quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A penúltima da Feira de Alcochete

- Praça de Toiros de Alcochete
- Data: 16 de Agosto de 2011, pelas 22 horas
- Ganadaria: José Lupi e Contreras
- Cavaleiros: João Moura, Rui Salvador e Vítor Ribeiro
- Grupo de Forcados Amadores: Amadores de Alcochete e Mazatlán, capitaneados por Vasco Pinto e René Tirado, respectivamente
- Assistência: 3\4 fortes
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Ricardo Pereira


Na Penúltima da Feira Toiro-Toiro, integrada nas festas do Barrete Verde, e com um cartel que prometia, a praça de Alcochete quase se encheu.

Faltou trapio e emoção aos toiros que saíram com menos peso do que o anunciado.

João Moura, o único cavaleiro a tourear esta noite 2 toiros Portugueses, abriu praça frente a um Lupi com 570Kg. Numa lide a um toiro que se no inicio se adiantava, o cavaleiro cravou o 1º comprido com classe, cravando o 2º ao estribo aproveitando a investida franca do toiro ao cavalo. Na cravagem dos curtos mostrou um pouco da figura que é, cravando ferros bem preparados e rematados. A lide possível frente a um toiro que pouco andava para o cavalo. Fechou a sua passagem pelas festas do Barrete verde lidando um Lupi com 540Kg. Esteve muito bem na cravagem dos compridos. Numa lide encarada de outra forma pelo Maestro, este arrimou-se ao toiro e cravou muito bons ferros de largo, de frente e ao estribo, de cima para baixo. Finalizou com dois ferros de palmo.

Rui Salvador, esteve regular frente a um Contreras com 515Kg que pouco transmitiu. Cravou os compridos com decisão, tendo de pisar os terrenos a um toiro reservado, manso e que não investiu. Num toiro que tinha muito pouco para dar, o cavaleiro de Tomar teve de se arrimar para concluir a sua lide. Depois do Lupi que lhe havia saído em sorte ser recolhido aos curros, Rui Salvador lidou o Sobrero da Ganadaria Contreras. Mostrando sinais de pouca bravura, o toiro espanhol desde cedo se refugiou em tábuas, o que dificultou a lide de Salvador. Apesar das arrancadas de manso e das poucas investidas, Rui Salvador não se deu por vencido, cravando os ferros da melhor forma que este lhe permitiu.

A Victor Ribeiro calhou-lhe em sorte um Lupi com 515Kg, com o qual protagonizou a melhor lide da primeira parte. Esteve bem nos compridos onde cravou de largo e de frente. Nos curtos proporcionou bons momentos de toureio na preparação das suas sortes. Cravou os dois primeiros depois de cambiadas, e os últimos ao estribo. Foi uma belíssima lide do cavaleiro a saber aproveitar o toiro que parecia não cumprir. Anunciado com 520Kg saiu o último para Victor Ribeiro. Na lide do Contreras o cavaleiro esteve correcto na cravagem dos compridos. Nos curtos toureou com classe e arte para deixar excelentes ferros curtos. Terminou mais uma enorme faena, a pedido do público, com um ferro de palmo.

O Grupo Forcados Amadores de Alcochete abriu praça por intermédio do Cabo Vasco Pinto. Pegou à 3ª tentativa, depois de na 1ª tentativa sair inanimado de uma pega que parecia já consumada. Na 1ª tentativa esteve correcto na cara do toiro, a mandar, citar e a aguentar para receber bem. Na 2ª tentativa faltaram ajudas, acabando por pegar à 3ª tentativa com ajudas carregadas. Tomás do Vale pegou ao primeiro intento o 3º da noite. Uma boa pega onde o jovem Forcado esteve bem a citar e a recuar, reunindo bem, sendo o grupo rápido e eficaz a ajudar. Para finalizar a noite do grupo, saltou a trincheira o forcado Daniel “Dédé”, que pegou à 2ª tentativa. Na 1ª tentativa não conseguiu aguentar o forte derrote e saiu desfeiteado. Na 2ª tentativa esteve, à semelhança da 1ª, bem a mandar no toiro, concretizando uma pega rija ajudada o grupo.

O Mexicano Fernando Enciso, do Grupo de forcados de Mazatán, pegou à 1ª tentativa. Numa pega em que o forcado não mandou e recuou demasiado, mas que se conseguiu fechar ajudado pelo grupo. Seguiu-se René Tirado ao 2º intento. Na primeira tentativa recua demasiado, descompondo o toiro, e este ensarilha, saindo o forcado ao primeiro derrote. Na 2ª tentativa soube aguentar mais um pouco, conseguindo uma boa reunião, numa pega em que o grupo ajudou. Fechou a actuação dos Mexicanos o forcado Sergio Melin, que pegou à 1ª tentativa, estando bem o forcado assim como o grupo.

O MAIS E O MENOS DA CORRIDA

+ Ritmo da corrida
+ Exemplo do forcado Vasco Pinto, a não se render
- Peso anunciado dos toiros

Sem comentários:

Enviar um comentário