quarta-feira, 31 de março de 2010

Bandarilhas de Segurança - "Histórias como estas podem ter um fim, assim o permitam"


Era uma vez um Homem, sim, Homem. Preparava-se para fazer aquilo de que mais gostava. Entrou em praça com sete dos companheiros das jaquetas às ramagens ao som do cornetim e da filarmónica que abrilhantava a corrida. Findas as cortesias e aquando da 'hora H', enfrentou aquele toiro com a mesma garra, valentia e determinação com que enfrentara já tantos outros, mas o destino, a má sorte ou apenas um conjugar infeliz de circunstâncias, fizeram com que este fosse o último. António dos Santos, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Aveiras de Cima, faleceu na Praça de Toiros de Albufeira a 31 de Maio de 1997 quando, numa pega de caras, a quebra de um ferro comprido lhe entrou num olho, atingindo o cérebro.

Este infortúnio do destino abalou a forcadagem, os aficionados, a população em geral... Os ferros não deveriam fazer parte das preocupações dos Homens que pegam toiros.

Infelizmente, esta história sem final cor-de-rosa faz, como todas as outras assim, parte da realidade pura, dura e cruel. Como só no mundo das pessoas reais acontece e deixa marca. Muitos mais valentes Homens existiram (e existem) cuja vida foi (e é) atentada da mesma forma, no entanto tiveram outra sorte, se se pode chamar sorte. A ferragem é apenas um dos aspectos que carecem alteração no que diz respeito à segurança dos forcados, mas existem tantas outras...!

João Pedro Bolota, então cabo do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, é um dos Homens que teve outra 'sorte'. Ficou cego de um olho, exactamente pela mesma causa: a quebra de um ferro comprido, 35cm de madeira lascada, apontada à face do forcado como que uma lança.

Praticamente uma década depois da morte de António dos Santos, em 2006, apareceu finalmente uma solução – Ferros Compridos de Segurança – cujo modelo foi inventado e registado pelo embolador António Carlos Estorninho. Deixava de haver razão para este tipo de acidentes continuarem a existir. O Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses, a Associação Nacional de Grupos de Forcados e a Inspecção Geral das Actividades Culturais foram devidamente informados, mas nada fizeram, nada. Uma luta constante do referido embolador apoiada incondicionalmente por João Pedro Bolota, hoje empresário, foi travada a cada meta alcançada. Entraves e mais entraves como se os novos ferros não interessassem nem tivessem qualquer importância.

Em 2009, após João Salvação, cabo do Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde, ter cegado também devido à quebra de um ferro comprido e inúmeros acidentes de menor gravidade depois, foi agendado um primeiro teste à ferragem de segurança onde, surpreendentemente, surgiram outros dois modelos de ferros compridos, até então desconhecidos, dos emboladores Carlos Simões e José Paulo.

Hoje, com três modelos de ferragem comprida de segurança e com um segundo teste adiado sucessivamente, resta uma questão para vós que mandais e que tendes poder para tanta coisa: Quantos mais acidentes serão necessários?

É óbvio que a resolução deste problema é urgente. O tempo urge e os acidentes acontecem. Mas estes são evitáveis! Há três razões para que não aconteçam. A qualidade de cada um dos modelos é discutível, cada um por suas razões, mas os testes, as apresentações e a opinião dos intervenientes na Festa servem para se chegarem a conclusões, ou não?

Embora o uso de qualquer nova ferragem esteja proibido, houve alguém que usou um qualquer protótipo no recente Festival Taurino de Vila Viçosa, mas a experiência vitimou três elementos do Grupo de Forcados Académicos de Elvas, quando o propósito de uma nova ferragem deveria ser evitar acidentes...

Para acabar com este tipo de acontecimentos e com os acidentes devido à actual ferragem, vós que mandais e tendes poder fazei, de vez, alguma coisa!

A mais importante festa da forcadagem será no dia em que, entre outros, as enfermarias de todas as Praças de Toiros tiverem as condições necessárias e a ferragem deixar de ser um problema, que por vezes é fatal.

Entradas Soltas para a Matinal de Rojões da Feira de Sevilha já à venda!‏


Entradas Soltas para a Matinal de Rojões da Feira de Sevilha já à venda!

Não fique sem a sua...

Compre já em: https://www.lamaestranza.es/venta_carteles.asp


Domingo - 25 ABRIL - Matinal
6 Toiros de Murube
António Domecq
RUI FERNANDES
Andy Cartagena
Alvaro Montes
Sergio Galan
Leonardo Hernandez

Em anexo, uma foto da Saída em Ombros pela Porta do Príncipe no dia 3 de Abril de 2005. Foi até hoje o primeiro e único toureiro português a conseguir tal feito. No ano seguinte, a 30 de Abril de 2006 cortou igualmente 2 orelhas.

Encontramos-nos por lá!

Jornal Farpas - Quinta-Feira nas Bancas!


Mais um forcado ferido por uma bandarilha em Vila Viçosa – e tarda em surgir a resolução deste problema, eternamente adiado. Este é o tema de capa do semanário “Farpas” que amanhã estará nas bancas, com as fotos arrepiantes do jovem forcado de Elvas vítima (mais um) das bandarilhas.

Também no “Farpas” de amanhã, o registo do espectacular triunfo de Duarte Pinto em Santarém e a sequência fotográfica (de João Dinis) da aparatosa colhida do matador Luis “Procuna” em Vila Franca.

Fique ainda a conhecer o cavaleiro praticante Filipe Vinhais, que além do toureiro, é oficial da Força Aérea.

Leia o relato do director do “Farpas”, Miguel Alvarenga, do seu quarto fim-de-semana de reclusão no Linhó. E não perca o Editorial de Solange Pinto e as crónicas de João Cortesão e Hugo Teixeira. Além, claro, das sempre polémicas ‘farpas’ de Alvarenga.

José Vinagre: Uma Pega Histórica em Alcochete!


Corrida de emoções fortes em Alcochete, onde os toiros espanhóis vieram "apimentar" a tarde. Tarde essa que viria a ser Histórica para José Vinagre...

Épica e de enorme estoicismo, com uma garra e união fora do vulgar, a pega de José Vinagre ao quarto toiro da magnífica tarde primaveril de domingo, é merecedora de ficar nos anais da tauromaquia e da forcadagem porquanto se tratou de um momento de extraordinária coragem e entrega de todos os elementos do seu grupo, os Amadores de Alcochete, frente à violência tremenda demonstrada pelo toiro. Alcochete, terra do barrete verde e das salinas e de grandes moços de forcado, viu o público, de pé, em uníssono, tributar aos forcados a maior ovação da tarde e uma das maiores a que já assisti numa pega.

Épica, estóica e de tremenda entrega, só possível a um forcado com “F”, como o foi José Vinagre naquele momento, frente a um toiro que derrotou com imensa violência e a consumação, à 2ª, com brilhante intervenção do 1º ajuda, é o triunfo sonante e a destacar numa tarde em que todos sentiram na pele as dificuldades dos toiros espanhóis de Santiago Domecq e Las Monjas. Pelos Amadores de Alcochete foram ainda caras Ruben Duarte e Pedro Viegas, ambos a consumarem ao segundo intento. Pelo agrupamento mais antigo em praça, os Amadores de Vila Franca, Ricardo Patusco consumou galhardamente à segunda numa dura intervenção, Flávio Henriques esteve bem a receber e a fechar-se à 1ª no terceiro da ordem, e no quinto houve problemas para concretizara pega frente a um toiro muito complicado e violento que lesionou Bruno Casquinha e Diogo Pereira, cada um com duas tentativas falhadas e depois José Pedro Suspiro, a sesgo e com muita decisão consumou à 1ª.

Toiros com peso e idade das ganadarias de Santiago Domecq e Las Monjas saíram mansos e complicados à excepção do segundo que cumpriu, obrigaram os cavaleiros a manter despertos todos os sentidos, impondo respeito na arena e nas bancadas.

Luis Rouxinol teve um lote que não lhe deu muitas opções, desinteressado o primeiro e manso e de «arreões» o segundo. Cumpriu na brega criteriosa no primeiro da tarde e deixou ferragem a contento mas sem poder luzir-se ao seu melhor nível. O quarto da ordem colheu-o contra tábuas por duas vezes e o cavaleiro de Pegões cresceu na adversidade e deixou alguns curtos de boa nota.

Salgueiro assinou uma boa lide frente ao segundo da tarde. Bem na brega, deixando o toiro bem colocado e procurando viagens a deixar-se ver cravou bons curtos e esteve em bom plano sacando o máximo partido das investidas em lide muito aplaudida e de bom nível. No quinto da tarde teve de deixar a ferragem de forma sesgada, com algum toque à mistura, sendo obrigado a consentir bastante para cravar a ferragem.

Rui Fernandes cumpriu, se mais, a papeleta frente ao seu primeiro, estando correcto e esforçado na brega e na cravagem. Seria, contudo, no manso que encerrou praça que conseguiu os seus melhores momentos numa actuação francamente interessante pela brega e variadade nas sortes, encontrando toiro em todos os terrenos. Boa actuação a fechar a tarde.

Direcção de corrida de Júlio Gomes com muita música concedida e demasiado rigor na pega dos Amadores de Vila Franca ao quinto da ordem.

Alcochete, 28 de Março de 2010. 2/3 de Casa. Toiros de Santiago Domecq e Las Monjas.

  • Luis Rouxinol - Volta e Volta
  • João Salgueiro - Volta e Volta
  • Rui Fernandes - Volta e Volta

> Forcados Amadores de Vila Franca (2ª, 1ª e 5ª) e Alcochete (2ª, 2ª e 2ª)

"Zézito" (Lima Duarte) brilhou em Alcochete


"Zézito", o primeiro cavalo da coudelaria açoreana Lima Duarte a estrear-se nas arenas, voltou a brilhar domingo passado em Alcochete, onde toureava em público pela terceira vez.
Propriedade do cavaleiro Luis Rouxinol, o cavalo tem cinco anos e é filho do famoso "Joel" que pertenceu aos maestros João Moura e Pablo Hermoso de Mendoza.
Além de Rouxinol, também os cavaleiros João Moura e António Ribeiro Telles possuem nas suas quadras exemplares da coudelaria de João Duarte e Helena Lima.

Foto João Dinis

Filme "Manolete" estreia hoje em França



Estreia hoje em várias salas de cinema francesas o filme "Manolete", que ralata os últimos dias de vida do famoso toureiro cordobés, interpretado por Adrien Brody, e o seu romance com a actriz Lupe Sino (Penélope Cruz). Realizado por Menno Meyjes, o filme tem visto a sua estreia adiada em Espanha por um diferendo entra a produtora e a empresa responsável pelos cenários, dizendo-se agora que tudo será em breve ultrapassado e que "Manolete" chegará aos cinemas de Espanha na segunda quinzena de Maio.
O filme não tem ainda data prevista de estreia no nosso país.

Foto D.R.

Empresa de Sevilha veta o site "Sevilha Taurina"


Pelo segundo ano consecutivo, a empresa "Pagés", que gere a Real Maestranza de Sevilha, mantém o veto aos jornalistas do site "Sevilha Taurina", iniciado na época passada.
Na origem de mais esta atentado à liberdade de expressão e ao direito de informar, estarão notícias avançadas pelo referido portal taurino sevilhano e que não agradaram aos empresários da Maestranza...

Foto D.R.

S. Manços abre temporada no sábado


A praça de toiros de S. Manços abre a sua temporada este sábado (Páscoa), 3 de Abril, com a primeira corrida de toiros organizada pelo novo empresário daquele tauródromo, Carlos Pegado.
Lidam-se toiros espanhóis de Benítez Cubero (anunciados com 5 anos e pesos de 600 quilos) e actuam os cavaleiros Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e Tiago Carreiras, bem como os grupos de forcados Amadores de Évora e de S. Manços.
Inserido na festa da Páscoa, haverá também um passeio a cavalo.

João Augusto Moura treina na praça de Monforte



Preparando-se para a próxima temporada, o novilheiro João Augusto Moura efectuou esta semana um treino na praça de toiros de Monforte, em que participaram também o novilheiro mexicano David Silvetti e o jovem João Carreira, aluno de Pedro Gonçalves na escola de bandarilheiros de Santarém. As lides foram coadjuvadas pelos bandarilheiros Pedro Gonçalves e Cláudio Miguel.

Fotos D.R.

“Procuna” na Terrugem


“Procuna” será o primeiro Matador a actuar oficialmente naquela arena alentejana, 31 anos depois da sua construção. Por lá já passaram vários novilheiros mas nunca um Matador de Toiros, como tal Sábado de Páscoa a Terrugem irá viver um momento histórico com a actuação de “Procuna”.

No cartel figuram, alem de Luís “Procuna”, o novilheiro Nuno Casquinha e os cavaleiros José Luís Sommer D’Andrade, na comemoração dos seus 40 anos de alternativa, Sónia Matias, Rui Santos e António Maria Brito Paes. Pegam os Amadores de Coruche e Monsaraz. Lidam-se novilhos-toiros de Vasconcellos e Souza D’Andrade, Brito Pães, S. Martinho, Falé Filipe e Nuno Casquinha.

Sábado 3 Abril ás 16 hrs, “Procuna” na Terrugem!

Rui Santos Inicia Temporada na Terrugem


Do Gabinate de Imprensa do Cavaleiro Rui Santos, recebemos a seguinte noticia dando conta conta do inicio da sua temporada na Terrugem:

O Cavaleiro Rui Santos irá iniciar a sua temporada 2010 no festival comemorativo dos 40 anos de alternativa do cavaleiro José Luís Sommer D’Andrade a ter lugar sábado 3 Abril ás 16 horas na praça de toiros da Terrugem.

Rui Santos irá assim dar inicio a uma temporada que deseja ser de renovação e maior dimensão que a temporada passada, mantendo a mesma quadra, com excepção do Salvador, falecido durante o defeso, estando actualmente a preparar novas montadas que poderão vir a firmarem-se importantes mais-valias na importante quadra de Rui Santos.

Rui irá compartir cartel com José Luís Sommer D’Andrade, na comemoração dos seus 40 anos de alternativa, Sónia Matias e António Maria Brito Paes. O matador Luís Vital “Procuna” e o novilheiro Nuno Casquinha, pegam os Amadores de Coruche e Monsaraz e lidam-se novilhos-toiros de Vasconcellos e Souza D’Andrade, Brito Paes, S. Martinho, Falé Filipe e Nuno Casquinha.

Hoje Burladero de Imprensa tem novo horário


A título excepcional, devido à programação desportiva, o programa Burladero de Imprensa vai para o ar esta Quarta-Feira, somente entre as 23 e as 24 horas, nas frequências habituais dos 93.5 e 100.6 FM da Rádio Voz de Alenquer e através do endereço www.radioalenquer.com

No serão de hoje, Catarina Bexiga estará à conversa com Vasco Pinto, cabo dos Amadores de Alcochete, e José Miguel Vinagre, o forcado que no passado Domingo na praça de toiros de Alcochete fez uma pega histórica.

Em Burladero de Imprensa também terão honras de destaque todas as principais notícias que marcam a actualidade taurina em Portugal e Além Fronteiras…

Sábado há festival na Terrugem


A Praça de Touros da Terrugem, receberá no próximo Sábado um festival taurino a favor da ABAT, uma instituição de solidariedade social daquela localidade do concelho de Elvas.

Em praça, para lidar seis novilhos/touros de Sommer D'Andrade, Brito Paes, Falé Filipe, Nuno Casquinha e São Martinho, estarão os cavaleiros José Luis Sommer D’Andrade, Sónia Matias, Rui Santos e António Brito Paes, bem como, o matador Luis Vital “Procuna” e o novilheiro Nuno Casquinha. Os Forcados serão os Amadores de Coruche e Monsaraz.

Este será ainda um festival onde se irá comemorar os 40 anos de alternativa de José Luis Sommer D’Andrade.

Através de uma nota de imprensa enviada para as redações o cavaleiro Rui Santos diz que “irei assim dar inicio a uma temporada que desejo ser de renovação e maior dimensão que a temporada passada, mantendo a mesma quadra, com excepção do “Salvador”, falecido durante o defeso, estando actualmente a preparar novas montadas que poderão vir a firmarem-se importantes mais-valias na importante quadra”.

Também através de um comunicado o matador Luis Vital “Procuna” diz que “serei o primeiro Matador a actuar oficialmente naquela arena alentejana, 31 anos depois da sua construção. Por lá já passaram vários novilheiros mas nunca um Matador de Toiros, como tal Sábado de Páscoa a Terrugem irá viver um momento histórico com a actuação”.

terça-feira, 30 de março de 2010

Homenagem a Rodolfo André Proença em Alpalhão no Domingo de Páscoa


A GESTOIRO apresenta o "1º Grande Acontecimento do Alto Alentejo", a Corrida de Toiros de Homenagem Póstuma ao Ganadero da Região, Sr. Rodolfo André Proença.

Em praça os Cavaleiros João Moura, Rui Fernandes e João Moura Caetano.

Pegas a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e Portalegre.

Serão lidados toiros da ganadaria Rodolfo André Proença.

Antes de Madrid, Manuel Lupi confirma a Alternativa em Nimes


Manuel Lupi confirmará Alternativa em arenas francesas no próximo dia 24 de Maio, em plena Feira de Nimes.

O unico artista português presente em Nimes, dividirá cartel com Pablo Hermoso de Mendonza e Leonardo Hernandéz, frente de toiros de San Pelayo.

IV Grande Corrida do Tomate em Salvaterra de Magos


A empresa Toiro & Tauromaquia apresentou em comunicado o cartel para a VI Grande Corrida do Tomate, a realizar em Salvaterra de Magos a 11 de Abril

Gestoiro em Portalegre e Amareleja

Segundo nos informou à pouco a empresa Gestoiro de Paulo e Rodrigo Tendeiro, irá a Praça de Touros José Elias Martins em Portalegre.

Será por tempo indeterminado, que a empresa Gestoiro irá gerir a Praça de Touros “José Elias Martins” na capital do Norte Alentejano, sucedendo assim à empresa Verónicas e Piruetas de Abel Correia e João Moura, que anunciou à uns meses atrás a intenção de não continuar à frente dos destinos da refrida praça.

Em declarações ao Toureio.com, Rodrigo Tendeiro mostrou-se satisfeito por esta decisão da proprietária da praça e adiantou-se que irá realizar duas corridas em Portalegre, por ocasião da Feira das cerejas e por ocasião da Feira das Cebolas.

Tendeiro adiantou-nos ainda que em 2010, irá gerir também a Praça de Touros da Amareleja, não nos querendo adiantar que projectos tem para esta praça alentejana.

Deste modo, a empresa Gestoiro, irá gerir em 2010 as Praças de Touros de Moura, Alcácer do Sal, Portalegre, Alpalhão e Amareleja.

Amadores de Arruda com seis touros em Espanha

Pela primeira vez na sua pequena história, o Grupo de Forcados Amadores de Arruda dos Vinhos irá encerrar-se com 6 toiros, no próximo dia 25 de Abril, na localidade de Abanilla (Murcia).

No cartel estarão presentes os rejoneadores Sérgio Vegas, José António Navarro Orenes e "El Cartagenero", diante de toiros de Conde de la Maza. Esta é a primeira presença dos Amadores de Arruda dos Vinhos em Espanha durante esta temporada, onde têm como objectivo entrar para a ANGF.

De realçar a maneira bonita como está feito o cartaz, com uma fábulosa foto dos Amadores de Arruda, no passado ano na feira de Zamora, sendo o autor da foto, o crítico taurino António Lúcio.

Marco José hoje na Rádio Campanário


O cavaleiro Marco José é o destaque do programa Tauromaquia da Rádio Campanário – Voz de Vila Viçosa, em 90.6FM ou então em www.radiocampanario.com.

Vai hoje para o ar mais uma edição do programa Tauromaquia da Rádio Campanário – Voz de Vila Viçosa, um programa que todas as terças-feiras leva até si toda a actualidade taurina. No programa desta noite Hugo Calado irá estar à conversa com o cavaleiro Marco José, que este ano comemora os seus 15 anos de alternativa. Na edição de hoje, irá fazer-se ainda a antevisão do festival a realizar Sábado na Terrugem e como já vem sendo habitual, a rubrica “Bau do Aficionado” com Marco Gomes.

No programa de hoje poderá ainda participar nos passatempos que irá ser lançados durante o programa.

Mais uma edição a não perder a partir das 21 horas em 90.6Fm ou então na internet em www.radiocampanario.com , um programa que será antecedido por fados e flamencos.

Manuel Lupi em Nimes


O cavaleiro português Manuel Lupi, será a única presença portuguesa na Feira de Nîmes, uma feira que decorrerá entre os dias 13 e 24 de Maio.

Para além de Manuel Lupi, estarão ainda presentes várias figuras do toureio mundial, como é o caso de Sebastian Vastella, El Juli, Morante de la Puebla e Javier Conde, entre outros.

Deste modo, a composição dos cartéis é a seguinte:

- Quinta-feira 13 de Maio. Matinal. Novilhos de Blohorn, Gallon, Luc y Marc Jalabert, Virgen María e Robert Margé para Patrick Oliver, Thomas Joubert e Thomas Duffau.

- Quinta-feira 13 de Maio. Touros de Albarreal, Alcurrucén, El Pilar, Garcigrande, Núñez del Cuvillo e Victoriano del Río para Sebastián Castella, como único espada.

- Quarta-feira 19 de Maio. Touros de Miura para Juan José Padilla, Rafaelillo e Medhi Savalli.

- Quinta-feira 20 de Maio. Touros de Núñez del Cuvillo para Julio Aparicio, José Tomás e Sebastián Castella.

- Sexta-feira 21 de Maio. Touros de José Vázquez para Juan Bautista, Matías Tejela e Arturo Macías, que confirma.

- Sexta-feira 21 de Maio. Nocturna. Primeira semifinal do “Master de Escuelas”.

- Sábado 22 de Maio. Matinal. Toros de Garcigrande para Enrique Ponce, El Juli e Daniel Luque.

- Sábado 22 de Maio. Touros de Fuente Ymbro para César Jiménez, Antonio Barrera e Rubén Pinar.

- Sábado 22 de Maio. Nocturna. Segunda semifinal do “Master de Escuelas”.

- Domingo 23 de Maio. Matinal. Touros de Juan Pedro Domecq para Javier Conde e Morante de la Puebla, mano a mano.

- Domingo 23 de Maio. Touros de Samuel Flores para Enrique Ponce, Daniel Luque e El Capea, que confirma.

- Domingo 23 de Maio. Nocturna. Erales de El Freixo para a final do “Master de Escuelas”.

- Segunda-feira 24 de Maio. Matinal. Touros de San Pelayo para Hermoso de Mendoza, Leonardo Hernández e Manuel Lupi, que confirma.

- Segunda-feira 24 de Maio. Touros de distintas ganadarias para El Juli e Sebastián Castella, mano a mano.

Ganadaria Palha em Vauvert


A localidade francesa de Vauvert já fechou os carteis dos dois festejos que se celebram na sua feira dos dias 3 e 4 de Julho, uma feira que contará com a presença da ganadaria portuguesa de Palha.

Assim, no dia 4 de Julho, será lidada uma novilhada de Palha pelos novilheiros Fernando Tendero, Juan Carlos Rey e Mathieu Guillon. Já um dia antes terá lugar a final do Bolsin.

Romaria Moita-Viana já tem data

A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo vai, este ano, decorrer entre 21 e 25 de Abril, e os preparativos decorrem a bom ritmo. A Comissão Organizadora, composta pela Câmara Municipal da Moita, Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, está a preparar a melhoria das condições logísticas, reforçando, por exemplo, os sanitários e os balneários nos locais de pernoita.

Mais informações e inscrições através do telefone: 210817026.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Rui Fernandes e o forcado José Vinagre foram ontem os triunfadores em Alcochete

Solange Pinto - O valente forcado José Vinagre, dos Amadores de Alcochete e o cavaleiro Rui Fernandes, qjue evidenciou motivação e segurança, denotando atravessar um momento de eleição, foram os grandes triunfadores da corrida de ontem à tarde em Alcochete, onde o público não preencheu mais de meia casa.
Lidavam-se toiros espanhóis de Domecq (que ofereceram menos problemas) e Las Monjas (mais complicados). Luis Rouxinol não esteve no seu melhor e João Salgueiro também teve alguns problemas (como o cavaleiro de Pegões) na lide do toiros de Las Monjas, mostrando-se mais sereno no de Domecq.
Os Forcados de Vila Franca tiveram tarde irregular, apesar da grande pega de Ricardo Patusco e os de Alcochete marcaram a tarde com o pegão de Vinagre.

Setúbal: Bolota organiza corrida em desmontável na Feira de Santiago

Com a praça "Carlos Relvas" (na foto) desactivada, o empresário João Pedro Bolota organizará este ano, por ocasião da Feira de Santiago, uma corrida de toiros numa desmontável na cidade de Setúbal - uma notícia que o "Farpas Blogue" avança em primeiríssima mão.


Pedro Gonçalves anuncia os seus cartéis

O bandarilheiro Pedro Gonçalves (na foto, no ano passado no Campo Pequeno, com Pedrito de Portugal) revelou ao "Farpas Blogue" alguns dos cartéis já rematados das corridas que realizará esta temporada:
- Olival (Ourém) - Domingo, 6 de Junho, às 17 horas. 6 toiros de Vila Galé para os cavaleiros Tito Semedo, João Pedro Cerejo e Gilberto Filipe. Forcados de Lisboa e Azambuja.
- Vila Nova da Barquinha - 6ª feira, 11 de Junho, às 22 horas. 6 toiros de Vila Galé para Rui Salvador, João Pedro Cerejo e Ana Batista. Forcados da Chamusca, Tomar e Azambuja (concurso de pegas).
- Almeirim - Domingo, 27 de Junho, às 17 horas. 6 toiros de Veiga Teixeira. Cartel a designar.
- Eira da Pedra (Fátima) - Domingo, 4 de Julho, às 17 horas. 6 toiros de Engº Luis Rocha para Luis Rouxinol, João Pedro Cerejo e José Manuel Duarte. Forcados da Chamusca e Tomar.
- Carapinheira do Campo (Montemor-o-Velho) - Domingo, 11 de Julho, às 17 horas. 6 toiros a designar para Rui Salvador e João Pedro Cerejo, Forcados do Apos. Chamusca e outro grupo e um diestro a pé.
- Ourém - Domingo, 22 de Agosto, às 17 horas. 6 toiros de Nuno Casquinha para Rui Salvador, João Pedro Cerejo e outro. Forcados da Azambuja e outro grupo.

Um mês depois, mais um óptimo fim-de-semana!

Miguel Alvarenga - Cumpri o quinto fim-de-semana "democraticamente" preso no Linhó, na casa dos fins-de-semana de "Prisão em Dias Livres", mais conhecida pela do "Big Brother". Foi exactamente há um mês (27 e 28 de Fevereiro) que ali iniciei esta nova aventura da minha vida.
Há males que vêm por bem e ao menos posso congratular-me com o facto de o "Farpas" ter subido em flecha as vendas no último mês. Além da habitual e sempre fiel franja de leitores aficionados, existe agora uma nova corrente de leitores não taurinos que estão a correr todas as semanas às bancas, para ler as histórias da minha prisão. Mesmo assim, insisto: não fiz de propósito para aumentar as vendas do jornal... Mas é a compensação que tenho por passar o sábado e o domingo "arrecadado".
Não fosse a gripe mal curada e que ainda ma atormentou nesta fim-de semana e poderia dizer que tudo correu às mil maravilhas. Mas, feitas as contas, foi mais um óptimo e divertidíssimo fim-de-semana, com dois "concorrentes" novos - contarei tudo no jornal.
Regressei uma vez mais à liberdade e desta vez passámos uma hora a menos na casa, visto que a hora adiantou na madrugada de sábado. Foi bom.
Boa semana para todos. Vou gozar a minha o melhor possível! Tornei-me um campeão nos matraquilhos... eu que odeio futebol. Só ontem, arrumei-lhe com... sete golos! Foi obra. E sábado assisti ensutiasmo ao Benfica-Braga... só até metade.

Foto D.R.

Festival de St. António das Areias já tem cartel

O empresário Vasco Pombeiro, acaba de anunciar o cartel completo para o tradicional festival taurino de Santo António das Areias, que terá lugar no próximo dia 24 de Abril, pelas 17 horas. Em praça estarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Paulo, Sónia Matias, Ribeiro Telles Bastos, Duarte Pinto e ainda o amador Rui Guerra, que prestará prova de cavaleiro praticante.

Nas pegas estão a em competição os Amadores de Portalegre, Monforte e Bencatel, que irão disputar o Troféu Casa do Povo. Quanto aos preços para este festival, serão a partir de 10 euros.


Leandro a gosto em Madrid

A Monumental de Las Ventas em Madrid, recebeu este Domingo a tradicional corrida de Domingo de Ramos e que contou com ¼ de casa, perante um tempo agradável. Lidaram-se seis touros de San Miguel, procedência Carlos Nuñez, saíram sem bravura e força. O segundo e terceiro foram devolvidos aos currais por falta de força. Dois sobreros de Carriquiri lidados em 5º e 6º lugar, mas saíram com os mesmos sintomas dos outros.

Este cartel era com três toureiros modestos, mas com muita arte, apenas faltou touro.

Curro Diaz, obteve ovação e silencio. Houve detalhes de arte, matou de uma estocada e meia estocada.

Leandro, obteve ovação e ovação. Dentro do mau, o lote que lhe tocou foi o menos mau. Viram-se momentos de muita arte e o publico agradeceu.

Morenito de Aranda, obteve silêncio e silencio. Realizou uma faena de detalhes de arte. Este era um cartel de feira, mas foi fora da feira. Um cartel interessante para o aficionado, mas não houve touros.

Fracasso Antitaurino


Os organizadores desta manifestação prometiam juntar milhares de pessoas, tendo realizado uma intensa campanha publicitária em diversos meios de comunicação ao longo da última semana.

Representantes e apoiantes de cerca de 50 organizações anti-taurinas (associações, movimentos e partidos políticos) desfilaram ruidosamente pelas ruas de Madrid, sob o lema de “A Cultura Não é Tortura”. Esperanza Aguirre, Presidente da Comunidade Autónoma de Madrid, era o alvo preferencial desta falhada manifestação por defender que a tauromaquia seja considerada um Bem de Interesse Cultural.

As associações anti-taurinas portuguesas também já têm convocada para o dia 14 de Abril uma manifestação de objectivo semelhante, que sairá às 15h00 do Campo Pequeno em rumo à Assembleia da República.

Corrida de Competição perante Toiros Vale do Sorraia na Palha Blanco


Englobado na VII Festa de Campo, da Lezíria e do Cavalo, a Centenária Praça de Toiros Palha Blanco abrirá as suas portas no próximo dia 2 de Maio pelas 16:30 horas para a realização de uma corrida de toiros à portuguesa, que servirá igualmente para iniciar as comemorações oficiais do 35º Aniversário da ABEI - Associação do Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira.

A ABEI que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, criada em Maio de 1975 por um grupo de Pais e Cidadãos, sensíveis e vocacionados para a prevenção e resolução de problemas associados à infância, e entendeu iniciar as comemorações do seu 35º Aniversário com este acto prestigiando assim a Tauromaquia e defendendo os valores culturais do concelho onde está inserida.

Após o extraordinário sucesso de um Toiro da ganadaria Vale Sorraia na Feira de Outubro de 2008, a Tauroleve tem a honra de apresentar um curro completo desta divisa histórica por ser das raras ganadarias que é composta por reses de casta portuguesa, provenientes de Norberto Pedroso, Branco Teixeira e Palha Blanco. Um curro com trapio e de apresentação singular que marcará sem dúvida o arranque da temporada.

Para estar por diante dos Sorraias, a Tauroleve apostou numa terna de cavaleiros jovens. Paulo Jorge Santos, João Ribeiro Telles Jr. e João Salgueiro da Costa, compõem a terna desta tarde, que se quer de competição máxima entre três jovens que cimentam o mais alto patamar da nossa tauromaquia.

Paulo Jorge Santos tem baseado a sua carreira de forma quase exclusiva no país vizinho. Com o número de actuações a rondar as trinta corridas, tem alternado e triunfado ao lado dos mais destacados rejoneadores da actualidade, entre os quais Pablo Hermozo de Mendoza. No ano passado destacou-se na Praça de Toiros do Campo Pequeno com uma lide de requinte. Cavaleiro radicado em Vila Franca de Xira tem nesta tarde de regresso às arenas portuguesas, uma oportunidade extraordinária de evidenciar as suas qualidades.

João Ribeiro Telles Jr. foi um dos grandes destaques da temporada 2009. A sua irreverência e contágio para com o público têm sido uma das referências de maior destaque na nossa tauromaquia. Na passada Feira de Outubro em Vila Franca construiu uma faena fabulosa, colocando o seu cavalo Gabarito na lista dos cavalos que podem entrar para a história. Entendeu a empresa que a sua presença se deveria repetir na primeira oportunidade e assim se conta com o "Ginja" para mais uma tarde que se acredita de grande sucesso.

João Salgueiro da Costa é um cavaleiro de dinastia que impõe de forma vincada a sua personalidade toureira. Possuidor de sensibilidade toureira herdada de grandes mestres, Salgueiro da Costa foi sem dúvida autor de ferros que marcaram a temporada passada. No caminho para a alternativa esta é sem duvida uma das tardes em que a competição implicará uma enorme vontade pelo triunfo.

No capítulo da forcadagem, as pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca e de Alcochete. Dois grupos de enormes valias e com pergaminhos na nossa tauromaquia e que tarde após tarde buscam o triunfo na arte de bem pegar toiros.

Contudo a vertente taurina não ficará pela realização da corrida de dia 2. A empresa Tauroleve anuncia ainda que será realizado na Praça de Toiros Palha Blanco o desenjaulamento público dos toiros da ganadaria de Vale Sorraia no dia 1 de Maio pelas 22 horas. Um espectáculo único com o intuito que todos os aficionados possam confirmar a imponência dos toiros a lidar no dia seguinte.

Pedro Salvador em Sousel dia 5 de Abril


Do Gabinete de Imprensa do Cavaleiro Pedro Salvador recebemos a seguinte informação dando conta da sua presença na Corrida de Sousel dia 5 de Abril:

O cavaleiro Pedro Salvador, vai estar presente na corrida de toiros em Sousel no dia 5 de Abril de 2010, alternando com João Pedro Cerejo e Gilberto Filipe.

Á conversa com Pedro, falou-nos da importância desta corrida em Sousel, como todas as outras onde irá actuar.

Esta temporada, será muito importante para a sua afirmação como cavaleiro profissional, com uma quadra bastante competente e completíssima. Pedro, transmitiu também a todos os aficionados que irá para todas as corridas triunfar, como já nos tem habituado.

Forcados de Elvas voltam à Venezuela!


O TouroBravo.com soube que o Grupo de Forcados Académicos de Elvas já está contratado para pegar em Tovar (Venezuela), no próximo mês de Setembro...

O Grupo de Forcados Académicos de Elvas já está contratado para regressar novamente à Venezuela. Ao que apurámos, será uma corrida de toiros mista na Praça de Toiros “La Sultana del Mocotíes, em Tovar (Mérida), num certame que decorrerá de 9 a 12 de Setembro. Os toiros para essa corrida serão: três de Tarapío e outros tantos de Laguna Blanca.

A empresa “Ganaderia de Lidia Campo Pequeño” anunciou ainda as contratações dos rejoneadores Jorge Hernández Gárate e José Luis Rodríguez. A feira contará com uma novilhada, três corridas de toiros (duas apeadas e uma mista).

Tarde de emoções em Alcochete


As duas ganadarias espanholas de Santiago Domecq e Las Monjas eram o mote para o segundo evento de 2010 na Praça de Touros de Alcochete que encheu ¾ de casa contudo, os cavaleiros não tiveram nos seis touros de apresentação espectacular a bravura necessária para um bom espectáculo.



Os três primeiros Santiago Domecq foram menos difíceis e os três cavaleiros, Luís Rouxinol, João Salgueiro e Rui Fernandes, tiveram uma passagem regular. Já nos três de Las Monjas, só permitiram uma lide vistosa a Rui Fernandes que se adornou com o último da tarde, conseguindo os mais sonoros aplausos. Foi ainda o primeiro de Las Monjas, que trouxe os momentos de maior apuro com duas colhidas contra tábuas a Luís Rouxinol, mas sem consequências de maior.

Quanto ás pegas, houveram entradas duríssimas para todos os forcados solistas e ambos os grupos provaram as dificuldades de tamanho trapio, sem malide que lhes retirou alguma força, assim pelos de Vila Franca pegaram Ricardo patusco, à segunda tentativa, Flávio Henrique, á primeira e José Suspiro, á sua primeira tentativa, depois de dobrar Diogo Marques, que tentou duas vezes depois de ter dobrado Nuno Casquinha que também tentou duas vezes. Pelos de Alcochete foram caras Ruben Duarte, á segunda tentativa, José Vinagre, à segunda tentativa na pega da tarde que lhe valeu volta á arena com o primeiro ajuda com o publico de pé e ainda Pedro Viegas á segunda tentativa.

Enorme lição do Maestro Moura em Veiros


Quando ouvimos dizer que certas figuras do toureio, principalmente Espanholas exigem sempre um toureiro para sair pela frente a abrir praça, gostaríamos que estivessem este Domingo em Veiros para “se curarem desse mal”, ou seja: Que fariam essas “figuras” depois de verem uma lide a “abrir praça” como a que fez Domingo o Maestro João Moura, em que colocou a fasquia num ponto praticamente inalcançável? Foi impressionante assistir á lide de Moura; com um conhecimento de toiro e de terrenos enorme, com uma ligação perfeita e continuada, não houve um segundo durante a lide em que o Maestro não estivesse a tourear, a sua garra arrepiava, o seu profissionalismo atinge valores elevadíssimos, João Moura toureou em Veiros como se estivesse a tourear em Madrid.

Os cavalos sentem a alma e a vontade do toureiro e não hesitam em exprimi-la, o Merlin foi exemplo disso, fez-nos mais uma vez “tocar o céu”.

Bastinhas rubricou uma lide alegre como é seu apanágio, deixa quatro compridos de boa nota, remata com um de palmo, e o inevitável par de bandarilhas a pedido do público.

António Telles não esteve nos seus melhores dias, consentiu alguns toques na montada, mas ainda assim deixou ares de bom toureio, deixa cinco ferros curtos com destaque para o último que foi de enorme valor.

Francisco Cortes monta alvoroço na praça de Veiros; as suas lides cheias de movimento e garra dão um tempero especial a qualquer corrida, e fazem despertar qualquer aficionado menos emotivo, não fosse algum desacerto na colocação da ferragem e estaríamos aqui a falar de rotundo êxito.

Marcos Tenório não teve sorte no novilho que lhe coube, pois este saia solto depois da cravagem dos ferros, o que retirava algum brilhantismo ás sortes, contudo; e prova do grande ofício que já tem, soube sempre dar a volta por cima e foi também um dos triunfadores da tarde.

Extra corrida, toureou o Amador Miguel Moura, com a garra e toreria própria dos Moura, aí estava ele para conquistar mais um triunfo na sua embrionária mas promissora carreira, vamos em frente toureiro.

A forcadagem teve tarde para rodar malta nova; por Setúbal pegaram: Rui Ferreira á primeira tentativa e Hélder Rosado á terceira.

Monforte pegou Pedro Peixoto á primeira e Gonçalo Costa á segunda.

Os Académicos de Elvas resolveram as duas á primeira por: Paulo Barradas Maurício e André Bandeiras.

Os toiros pertenciam a José Luís Sommer de Andrade, que cumpriram na generalidade, e Francisco Romão Tenório o primeiro que foi lidado por João Moura, toiro este que demonstrou qualidades bastante elevadas e que o maestro aproveitou da forma como acima referimos.

Abrilhantou a corrida, a Banda da Sociedade Filamónica Veirense.

Grande ambiente se viveu esta tarde em Veiros, está de parabéns a organização (Veirenses Aficionados ao Cavalo e ao Toiro), que viu a praça encher por completo, esteve presente nesta corrida o Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sr Luís Mourinha, que esperamos tenha comprovado mais uma vez com esta enchente a grande aficion á festa brava que existe no seu Concelho, e assim desenvolva rapidamente esforços com vista á rápida recuperação da praça de toiros da sua Terra.

Quando ouvimos dizer que certas figuras do toureio, principalmente Espanholas exigem sempre um toureiro para sair pela frente a abrir praça, gostaríamos que estivessem hoje em Veiros para “se curarem desse mal”, ou seja: Que fariam essas “figuras” depois de verem uma lide a “abrir praça” como a que fez hoje o Maestro João Moura, em que colocou a fasquia num ponto praticamente inalcançável?

Foi impressionante assistir á lide de Moura; com um conhecimento de toiro e de terrenos enorme, com uma ligação perfeita e continuada, não houve um segundo durante a lide em que o Maestro não estivesse a tourear, a sua garra arrepiava, o seu profissionalismo atinge valores elevadíssimos, João Moura toureou em Veiros como se estivesse a tourear em Madrid.

Os cavalos sentem a alma e a vontade do toureiro e não hesitam em exprimi-la, o Merlin foi exemplo disso, fez-nos mais uma vez “tocar o céu”.

Bastinhas rubricou uma lide alegre como é seu apanágio, deixa quatro compridos de boa nota, remata com um de palmo, e o inevitável par de bandarilhas a pedido do público.

António Telles não esteve nos seus melhores dias, consentiu alguns toques na montada, mas ainda assim deixou ares de bom toureio, deixa cinco ferros curtos com destaque para o último que foi de enorme valor.

Francisco Cortes monta alvoroço na praça de Veiros; as suas lides cheias de movimento e garra dão um tempero especial a qualquer corrida, e fazem despertar qualquer aficionado menos emotivo, não fosse algum desacerto na colocação da ferragem e estaríamos aqui a falar de rotundo êxito.

Marcos Tenório não teve sorte no novilho que lhe coube, pois este saia solto depois da cravagem dos ferros, o que retirava algum brilhantismo ás sortes, contudo; e prova do grande ofício que já tem, soube sempre dar a volta por cima e foi também um dos triunfadores da tarde.

Extra corrida, toureou o Amador Miguel Moura, com a garra e toreria própria dos Moura, aí estava ele para conquistar mais um triunfo na sua embrionária mas promissora carreira, vamos em frente toureiro.

A forcadagem teve tarde para rodar malta nova; por Setúbal pegaram: Rui Ferreira á primeira tentativa e Hélder Rosado á terceira.

Monforte pegou Pedro Peixoto á primeira e Gonçalo Costa á segunda.

Os Académicos de Elvas resolveram as duas á primeira por: Paulo Barradas Maurício e André Bandeiras.

Os toiros pertenciam a José Luís Sommer de Andrade, que cumpriram na generalidade, e Francisco Romão Tenório o primeiro que foi lidado por João Moura, toiro este que demonstrou qualidades bastante elevadas e que o maestro aproveitou da forma como acima referimos.

Abrilhantou a corrida, a Banda da Sociedade Filamónica Veirense.

Grande ambiente se viveu esta tarde em Veiros, está de parabéns a organização (Veirenses Aficionados ao Cavalo e ao Toiro), que viu a praça encher por completo, esteve presente nesta corrida o Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sr Luís Mourinha, que esperamos tenha comprovado mais uma vez com esta enchente a grande aficion á festa brava que existe no seu Concelho, e assim desenvolva rapidamente esforços com vista á rápida recuperação da praça de toiros da sua Terra.


Noite "insonsa" em Évora


Èvora, Catedral do Forcado, III Festa do Forcado; meia casa forte, ou três quartos de casa fracos, permitam-me a redundância da expressão para dizer que houve de facto pouco público em Évora para a data e o dia em causa.

A Empresa colocou a sua parte: um bom cartel, um bom curro de toiros, dois grupos de forcados, deu duas oportunidades, uma a um praticante, outra a um amador, baixou os preços (última arma para conquistar mercado em economia) mas nada disto foi suficiente para que a praça enchesse, ficam as interrogações.

António Telles inicia a sua lide com três compridos de boa nota, ouve música logo no primeiro curto que crava, seguindo a lide numa linha clássica e purista como é seu timbre; cravou seis curtos como mandam os cânones, aproveitou bem o colaborante Pégoras, que sem ser bravo mostrou-se incansável na “perseguição” ao da Torrinha. No seu segundo e perante um toiro mais reservado, António teve que “puxar dos seus galões” para conseguir ainda assim uma lide bastante meritória, em que deixa na memória um excelente ferro ao estribo de alto a baixo, facto que levou o público a pedir a colocação de mais um ferro, que resultou também da melhor forma.

Victor Ribeiro teve uma primeira lide de grande nível artístico, começando logo nos compridos com dois excelentes ferros; inspirado pela Banda de Alcochete que tocou logo a seguir ao segundo curto, Victor lida de forma expressivamente emotiva, templada e toureira, termina com um quiebro de cortar a respiração, estava entregue o prémio da lide da noite. Na segunda lide devido ao seu toureio que pratica, que o leva a pisar terrenos de compromisso, mas que levam emoção ás bancadas, Victor consente alguns toques nas montadas, mas ainda assim a lide resulta em bom plano, mas uns furos abaixo da sua primeira.

O praticante Salgueiro da Costa, não iniciou da melhor forma a sua lide, desastrado nos compridos, consegue dois curtos de boa nota rematados com piruetas na cara do oponente, no sexto da corrida já vem mais calmo e começa com um comprido á tira de grande qualidade, traça uma lide mais madura e correcta que a anterior, com excelentes ferros curtos, alguns deles rematados com emocionantes pireutas, deixou boas maneiras este jovem; estamos convictos que com uma rodagem mais elevada tudo será extremamente fácil para que este jovem cavaleiro alcance grandes triunfos. Salgueiro ao contrário de todos os outros companheiros não deu volta em nenhum dos seus toiros, no primeiro não merecia, no segundo e perante a frieza inexplicável do público resolveu e bem que não a deveria dar, contudo merecia-a sem qualquer sombra de dúvidas.

O amador Mateus Prieto, já o temos visto mais acertado no seu labor, contudo deixou pinceladas de muito boa nota, com umas ganas enormes de triunfar, remata a sua lide com um excelente violino seguido de um ajustado ferro de palmo, consegue fortes aplausos.

Mas a noite era da forcadagem, pegavam os Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense fruto do prémio de cernelhas do ano passado e o Grupo de Alter do Chão vencedores concurso deste ano. Nestes concursos a palavra do Júri é soberana, contudo e perante a liberdade de opinião e expressão que a todos nós nos assiste, pensamos e concluímos também pelas muitas opiniões que ouvimos que esta vitória foi tudo menos unânime. Relativamente ao formato do concurso; será correcto deixar cerca de oitocentos forcados (totalidade dos grupos de concorreram) numa ansiedade permanente até quase á hora da corrida, na incerteza de saber se vão pegar ou não? Decerto será preciso mais tempo para um grupo se preparar animicamente para uma corrida desta responsabilidade. Não seria mais correcto colocar o grupo vencedor na corrida do próximo ano? Ou por exemplo na corrida dos triunfadores? Quanto a mim isto não tiraria prestígio algum ao prémio, e decerto resolveria algumas situações menos proveitosas.

Pela Tertúlia e mostrando grande coesão pegaram: Marco Sousa á primeira, Álvaro Dentinho á segunda, José Vicente á primeira e Fabrício Rico á terceira, esta em parceria com o Grupo de Alter (novilho lidado por Mateus Prieto.)

Por Alter, Pedro Saldanha á terceira, Sílvio Andreia também á terceira e Nuno Basso á primeira.

Não posso deixar de referir a frieza com que o público da catedral Eborense tratou todos os intervenientes do espectáculo, crise de palmas em Évora; atrevo-me a dizer que “já estive em funerais mais alegres”. Há que repensar da parte do público a “forma de estar” e participar, num espectáculo que é acima de tudo uma FESTA.

domingo, 28 de março de 2010

A hora da despedida

Miguel Alvarenga - Estou a dar os derradeiros retoques nas páginas do jornal na próxima semana, que terminarei domingo quando regressar do "resort" do Linhó.
Faz amanhã exactamente um mês que ali entrei pela primeira vez. Sigo para o quinto fim-de-semana, com o mesmo ânimo e o mesmo entusiasmo de sempre. Amanhã é possível que entrem novos "concorrentes" na casa do "Big Brother", uma vez que zarparam três no último domingo, com as penas já cumpridas.
De todo o lado continuam a chegar-me mensagens de apoio e de solidariedade - que agradeço uma vez mais.
Não tarda vou-me deitar, para acordar cedinho amanhã e não chegar atrasado. Sou sempre dos primeiros a apresentar-me ao serviço.
Levo leitura suficiente para passar o tempo. E cigarros...
Boa sorte a todos os que toureiam este fim-de-semana. A minha gente lá estará, como sempre, para vos dar o apoio que eu, neste momento, não posso dar.
"Numa boa", segunda-feira regresso aqui. Um óptimo fim-de-semana para todos!

Apoderado de Pablo esclarece ausência na Isidrada

Óscar Martínez Chopera, apoderado de Pablo Hermoso de Mendoza, esclareceu hoje em comunicado, que aqui publicamos na íntegra, as verdadeiras razões da ausência do rejoneador navarro da próxima Feira de Santo Isidro em Madrid, contestando desta forma as declarações da empresa, segundo a qual "Pablo pediu duas tarde, mas exigiu que ninguém toureasse mais que ele", numa clara alusão, ainda que indirecta, ao facto de Diego Ventura ter exigido tourear em três tarde e a empresa ter acedido. Passamos a transcrever o comunicado:

As declarações que fez Manuel Martínez Erice não se ajustam à realidade.
Não quero entrar em polémicas, mas tão pouco vou aceitar que se justifique a ausência de Pablo Hermoso de Mendoza em Madrid com falsas verdades.
Nunca dissemos que queríamos matar duas corridas e que ninguém matasse três.
A nossa opinião, não de agora, mas de sempre (José António Martínez Uranga disse-o publicamente no ano passado) foi a de que, sendo Pablo a máxima figura do rejoneio, exigir não melhor tratamento que a ninguém, mas pelo menos igual.
Sob estas condições, começámos a negociar a contratação.
Em 22 de Março, mediante conversação telefónica com José António, no dia 23 na assembleia-geral da ANOET e no dia 24 mediante um sms de Manuel (está à disposição de quem o queira ler), alcançámos um acordo quanto a ganadarias, toureiros e honorários, para a actuação de duas tardes de Pablo Hermoso de Mendoza em Madrid.
No dia 25 pela manhã recebi uma chamada de Manuel (Martínez Erice), na qual me dizia que as condições tinham mudado e que Ventura tinha que tourear três tardes.
Como explicação, certa ou não, disse-me que a Casa Matilla (apoderados de Ventura) lhe tinha telefonado e tinham dito que no caso de Diego Ventura não tourear três tardes em Madrid, tão pouco o fariam José Maria Manzanaes e "El Fandi" (também apoderados pela Casa Matilla). E que por ele estava obrigado a fazê-lo.
Ao não cumprir o que estava pactuado e mudar as condições, não respeitando a Pablo, decidimos não aceitar nenhuma outra negociação.
Falei com o toureiro, que está especialmente magoado, já que queria reencontrar-se com Madrid, depois do último dia triste em que sofreu o acidente o cavalo "Pata Negra".
Pablo, pelo seu carácter, nunca deixou de dar a cara em nenhuma praça e muito menos em Madrid e por isso, esta actuação nem a entende, nem lhe parece bem, já que o seu desejo era, sem dúvida alguma, tourear em Madrid.

Óscar Martínez Chopera

Empresa de Madrid acusa: "Rui Bento mente!"

Grande polémica em Madrid, pela ausência do matador António Ferrera na Feira de Santo Isidro, sobretudo depois de o seu novo apoderado, o português Rui Bento (gestor do Campo Pequeno) ter ontem tecido severas e duras críticas à empresa de Las Ventas, acusando-a de não ter cumprido o que estava estabelecido.
Hoje, em conferência de imprensa, Manuel Martínez Erice (empresário de Madrid, na foto)), acompanhado de Roberto Espinosa, Pedro Gómez Ballesteros e José Maria Cano, acusou o apoderado português de ter mentido.
"Se o apoderado de António Ferrera falava de incumprimento, pois mentiu. Em Castellón também 'arrematou' contra o empresário, vê-se que essa é a forma de apoderar que tem Rui Bento", disse Erice.
O empresário adiantou que foi oferecida a Ferrera "uma corrida (toiros) de Samuel Flores, mas ele queria uma segunda e no final decidiu ficar de fora".
Seja como for - e o negócio taurino é sempre complicado e dá azo às mais distintas interpretações, tanto em Madrid como em Lisboa... - e pese embora o facto de as nossas relações não serem neste momento as melhores (nem as piores...) e até de ainda termos assuntos pendentes em tribunal, somos Homens e somos pela dignidade da nossa Festa: expressamos aqui a nossa solidariedade a Rui Bento. Nunca é bonito vermos um empresário espanhol chamar "mentiroso" a um taurino nosso compatriot

Fernandes, Lupi e Moura Jr. em Madrid: Pablo é o grande ausente da Isidrada 2010

Rui Fernandes, Manuel Lupi e João Moura Jr. serão os três cavaleiros portugueses presentes este ano na Monumental de las Ventas, Madrid, cujos cartéis de rejoneio foram finalmente divulgados esta tarde, tendo como grande novidade a ausência de Pablo Hermoso de Mendoza, que decidiu este ano não actuar na capital espanhola depois de a empresa Chopera lhe ter proposto duas tarde na Isidrada, quando ele exigia três, à semelhança do que este ano foi proporcionado a Ventura.
Rui Fernandes actuará a 12 de Maio ao lado de Andy Cartagena e Leonardo Hernández, frente a toiros de Luis Terrón; João Moura Jr. actuará como único cavaleiro na tarde de 19 de Maio pela frente dos matadores Manzanares, Miguel Ángel Perera e Alejandro Talavante; e Manuel Lupi confirmará a alternativa a 6 de Junho formando cartel com Cartagena e Ventura, com toiros de Bohórquez.

Foto D.R.

Noite "insonsa" em Évora

A Praça de Touros de Évora, agora denominada Arena D’Évora, recebeu este Sábado uma corrida de touros, integrada na 3ª Festa do Forcado.



Foi com cerca de ¾ de casa, que a Arena D’Évora recebeu este Sábado uma corrida de touros em que actuaram os cavaleiros António Ribeiro Telles, que realizou duas boas lides, Vitor Ribeiro, que se destacou na sua primeira lide e ainda o praticante João Salgueiro da Costa, que não a noite que certamente desejava e daí não ter dado volta nas duas lides. Actuou ainda o amador Mateus Prieto, que voltou a mostrar bons pormenores.

Lidaram-se seis touros de Herdade de Pégoras, que saíram bem apresentados e deixando-se lidar. As pegas estiveram a cargo dos Amadores da T.T.Terceirense e ainda os vencedores da 3ª Edição do Concurso de Cernelhas que se realizou à tarde, os Amadores de Alter-do-Chão, com o destaque a ir para os forcados que viajaram dos Açores.

Não perca em breve a reportagem fotográfica e a crónica deste festejo.

3º Fim-de-semana taurino em Cuba


Tal como já noticiamos a Arena Multiusos de Cuba, receberá no próximo dia 10 de Abril uma corrida de touros à portuguesa integrada no 3º Fim-de-semana Taurino, levado a efeito pela Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Cuba.



Assim, no dia 10 de Abril, estarão em praça os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Tenório e ainda Tiago Carreiras, que irão lidar seis touros da ganadaria alentejana de São Martinho. As pegas estarão a cargo dos Amadores de Cuba, capitaneados por José Horta.

Quanto ao fim-de-semana taurino propriamente dito, terá inicio no dia 7 de Abril, pelas 21h:30m com uma tertúlia, onde irão intervier alunos do Agrupamento de Escolas de Cuba, onde se irá abordar o tema “A Mulher e o Fado na festa Taurina”. Á mesma hora será inaugurada uma exposição de pintura taurina da artista plástica helena Vitorino.

No dia 8 de Abril, será inaugurada no centro Cultural de Cuba, uma exposição de fotografia taurina intitulada “A festa de Touros em Cuba, o Passado e o Presente”.

Já no dia 9, pelas 18 horas haverá uma missa em homenagem aos antigos elementos do Grupo de Forcados de Cuba. Pelas 22 horas do mesmo dia, haverá uma peça de teatro com a opereta “Campinos, Mulheres e Fados”.

No dia 10, decorrerá a corrida de touros, como já referenciamos e este fim-de-semana taurino terminará no dia 11 pelas 16h:30m com uma garraiada ao uso do Alentejo.

Será um fim-de-semana taurino com o apoio do Toureio.com.

Corrida de 2 de Maio em Vila Franca já tem cartel


Englobado na VII Festa de Campo, da Lezíria e do Cavalo, a Centenária Praça de Toiros Palha Blanco abrirá as suas portas no próximo dia 2 de Maio pelas 16:30 horas para a realização de uma corrida de toiros à portuguesa, que servirá igualmente para iniciar as comemorações oficiais do 35º Aniversário da ABEI - Associação do Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira.

A ABEI que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, criada em Maio de 1975 por um grupo de Pais e Cidadãos, sensíveis e vocacionados para a prevenção e resolução de problemas associados à infância, e entendeu iniciar as comemorações do seu 35º Aniversário com este acto prestigiando assim a Tauromaquia e defendendo os valores culturais do concelho onde está inserida.

Após o extraordinário sucesso de um Toiro da ganadaria Vale Sorraia na Feira de Outubro de 2008, a empresa Tauroleve apresenta um curro completo desta divisa histórica por ser das raras ganadarias que é composta por reses de casta portuguesa, provenientes de Norberto Pedroso, Branco Teixeira e Palha Blanco. Um curro com trapio e de apresentação singular que marcará sem dúvida o arranque da temporada.

Para estar por diante dos Sorraias, a Tauroleve apostou numa terna de cavaleiros jovens. Paulo Jorge Santos, João Ribeiro Telles Jr. e João Salgueiro da Costa, compõem a terna desta tarde, que se quer de competição máxima entre três jovens que cimentam o mais alto patamar da nossa tauromaquia.

No capítulo da forcadagem, as pegas estarão a cargo dos amadores de Vila Franca e de Alcochete. Dois grupos de enormes valias e com pergaminhos na nossa tauromaquia e que tarde após tarde buscam o triunfo na arte de bem pegar toiros.

Contudo a vertente taurina não ficará pela realização da corrida de dia 2. A empresa Tauroleve anuncia ainda que será realizado na Praça de Toiros Palha Blanco o desenjaulamento público dos toiros da ganadaria de Vale Sorraia no dia 1 de Maio pelas 22 horas. Um espectáculo único com o intuito que todos os aficionados possam confirmar a imponência dos toiros a lidar no dia seguinte.


Encerra com brilho o ciclo de conferências do Campo Pequeno

Com exposições brilhantes dos convidados, o Matador de Toiros Mário Coelho e o Novilheiro Manuel Dias Gomes e do Moderador, Coronel José Henriques, terminou quinta-feira à noite o ciclo de conferências taurinas promovido pela empresa do Campo Pequeno, no Salão Nobre da Monumental de Lisboa.

A conferência, que registou elevada afluência de público, subordinou-se ao tema “Toureio a pé. A corrida Integral e os principais cânones do toureio”.

Mário Coelho explanou o seu conceito de toureio e o conceito de bravura do toiro, enquadrando-os nos gostos do público das décadas em que pisou as arenas como bandarilheiro e matador de toiros.

Manuel Dias Gomes falou do que têm sido os seus primeiros passos como novilheiro, primeiro em Portugal e, ultimamente em Espanha.

Por seu turno, o Coronel José Henriques traçou uma evolução histórica do combate entre homem e toiro, desde os primórdios, em que era visto como preparação para a guerra, até se tornar na forma de arte que conhecemos na actualidade.

A conferência foi seguida de animado debate entre os convidados e a assistência.

sábado, 27 de março de 2010

V. Cabaço já tem apoderado


Depois de no final da temporada passada se ter separado do seu apoderado, a cavaleira amadora Verónica Cabaço já tem novo apoderado para 2010.

Trata-se do conhecido taurino e ex-cabo dos Amadores de Cascais, José Luís Zambujeira, o novo apoderado da jovem cavaleira Verónica Cabaço.

Zambujeira sucede assim a Armando Jorge Teixeira, que vinha apoderando a cavaleira de Samora desde que se iniciou.

Recordamos que Verónica se estreou no dia 22 de Março de 2008 em Sobral da Adiça e na temporada 2009 toureou cerca de 15 espectáculos.