O Directório da Real Tertúlia Tauromáquica deliberou, por unanimidade, atribuir o Troféu "Ao Mérito" à Ministra da Cultura, tendo em conta a relevância da decisão que assumiu, ao criar uma Secção especificamente dedicada à Tauromaquia, no âmbito do Conselho Nacional da Cultura.
Gabriela Canavilhas revela, assim, coragem pessoal e política, a par de rara sensibilidade a respeito de uma Tradição que é parte integrante da identidade nacional. Sensibilidade que, aliás, já antes demonstrara sobejamente como talentosa pianista.
É a primeira vez, ao longo de dezanove anos, que a Real Tertúlia distingue com um dos prestigiados Troféus "Ao Mérito" um governante no activo, embora no ano transacto o tenha feito relativamente ao então deputado do Parlamento Europeu, José Ribeiro e Castro, também ele um corajoso defensor das tradições portuguesas.
Mais decidiu o Directório que este será o único troféu a entregar no corrente ano, para não vulgarizar um acto que tem marcado a diferença, prestando homenagem a grandes figuras da Tauromaquia, mas igualmente a personalidades das Artes e das Letras.A entrega da distinção à ilustre Senhora ocorrerá durante o Jantar de Gala (em data e local a anunciar oportunamente), com a presença de S.A.R. o Duque de Bragança, Presidente de Honra da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I.
Foto D.R.
Sem comentários:
Enviar um comentário