quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

2010 temporada teste...

Estamos praticamente a finalizar 2010, falta pouco menos de um mês para que entre um Ano Novo e certamente uma nova vida, ou seja, um virar de página numa história contínua e de muitos episódios.


O ano taurino de 2010 pode-se considerar um ano de ensaio, pois perante uma grave crise que se instalou em Portugal esta temporada também foi um grande teste para todos, especialmente neste sector da sociedade que movimenta uma razoável quantidade de dinheiro e cria postos de trabalho (temporário, é certo) mas com valor significativo.

Felizmente, penso que se soube ultrapassar as dificuldades, tivemos praticamente o mesmo número de espectáculos e penso que tivemos mais público nas praças. No entanto parece que 2011 já não irá ser assim, pelo menos os sintomas dos taurinos assim o indicam, pois parecem estar todos com muito cuidado em montar os espectáculos e a equacionarem a sua realização, por isso aguardemos pelo próximo ano.

Relativamente ao nosso/vosso site, ” TOUREIO.COM”, tenho a convicção de que foi também um ano positivo, ao contrário do que muitos querem fazer querer; digo isto olhando para o que realmente ocorreu, não descemos no número de visitantes, pelo contrário até subimos o número de visitas diárias.

Mas neste ano de 2010 continuámos na linha da frente da informação, prova disso foi a recente divulgação das estatísticas, “ Toureio.com” , relativas à temporada 2010, publicadas no final da mesma, que em pouco se diferenciaram das estatísticas oficiais da Associação de Toureiros, no entanto alguém pôs isso em causa, ligando inclusive para a Associação… Prova ainda do bom desempenho de toda a equipa do “Toureio.com” , foi o facto de novamente sermos brindados com mais quatro troféus, a juntar aos de anos anteriores, portanto os detractores pensem e digam o que quiserem, mas como é óbvio quem deverá julgar-nos será o aficionado que dia após dia nos visita .

Porque afinal de contas é para o aficionado que trabalhamos, e ainda vos digo mais, é o aficionado que comprova esse bom desempenho, não é preciso estarmos sempre a dizê-lo. Na minha memória ficou uma expressão de um Eurodeputado Português que me dizia há dias, que “não vale a pena estarmos sempre a dizer que somos bons, basta uma vez, porque se o fizermos várias vezes todos percebem que afinal não o somos e é apenas uma questão de ilusão”.

Quanto às perspectivas para 2011, penso que vai ser novamente um ano muito difícil para a Tauromaquia, porque a crise vai agravar-se e a conjuntura pode complicar-se e por isso todos os intervenientes da festa vão ter de fazer cedências, aliás exigem-se cedências de todas as partes, no entanto a verdade do espectáculo terá de ser a primazia, pois caso contrário teremos apenas sol e moscas nas bancadas das nossas praças.

Relativamente ao “Toureio.com “, acredito que vai continuar no bom caminho, com a informação que o aficionado quer e merece, prometendo também que iremos ter completa a nossa base de dados com todos os intervenientes da Festa. E tal como acontece desde a sua criação, este site está sempre aberto a novos colaboradores, porque afinal de contas todos temos de começar uma vez e por acaso o “Toureio.com” até já deu alguns nomes da Imprensa Taurina actual, no entanto sempre primando pela qualidade, seriedade e imparcialidade.

E assim termino este meu editorial em jeito de balanço deste ano de 2010, para a semana estarei de regresso com mais um tema, até lá não se esqueçam de assinarem a petição lançada pelo Dr. Francisco Moita Flores a favor da Festa Brava.


Sem comentários:

Enviar um comentário