O Concelho do Sabugal apresenta a Capeia Arraiana - um evento tauromáquico único no mundo (considerado património etnográfico).
A Capeia realiza-se nas terras mais históricas do concelho do Sabugal, como Lageosa da Raia, Aldeia de Bispo, Soito, Aldeia da Ponte, Alfaiates, Forcalhos, Fóios e Aldeia Velha.De 6 a 25 de Agosto, na altura das Capeias, o Sabugal oferece uma grande diversidade de festas populares, proporcionando-lhe momentos fantásticos de radicalismo, adrenalina e divertimento, com uma tourada que se distingue das demais pelo uso do Forcão. A festa começa de manhã com o Encerro, quando os habilidosos cavaleiros da Raia vão buscar os touros ao campo, geralmente vindos de Espanha. Os cavaleiros experientes demonstram as suas habilidades, coragem e discernimento na arte da cavalaria e na escolta dos touros até à praça da aldeia. Ainda de manhã é corrido um touro (o Touro da Prova) que, pela valentia com que enfrenta o Forcão, deixa adivinhar se será uma boa ou má Capeia.
A tarde começa com o Pedido da Praça à mais alta autoridade da aldeia, feito pelos mordomos da Capeia. São também os mordomos que pegam à galha, a zona mais perigosa do Forcão, no primeiro touro da tarde.
A Capeia continua com os jovens da aldeia a medir forças com os touros utilizando o Forcão. Há ainda uma bezerra para os mais pequenos ou até as raparigas mais destemidas lidarem.
A Capeia termina com o Desencerro, quando os cavaleiros devolvem os touros ao seu habitat natural.Surpreenda os sentidos!
Sem comentários:
Enviar um comentário