segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Santarém, 18 de Setembro de 2010

Corrida de Toiros de Beneficiência a favor da Santa Casa da Misericórdia.
Noite agradável com meia casa fraca, mas composta. Fados no intervalo, com os fadistas Ana Sofia Varela e João Nobrega, á luz da vela cedidas pela organização, que deram um ambiente muito acolhedor á praça. Foi entregue também no intervalo lembraças aos intervenientes do espectáculo.

Compunha o cartel Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto e Luis Vital Procuna, forcados de Santarém e Vila Franca de Xira, com toiros das prestigiadas Ganadarias de Casa Prudêncio, Herdeiros Branco Núncio, António Silva e Manuel Veiga.


Manuel Telles Bastos calhou em sorte um toiro António Silva com 490 kg. que cumpriu, o cavaleiro esteve a gosto e proporcionou uma lide harmoniosa estando bem na ferragem comprida, de destacar o segundo e o quarto curto de boa nota e a finalizar um bom palmo. No seu segundo ja não teve a mesma sorte, pois o seu oponente da ganadaria Manuel Veiga com 465 kg. não permitiu, um toiro completamente parado que obrigou o cavaleiro a colocar a ferragem da ordem e mais não pode fazer.

Duarte Pinto também esteve em noite inspirada, no seu primeiro um toiro da ganadaria Casa Prudêncio com 520 kg. que insistia em voltar para o curral, tendo mesmo o cavaleiro de o ir buscar a porta do curral para o puder lidar, foi um toiro disponivel que cumpriu, de destacar um quarto curto de boa nota. No seu segundo um toiro da ganadaria Herdeiros Branco Núncio com 510 kg., um toiro sempre a investir o cavaleiro esteve bem, correcto na ferragem comprida com emoção e no geral colocou a ferragem curta toda de boa nota.

Luis Vital Procuna no seu primeiro oponente, um toiro Manuel Veiga com 460 kg., o matador de toiros recebeu muito bem o toiro e proporcionou um belo tercio de capote, nas bandarilhas Procuna esteve correcto e ao seu estilo, na muleta proporcionou também momentos de bom toureio, bem ligado com o toiro, por vezes a faltar um pouco mais de toiro. No último da noite Procuna teve pela frente outro Manuel Veiga com 560 kg. recebeu bem e esteve correcto nas bandarilhas, mesmo antes de começar a lide o toiro investiu sobre si o matador recortou o toiro mas á segunda vez escorregou no piso, levou uma voltareta e caiu na arena com a face, mais precisamente com o nariz, que começou a inchar de imediato, o que colocou o matador com uma grande debilidade fisica que já não o deixou proporcionar a lide que teria em mente, mas cumpriu. ( Volta e duas voltas)

Forcados de Santarém pegou o forcado António Imaginário á segunda tentativa e no seu segundo da noite pegou o forcado Joaquim Pedro Torres á terceira tentativa pois o toiro não investia.

Forcados de Vila Franca de Xira pegou o forcado Rui Graça à primeira tentativa com o toiro a arrancar para o forcado de longe e decidido. No quinto toiro pegou o forcado Rui Godinho também á primeira tentativa.

S.C.


Sem comentários:

Enviar um comentário