terça-feira, 27 de outubro de 2009

Teste com ferros curtos e compridos "à espanhola" organizado pela ANGF


A Associação Nacional de Grupos de Forcados, vai levar a efeito um teste com os protótipos de Ferros Compridos e Ferros Curtos "à espanhola", no próximo dia 3 de Novembro, pelas 19H30, na Praça de Toiros Arena D’Évora.
Nessa tarde/noite serão toureados dois toiros pelos senhores cavaleiros Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles, que gentilmente se disponibilizaram para realizar o referido teste.

O mesmo será realizado á porta fechada, contando apenas com os intervenientes e os meios de comunicação devidamente credenciados.

As bandarilhas "à espanhola", como são conhecidas, têm um sistema de mola junto à farpa, mola esta que se solta aquando da cravagem soltando a zona da farpa, que fica cravada, da zona da madeira, que fica presa à anterior por um pequeníssimo fio de cordel. Naturalmente o balanço da madeira continua a existir mas a força que é efectuada pelo peso já não é no sentido de revirar a farpa mas sim no sentido de a puxar, coisa que não tem problema algum pois o pequeno arpão da farpa impede a sua saída. Por outro lado também deixa de se colocar a questão do embate contra uma bandarilha que fique a fazer apoio no dorso do toiro pois a madeira está desligada da farpa não tendo um apoio na base que a possa tornar perigosa.

O objectivo deste teste é comprovar a eficácia das mesmas no sentido de evitar acidentes no futuro, como o recentemente sucedido com o Ninã (Cabo do GFA Alcochete), e outros conhecidos de todos nós, com a substituição das actuais pelas agora levadas a teste.

Esperamos então pelos resultados do dito teste e aqui faremos uma reportagem sobre o mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário