domingo, 31 de outubro de 2010
Bom Festival ontem em Évora
Joaquim Bastinhas com o primeiro da tarde teve uma lide correcta embora o seu oponente se adiantasse um pouco na altura da cravagem. O cavaleiro entendeu o seu oponente e cravou o terceiro curto de boa nota, no final da sua lide o público pediu o par de bandarilhas que o cavaleiro colocou tendo terminado de forma que agradou o público.
Victor Ribeiro calhou-lhe um Lopes da Costa distraído e a mostrar muito sentido para tábuas. O cavaleiro, com uma lide muito laboriosa esteve á altura e só a partri do segundo curto o toiro mostrou interesse no cavalo. Segundo curto de boa nota seguido de mais dois curtos de mérito e para rematar a sua actuação um palmo também de boa nota.
Pedro Salvador teve uma lide do agrado do público com muitas piruetas, de salientar o quarto ferro curto de boa nota.
Manuel Telles Bastos esteve em tarde inspirada, lidou com a elegância que já o caracteriza um toiro que se deixou lidar, esteve bem na ferragem comprida e na curta, com ferros de muito boa qualidade.
Salgueiro da Costa esteve em tarde desinspirada, tendo sido colhido após a colocação do segundo comprido mas sem consequências de maior preocupação, talvez este incidente tenha perturbado o cavaleiro que não teve o sucesso pretendido, colocou um quarto curto bonzito, querendo colocar um quinto que não lhe foi consentido pelo director de corrida visto ja ter terminado o seu tempo de lide, o cavaleiro parece não ter gostado e simulou a colocação do ferro.
Maria Mira esteve no seu habitual registo, uma lide regular com entrega e valor sem nada a salientar.
Manuel Vacas de Carvalho também em tarde desinspirada só no final da sua lide conseguiu cravar um ferro boa nota, tendo todos os outros sido cravados muito descaidos. Surpreendeu o público com a colocação de um sexto curto de violino.
Forcados de Montemor em tarde inspirada pegaram os seus três toiros ao primeiro intento, inclusivamente na pega á cernelha.
Forcados de Évora pegaram á primeira e terceira tentativa respectivamente.
Forcados de Portalegre também tiveram uma tarde tranquila pegando os dois toiros ambos ao primeiro intento.
Em relação aos toiros, todos eles serviram, tendo proporcionado uma boa tarde de toiros.
S.C.
31 de outubro
Queremos uma praça de toiros na linha de Cascais! Petição é lançada dia 26 de Novembro
Duarte Pinto no Coliseu do Redondo!
Ferra na ganadaria Inácio Ramos I
Sol no dia 1 de Novembro no Cartaxo
O empresário Paulo Pessoa de Carvalho, enviou a Previsões Meteorológicas para Cartaxo - 1 de Novembro, afirmandom que a corrida está de pé e que á mesma vai ser mesmo realizada.
"Queremos informar que para amanhã dia 1 de Novembro prevê-se um excelente dia de sol como poderão verificar na legenda que abaixo reproduzimos.
Deixamos aqui endereço do site para actualização de informação."
http://www.accuweather.com/quick-look.aspx?partner=accuweather&metric=0&loc=EUR|PT|PO016|CARTAXO
sábado, 30 de outubro de 2010
Palavras taurinas...
depois um poema de um Amigo, em que já “toureamos” juntos vai para trinta e oito temporadas, e muitas mais nos esperam. Passados dezanove anos desde que foi escrito aí está ele hoje “montera em mão” perante todos os aficionados.
"Regresso à tentação de comparar os riscos da escrita com os da tauromaquia. Mas não há comparação aceitável entre o perigo de vida e o perigo de morte. Por outro lado, é evidente que em nenhum ruedo ficará inscrita uma faena, ainda que seja a mais bela, contrariamente ao poema que a folha em branco acolherá. A memória compensará essa diferença essencial."
Álvaro Guerra
Tourada
Se a Vida fosse uma tourada
Ai como seria adorada!
Ter de ultrapassar obstáculos
Com lealdade e coragem
Com arte e sacrifício
Ai que bela seria a Vida
Se a honestidade fosse um vício
Se os obstáculos fossem encarados de frente
Se houvesse um toureiro em toda a gente!
Francisco Vieira (1991)
A Tertúlia do Morais....
No Verão é vê-lo todas as semanas com a responsabilidade de abrir as portas dos curros na monumental algarvia, um trabalho gratuito que faz com muito gosto e muita aficion como ele mesmo nos confessa, começou assim “um dia estava a porta a ver os cavalos entrarem, já conhecia o Sr. José Paulo e nesse dia ele disse-me, Morais está aqui uma senha para entrar e preciso de ajuda para a porta dos curros o rapaz que costuma ajudar hoje não vem e, pronto cá estou gosto disto”.
O Morais tem uma tertúlia na sua casa nos arredores de Albufeira e faz questão de convidar os amigos para as suas “Petiscadas” em sua casa, como ele faz questão de dizer e durante o ano são muitas as vezes que somos convidados para lá ir, já fazemos e em boa hora parte do grupo dos bons amigos do Morais, e, tal como em anos anteriores, na ultima da temporada lá rumamos até a sua garagem para entre muitos quadros dos artistas e vídeos de corridas apreciarmos uma boa cabidela de galinha confeccionada pelo “chefe Gato”, aquisição desta temporada mas que já faz parte do grupo, neste agradável convívio entre amigos marcaram presença a equipa do embolador João Lazaro, o Director da Corrida Agostinho Borges e o Médico Veterinário.
Obrigado Morais por pertencer ao teu grupo de bons amigos.
Lançamento Da Petição Pública Por Uma Praça de Toiros Nova Na Linha
Clube Rolls Royce em Cascais associou-se a esta nossa causa e fará um
conjunto de festas em datas a anunciar, sendo a primeira neste dia 26 de
Novembro!
A entrada custará 15 euros com direito a 2 bebidas à escolha!!!Venha apoiar esta petição, colabore, participe e divulgue esta nossa actividade!!!Por uma Praça de Toiros nova na "Li...nha"!!!Muito obrigado,Ricardo Dias Pinto"Ver mais
conjunto de festas em datas a anunciar, sendo a primeira neste dia 26 de
Novembro!
A entrada custará 15 euros com direito a 2 bebidas à escolha!!!Venha apoiar esta petição, colabore, participe e divulgue esta nossa actividade!!!Por uma Praça de Toiros nova na "Li...nha"!!!Muito obrigado,Ricardo Dias Pinto"Ver mais
Óbidos acolhe a IX Jornada do Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho
O concurso desenvolver-se-á em três provas distribuídas por dois dias, regendo-se pelo Regulamento Nacional de Equitação de Trabalho (versão 2010), segundo os regulamentos da FEP e FEI, com as deliberações da FEP e da APSL, no que respeita à disciplina.
O evento conta com a presença dos Juizes, Mário Pimentel (Presidente de Júri), Joaquim José Salvador e Nuno Batista.
Esta Jornada tem início no sábado 30 de Outubro com a Prova de Ensino pelas 11h30 respectivamente ao Escalão de Debutantes, os Escalões de Juvenis, Juniores, Consagrados e Masters, participam pelas 15h30.
No domingo serão realizadas as Provas, Maneabilidade às 10h00, Velocidade pelas 14h30, terminando com a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
A TEMPORADA DE LISBOA EM ANÁLISE NO “TENDIDO CERO” DE AMANHÃ
Durante mais de 20 minutos, e com a presença em estúdio do Director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno, Rui Bento, a temporada de 2010 e uma retrospectiva dos primeiros cinco anos do Campo Pequeno pós reinauguração, constituem o tema único da segunda parte deste prestigiado programa.
“Tendido Cero” estará disponível ainda no sábado no site da RTVE e será retransmitido no domingo, através da RTVE Internacional.
Forcados: Gerações Alcochetanas
Sendo terra de forcados relembro um dito antigo do Dr. José Grilo Evangelista:
(…. O Alcochetano nasce entre o mar e a lezíria. Faz-se homem entre o sal e a charneca. Torra-se ao sol do “Salgado” do seu Tejo e morre, se for preciso embarbelado entre os cornos de um toiro…). Alcaxete salienta uma família que dá a esta arte de pegar toiros, gerações de forcados, que esta castiça terra ribeirinha conhece, é ela, a família – PINTO.
Esta família, como tantas outras famílias Alcochetanas, faz da festa brava seu historial uma presença nas tradições portuguesas. Os Carraças, os Valentins, o Garrett, os Penetras, os Bolotas, entre outros, foram e são o entusiasmo dos alcochetanos pelos toiros, que são célebres pela sua temeridade nos anais da tauromaquia Portuguesa.
O estudo feito por Alcaxete éa família que mais forcados deram à festa brava a nível nacional desta forma citamos seus nomes: Francisco Pinto (Pontascas), Manuel Pinto, Aníbal Pinto, José Pinto, António José Pinto, Jorge Pinto, Luís Manuel Coelho Pinto, Luís Pinto, Francisco Manuel Pinto Salvação, Vasco Pinto (actual cabo dos Forcados Amadores de Alcochete), João M. Pinto Salvação (actual cabo do Aposento Barrete Verde), Gonçalo Pinto, André Pinto Tavares, Gustavo Pinto.
Alguns destes nome s fundaram os dois grupos de forcados em Alcochete, sendo no Grupo de Forcados Amadores de Alcochete onde está o maior número desta família e onde as gerações
estão representadas. Falo-vos de pais, filhos e netos, Manuel Pinto é essa referência pois foi fundador, teve seu filho Luís Manuel Coelho Pinto ( Nini) já falecido que com 14 anos já tinha 8 toiros pegados, começou em 17 de Agosto de 1982, um forcado completo corria todos os lugares e sempre com classe. Uma referência que contagiava o grupo com alegria , brincalhão, elegante e que para os mais novos era um exemplo a seguir. Nini aplicava nos treinos toda a sua mestria, era um dom natural e quando a corrida era dura dava sempre um passo á frente para a resolver, Gerações Alcochetanas... apanhou o cabo fundador João Mimo, que via nele tais atributos, não fosse ele um Pinto, que nas porradas que levou nunca teve uma lesão grave e era considerado um dos melhores na pega de cernelha. Hoje relembrado
como um dos Grandes Forcados Alcochetanos, todos nós choramos esta enorme perda na sua tenra idade.
Ficando agora o neto de Manuel Pinto de representar tal nobreza, o André Pinto Tavares que juntamente com os seus primos Vasco Pinto (cabo do grupo) e Gonçalo Pinto filhos de António José Pinto uma figura na forcadagem nacional e Alcochetana a manter tal tradição e gerações numa colectividade Alcochetana o Grupo d e Forcados Amadores de Alcochete.
Numa arte única com tradição, cultura, amorpróprio e amizade, a coragem de suplantar-se a si mesmo faz ter uma dignidade, respeito e admiração. Mas não será somente tudo isto, não sendo um pouco a razão que leva um homem a fardarse de moço de forcado, procurando a glória enfrentando por vezes a morte.
Esta família tem as suas sementes de gerações enraizadas nesta cultura e nesta colectividade, que num actoextremamente Português, já provocou ao povo Alcochetano momentos de emoção, de choro, de orgulho e alegria.
Bem Haja aos Forcados
Augusto Silva
Tauromaquia no Jornal O Despertar de hoje
Não perca as novidades da secção de tauromaquia no jornal 'O Despertar' desta semana.
Já está nas bancas o Jornal "O Despertar" desta semana e como é hábito, a jornalista Paula Almeida trás-nos alguns dos temas que marcam a actualidade, as nomeações desta temporada para os Galardões do Campo Pequeno e as principais conclusões que resultaram do Congresso Mundial de Ganadeiros que decorreu nos açores.
O que se passa na blogosfera e nos sites...
Segunda Feira o tempo vai estar de maravilha...Todos ao Cartaxo!
Cartaxo - 1 de Novembro
"Farpas" confirmado finalmente: Canorea e Almodôvar apoderam Fernandes em Espanha
Acredite quando ler no "Farpas"! - o lema continua "de pé" e a confirmar-se dia-a-dia, apesar dos putos engraçadinhos das chamadas "forças de bloqueio" que continuam a querer bater na tecla contrária, coitaditos...
Inácio Ramos Júnior, que continua a apoderar Rui Fernandes em Portugal, acaba de anunciar (e de nos enviar esta foto) que Manuel Álvarez Canorea (sobrinho de Eduardo Canorea, empresário da Real Mestranza de Sevilha) e José Maria Almodôvar são, de facto, os novos apoderados do toureiro em Espanha - notícia que o "Farpas Blogue" deu em primeiríssima mão e em rigoroso exclusivo mundial, antes mesmo dos sites espanhóis, na passada terça-feira!
O acordo, feito há já algumas semanas (segundo as nossas fontes em Espanha) foi oficialmente selado ao final da manhã de hoje - "por volta do meio dia", precisa Inácio - e ficou celebrado sem contrato, por tempo indeterminado e com o clássico aperto de mão.
Foto D.R./cortesia Casa Inácio Ramos Jr.
Rafael "Trancas" dia 3 na "Mexicana"
O picador português Rafael da Silva "Trancas" é o convidado do próximo jantar da Tertúlia Tauromáquica "A Mexicana", que se realiza na próxima quarta-feira, dia 3 de Novembro, a partir das 20 horas, no salão do 1º andar da conhecida pastelaria lisboeta da Praça de Londres.
Esta tertúlia, dinamizada muito especialmente pelo crítico taurino Joaquim Tapada, realiza periodicamente jantares de confraternização - com sala cheia! - por onde têm passado algumas das principais figuras da nossa Festa e onde têm sido feitas merecidas homenagens.
Rafael "Trancas", antigo forcado, destacado picador em Espanha há vários anos e também reconhecido professor de equitação, abordará nessa noite alguns factos vividos ao longo da sua experiência nas arenas.
As inscrições podem ser feitas aos balcões da pastelaria "A Mexicana" ou através dos telefs. 218485241, 218488117 e do telem. 966015058.
Foto Ricardo Relvas
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Nunca mais é sábado?...
Depois de o "Farpas Blogue" ter revelado em primeiríssima mão e em exclusivo mundial que Manuel Canorea e José Maria Almodôvar eram os próximos apoderados em Espanha de Rui Fernandes, sucedendo a Andrés Caballero, estranha-se o silêncio do "staff" do cavaleiro - três dias depois já deviam ter vindo à praça pública confirmar (ou desmentir, se for caso disso) a notícia.
Para quê tanto mistério? Será uma coisa do outro mundo?...
Fotos D.R.
Dez anos sem Curro...
Curro Romero, porventura o maior mito do toureio dos últimos anos, abandonou as arenas há dez anos. O "Faraó" anunciou que se retirava depois de ter actuado num festival em La Algaba (Sevilha) mano-a-mano com Morante de la Puebla. Uma impressionante colhida deste diestro terá "sensibilizado" o Maestro a retirar-se, dizem.
Dez anos depois, a Festa continua. Mas nada voltou a ser igual...
Foto D.R.
Anti-Taurinos vandalizam Ganadaria Espanhola
O "ataque" aconteceu no passado fim de semana e de acordo com o site taurino espanhol mundotoro.com, os anti-taurino danificaram cercas, pintaram com spray o tentadero da ganadaria e vandalizaram um grupo de bezerros que estavam apartados num curral.
Pena foi não terem tentado vandalizar toiros de cinco anos e com mais de 500Kg de peso...
Mais uma prova que estes sujeitos não merecem qualquer respeito por parte dos aficionados, porque não basta a indeferença a estes grupos, há que agir e por essa gente na "linha".
É claro que não pretendo incitar à violência, porque há muitas formas de agir se recorrer ao uso da força... os aficionados têm que estar mais unidos como nunca para o bem e continuidade da nossa Festa.
Noélia Mota "dialoga" amanhã com os aficionados
A cavaleira Noélia Mota vai amanhã, sexta-feira, estar "em directo" com todos os aficionados e responder a todas as questões que lhe queiram colocar. A iniciativa pertence ao site taurino espanhol "mundotoro.com", que terá a jovem toureira "em directo" dialogando com os aficionados.
Vítima de gravíssimo acidente no final de Setembro na arena de Marbelha, a toureira esteve três semanas em coma e em perigo de vida, mas teve, graças a Deus, uma milgarosa recuperação, já se encontrando em casa.
Todas as questões para Noélia Mota podem ser enviadas através do mail redaccion@mundotoro.com ou na página que o site tem no Facebook.
Foto D.R.