Do cabo dos Forcados Amadores de Évora recebemos a seguinte noticias, a qual não hesitamos em publicar.
Mais uma homenagem e reconhecimento há Nossa Arte de Pegar Toiros!...Obrigado Bernardo Patinhas...
"Caros amigos,
Sendo vocês as principais fontes noticiosas da nossa tauromaquia e dando uma especial e merecida importância à figura do Forcado, reenvio-vos algumas noticias caso queiram publicar nos vossos sites.
Os factos são os que se seguem, a montagem da reportagem deixo ao vosso critério.
A reportagem do fotógrafo mexicano Carlos Cazalis publicada no National Geographic Journal, November’s Edition (EUA) foi também publicada na INTEGRA, nos seguintes paises:
Novembro: Lituânia; Polónia e Eslovénia.
Dezembro: América Latina e Turquia.
Janeiro: Bulgária e Coreia do Sul.
Fevereiro: Grécia e Rússia.
Pena que no nosso país, na edição portuguesa, tenha saído apenas uma alusão à reportagem, não saiu completa.
Facto este que me surpreendeu bastante, ou não, porque só mostra o respeito que nós próprios temos sobre o que é nosso, que deve ser preservado e valorizado, talvez agora, seguindo o exemplo dos outros paises, saia essa peça na edição Portuguesa, pois tem os direitos para a publicação completa.
Outra notícia e directamente relacionada com a anterior foi o impacto causado pela reportagem de Cazalis no mundo, em concreto na Grécia, onde um advogado Grego de 33 anos ficou tão encantado com o mundo dos forcados que entrou em contacto com o Grupo de Forcados Amadores de Évora no intuito de aprender a nossa arte, quer ser forcado!
Está neste momento a frequentar aulas de português na Grécia para assim poder ambientar-se ao Grupo com maior facilidade e está já a planear a sua vinda e estadia para treinar connosco e quem sabe, ser o primeiro Grego Forcado!
Depois destas boas notícias fomos agora contactados por outra agência de imprensa de renome e prestígio mundial, a americana Associated Press. Vão fazer um reportagem fotográfica completa sobre o Forcado e o mundo que nos envolve, estando já em Portugal um repórter destacado para nos acompanhar.
Finalmente um dos símbolos do Portuguesismo está a ser divulgado por esse mundo fora, já que não é feito cá dentro, sobretudo numa altura em que se vivem momentos conturbados na Tauromaquia e mesmo assim, dentro de toda a polémica que envolve as corridas de touros é consensual o especial reconhecimento aos forcados, mesmo por aqueles que são contra as corridas de touros.
Qualquer esclarecimento adicional, estou ao vosso dispor.
Obrigado pela contribuição.
Um abraço,
Bernardo Salgueiro Patinhas
Grupo de Forcados Amadores de Évora"
Veja o link http://www.poyi.org/67/33/first_05.php
Sem comentários:
Enviar um comentário