
Chegámos ao mês de Setembro, e com ele o aproximar do final de mais uma temporada taurina; muitos espectáculos estão ainda programados, mas nada que se compare com Julho e Agosto, esses sim, os meses de maior actividade taurina em Portugal.
Esmiuçando os dados estatísticos dos muitos espectáculos realizados nesses meses, podemos referir o seguinte:
- Em JULHO realizaram-se 44 espectáculos; 36 corridas à portuguesa, 3 corridas mistas, 3 novilhadas, 1 festival e 1 garraiada.
- Em AGOSTO realizaram-se 78 espectáculos; 58 corridas à portuguesa, 12 corridas mistas, 4 novilhadas, 3 variedades taurinas e 1 espectáculo cómico-taurino.
No que diz respeito aos intervenientes principais desses espectáculos, deixamos dados numéricos sobre a sua participação directa nos mesmos.
- CAVALEIROS:
Apesar de nesta temporada termos visto actuar com alguma regularidade a nova fornada de jovens cavaleiros, os mais veteranos continuam a ocupar lugares cimeiros no nº de actuações, sendo que Luís Rouxinol, Tito Semedo, Sónia Matias, Ana Batista, Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório, João Moura, António Telles e Rui Salvador, foram os que mais tourearam nestes meses de Julho e Agosto. (Nº mínimo considerado 12 actuações).
- FORCADOS:
Também aqui não se registam grandes surpresas, e os grupos de Santarém, Montemor, Cascais e Aposento da Moita, foram os que pegaram mais toiros nestes dois últimos meses.
- MATADORES:
Foram contabilizadas dezoito corridas mistas entre Julho e Agosto, porém não há nenhum toureiro de luces português, que tenha um número apreciável de actuações, fruto da vinda de espanhóis às nossas praças e também da inclusão de apenas um matador em cada festejo: no entanto Sérgio Santos “Parrita” e Luís Vital “Procuna” foram os mais vistos.
- GANADARIAS:
No campo ganadeiro as divisas de Passanha, Murteira Grave e Vinhas, foram as que forneceram mais toiros, competindo com as muitas ganadarias espanholas que trouxeram até nós os seus produtos (14 divisas diferentes, mais de 80 toiros), nem sempre os melhores, nestes dois intensos meses taurinos.
- EMPRESAS:
Neste capitulo a Empresa Aplaudir leva alguma vantagem às demais, no nº de espectáculos montados em Julho e Agosto, seguindo-se o Campo Pequeno, Toiros e Tauromaquia e Fernando Santos, empresário da praça de Albufeira.
Desejamos um bom resto de temporada a todos os aficionados, voltando no final com as estatísticas e balanço deste ano taurino de 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário