito de outros quatro grupos aqui incluídos nos carteis da Feira, com certeza que ficará para o ano e mesmo assim digo aqui por antiguidade quais os grupos que falo: Santarém, Vila Franca de Xira, Alcochete e Alenquer.

Relativamente aos toiros, aqui tenho que dar uma palavra de agradecimento ao meu Amigo Pedro Penedo, mais uma vez o Sobral de Monte Agraço vai ver o toiro de verdade e à partida, com enorme emoção! Dois imponentes curros de António Lampreia e de Manuel Coimbra, não toiros de 600 kilos, mas seguramente na casa dos 500 Kilos, só que são ganadarias com casta e que sabemos à partida que têm o tempero necessário para dar grandes espectáculos. Boa apresentação, aliás muito boa apresentação, mas acima de tudo uma raça que deixa antever o que escrevemos nos cartazes EMOÇÃO no SOBRAL!

Sem comentários:

Enviar um comentário