quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Frente de Acção Pró Taurina fez o resumo do seu primeiro encontro

A "Frente de Acção Pró Taurina", criada na rede social Facebook, fez o resumo do seu primeiro encontro/debate que se realizou na tarde da passada terça-feira, dia 5 de Outubro, nos corredores da Praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca de Xira.

"Aficionados, antes de tudo queremos deixar os nossos agradecimentos a todos os cerca de 100 aficionados que estiveram presentes no nosso encontro de ontem na Centenária Palha Blanco e "esgotaram" as arcadas!

Agradecer também a todos os que amavelmente acederam ao nosso convite para estarem presentes na nossa mesa, nomeadamente, aos presidentes do SNTP, da APCTL, da ANGF, da APET, ao Dr. Luís Ramos, ao moderador convidado, Raul Bexiga, à presidente da C.M. de Vila Franca de Xira e ao representante da S.C. da Misericórdia de V.F.X. (proprietária da Palha Blanco). Agradecemos também as mensagens enviadas pelo Dr. Moita Flores e Dr. Elisio Summavielle.

Temos também de agradecer a toda a equipa "Tauroleve" que foi simplesmente fantástica no apoio e na logística que tornaram este encontro possivél!

Os discursos com que cada representante abriu o debate foram esclarecedores acerca dos diversos pontos de vista.
Destacamos, das participações da assistência, as seguintes sugestões:

*
Iniciativas, levadas a cabo pelos munícipes em conjunto com os empresários Taurinos, em que se leve as crianças das escolas às praças, para que lhes seja mostrada um pouco da cultura taurina, e permitir que por exemplo, pisem uma arena;
*
Levar as escolas, em visita de estudo, às ganadarias Portuguesas, e mostrar ao mais novos a "vida campera";
*
Os empresários enviarem, em vez do simples cartel, a "noticia" já feita aos meios de comunicação social, para que mais facilmente sejam integradas nos vários meios.
*
Privilegiar as ganadarias Portuguesas. (o Presidente da APCTL afirmou que, no novo regulamento Tauromáquico que está a ser preparado, vai existir algo neste sentido.)

Um consenso geral a que tanto os representantes das diversas entidades como os assistentes chegaram foi à necessidade de a Festa ser comunicada por empresas e organizações profissionalmente habilitadas para tal, para que não seja apenas noticia quando algo mau acontece, mas que quando existam triunfos e casas cheias, por exemplo, também estes figurem nos meios de Com. Social.

A Frente sai deste encontro com a ideia reforçada que ainda existem muitas mentalidades dentro da Festa que precisam de ser alertadas e mudadas, para a defesa da Tauromaquia! É necessária uma tomada de consciência de TODOS os agentes da Festa, desde os toureiros, aos forcados, aos ganaderos, empresários e aficionados de que o movimento detractor das actividades Tauromáquicas existe, esta bem organizado, e por esse mesmo motivo, tem força.

Agradecemos a todos os que diariamente AGEM EM PROL DA FESTA BRAVA! Contamos com todos, e que no próximo encontro sejamos o dobro!
Saudações Tauromáquicas"

Sem comentários:

Enviar um comentário