sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Noite de festa em Albufeira


Corrida RTP Algarve pelo terceiro ano consecutivo, um prémio mais que merecido para o empresário que mais corridas realiza e, que mais oportunidades dá aos jovens toureiros, Fernando Santos que ao longo de mais de um quarto de século vem dirigindo a sua praça a Monumental de Albufeira.

Casa cheia no tourodromo algarvio, muitas caras conhecidas da TV e a darem a cara pela “Festa dos Toiros”, entre muitos, as presenças de José Cid, Herman José, Moita Flores (Presidente da Câmara Municipal de Santarém), Desiderio Silva (Presidente de Albufeira) e Mozert (antigo jogador do Benfica), para assistirem as actuações de Rui Salvador, Luís Rouxinol, Sónia Matias, Ana Baptista, Manuel Telles Bastos e Tomas Pinto, frente a seis toiros da Herdade das Sesmarias de boa apresentação e de jogo desigual, nas pegas dois dos grupos mais credenciados, os Amadores de Montemor e Lisboa.

Rui Salvador teve pela frente um toiro colaborador a rondar os 500 quilos, que não trouxe dificuldades de maior ao cavaleiro da cidade do “Nabão”, que mostrou em Albufeira e perante as câmaras da RTP o porque de estar ao longo dos anos num patamar alticimo, sempre com uma lide em crescendo, estando correcto na ferragem comprida, para depois nas bandarilhas aproveitar ao máximo a investida do seu astado, para deixar bonitos ferros em sortes frontais sempre com bonitos remates.

Luís Rouxinol, voltou ao Algarve mas desta vez com pouca matéria prima para poder brilhar, frente a um toiro complicado o cavaleiro de Pegões andou esforçado tentando tirar o pouco que o toiro tinha, o que conseguiu na perfeição, deixando uma lide correcta mas longe do sucesso que esperaria.

Sónia Matias também não foi feliz nesta sua passagem pelo Algarve, enfrentou um “Fernando Santos” pouco colaborador e que se manteve parado quase toda a lide no centro do ruedo, Sónia andou esforçada e pouco poude fazer a não ser deixar a ferragem da ordem, no entanto e quanto a nós a cavaleira, poderia ter utilizado menos velocidade nesta lide, o que poderia trazer mais brilho.

Ana Batista teve uma lide em crescendo, correcta nos compridos, colocando a ferragem em “su sitio”, para depois na ferragem curta, com entradas frontais, cravando ao estribo, a cavaleira de Salvaterra terminar em plano bastante elevado com o publico de pé a aplaudir, rematando com um ferro de palmo colocado em terrenos de compromisso.

Manuel Telles Bastos veio uma vez mais até Albufeira com vontade de triunfar e, foi mesmo premiado com a melhor lide da noite, sempre conotado com o digníssimo, soube escolher bem os terrenos ao toiro, rematando sempre as sortes, terminando com um bonito palmito com os tendidos todos de pé.

Tomás Pinto, outro novo valor do toureio marialva, esteve em Albufeira em bom plano, soube aproveitar a oportunidade de estar a tourear em directo para milhões de espectadores, para assim mostrar todo o seu valor, sempre conotado com o publico Tomás esteve muito correcto deixando um excelente ambiento no touródroma algarvio.

Nas pegas a noite foi de algum trabalho para os moços das jaquetas de ramagens, mas também de glória, pelos Amadores de Montemor foram solistas João Pedro Tavares, João Romão Tavares e João Caldeira com a pega que venceu o prémio da noite, ambos ao primeiro intento, por parte dos Amadores de Lisboa estiveram na cara Pedro Maria Gomes à terceira depois de uma primeira tentativa de Francisco Mira, Gonçalo Maria Gomes (1ª) e João Vasco Lucas à segunda.

Este espectáculo na Monumental de Albufeira, foi dirigido pelo Sr. Agostinho Borges, acessorado pelo Médico Veterinário Dr. João Infante, estando a bonita ferragem com ferros iguais para cada artista e embolação a cargo do Sr. José Paulo.


Sem comentários:

Enviar um comentário