terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vitor Ribeiro arrebata triunfo em Montemor

- Praça de Toiros: Montemor-o-Novo
- Data: 5 de Setembro de 2010, pelas 17:00 horas.
- Empresa: Montemor é Praça Cheia
- Ganadaria: 3 Toiros de Pinto Barreiros e 3 Toiros de S. Torcato
- Cavaleiros: João Salgueiro, Vitor Ribeiro e João Telles Jr
- Grupos de Forcados: Amadores de Montemor-o-Novo capitaneado por José Maria Cortes
- Assistência: ¾ de Praça
- Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. José Tinoca assessorado pelo Médico Veterinário Dr. José Guerra

Como é tradição, a empresa Montemor é Praça Cheia dos Montemorenses Simão Comenda e Paulo Vacas de Carvalho, organizou a Corrida de Toiros da Feira da Luz, este ano também comemorativa dos 20 anos da Apormor.

O cartel apresentava-se competitivo, com a presença de três toureiros de méritos firmados, duas ganadarias de prestigio e um grupo de forcados de valor inquestionável.

Abriu praça, frente a um bom toiro de São Torcato, João Salgueiro que após cravar dois ferros compridos de bom nível, rubrica uma actuação em bom plano cravando com acerto a ferragem da ordem. No seu segundo toiro, quarto da tarde, um Pinto Barreiros que se mostrou cumpridor durante a lide, João Salgueiro esteve em plano regular limitando-se a cravar a ferragem da ordem rematada com piruetas na cara do oponente.

O segundo toiro da tarde, um Pinto Barreiros que também se apresentou cumpridor, coube a Vitor Ribeiro que assinou uma lide de menos a mais. Esteve em plano positivo dando primazia ás investidas do toiro para depois cravar com afinco a ferragem da ordem. No segundo toiro de seu lote, um São Torcato de qualidade, Vitor Ribeiro assina os melhores momentos de toureio a cavalo da tarde. Deu novamente primazia às investidas do toiro cravando depois com raça ao estribo destacando-se três ferros curtos de muito valor. Olé Toureiro

Rematava o cartel João Telles Jr com uma primeira actuação de bom nível. Frente a um cumpridor oponente de Pinto Barreiros, Telles Jr crava dois ferros compridos de boa nota para depois nos curtos, estar novamente em bom plano cravando com acerto a ferragem da ordem. No toiro que encerrou a tarde em Montemor, um Pinto Barreiros reservado, Telles Jr esteve algo precipitado na forma como abordou as sortes, limitando-se a cravar a ferragem sem brilho.

No capítulo das pegas, encerrava-se como manda a tradição, o Grupo de Forcados Amadores de Montemor para pegar os seis toiros. Em tarde de despedidas pegaram a abrir praça, João Caldeira à terceira tentativa, após uma primaira tentativa em que o forcado da cara esteve correcto a receber o toiro, faltando depois ajudas para consumar a pega; Pedro Santos que se despediu, com poderio à primeira tentativa estando o Grupo coeso a ajudar; Gonçalo Saúde que também abandona o Grupo, correctíssimo ao primeiro intento; João Cabral após garboso cite com raça à primeira tentativa contando com preciosa primeira ajuda de António Dentinho que lhe valeu chamada à praça para os agradecimentos; Hugo Melo, grande primeiro ajuda, em tarde de despedida, com decisão ao segundo intento e por fim, a encerrar a tarde, o Cabo José Maria Cortes, contando com primeira ajuda de António Pimenta de Aguiar, à segunda tentativa numa pega brindada ao Ganadero senhor Joaquim Alves. Destaque ainda para a arte do rabejador João José Comenda a rematar as pegas mostrando que quem sabe não esqueçe.

O MAIS E O MENOS DA CORRIDA
+ A segunda actuação de Vitor Ribeiro, a qualidade evidenciada pelos toiros de São Torcato e a prestação dos Amadores de Montemor com destaque para os Forcados que se despediram.
- O facto de desta vez Montemor não ter sido Praça Cheia

Sem comentários:

Enviar um comentário