sexta-feira, 17 de abril de 2009

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE CASCAIS


Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais,
Venho por este meio repudiar a atitude de V/Excia em proibir uma corrida de toiros no seu concelho.
Segundo artigos publicados em diversos órgãos de comunicação social, o argumento utilizado por V/Excia para a não realização deste evento tauromáquico se deveria ao facto de este se realizar em praça desmontável, e ainda segundo as suas palavras “não autorizar espectáculos com animais em estruturas desmontáveis”.
Pergunto a V/Excia o seguinte: caso fosse o circo Victor Hugo Cardinalli (que também usa animais no seu espectáculo), a sua atitude seria a mesma? Ou existem em Cascais estruturas fixas para a apresentação de circo com animais?Presumo que não existam.Posto isto, sou levado a concluir que existe da sua parte alguma má vontade em relação á Festa de Toiros. Ou então, e se é assim é mais grave, deixou-se intimidar pelos indivíduos da associação “Animal”.
Mas Sr. Presidente, pergunto a V/Excia se já lhe chegou alguma reclamação dessa associação em relação á utilização de animais noutros espectáculos públicos (circo, saltos com obstáculos, dressage, horseball, pólo, etc)? Ou em relação á caça (visto que segundo uma licença da sua câmara se pode caçar com furão)? Como deve saber a caça com furão é bastante sanguinária pois o furão é colocado dentro da toca do coelho e morde a cabeça deste até sair da toca onde o espera o caçador.
Deduzo então que existem vários pesos e varias medidas.
Sou obrigado a concluir que existe aqui uma grande hipocrisia.
Mais lhe digo Sr. Presidente, quando um destes dias se sentar para comer uma lagosta ou outro marisco rico, fique sabendo que minutos antes esses animais entraram vivos em panelas de água fervente.
Também não acredito que V/Excia seja vegetariano ou “vegan”. Pois então Sr. Presidente, pergunte a esses amigos da Animal o que pensam eles de pessoas que comem frango, porco, vaca, peixe marisco ou até caracóis? Ou de pessoas que usam vestuário com peles (não se esqueça dos cintos e dos sapatos)?
Espero sinceramente que estes indivíduos que hoje tanto o aplaudem pela sua atitude em relação á sua proibição da corrida de toiros, não se cruzem com a sua digníssima esposa, vestindo um qualquer casaco de vison ou marta ou usando uma mala de crocodilo, pois nesse momento essas mesmas pessoas certamente a irão vilipendiar.
Deixo esta reflexão a V/Excia sabendo que é pessoa de Bem, como de Bem é a esmagadora maioria daqueles que tentam defender e preservar uma tradição que é nossa e da qual muito nos orgulhamos.
Despeço-me com respeito e simpatia

Carlos M. Cunha, actor e aficionado

Sem comentários:

Enviar um comentário